Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Assim como um pianista experiente só tocará em um Steinway & Sons, um entusiasta da culinária procurará a melhor tecnologia para fazer seus preparativos, e esta é a panela de indução. Usando-o você pode ter controle preciso sobre o calor, assim como alcançar eficiência energética e segurança.

Cozinhar em fogões de indução é controlado por um campo eletromagnético sob o fogão. Os ingredientes são aquecidos rápida e uniformemente, alcançando resultados culinários perfeitos. Leia este guia para avaliar e comprar o melhor fogão de indução para suas necessidades.




Os fatos mais importantes em resumo

  • Os panelas de indução são feitas de materiais ferromagnéticos, que reagem ao campo eletromagnético produzido pela panela e assim geram calor.
  • Eles são projetados para alcançar uma difusão uniforme de temperatura, permitindo uma cozedura precisa e economia de energia.
  • Você pode colocar sua mão sobre o fogão, você não vai se queimar. A tecnologia magnética significa que apenas o conteúdo da panela é aquecido.
  • Cuide de sua saúde. Estas panelas têm revestimento antiaderente, livre de toxinas.

Fogão de indução: os favoritos dos editores

Guia de compras: O que você precisa saber sobre fogões de indução

Os fogões de indução são a tecnologia mais avançada para cozinha doméstica e comercial. Sua velocidade, economia de energia, segurança do usuário e faixa de preço significam que seus benefícios podem ser desfrutados por todos. Abaixo nós responderemos quaisquer perguntas que você possa ter sobre este produto.

Existem fogões de indução feitos de cerâmica sem componentes tóxicos, não aderentes e livres de produtos químicos, como PTFF ou Teflon. (Fonte: Edgar Castrejon: bG5rhvRH0JM/ unsplash)

O que é um fogão de indução?

O fogão de indução é um pote ferromagnético. Isto significa que é feito de metais que têm a capacidade física de interagir com o campo eletromagnético dos fogões de indução.

Eles desempenham a mesma função dos fogões tradicionais, mas ao invés de serem aquecidos por gás ou eletricidade, eles usam o magnetismo do fogão para excitar suas moléculas e gerar calor.

Como funciona um fogão de indução?

Quando o fogão é ligado, as bobinas de cobre dentro dele atuam como mini ímãs que são ativados e produzem um campo eletromagnético. O material do fogão de indução é compatível com este campo eletromagnético e reage através do aquecimento em menos de 3 segundos.

O calor do fogão é uma consequência de um processo físico a nível molecular e não depende de fontes externas de energia, como gás ou eletricidade. É por isso que o consumo de energia com esta tecnologia é baixo. Você pode até mesmo colocar sua mão no fogão em chamas e você não vai se queimar. Somente ferro e aço funcionarão.

Como você sabe se um fogão funciona na indução?

Os utensílios de cozinha funcionarão desde que tenham uma liga ferrosa. Isto significa que eles têm conteúdo de ferro, aço ou alumínio. Eles não podem ser feitos de bronze, cobre, cerâmica ou faiança.

Você deve olhar as informações fornecidas por cada fabricante de panelas para descobrir se elas são compatíveis com uma panela de indução. Entretanto, tenha em mente que existem no mercado panelas fabricadas com misturas metálicas que não são compatíveis com a tecnologia de indução magnética. Siga as recomendações deste guia para comprar um adequado.

Que tipos de panelas de indução existem?

Existem vários tipos de panelas de indução cuja forma e configuração variam de acordo com as diferentes necessidades de cozimento. Sua base deve ser feita de um material ferroso que reage ao magnetismo. Saiba mais na seguinte tabela comparativa:

Tipo de vaso Características Materiais Ideal para cozinhar Imagem de referência
Casserole ou Panela de Molho Redondo ou oval, de altura média, em vários diâmetros. Normalmente com uma tampa. Capacidade de 1 a 20 litros Aço, Alumínio, Ferro, outros materiais não funcionarão Alimentos preparados com muita água, tais como sopas, molhos, goulash, assados e bife cozido. cazuela
Fogão Expresso Dimensões e capacidade semelhantes às das panelas de caçarola. Recipiente hermético para cozedura que pode atingir pressões mais elevadas do que a pressão atmosférica. Utilização indispensável de uma tampa contendo um orifício através do qual a pressão no interior vaza para fora Alumínio ou aço Batatas, legumes e carnes que pretende manter suculentas e preservar as suas propriedades nutricionais. ollaexpres
Frigideira Grande diâmetro e altura mínima, idealmente superfície anti-aderente Alumínio ou aço Fritar, fritar ou saltear qualquer alimento sem utilizar água sarten
Fogão programável Redondo ou oval. Capacidade de 5 a 10 litros. Permite-lhe definir o tipo e o tempo de cozedura com vários menus programáveis. Grande diâmetro e altura mínima Aço Cozer, ferver, fritar, saltear, vapor, banho-maria, aquecer, reaquecer e até assar praticamente qualquer alimento. ollaprogramable

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de fogões de indução?

Os fogões de indução são a mais recente tecnologia em recipientes de cozimento. Ao comprar um você se beneficiará das seguintes vantagens em relação aos fogões a gás ou elétricos:

Vantagens
  • O calor é instantâneo, o que reduz o consumo de energia
  • A superfície do fogão é aquecida, não o fogão
  • Cozinha duas vezes mais rápido que os fogões a gás
  • Pode suportar calor até 760°C
  • A limpeza do fogão é muito mais simples e segura
Desvantagens
  • Nem todos os fogões são compatíveis com a indução, às vezes você precisa comprar novos
  • Os fogões de indução são mais caros

Quando comprar um fogão de indução?

O melhor momento para comprar um fogão de indução é quando você substitui seu fogão a gás ou elétrico em favor da tecnologia eletromagnética. Você deve fazer isso para reduzir o custo de sua conta de eletricidade ou gás. Graças à economia de energia, o custo do fogão de indução se paga.

Para mães ou pais, entusiastas da culinária ou proprietários de empresas gastronômicas, o uso de fogões de indução é ideal porque eles suportam melhor o uso freqüente, o cozimento é mais rápido e os alimentos são mais saudáveis, pois não liberam material tóxico, como muitas vezes acontece com outros fogões.

Critérios de compra

Nas seções anteriores mencionamos várias razões pelas quais é uma idéia prática e economicamente sensata usar fogões de indução. Antes de comprar um, você deve considerar os seguintes critérios para escolher o mais adequado.

Receitas preferidas para cozinhar

O fogão de indução tem uma distribuição uniforme de calor sobre sua superfície, o que é conveniente para cozinhar de forma uniforme e mais precisa vários tipos de carnes. Mas não se limite, você pode cozinhar tantos alimentos quanto os que existem e os resultados serão mais previsíveis e satisfatórios do que se você usar outros fogões.

Uma característica muito conveniente dos fogões de indução é que eles têm um temporizador individual. Ótimo se você gosta de preparar receitas diferentes ao mesmo tempo. O fogão permite que você programe e controle o tempo de cozimento e o calor de cada panela separadamente.

Capacidade da panela

Os fogões de indução vêm em todos os tamanhos, assim como as panelas que você tem usado tradicionalmente para fogões. Para uma experiência culinária confortável, é recomendável que você compre conjuntos de panelas da Amazon, que incluem potes de vários tamanhos a preços mais convenientes do que comprá-los individualmente. Mais informações sobre tamanhos e desempenho

  • 2-3 litros: Útil devido ao seu tamanho compacto para aquecer porções individuais de líquidos, como leite ou água para infusões. E, claro, para fazer molhos, que não queimarão porque o fogão de indução pode ser programado para este tipo de preparação.
  • 3-4 litros: Tamanho ideal para receitas de culinária para 1 ou 2 pessoas. Ou acompanhamentos para uma família de 4.
  • 6 litros: O tamanho de caçarola mais estabelecido. A maioria das receitas é baseada neste tamanho e irá produzir caçarolas completas para 4 a 6 pessoas.
  • 8-10 litros: Se você estiver cozinhando para grandes grupos. Você deve escolher marcas respeitáveis se você fizer isso regularmente para que seus potes durem. Há muitos fabricantes no mercado que oferecem panelas com excelente durabilidade.
  • 10 litros ou mais. Estes são potes para uso comercial. A tecnologia de cozimento por indução é recomendada para uso comercial, pois a economia de energia reduzirá os custos fixos.

O fogão de indução tem uma distribuição uniforme de calor em sua superfície, o que é conveniente para o cozimento uniforme e mais preciso de vários tipos de carnes. (Fonte: Katerina Holmes: 5908056/ pexels)

Material de fabricação

Panelas de indução são geralmente produtos duráveis feitos de alumínio, aço e em menos caixas de ferro. O que varia são os materiais de que eles são feitos, como a cerâmica, que é altamente recomendada por suas propriedades antiaderentes. Nós recomendamos os materiais a seguir, sempre nos certificando de que eles não tenham revestimentos perigosos, tais como PFOA, chumbo ou cádmio

  • Alumínio prensado: econômico, leve e aquece rapidamente.
  • Alumínio forjado: espesso, mais resistente e distribui o calor muito bem.
  • Alumínio fundido: a panela mais grossa e mais forte, ideal para longos tempos de cozimento.
  • Aço inoxidável: resistente, durável e não deformável.
  • Aço esmaltado: antiaderente, fácil de limpar, adequado para cozimento curto e médio.

Compatibilidade com outros tipos de panelas

Se você tem panelas de indução sem ter o mesmo tipo de panela, não deve haver problema em usá-las em cerâmica de vidro. Logicamente, você desperdiçará seus benefícios e será como usar qualquer outra panela para fogões elétricos.

No caso contrário, há panelas que são adequadas para fogões a gás ou para redes elétricas que não serão reconhecidas pelo fogão de indução. A maneira mais rápida de verificar isso é colocar um ímã ao lado da base dos utensílios de cozinha. Se ele grudar, eles trabalharão em indução.

Resumo

Os utensílios de cozinha de indução funcionam por meio de um campo eletromagnético que é emitido por mini-ímãs sob o fogão. A energia criada por este magnetismo aquece o conteúdo do fogão. Muitos cozinheiros preferem usar essas panelas porque elas economizam mais energia em comparação com fogões a gás ou elétricos. Além disso, cozinhar é muito mais rápido.

Você nunca pode se queimar na panela, pois a superfície permanece fria, mesmo que a panela esteja aquecendo os ingredientes à temperatura máxima. E o mais atraente de tudo, além de ter designs atraentes, os materiais de cozinha permitem o controle instantâneo da temperatura, são antiaderentes, seguros e fáceis de cuidar.

Nós agradecemos por ter tomado o tempo necessário para ler este guia, e esperamos que você aproveite as informações compartilhadas aqui.

(Fonte da imagem em destaque: brizmaker: 119054627/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas