Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

80Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! Se você gosta de fartura na hora de cozinhar, tem família grande ou um negócio no setor da gastronomia, um fogão com muitas bocas é o eletrodoméstico ideal. Por isso, hoje nós vamos falar do fogão 6 bocas.

Grande e funcional, o fogão de seis bocas é um eletrodoméstico cada vez mais raro de ser encontrado. Mas, ainda assim, a variedade de tamanhos, preços, acabamentos e funcionalidades disponíveis são suficientes para gerar dúvidas. Por isso, nesse artigo vamos mostrar o que você deve analisar para comprar o melhor fogão 6 bocas.

Primeiro, o mais importante

  • O fogão 6 bocas é um dos maior eletrodomésticos desse tipo disponível no mercado, por isso, ele não é recomendado para todos.
  • A variedade de modelos do fogão de seis bocas diminuiu ao longo do tempo, sendo os do tipo industrial os mais encontrados.
  • Mas, além disso, existem outras funcionalidades e recursos que podem diferenciar um fogão com seis bocas de outro.

Os melhores fogões de seis bocas: O ideal para cada situação

Na hora de comprar um fogão 6 bocas você deve ter em mente qual o tamanho e as funcionalidades que são indispensáveis para você. Afinal, hoje em dia é possível encontrar um modelo ideal para cada situação. Por isso, a seguir você confere os melhores fogões com seis bocas disponíveis atualmente.

O fogão 6 bocas com o melhor forno

O fogão Consul 6 bocas é de piso, a gás e mede 76.4cm de largura, 96cm de altura e 63.5cm de profundidade. O forno desse fogão tem capacidade de 96 litros, prateleira deslizável e ajustável em 3 alturas, além da tecnologia Cleartec, que garante mais facilidade de limpeza evitando absorção de gordura. Além disso, esse modelo conta com acendimento automático, garantia de 12 meses e grades duplas esmaltadas sobre as bocas.

A melhor opção para quem quer alta potência

O fogão de seis bocas da Brastemp é de piso, possui botões removíveis, acendimento automático, além do exclusivo aro protetor com trempes robustas e duplas. Além disso, o vidro removível Easy Open permite a remoção do vidro da porta do forno utilizando as duas mãos. Esse fogão 6 bocas, cujo forno tem duas prateleiras, mede 77.8cm d e largura, 87.6cm de altura e 68.1cm de profundidade e tem queimadores com 1800W de potência.

O melhor fogão 6 bocas industrial

Do tipo industrial, o fogão 6 bocas da Cristal Aço conta com forno e tampa em Inox. Esse modelo possui três queimadores simples e três do tipo duplo de baixa pressão. Além disso, esse fogão de seis bocas industrial tem as seguintes medidas: 80cm de altura, 110cm de largura e 83cm de profundidade. O forno desse fogão tem capacidade de 87 litros.

O favorito para decorar a sua cozinha

O Grand Petit Vetrô da Venax é um fogão de seis bocas de mesa, a gás GLP e com design moderno. Na cor amarela, esse modelo conta com botões removíveis, para auxiliar na limpeza do produto; e queimadores esmaltados com bases em alumínio. Além disso, possui acendimento automático, duas bocas grandes e quatro pequenas. Esse fogão portátil é útil para levar em acampamentos, praias e lugares ao ar livre.

Guia de Compra

Por ser um eletrodoméstico tão comum em nosso dia a dia, pode parece fácil escolher o fogão certo para a sua casa. Mas nem sempre é assim, especialmente se considerarmos um fogão de seis bocas. O fato é que esse tipo de fogão, por ser o maior entre todos os modelos domésticos, demanda algumas considerações de sua parte.

Dessa forma, para lhe ajudar nesse processo, nós criamos esse Guia de Compra. Aqui você vai ter acesso às informações que vão lhe ajudar a investir o seu dinheiro no melhor fogão 6 bocas do mercado.

Casal cozinhando.

O fogão de seis bocas permite cozinhar mais e em menos tempo. (Fonte: 089photoshootings/ Pixabay.com)

Para quem é recomendado um fogão com seis bocas?

Essa é, de fato, a primeira pergunta que deve ser feita se você está considerando comprar um fogão 6 bocas. Isso porque, esse tipo de eletrodoméstico é o maior que existe no mercado quando tratamos de fogões de uso doméstico.

Portanto, é fundamental que, se você quiser adquirir um fogão 6 bocas você considere o espaço da sua cozinha, especialmente a disposição dos armários, das bancadas e de outros eletrodomésticos. Afinal, é preciso que haja espaço para a instalação do fogão de seis bocas.

Detalhe do fogão com tampa aberta, mostrando as seis bocas.

O fogão de seis bocas é ideal para quem cozinha muito. (Fonte: Divulgação Consul/ Amazon.com.br)

Em geral, o fogão 6 bocas é recomendado para quem tem cozinhas mais amplas.
Ou seja, se o espaço que você tiver disponível para acomodar o fogão for pequeno, provavelmente você precisará escolher um fogão de, no máximo, quatro bocas.

Mas, além disso, o fogão 6 bocas também é recomendado para quem é apaixonado por cozinhar. Afinal, esse tipo de fogão oferece mais praticidade para preparar várias receitas ao mesmo tempo e em grandes quantidades.

Quais são os tipos de fogão 6 bocas que você vai encontrar?

Se você ama cozinhar e tem espaço de sobra na sua cozinha, e já se decidiu por comprar um fogão 6 bocas, é importante que saiba que, infelizmente, as opções de modelos e de marcas são limitadas.

Enquanto é possível encontrar diversos modelos de fogões de piso, de embutir, de mesa (cooktop) com uma duas, três, quatro e cinco bocas, o mesmo não ocorre com o fogão de seis bocas.

Em geral, o mais comum de encontrar à venda é o fogão com seis bocas no formato de piso e o industrial. Ainda assim, é possível encontrar algumas marcas de fogão de embutir. Já o cooktop de seis bocas é raríssimo.

foco

Você sabia que o fogão industrial é mais potente do que o convencional?

Isso ocorre porque o fogão industrial tem chamas mais fortes, justamente para dar conta da alta produção. Além disso, o fogão industrial é mais robusto e mais durável.

Por outro lado, o design desse tipo de fogão não favorece as cozinhas residenciais, já que é bem simples.

A pouca variedade de modelos se justifica porque as marcas fabricantes estão parando de investir nesse tipo de fogão e focando no fogão de cinco bocas. Mas falaremos sobre a diferença entre esses dois tipos de fogões logo mais.

Por enquanto vamos nos concentrar nos tipos de fogão 6 bocas que você ainda vai encontrar à venda nas lojas. Confira a seguir as principais características de cada um deles:

  • Fogão de piso: Esse é, provavelmente, o modelo de fogão mais popular no país. E, justamente por isso, é o tipo de fogão 6 bocas mais comum de ser encontrado. Esse modelo é prático e fácil de ser instalado e movido para outros locais, inclusive na hora de limpar a cozinha. Além disso, ele já vem com forno acoplado.
  • Fogão de embutir: O fogão 6 bocas de embutir funciona, basicamente, da mesma forma que o de piso. A única diferença é que ele fica embutido no balcão da cozinha, o que é ideal para cozinhas planejadas.
  • Cooktop: Conhecido como fogão de mesa, praticamente não existe fogão com seis bocas desse tipo. Ainda assim, você pode encontrar uma ou outra raridade do tipo portátil. Sem o forno por baixo, o cooktop tem apenas a placa superior com os queimadores.
  • Industrial: Assim como o fogão de piso, o fogão de seis bocas industrial é um dos mais populares. Projetado para o preparo de grandes quantidades de refeições, os fogões industriais costumam ser ainda maiores e mais eficientes no preparo das receitas.

Qual a diferença entre o fogão de 6 bocas e o de 5 bocas?

Essa pergunta pode parecer óbvia, mas ela explica o porque de os fogões com seis bocas estarem sendo substituídos pelos de cinco bocas.

O fato é que o número de bocas dos fogões é o que, geralmente, determina para quem o eletrodoméstico é indicado. Por exemplo, se você mora sozinho e não tem costume de cozinhar em grandes quantidades, um fogão de duas bocas será o suficiente para lhe atender.

Mas, se você gosta de cozinhar pratos variados ou você mora em casal e tem filhos, por exemplo, o fogão de quatro bocas será mais adequado para dar conta da demanda.

Já para uma família com quatro ou mais pessoas, e com alta frequência de uso do fogão, a recomendação é ter um eletrodoméstico de cinco ou seis bocas, porque o equipamento dá mais praticidade e rapidez à cocção dos alimentos.

Panela sobre boca de fogão.

Um queimador a menos pode fazer uma grande diferença na hora de cozinhar em grandes quantidades. (Fonte: Three-shots/ Pixabay.com)

E, ainda que a diferença entre o fogão 6 bocas e o de cinco seja de apenas um queimador, o fato é que isso pode sim fazer a diferença na dimensão do eletrodoméstico e no espaço que você tem para a instalação do fogão na cozinha.

Além disso, quem tem costume de cozinhar em larga escala sabe bem como uma boca a mais pode fazer a diferença. Tanto é que, em geral, o fogão 6 bocas é utilizado inclusive em cozinhas de hotéis, hospitais e restaurantes.

Assim, para que você tenha uma noção geral das principais diferenças entre o fogão 6 bocas e o de cinco bocas, nós preparamos a tabela abaixo. Veja:

Fogão 6 bocas Fogão 5 bocas
Dimensão Maior Menor
Vantagens Permite cozinhar em grande quantidade Permite cozinhar em grande quantidade
Desvantagem Opções de modelos são restritas Maior variedade de modelos
Ideal para Família grande, quem cozinha em larga escala e restaurantes Família grande, de três a quatro pessoas

Onde você deve instalar o fogão de seis bocas?

Como vimos, é necessário um espaço grande para instalar o fogão 6 bocas na cozinha. Mas é preciso avaliar também o modelo do eletrodoméstico antes de decidir o local e a forma de instalação.

Instale o fogão ao lado da bancada onde irá preparar os alimentos.

Os especialistas recomendam que, se possível, você instale o fogão ao lado da bancada onde irá preparar os alimentos. Dessa forma, sua rotina de cozinhar se torna mais prática e eficiente.

Além disso, é preciso prever onde ficarão outros eletrodomésticos como, por exemplo, o forno de micro-ondas, a máquina de lavar louças e a geladeira. Feito isso, é preciso que você leve em consideração o tamanho do fogão 6 bocas.

Afinal, os fogões que vem com seis bocas não possuem uma medida padrão. Portanto, é essencial que você meça antes o espaço que você terá na sua cozinha para instalar o fogão 6 bocas.

Os especialistas sugerem que você meça a altura, a largura e a profundidade do nicho reservado ao eletrodoméstico. Por isso, é importante que você também leve em conta que é necessário deixar reservado na cozinha pelo menos um metro para o encaixe do fogão.

Cozinha com fogão 6 bocas.

É preciso espaço adequado para instalar um fogão tão grande. (Fonte: ginsburgconstruction/Pixabay.com)

Para não errar, verifique as medidas do fogão 6 bocas que vêm expressa na embalagem do produto. Dependendo do modelo, será possível escolher entre fogões que possuem entre 60cm e 83cm de profundidade e entre 75cm e 110cm de largura.

Mas é a altura que acaba sofrendo uma maior variação, dependendo do modelo de fogão 6 bocas que você escolher. Nesse caso, você poderá encontrar modelos que medem entre 20cm e 96cm.

Vale lembrar que, além do espaço adequado para a instalação do fogão 6 bocas é essencial que você garanta que haverá espaço para transportar o eletrodoméstico. Por isso, cheque as medidas também de portas, elevadores e corredores por onde o fogão vai precisar passar até chegar na sua cozinha.

Quais são as vantagens e desvantagens do fogão 6 bocas?

Como vimos, o fogão que possui seis bocas tem muitas vantagens. Prático, ele permite que você prepare várias receitas ao mesmo tempo, já que com ele é possível acomodar seis panelas ao mesmo tempo.

Além disso, com o fogão 6 bocas você acaba acelerando o preparo dos alimentos, o que pode ser muito útil se você tem família grande ou um restaurante.

Cozinha toda em madeira com fogão de seis bocas.

Ideal para cozinhas grandes, o fogão com seis bocas acomoda muitas panelas ao mesmo tempo. (Fonte: closewithcindy/ Pixabay.com)

Por outro lado, também existem algumas desvantagens quando tratamos de um fogão como esse. Por conta da quantidade de queimadores, esse é um eletrodoméstico grande que demanda espaço na sua cozinha.

Além disso, ele já não é mais tão popular nas residências e, por isso, os fabricantes disponibilizam apenas modelos mais básicos, como o de piso ou o do tipo industrial.

Mas, para você ter uma noção mais ampla sobre as principais vantagens e desvantagens do fogão 6 bocas, nós preparamos uma tabela ilustrativa para você. Veja:

Vantagens
  • Permite cozinhar mais e mais rápido
  • Ideal para pequenos negócios e grandes famílias
  • Tem versão industrial
Desvantagens
  • Demanda muito espaço
  • Menos opções de modelos

Quanto custa e onde comprar o fogão com seis bocas?

O preço do fogão 6 bocas vai variar de acordo com o tamanho, o tipo de queimadores e as funcionalidades extras, além é claro se houver ou não um forno acoplado. Assim, em geral, você vai encontrar esse tipo de fogão custando entre R$400 e mais de R$7mil.

É claro que os mais caros são os industriais, voltados para grandes empreendimentos. Além disso, você poderá comprar esse eletrodoméstico em lojas especializadas, assim como as de departamento e até em alguns hipermercados como Casas Bahia e Extra.

Mas a forma mais prática de adquirir o fogão 6 bocas é pela internet, em lojas como a Amazon Brasil. Além de comprar sem sair de casa, você ainda encontra modelos exclusivos e com preços promocionais.

Critérios de Compra: O que analisar ao escolher o fogão 6 bocas

Na hora de escolher o melhor fogão com seis bocas você não pode se limitar a analisar apenas o preço. É importante que você considere o modelo que tenha as características mais adequadas para o seu espaço e rotina da sua casa.

Além disso, recomendamos que você também leve em conta outros critérios que podem diferenciar um modelo de outro. São eles:

Abaixo nós vamos explicar detalhadamente cada um desses tópicos para você.

Queimadores

O primeiro fator que você deve observar antes de comprar o seu fogão 6 bocas é o tipo dos queimadores, também chamados de bocas. Analise-os tanto em termos de tamanho quanto de potência.

Isso porque, quanto maior o queimador, maior será a potência e mais rapidamente os alimentos ficarão prontos. Hoje, as marcas fabricantes de fogões disponibilizam modelos com uma grande variedade de queimadores.

Em muitos casos é possível encontrar três queimadores pequenos e três grandes. Mas isso varia de acordo com o modelo e a marca.

Além disso, leve em conta o tamanho das suas panelas, afinal, o ideal é que elas se encaixem perfeitamente no tamanho da boca.

Dessa forma, o calor da chama vai atingir o fundo da panela de maneira uniforme, colaborando para forma correta de cocção dos alimentos.

Verifique também se os queimadores maiores do fogão 6 bocas contam com a tripla chama, uma tecnologia que aumenta ainda mais o calor emitido e uniformiza o preparo dos alimentos.

Detalhe de um queimador de fogão com a chama acesa.

Quanto maior o queimador, mais potente ele será. (Fonte: Divulgação Brastemp/ Amazon.com.br )

Além disso, dependendo do modelo de fogão 6 bocas que você escolher, é possível encontrar aqueles que oferecem queimadores especiais como, por exemplo, os feitos para grelhar e que não espalham fumaça.

Também existem os queimadores rápidos, que são perfeitos pra ferver água ou leite na metade do tempo que um queimador normal levaria.

Com ou sem forno

Na hora de escolher o melhor fogão 6 bocas é preciso que você avalie a sua necessidade de um forno acoplado ao eletrodoméstico. Afinal, você vai encontrar tanto o fogão com forno quanto o sem forno.

É claro que, se você tem uma cozinha planejada, é muito provável que haja um espaço reservado para instalar um forno de embutir. Nesse acaso, você poderá optar pelo fogão 6 bocas sem forno.

Caso contrário, se você não tem, nem pretende adquirir um forno de embutir, mas ainda assim deseja fazer receitas assadas, você deve comprar o fogão com seis bocas que já venha com o forno.

Lembrando que é importante também considerar o tamanho do forno. A capacidade é, em geral, expressa em litros e varia entre 80 e 100 litros.

Facilidade na manutenção

Outro critério que você deve considerar é a facilidade de limpeza e de higienização, tanto dos queimadores como do forno do fogão de seis bocas.

Opte por modelos de fogões que possuem peças removíveis.

Para tanto, recomendamos que você opte por modelos de fogões que possuem peças removíveis como, por exemplo, os botões e a porta do forno. Além disso, fique de olho no tipo de material que reveste o eletrodoméstico.

Por exemplo, o acabamento em aço inox escovado é fácil de limpar, mas não deve ser poroso, caso contrário pode até dificultar a remoção de resíduos dos alimentos. O fogão cromado também é fácil de higienizar, além de ser resistente à corrosão.

Já os fornos classificados como autolimpantes, que são revestidos com esmalte especial, ainda que sejam práticos podem acabar retendo os odores dos alimentos.

Funcionalidades e acessórios

Antes de comprar o fogão de seis bocas verifique também quais são as funcionalidades extras e os acessórios que acompanham o eletrodoméstico. Alguns acessórios são comuns a boa parte dos fogões como, por exemplo, a válvula de segurança, o acendimento automático e as prateleiras auto deslizantes do forno.

No entanto, alguns acessórios são mais raros de serem encontrados no fogão 6 bocas como, por exemplo, o timer para cozimento e o vidro duplo na porta do forno, que ajuda na hora de remover a gordura.

Mão segurando o botão do fogão.

Cheque se o fogão conta com as funções que você precisa na hora de cozinhar. (Fonte: Divulgação Consul/Amazon.com.br)

Além disso, vale observar que a quantidade de prateleiras nos fornos pode variar entre duas e três. Dessa forma, você deve escolher a que for mais prática para o seu dia a dia na cozinha.

Cor e design

E, por fim, mas não menos importante, leve em conta o design do fogão 6 bocas. Ainda que a maioria dos modelos seja de fato o tradicional, de piso, e o industrial, ainda é possível encontrar opções com design mais arrojado e até retrô.

Nesse quesito, vale considerar também a cor do fogão. Se a decoração da sua cozinha, por exemplo, é mais voltada para o clássico, você pode optar pelo fogão 6 bocas branco.

Caso queira dar um ar mais exclusivo, vale escolher um fogão colorido. Mas, para não errar, e ainda garantir a elegância na decoração, a sugestão é o fogão 6 bocas inox.

(Fonte da imagem destacada: shadowfirearts / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.