
Como escolhemos
Olá! Seja muito bem-vindo à Sweetest Home. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher um utensílio que vem ganhando cada vez mais o coração de quem ama cozinhar: a forma de silicone.
Extremamente resistente e durável, a forma de silicone é excelente para o preparo de bolos, pães, doces, tortas e outras receitas quentes ou geladas, graças ao seu poder de suportar temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas. Com versões em designs elaborados e coloridos, é um item Must Have em qualquer cozinha gourmet.
Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de forma de silicone para sua casa.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Funcional e versátil, a forma de silicone vem em diversos formatos e tamanhos. Para garantir que o modelo escolhido se adeque aos seus propósitos, atente aos detalhes.
- O modelo e tamanho da forma devem ser definidos com base no uso pretendido. A escolha será um fator determinante para a durabilidade e eficiência do produto.
- Acessível, a forma de silicone pode custar menos de R$10 nos modelos mais básicos. Modelos mais sofisticados, com designs especiais podem chegar a custar algumas centenas de reais.
Melhores formas de silicone: Nossas favoritas
Uma boa forma de silicone é um item extremamente valorizado e desejado por aqueles que gostam entendem das artes culinárias. Capaz de aquecer ou resfriar rapidamente e por igual e reter a temperatura, a forma de silicone é capaz de preparar maravilhosas receitas, quentes ou frias, doces ou salgadas.
Em versões coloridas e ricas em detalhes, são vivas e apaixonantes. Se você também quer uma forma de silicone para chamar de sua, vamos apresentar alguns dos modelos mais interessantes do produto à venda no Brasil.
Confira:
Guia de Compra
Nossa lista te inspirou? Antes de desengavetar as receitas que você pretende fazer em sua nova forma de silicone, confira o nosso Guia de Compra. Ele te dará as informações mais importantes sobre a forma de silicone e seus formatos, indicações de uso, vantagens e desvantagens, etc.
Também apresentará tópicos sobre as características para as quais você deve atentar para escolher a forma de bolo perfeita para atender às suas necessidades.
Forma de silicone: quais as vantagens?
Versátil, pode ser usada no forno – tanto forno elétrico quanto forno a gás, além do micro-ondas ou freezer.
Disponível em diversos modelos e padrões, tem modelos ideais para bolos, pães, muffins, tortinhas decoradas, chocolates, e até mesmo gelo. As características do material também contribuem para que a forma de silicone seja naturalmente antiaderente, tornando mais fácil desenformar os alimentos e também remover os seus resíduos e higienizar a forma.
O material também se mante inócuo, não absorvendo cheiros e sabores. Assim, a mesma forma pode ser usada tanto para preparos doces quanto salgados.
Qual a diferença entre as formas convencionais e as de silicone?
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fiscaliza e controla a qualidade das formas de silicone, a fim de garantir que o material usado na composição do produto seja 100% seguro para o uso na cozinha.
Por isso, certifique-se que o produto conte com o selo de aprovação da Agência.No caso de produtos importados, atente para os selos de aprovação pelas normas da americana FDA (US Food and Drug admnistration) ou da europeia CE (European Commission).
Verifique, ainda, as indicações de uso e manutenção do produto, para se certificar que eles casam com sua rotina doméstica, além das possibilidades de limpeza e se o material permite lavagem em lava-louças.
Confira algumas diferenças entre as formas de silicone e as formas convencionais.
Convencional | De silicone | |
---|---|---|
Durabilidade | Grande, mas pode manchar ou enferrujar com o tempo | Grande – mas pode rasgar ou furar se não houver cuidado adequado |
Limpeza | Demanda uso de palha de aço para evitar manchas | Limpeza simples, pode ir à lava louças |
Diferenciais | Muito fácil de encontrar e com valores bem em conta | Dispensa tarefa de untar a forma, facilita o desenformar e pode ir ao micro-ondas |
Como usar a forma de silicone?
Por isso existem algumas dicas que podem te ajudar a garantir que está usando a sua forma de forma correta, e garantir sua durabilidade.
- Formas de silicone não têm muita firmeza, especialmente quando cheias. Evite que sua receita derrame o que o resultado final saia deformado utilizando uma assadeira ou outra superfície rígida para dar apoio a sua forma de silicone;
- Naturalmente antiaderente, a forma de silicone não precisa ser untada antes de usar. No entanto, alguns fabricantes recomendam que o produto seja untado para o 1º uso;
- Preparos assados costumam expandir, até mesmo os que não levam fermento. Nunca preencha mais do que 2/3 da forma com massa;
- Bolos, cupcakes e muffins desenformam melhor quando frios;
- Não utilize facas ou objetos pontiagudos em sua forma de silicone, isso pode causar furos e danos permanentes ao material;
- Formas de silicone retém mais calor que as convencionais. Considere reduzir de 10º a 20º da temperatura indicada na receita;
- Para lavar, é muito simples: lave sua forma com água morna, assim qualquer resíduo de gordura será facilmente eliminado. Utilize sempre o lado macio da esponja, com detergente neutro;
- Se houver acúmulo de resíduos em cantinhos e detalhes da forma, utilize uma escovinha para removê-los;
As formas de silicone também podem ser levadas à lava louça.
Veja mais dicas sobre a forma de silicone no vídeo do canal “A dica do dia com Flávia Ferrari”
Quanto custa e onde comprar uma forma de silicone?
Você pode comprar sua forma de silicone em lojas físicas que vendem utensílios domésticos e materiais de confeitaria, como a Camicado, Lojas Americanas, Etna, Walmart, dentre outras.
É possível, ainda, realizar a compra pela internet, aproveitando a comodidade e maior variedade de marcas e modelos do produto dos sites como Amazon, Mercado Livre e Fast Shop.
Critérios de compra: como comparar os modelos de forma de silicone
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as formas de silicone, apresentaremos os critérios de compra. Traremos características das formas que você precisa estar por dentro para reconhecer um bom produto. Após definir sua necessidade, pondere os seguintes aspectos para escolher a forma que melhor lhe atenderá:
Para que não restem dúvidas, detalharemos na sequência cada uma dessas características:
Modelo
As formas de silicone estão disponíveis em diversos modelos e formatos. Mais do que a estética, o emprego do modelo adequado é fundamental para o sucesso de cada tipo de receita. Os principais modelos de forma de silicone são:
- Assadeira: forma do tipo reta e baixa, pode ser redonda, retangular ou ter formatos como coração e estrela. Ideal para bolos, brownies e receitas em geral que precisam de uma área maior em contato com o calor para assar.
- Com buraco central: formato clássico para bolos e pudins, permite que o calor atinja o centro da massa, assando uniformemente. Pode ter fundo reto, arredondado ou trabalhado.
- Canelada: Com ou sem buraco central, é ideal para deixar detalhes no formato das preparações como bolos, quiches e tortas.
- Para cupcakes: composta de pequenas orifícios, é ideal para muffins, cupcakes, mini quiches, tortinhas, etc.
- Com temas e formas: ideal para bombons, chocolates e até gelo, imprime aos preparos formatos, personagens, letras e números.
Resistência térmica
Embora as formas de silicone, em geral, sejam resistentes a temperaturas extremas, tanto altas quanto baixas, existe um limite de temperatura que é suportado pelo produto.
Esse limite pode variar de acordo com a qualidade do material e o modelo da forma. Em geral, os fabricantes indicam com clareza na embalagem os limites de resistência térmica de cada modelo. Em geral, os valores giram em torno de -50º a -60º para temperaturas negativas e 220º a 300º para temperaturas positivas.
Detalhes
A forma de silicone pode ser para porções grandes ou individuais, com padrão liso, canelado, de flores, frutas, folhas, ranhuras, animais, formas geométricas, dentre diversas outras variáveis. Aqui a escolha poderá ser puramente estética.
O importante é que a sua forma seja escolhida de forma coerente levando em consideração o estilo de preparos que você costuma ou pretende fazer, já que o padrão da forma irá se refletir em todos os preparos. Quanto mais versátil o estilo escolhido em mais situações e momentos ela será adequada ao uso.
(Fonte da imagem destacada: Ivonne Wierink/ 123rf.com)