Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

34Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! O forno é um dos eletrodomésticos mais importantes em cozinhas domésticas e profissionais. Ele é responsável pelo preparo das mais diversas receitas como carnes, bolos e tortas. Dentre as opções que são encontradas, o forno a gás é um dos mais escolhidos e hoje vamos falar sobre ele.

Indicado por muitos cozinheiros como o preferido, o forno a gás alia agilidade com altas temperaturas, duas características muito positivas na gastronomia. Nesse artigo iremos explorar todo o universo do forno a gás para você escolher o melhor para a sua necessidade.

Primeiro, o mais importante

  • O forno a gás possui um tempo de aquecimento pequeno e atinge temperaturas muito altas.
  • Ele conta com um excelente espaço interno e graças a isso pode ser utilizado com receitas grandes.
  • Esse produto é muito econômico e gasta pouco gás e energia.

Melhores opções de forno a gás: O ideal para cada cozinheiro

O forno a gás é confeccionado em diversas versões. Porém, algumas opções são as mais bem avaliadas pelos consumidores e reunimos todas elas abaixo.

A opção preferida dos leitores

Esse modelo de forno a gás é de embutir e possui 78 litros. Ele conta com prateleiras com 7 níveis de ajuste e é confeccionado com revestimento esmaltado e liso, que evita acúmulo de sujeira e facilita a limpeza. Essa opção é equipada com um timer e tem acabamento em aço inox.

O melhor modelo de forno a gás com grill

Esse modelo de forno a gás possui 73 litros de capacidade. Ele é confeccionado com vidro triplo na porta que melhora o seu isolamento e diminui a perda de calor. Essa opção conta com timer, prateleiras deslizantes com ajuste de altura e revestimento antiaderente no seu interior. Esse forno tem ainda a função grill e acabamento em inox.

O forno a gás industrial ideal

Quem usa o forno a gás profissionalmente pode adquirir essa opção sem dúvidas. Esse modelo possui cavalete em aço carbono, que é muito resistente as altas temperaturas, e conta com porta em aço inox. Ele tem capacidade de 150 litros e atinge temperaturas entre 170 e 280ºC.

Guia de compra

Nada melhor do que ter um forno para preparar uma bela carne assada ou um bolo delicioso. Esse é um produto essencial para muitos cozinheiros e o forno a gás é sinônimo de eficiência e qualidade.

Esse modelo pode ser usado tanto em casa como em cozinhas profissionais e é acionado através de gás natural ou GLP. Encontrado em versões de embutir com ou com pés, esse tipo de forno alia uma série de pontos positivos. Nesse guia de compra você irá conhecer todos eles, para isso basta ler até o final.

Na foto uma mulher mexendo alguns alimentos em frente a um forno.

O forno a gás é ideal para preparar as mais variadas receitas e assa os alimentos muito rápido. (Fonte: Cathy Yeulet/ 123RF)

Como funciona um forno a gás?

O forno a gás tem um funcionamento muito simples através do seu acionamento por gás, que pode ser do tipo GLP ou encanado.

Ele conta com um botão, que é responsável por liberar o gás e criar uma pequena faísca elétrica para acender a chama. Nesse mesmo botão é possível selecionar a temperatura desejada para o preparo, podendo ela ser mais fraca ou mais alta.

Quais as vantagens e desvantagens do forno a gás?

O forno a gás é considerado uma das variações mais vantajosas dessa categoria de produtos. Isso se deve ao fato de que ele alia uma série de pontos positivos.

Uma grande vantagem desse modelo de eletrodoméstico fica por conta da sua agilidade em assar os alimentos. Essa rapidez está relacionada as altas temperaturas que ele atinge e no baixo tempo de pré-aquecimento.

Além disso, o forno a gás é também o mais econômico, principalmente se for conectado ao gás encanado. Inclusive, esse modelo também gasta menos energia. Sem falar que em caso de falta de luz ele continua funcionando normalmente.

O forno a gás conta ainda com um maior espaço interno, o que permite o preparo de receitas maiores.

O ponto negativo dessa versão é que nela o controle da temperatura e a uniformidade do calor não são tão precisos. Essa é uma característica que pode ser considerada negativa para alguns preparos.

Outra desvantagem é que ele é maior e graças a isso ocupa mais espaço na cozinha.

Vantagens
  • Possui maior espaço interno
  • Assa mais rápido os alimentos
  • Atinge temperatura mais altas
  • Tem um tempo de pré-aquecimento pequeno
  • É mais econômico
Desvantagens
  • Não tem um controle de temperatura tão preciso
  • A distribuição de calor em seu interior não é uniforme
  • Ocupa mais espaço

Como utilizar o forno a gás?

O forno a gás é um produto muito fácil de usar e que assa os alimentos com bastante eficiência. Sua utilização é bem simples e para fazer isso sem erros basta seguir o passo a passo abaixo.

  • Para acender o forno a gás o primeiro passo é verificar se ele está conectado a energia elétrica e ao tubo de gás. A energia elétrica é essencial para os fornos que tem acendimento automático, assim não é necessário fósforo ou acendedor.
  • Em seguida deve-se girar lentamente o botão de ligar. Muitos modelos de forno a gás contam com um dispositivo de segurança que impede o vazamento de gás. Por isso, é necessário girar o botão devagar até que a chama se estabeleça.
  • O próximo passo é o de selecionar a temperatura desejada. Isso é feito no mesmo botão de ligar e basta posicioná-lo na marcação que tem a temperatura ideal.
  • Feito isso deve-se escolher em qual prateleira colocar o alimento. Para um calor mais direto e forte a prateleira recomendada é a de baixo. Já para um calor menos intenso a de cima é melhor.
  • Caso o seu forno a gás possua timer, programe nele o tempo de preparo da receita e aguarde esse período.
  • Quando o timer apitar basta desligar o forno e saborear o seu preparo.
foco

Por possuir a chama na sua parte inferior pode acontecer do forno a gás queimar a parte de baixo dos alimentos.

Para evitar isso, recomenda-se colocar a travessa ou a forma dentro de um recipiente maior. Assim o calor nessa região será mais fraco.

Quais as diferenças entre o forno a gás e elétrico?

Quando se fala em forno muitas pessoas ficam na dúvida entre escolher um forno a gás ou um forno elétrico. Essas duas opções conseguem assar os alimentos com eficácia, mas contam com características que fazem a diferença no dia a dia.

O forno a gás, conforme já te dissemos, atinge temperaturas mais altas e tem um tempo de aquecimento e resfriamento menor. Além disso, ele gasta pouca energia, funciona até mesmo quando ela não existe, e conta com excelente espaço interno.

O forno elétrico é mais compacto.

O ponto negativo do forno a gás é que ele tem um controle de temperatura menos uniforme.

Por outro lado o forno elétrico é mais compacto. Isso permite que ele seja colocado até mesmo em espaços pequenos. Outro ponto positivo dessa versão é que com ela o controle da temperatura é mais preciso.

O forno elétrico possui ainda a vantagem de manter a sua temperatura interna por mais tempo. A desvantagem dessa opção é que ela gasta até 40% mais energia do que a versão a gás e muitas vezes não tem capacidade suficiente para receitas grandes.

Forno a gás Forno elétrico
Tamanho É maior e possui um bom espaço interno É menor e mais compacto
Controle de temperatura Impreciso Preciso
Tempo de aquecimento e resfriamento Baixo Alto
Indicações de uso Pratos maiores e mais elaborados Pratos menores e mais simples
Gasto de funcionamento Baixo Alto

Quais cuidados deve-se ter com o forno a gás?

O forno a gás é muito eficiente e reúne uma série de vantagens. Porém, ele também pode ser bastante perigoso, por isso é fundamental tomar alguns cuidados durante a sua utilização.

O primeiro passo para evitar qualquer acidente com esse produto é se certificando que a sua instalação está correta. Para isso, pode-se contar com a ajuda de um profissional especializado.

Além disso, caso sinta qualquer cheiro de gás na cozinha, seja com o forno ligado ou não, deve-se mantê-lo desligado e procurar por um técnico.

Na hora de acender o forno a gás também é importante ter cautela. O ideal é sempre acendê-lo com a porta aberta. Esse simples ato pode evitar que ocorram pequenas explosões que com certeza podem queimar o cozinheiro.

Inclusive, caso a chama não acenda na primeira tentativa, desligue o botão e aguarde cerca de um minuto. Isso é fundamental para evitar que haja concentração de gás dentro de forno e que uma pequena explosão aconteça.

Por fim, lembre-se que o forno a gás aquece muito rápido. Logo, sempre que for ter contato com a sua parte interna ou com os recipientes do seu interior use luvas protetoras.

Na foto uma pessoa tirando uma forma com cupcakes de dentro de um forno.

Sempre deve-se usar luvas para colocar e retirar os alimentos de dentro do forno a gás. (Fonte: Taylor Grote/ Unsplash)

Quanto custa um forno a gás?

O forno a gás é um produto que é comercializado com uma grande variedade de valores. Seu preço se altera a partir de diversos fatores como acabamento, modelo, tamanho e até mesmo funções que possui.

Dessa forma, é possível encontrar opções com um valor que começa em cerca de R$550 e chega a R$ 10 mil, em média.

Onde comprar um forno a gás?

Por ser a escolha de muitas pessoas, o forno a gás é vendido em diversas lojas. Graças a isso é muito fácil de adquirir um desses.

Ele pode ser comprado em lojas físicas e online, de preferência nas que vendem eletrodomésticos. Se você está buscando por um desses basta procurá-lo em lojas como Amazon, Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de forno a gás

Todo cozinheiro sabe que ter um forno na cozinha é indispensável. Mas de nada adianta ter um modelo que não se adapta as necessidades. Portanto, na hora de escolher um forno a gás é fundamental prestar atenção em alguns detalhes.

Reunimos abaixo todos eles para você acertar na compra.

A seguir vamos te explicar com detalhes cada um desses tópicos.

Modelo

O forno a gás é encontrado em basicamente dois modelos: de embutir ou industrial / profissional. A finalidade de uso dessas duas opções é muito diferente, portanto esse fator é essencial.

Quem trabalha com gastronomia e pretende usar o forno a gás para isso deve optar pelo modelo profissional ou industrial. Essas opções são encontradas em tamanhos maiores e possuem uma maior resistência.

Já para uso doméstico os modelos de embutir são os mais recomendados. Eles são encontrados em diversos tamanhos e tem uma aparência mais sofisticada.

Na foto um forno aberto dentro de uma cozinha.

O forno a gás de embutir é ideal para uso doméstico. (Fonte: Belchonock/ 123RF)

Tamanho

Outro ponto importante a ser analisado na hora de comprar um forno a gás é o tamanho desse produto. Essa característica é relevante principalmente para os modelos de embutir, que normalmente ficam entre armários.

O tamanho do forno está muito relacionado a capacidade que ele possui.

O tamanho do forno está muito relacionado a capacidade que ele possui. Logo, opções com litragem mais baixa, são as menores.

Além disso, as medidas desse produto variam também de acordo com a marca. Com isso, nem sempre uma opção de 73 litros de uma fabricante X, será igual a da fabricante Y.

Dessa forma, é fundamental antes de escolher um modelo tirar as medidas do espaço onde ele será instalado. Para isso deve-se medir largura, altura e profundidade. A partir desses números pode-se selecionar as opções que se encaixam.

Características das prateleiras

As prateleiras de um forno a gás são de extrema importância para sua utilização. Existem modelos com 1, 2 e até mesmo 5 prateleiras e qual escolher depende da quantidade de alimentos que são assados no forno de uma vez só.

Além disso, é essencial também checar se elas possuem altura regulável e se são deslizantes. A altura regulável é fundamental quando se faz preparos mais altos.

Já o fato de elas deslizarem facilita na hora de checar se o prato está pronto e também para retirá-lo de dentro do forno sem queimaduras.

Na foto um homem colocando uma panela dentro de um forno.

O forno a gás que tem prateleiras deslizantes facilita o processo de colocar e retirar os recipientes. (Fonte: Becca Tapert/ Unsplash)

Temperaturas

A variação de temperatura que o forno a gás alcança é mais um fator importante. Muitas opções variam entre 160ºC e chegam até cerca de 280ºC. Porém, existem versões com faixas de temperaturas maiores ou menores do que isso.

Para saber qual é o ideal deve-se checar em quais temperaturas as receitas que você mais produz precisam ser assadas. Quem tem um preparo que deve ser cozido em 160ºC não deve escolher um forno que se inicia em 180ºC, por exemplo.

A partir dessa análise você conseguirá escolher a melhor opção.

Cor e acabamento

Se a estética do forno a gás é importante para você, vale a pena checar também a cor e acabamento que esse produto recebe.

Os modelos em aço inox estão bastante em alta atualmente e existem versões em tons de cinza mais claro ou mais escuro. Há também algumas opções que são confeccionados na cor preta, que é muito moderna e sofisticada. Além disso, existem as versões espelhadas.

Dessa forma, busque por um forno a gás que combine com os outros eletrodomésticos da sua cozinha para o ambiente ficar harmonioso.

Na foto uma casa com mesa de jantar, sala de estar e cozinha estilo americana.

O forno a gás é encontrado em diferentes cores e acabamentos. (Fonte: Vecislavas Popa/ Pexels)

Funções adicionais

Todos os modelos de forno a gás assam os alimentos com bastante eficiência. Porém, algumas versões têm funções adicionais que são bastante interessantes.

O timer é um recurso presente em quase todas elas. Ele serve para programar o tempo de preparo dos alimentos e emite um alerta sempre que ele acabar. Há também modelos com a opção de grill, que serve para deixar os assados crocantes.

Outros tipos de forno a gás são confeccionados com um revestimento especial no seu interior. Esse revestimento facilita o processo de limpeza e impede que a gordura ou sujeira grude nele.

Com isso, cheque sempre essas informações nas características do fabricante e veja qual se adapta melhor ao que você procura.

(Fonte da imagem destacada: Rune Enstad/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No SweetestHome, compartilha esse conhecimento com o público.