Ultima atualização: 27 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

42Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home, o site onde você encontra as melhores análises de eletrodomésticos para sua cozinha. Hoje trazemos para você uma avaliação completa sobre o forno elétrico Oster e todos os seus benefícios.

No mercado desde 1924, a Oster é uma marca sinônimo de produtos de qualidade, combinando tecnologia e design em modelos que se destacam por sua praticidade. Confira aqui algumas dicas valiosas antes de comprar o seu.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de investir em um forno elétrico, confira sua capacidade e se ela se encaixa em suas necessidades do dia a dia.
  • O forno elétrico é mais prático e ajuda a economizar no gás. Por outro lado, fique atento ao impacto que ele terá em sua conta de energia.
  • Além de funcional, os fornos elétricos da Oster têm diferentes cores e designs. Então, escolha qual vai se encaixar melhor em sua cozinha.

Melhores fornos elétricos Oster: Nossas recomendações

Menores e mais compactos, os fornos elétricos são perfeitos para o preparo de pratos rápidos, mas é possível optar por modelos mais completos, capazes de preparar refeições para toda a família. Veja aqui alguns exemplos.

A opção mais compacta

Ideal para refeições pequenas e rápidas, esse modelo tem 10 litros de capacidade e três funções programáveis: tostar, assar ou apenas manter aquecido. Seu ajuste de temperatura vai de 65 a 230 ºC, com timer de 30 minutos e alarme sonoro. Elegante, ele possui acabamento em aço inoxidável na cor vermelha e linhas arredondadas.

O forno elétrico ideal para famílias médias

Com alta performances e capacidade de 18 litros, esse forno elétrico permite que você preparar alimentos mais altos, como frangos ou carnes assadas. Ele conta com cinco funções programáveis para facilitar a sua vida, timer de 60 minutos com alerta sonoro. A grade e bandeja são removíveis para facilitar a limpeza.

Para quem procura uma opção gourmet

Maior e mais robusto, esse modelo se destaca por sua capacidade de 22 litros, com duas grades removíveis, permitindo que você realize dois preparos de uma única vez. Ele possui 10 funções pré-programadas e um visor de LCD com todas as informações necessárias.

Guia de compra

É cada vez mais comum encontrarmos aparelhos elétricos em nossa cozinha, afinal eles facilitam nossa vida, são mais compactos e oferecem inúmeras funções adicionais. Esse é exatamente o caso quando falamos dos fornos da Oster.

Com a praticidade de um timer, regulagem exata da temperatura e desligamento automático, a comida vai ficar do jeitinho que você deseja, com muito mais segurança durante o preparo. Confira nosso guia de compras para entender melhor essas e outras vantagens.

Imagem de pessoa retirando uma bandeja de comida do forno

Os fornos elétricos não precisam ser pré-aquecidos, tornando os preparos ainda mais rápidos. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Qual o diferencial do forno elétrico Oster?

A Oster é uma marca reconhecida no mercado, e isso é devido a qualidade de seus produtos. Isso não é diferente com sua linha de fornos elétricos, por isso é possível encontrar uma grande variedade de modelos.

Investindo em designs elegantes e tecnologia de ponta, seus fornos podem fazer desde refeições rápidas a cardápios mais elaborados.

E o melhor, basta configurar o tempo e a temperatura ou uma de suas várias opções pré-programáveis para obter resultados de um verdadeiro chefe. Essa são apenas algumas vantagens, veja mais benefícios no tópico abaixo.

foco

Você sabia que a Oster começou a fabricar seus fornos e outros eletrodomésticos ainda na década de 40, após adquirir a empresa Stevens Eletric?

Quais as vantagens e desvantagens do forno elétrico Oster?

Quando comparamos os fornos elétricos da Oster aos modelos tradicionais, eles são muito mais fáceis de limpar, já que possuem grades e bandejas removíveis.

O ajuste de tempo e temperatura são muito mais precisos e eles já contam com desligamento automático e alerta sonoro. Além disso tudo, são bem menores e mais compactos que opções a gás.

Porém, é preciso notar duas desvantagens: Em primeiro lugar, é preciso calcular o impacto que ele terá em sua conta de eletricidade. E, em caso de quedas de energia, você pode ficar na mão durante os seus preparos.

Vantagens
  • Fácil de limpar
  • Possui grades e bandejas removíveis
  • Ajuste de tempo e temperatura
  • Desligamento automático garante mais segurança
  • Os modelos são menores e mais compactos
Desvantagens
  • Impacta na conta de eletricidade
  • Não funciona em caso de quedas de energia

Quais as diferentes funções dos fornos elétricos Oster?

Os fornos elétricos Oster possuem diferentes funções para deixar suas receitas ainda mais gostosas. Veja abaixo algumas das principais delas. E, vale lembrar, elas podem variar muito de um modelo para outro.

  • Assar: É a função mais tradicional dos fornos elétricos. Nos modelos da Oster, a temperatura pode variar de 60 a 230 ºC.
  • Assar por convecção: A tecnologia de convecção permite preparar os alimentos de forma mais uniforme, já que assa por dentro e por fora com maior eficiência.
  • Grill: Os fornos com essa função também contam com uma fonte de calor vinda de cima, ideal para grelhar e gratinar os alimentos.
  • Tostar: Com essa função você pode recuperar pães e preparar torradas de forma deliciosa, conseguindo resultados semelhante ao das torradeiras.
  • Aquecer: A opção mais simples, é excelente para aquecer alimentos congelados.
  • Manter aquecido: Não quer que a comida esfrie durante a refeição? Basta deixá-la no forno e acionar essa opção para que ele mantenha a comida continue quentinha.

Quais materiais podem ser levados ao forno elétrico Oster?

Muitas pessoas ainda têm receio de que tipo de bandejas e recipientes pode ser levado ao forno elétrico. Uma das maiores dúvida é quanto ao papel alumínio, já que não é recomendado levá-lo ao forno micro-ondas.

O papel alumínio pode sim ser levado ao forno elétrico.

No entanto, o papel alumínio pode sim ser levado ao forno elétrico. A recomendação aqui é que o lado reflexivo (a mais brilhante), deve ficar voltada para o alimento. Caso contrário, isso pode superaquecer o forno.

Você também pode levar vidro ao forno elétrico sem problemas, mas lembre-se sempre de verificar se o recipiente não está gelado ou molhado. O choque de temperatura pode rachar e danificar sua travessa.

E, por fim, evite colocar plásticos, utensílios domésticos ou materiais inflamáveis no forno. Tomando esses cuidados, ele é perfeitamente seguro, assim como outros utensílios elétricos que facilitam nosso dia a dia na cozinha.

Critérios de compra: O que observar antes de comprar um forno elétrico Oster

Mesmo para cozinhas mais completas, às vezes nós queremos apenas uma opção mais rápida e prática, principalmente para pequenas refeições. Esse é um dos pontos fortes dos fornos elétricos Oster.

No entanto, com tantos modelos disponíveis, seja em lojas físicas ou para adquirir pela internet, é preciso estar atento a mais alguns fatores antes de realizar a compra. Veja os tópicos abaixo para encontrar qual modelo vai brilhar em sua cozinha;

Tamanho e capacidade

Uma das primeiras coisas que você deve observar enquanto estiver escolhendo seu forno elétrico é o tamanho e a capacidade. E, claro, um interfere no outro.

No caso das especificações do tamanho, é importante notar a altura, largura e profundidade. Com essas informações você pode analisar o espaço que tem disponível em sua cozinha para acomodar o forno, seja para embutir em um móvel planejado ou colocar sobre uma bancada.

E, quanto maior a capacidade, maior serão as travessas que você poderá levar ao forno de uma só vez, permitindo que você faça até mesmo refeições completas nos modelos maiores.

Imagem de carne assada sendo preparada em um forno elétrico

Fornos com mais capacidade também costumam ser mais altos, permitindo que você prepare receitas mais elaboradas. (Fonte: domowik/ Pixabay.com)

Número de prateleiras

Esse é um fator importante caso você queira preparar diferentes receitas de uma só vez. Nos modelos da Oster, é possível optar por modelos com uma ou duas prateleiras.

Além da quantidade, é importante notar quantas regulagens de altura interna existem no forno. Isso permite que você movimente as prateleiras para conseguir preparar alimentos mais altos.

Controles e funções

Outra grande vantagem dos fornos elétricos são suas funções, e isso depende muito de modelo para modelo. Enquanto os mais simples apenas assam, os mais potentes são capazes de grelhar e até mesmo assar por convecção.

Quanto aos controles, eles podem ser digitais ou analógicos, os famosos botões de girar. Eles são responsáveis pelo controle das funções, temperatura e de timer, muitos deles possuindo a opção de desligamento automático.

Imagem de forno elétrico Oster com destaque para seu display e funções

Os fornos elétricos mais modernos já contam com displays mais modernos em LCD. (Fonte: Divulgação/ Oster.com.br)

Cores e estilos

Por último, mas igualmente importante, a Oster aposta no estilo, design e cores dos seus fornos elétricos para agradar a todo tipo de público e para que ele se encaixe bem em sua cozinha.

E aqui, existem várias opções disponíveis, desde os modelos mais robusto até aqueles com linhas mais leves e arredondadas. A Oster também se destaca por seus detalhes em vermelho, uma cor utilizada em vários dos seus eletrodomésticos.

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Oster.com.br)

Por que você pode confiar em mim?