Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

45Horas investidas

13Estudos avaliados

215Comentários coletados

Os purificadores de ar podem remover germes (vírus e bactérias) e partículas como poeira, pólen e cabelos do ar interno. Eles podem ser usados de muitas maneiras para garantir a higiene, remover odores ou ajudar indivíduos, tais como alérgicos, a ter uma melhor qualidade de vida.

Como os diferentes tipos de purificadores de ar funcionam é explicado abaixo. Além disso, gostaríamos de apresentar nossos vencedores de testes em nosso teste de purificador de ar 2022.

Se isto ainda não tornou sua decisão mais fácil, você encontrará uma lista das vantagens e desvantagens dos tipos individuais de purificadores de ar abaixo.




O mais importante

  • Os purificadores de ar limpam o ar de poluentes e partículas tais como poeira, pólen e germes. Antes de comprar, você deve descobrir qual purificador de ar é o melhor solucionador de problemas para você, já que nem todos os purificadores funcionam da mesma maneira.
  • Existem quatro tipos diferentes de purificadores de ar: purificadores de ar com sistemas de filtros, lavadores de ar, ionizadores e purificadores de ar para plantas. A seguir, explicaremos o que significa isso e onde residem as diferenças.
  • Um purificador de ar pode melhorar consideravelmente o seu estado de saúde, por exemplo, para asmáticos ou alérgicos, e pode ser útil contra mofo e poeira, mas não substitui o arejamento regular.

Filtro de Ar: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios para a compra e avaliação de purificadores de ar

A seguir está uma lista de critérios que desempenham um papel na compra de um purificador de ar e podem facilitar sua decisão.

Os critérios que você pode usar para comparar purificadores de ar uns com os outros incluem:

Nos parágrafos seguintes, nós explicamos o que é importante em cada critério.

Tamanho / Peso

O tamanho e o peso de um purificador de ar depende principalmente do tamanho da sala na qual o dispositivo está para purificar o ar.

Um purificador de ar adequado para salas de estar médias mede 23 cm x 23 cm x 35 cm e pesa de um a cinco quilos.

Instalação

A instalação depende do tipo de purificador de ar e da sala na qual o purificador de ar será utilizado.

A maioria dos purificadores de ar para uso privado são fáceis de instalar e operar, e só precisam ser alimentados por baterias ou eletricidade.

Instruções de uso mais detalhadas e específicas do dispositivo estão frequentemente incluídas no folheto informativo ou podem ser encontradas online.

As plantas que servem como purificadores de ar só precisam ser colocadas na sala.

Local ideal / espaço para colocar

No geral, os purificadores de ar devem ser colocados de modo que as laterais de entrada e saída de ar não estejam muito próximas de móveis, paredes ou similares....

Enquanto as unidades operadas por baterias podem ser colocadas relativamente livremente, uma tomada de energia nas proximidades também deve ser assegurada para purificadores de ar com uma conexão de energia.

As plantas purificadoras de ar devem ser colocadas em locais mais ou menos ensolarados, dependendo de sua necessidade de luz solar.

Eles também devem estar constantemente acessíveis para que possam ser regados regularmente.

A sala na qual o purificador de ar deve ser colocado depende principalmente das salas na qual você passa muito tempo e do que você quer alcançar com o purificador de ar.

Se você quiser reduzir os distúrbios do sono, por exemplo, o quarto é o melhor lugar; se você quiser combater alergias, purificadores de ar também podem ser úteis em todos os quartos ou no carro.

Funções e características

Existem purificadores de ar com muitas funções e características diferentes. As funções e objetivos mais populares, além da melhor qualidade do ar, são:

  • Remoção de odores (por exemplo, fumaça de cigarro)
  • Controle de alergia (por exemplo, pêlos de animais, pólen, alergias ao pó da casa,...)
  • Melhoria da saúde (por exemplo, através de um sono melhor, combate a vírus, mofo e bactérias).

Além das funções específicas, há também outras características especiais que podem ser decisivas para a compra. Por exemplo, os purificadores de ar vêm em diferentes cores e formas e com uma escolha de fragrâncias.

Há também várias combinações de purificadores com umidificadores ou luzes que podem ser trocadas.

Troca de filtro

Os purificadores de ar com sistema de filtragem, lavadores de ar e ionizadores devem ser limpos regularmente, dependendo do modelo.

O filtro só precisa ser trocado em purificadores de ar com um sistema de filtragem.

Ao decidir sobre a compra de purificadores de ar com sistema de filtragem, deve-se levar em conta que tanto os custos de operação dos filtros de reposição quanto o esforço e o tempo necessários para trocá-los devem ser planejados.

A freqüência com que um filtro precisa ser trocado depende de vários fatores, como o grau de poluição do ar, a duração e freqüência de uso, o tamanho do flat, a velocidade do ventilador, o fabricante do dispositivo e o tipo de filtro.

Tempo de funcionamento

A vida útil total do purificador de ar e quanto tempo ele deve funcionar cada vez depende do tipo de purificador, poluição do ar, duração e freqüência de uso, tamanho plano ou quarto, velocidade do ventilador e outros fatores externos.

Alguns fabricantes oferecem uma garantia sobre o desempenho do purificador de ar nos primeiros anos, bem como recomendações sobre o tempo de funcionamento.

Além disso, o tempo de funcionamento de alguns modelos de purificador de ar pode ser controlado com a função adicional de um temporizador. Você pode selecionar quando e por quanto tempo o purificador de ar deve funcionar.

Disponibilidade

Os purificadores de ar estão disponíveis tanto offline como online.

Offline, purificadores de ar podem ser comprados em lojas de eletrônicos e lojas especializadas. Algumas vezes eles também estão disponíveis em supermercados, lojas de móveis ou lojas de departamento como itens promocionais.

Purificadores de ar para plantas podem ser encontrados em lojas de bricolagem, lojas de plantas e flores.

Você pode encomendar purificadores de ar online através de grandes plataformas como Amazon, Ebay, Saturn, etc., ou diretamente do varejista em seu website.

Decisão: Que tipos de purificadores de ar existem e qual é o mais adequado para mim?

Abaixo nós preparamos uma pequena tabela listando as vantagens e desvantagens de cada purificador de ar para ajudar você a decidir.

Tipo Características
Purificadores de ar com sistema de filtragem Um ou vários filtros filtram o ar. Os filtros são melhores para filtrar mesmo as partículas mais pequenas do ar, mas estes purificadores de ar geram um nível de ruído e custos de funcionamento
Lavadores de ar com purificação por água os lavadores de ar são modelados sobre o fenómeno natural da chuva. Limpam o ar de partículas grosseiras com a ajuda de uma película de água e discos rotativos. A água que contêm humidifica o ar, mas também tem de ser limpa regularmente.
Ionizador/ purificador de ar electrostático Um ionizador produz iões (partículas carregadas) que são comuns no habitat natural. O subproduto é o controverso ozono, que pode ter efeitos negativos na saúde. Portanto, deve prestar atenção a uma baixa produção de ozono do ionizador quando o comprar.
Plantas purificadoras de ar Existem várias plantas purificadoras de ar que filtram os poluentes do ar. As plantas realizam a fotossíntese e por isso precisam de dióxido de carbono, sol e água e libertam oxigénio para o ar.

Se você quiser saber mais sobre os purificadores de ar individuais, você pode saber mais nas quatro seções seguintes.

Luftreiniger mit Filtersystem

Purificador de ar com sistema de filtro

Existem diferentes tipos de filtros, tais como filtros HEPA, filtros de carvão ativado e nanofiltros.

A maioria dos purificadores de ar trabalha com uma combinação de diferentes filtros para limpar o ar o mais eficientemente possível.

Um pré-filtro filtra a sujeira mais grosseira e partículas como poeira ou cabelos do ar.

Um filtro HEPA também limpa o ar de partículas menores, como poeira fina, pólen, ácaros, alergênios animais, mofo, bactérias e vírus.

Os filtros de carvão ativado removem odores e compostos orgânicos voláteis como formaldeído, plastificantes e solventes do ar.

O nanofiltro liberta o ar mesmo das menores partículas e poluentes como o formaldeído.

Vantagens
  • Qualquer combinação de filtros
  • Eficácia
Desvantagens
  • Troca de filtros
  • Custos de funcionamento
  • Nível de ruído

Uma grande vantagem dos purificadores de ar com um sistema de filtros é que diferentes filtros podem ser combinados. Desta forma, o ar da sala pode ser limpo particularmente bem e de acordo com as necessidades e desejos individuais.

Entretanto, os filtros têm que ser trocados em intervalos regulares, o que consome muito tempo e é caro. Além disso, todos os limpadores de filtros causam um nível de ruído constante, então você deve certificar-se de não comprar um purificador de ar que seja muito barulhento.

Luftwäscher mit Reinigung durch Wasser

Lavadores de ar com purificação da água

Lavadores de ar purificam o ar por meio de uma película de água que filtra partículas mais grosseiras, como cabelos, pólen e poeira do ar. O ar é sugado e guiado para discos rotativos em um banho de água para que as grandes partículas sejam lançadas nas bordas e afundem na água.

Entretanto, o lavador de ar não filtra apenas partículas mais grosseiras do ar, ele também contribui para uma maior umidade. Como parte da água no lavador de ar evapora, ela também é chamada de umidificador de ar.

Vantagens
  • Filtra partículas grandes
  • Fácil de limpar
  • Umidificador de ar
Desvantagens
  • Não eficaz contra partículas pequenas
  • Limpeza completa necessária

Em geral, pode-se dizer que os purificadores de ar não filtram todas as partículas do ar. Eles falham principalmente contra partículas menores, como poeira fina. Além disso, você deve ser particularmente cuidadoso na limpeza, pois germes podem se formar na água.

Por outro lado, a arruela de ar combina as funções: Purificação do ar e umidificação do ar. Isto pode ser particularmente útil para membranas mucosas irritadas ou infecções respiratórias. Outra vantagem do lavador de ar é que não há necessidade de substituir os filtros.

Só precisa ser limpo regularmente. Algumas peças podem até mesmo ser lavadas em uma máquina de lavar louça ou lavadora de roupas.

Ionisatoren/ elektrostatische Luftreiniger

Ionizadores/purificadores de ar eletrostáticos

Um ionizador produz íons que se combinam com o pó do ar e depois se afundam no fundo do purificador de ar.

Além dos íons, o ozônio também é produzido nos ionizadores. O ozônio neutraliza os odores e desinfeta, mas também pode ter efeitos negativos sobre a saúde.

Vantagens
  • Coletor de pó
  • Libera íons (partículas carregadas)
  • Neutraliza odores
Desvantagens
  • Filtra somente pó
  • O ozônio como subproduto: pode ser prejudicial à saúde e reagir com a fumaça do cigarro

Em resumo, o ionizador limpa o ar do pó, liberando íons que podem ter efeitos positivos em nossa saúde e bem-estar.

Isto porque os íons estão presentes em concentrações mais elevadas na natureza e o ar enriquecido por íons nos faz lembrar de um habitat natural. A liberação de ozônio também neutraliza os odores na sala.

Entretanto, o subproduto ozônio também representa um risco à saúde e pode reagir negativamente em combinação com a fumaça do cigarro. Portanto, os fumantes devem escolher purificadores de ar com níveis particularmente baixos de ozônio e se informar cuidadosamente.

Além disso, os íons não podem prender todas as partículas no ar e filtrar principalmente o pó.

Luftreiniger Pflanzen

Plantas purificadoras de ar

Plantas purificadoras de ar filtram os poluentes do ar. Além disso, como todas as plantas, elas realizam a fotossíntese, absorvendo água e dióxido de carbono e liberando oxigênio no ar. Isto contribui para um melhor clima interior e pode levar a um maior nível de concentração.

Vantagens
  • Filtrar poluentes
  • Produzir oxigênio
  • Decoração de ambientes
  • Barato
Desvantagens
  • Não filtrar partículas
  • Precisa de sol e água regulares

Em comparação com purificadores de ar eletrônicos ou movidos a bateria, as plantas não precisam de eletricidade ou baterias, são mais baratas e mais decorativas. Eles também produzem oxigênio e filtram poluentes do ar.

Além dos poluentes, porém, eles não filtram partículas do ar e, portanto, não ajudam a quem sofre de alergia. Eles também precisam ser colocados em um local com luz solar ideal e regados regularmente.

Guia: Perguntas freqüentes sobre purificadores de ar respondidas em detalhes

A seguir respondemos as perguntas mais importantes sobre purificadores de ar. Se você tiver quaisquer outras perguntas ou respostas úteis e dicas próprias, aguardamos seus comentários.

O que é um purificador de ar e como ele funciona?

Um purificador de ar pode limpar o ar de poluentes ou partículas como poeira e pólen, bem como patógenos como vírus e bactérias. Do que o purificador de ar limpa o ar e como ele funciona depende dos tipos individuais de purificador de ar.

Os purificadores de ar podem limpar o ar ambiente de partículas (poeira, pólen,...) e germes (vírus, bactérias).

Um purificador de ar com sistema de filtragem filtra o ar para várias partículas e patógenos. Diferentes filtros podem ser combinados.

Um lavador de ar é modelado sobre a chuva natural e lava partículas grosseiras do ar com uma película de água. Um ionizador liga partículas de pó com íons e elimina odores com ozônio.

Lavadoras de ar As plantas filtram os poluentes do ar e realizam a fotossíntese, liberando oxigênio.

Qual é o melhor purificador de ar?

Não é possível dar uma resposta geral a esta pergunta. Depende de seus desejos, necessidades e idéias pessoais qual dos inúmeros purificadores de ar é o melhor para você.

Nós mostramos a você um auxílio à tomada de decisão na tabela anterior. Além disso, pode ser útil olhar para relatórios de experiência e resultados de testes atuais, por exemplo, da Stiftung Warentest.

Qual é o purificador de ar mais silencioso?

Você pode comparar o volume dos purificadores de ar uns com os outros usando a classificação de decibel (dB). Quanto mais alto o decibel, mais alto o purificador de ar.

Luftreiniger-1

Nós estamos expostos a muito ruído todos os dias. Para poder relaxar em casa, é melhor escolher um purificador de ar com um volume apropriado.
(Fonte da imagem: Alex Blăjan / unsplash)

Para facilitar, nós criamos uma escala para que você possa facilmente comparar qual volume é adequado para você.

Loudness [in decibels (dB)] Perceived loudness
0-10 muito silencioso, comparável à respiração
11-20 sossegado, comparável a folhas a murmurar
21-30 ainda silencioso, comparável ao sussurro
31-40 mais audível - comparável ao zumbido do frigorífico
41-50 claramente audível - comparável a chuva, aprendizagem e distúrbios de concentração possíveis
Mais de 50 bastante alto e perturbador - comparável com música de rádio ou conversas em voz alta

Para quem é útil um purificador de ar?

Os purificadores de ar fazem sentido para você se você quiser melhorar o ar em seu apartamento, casa ou carro.

Especialmente para alérgicos e asmáticos, os purificadores de ar podem melhorar um pouco a qualidade de vida ao filtrar as partículas que causam alergias do ar.

Se você fuma ou fumou em sua casa, um purificador de ar pode neutralizar os odores desagradáveis.

No caso de poluição por pó fino, por exemplo, em áreas industriais ou contaminação por germes em consultórios médicos, os purificadores de ar podem reduzir as respectivas partículas perturbadoras.

Um purificador do ar ajuda com asma/alergias?

Um purificador do ar pode reduzir a exposição de asmáticos e alérgicos. Entretanto, o purificador de ar não combate a causa, mas apenas ajuda a remover as partículas desejadas no ar.

As doenças da asma podem ser desencadeadas por muitas partículas de ar, e é por isso que filtros especialmente finos são adequados.

Quem sofre de alergia pode escolher o purificador de ar certo contra, por exemplo, pólen ou pêlos de animais após um teste de alergia apropriado.

Um purificador de ar ajuda contra poeira e mofo?

Assim como acontece com os asmáticos e alérgicos, o purificador de ar não combate a causa da poeira e mofo. Entretanto, ela pode contribuir para um estado de saúde positivo.

Os purificadores de ar nunca atacam a causa do problema real.

Como a poluição do ar por pó e poeira fina aumenta e um purificador de ar pode efetivamente reduzi-la na sala, ele ajuda contra isso.

O mofo é causado pela umidade e os esporos de mofo que se espalham pelo ar como resultado são prejudiciais à saúde. Alguns purificadores de ar podem filtrar esses esporos de mofo do ar.

Isto reduz a carga da saúde e diminui a propagação. O molde existente ainda deve ser localizado e removido.

Um purificador de ar substitui a ventilação, o ar condicionado ou um ventilador?

Como um purificador de ar não desempenha as mesmas funções que um ar condicionado ou ventilador, ele não os substitui. No entanto, existem purificadores de ar com funções adicionais que são similares aos condicionadores de ar ou ventiladores.

A ventilação regular não deve ser dispensada mesmo com um purificador de ar, pois os purificadores de ar apenas filtram e não produzem ar fresco ou oxigênio além das plantas purificadoras de ar.

Onde eu devo colocar ou montar o purificador de ar?

Em geral, os purificadores de ar devem ser colocados de modo que as laterais de entrada e saída de ar não fiquem muito próximas de móveis, paredes ou similares.

Há diferentes purificadores de ar para diferentes lugares, e eles devem ser colocados nesses lugares. Por exemplo, você deve colocar lá um purificador de ar para o refrigerador, para que ele possa ter o melhor efeito possível.

Embora os dispositivos operados por baterias possam ser colocados relativamente livremente, você também tem que ter certeza de que há uma tomada de energia suficientemente próxima para purificadores de ar com uma conexão de energia.

Se você quiser comprar uma planta purificadora de ar, você deve primeiro descobrir sobre sua necessidade de luz solar. Há plantas que necessitam particularmente de muita ou pouca luz solar.

Elas são chamadas de plantas de sol ou sombra. As plantas também devem estar constantemente acessíveis para que possam ser regadas regularmente.

Luftreiniger-2

Existem diferentes tipos de plantas purificadoras de ar. O lírio verde é fácil de cuidar e cresce em quase qualquer lugar e precisa apenas de um pouco de água.
(Fonte de imagem: Hydroxie420 / pixabay)

A sala na qual o purificador de ar deve ser colocado depende principalmente das salas em que você passa muito tempo e do que você quer alcançar com o purificador de ar.

Se você quiser reduzir os distúrbios do sono, por exemplo, o quarto é o melhor lugar; se você quiser combater alergias, purificadores de ar também podem ser úteis em todos os quartos ou no carro.

Por quanto tempo eu devo operar o purificador de ar?

Quanto tempo você deve operar seu purificador de ar depende dos fatores já discutidos: o tipo de purificador, o nível de poluição do ar, a duração e freqüência de uso, o tamanho do apartamento ou sala, a velocidade do ventilador e outros fatores externos.

Além disso, os fabricantes frequentemente recomendam por quanto tempo o purificador de ar deve funcionar.

Com que freqüência eu tenho que trocar o filtro do purificador de ar?

Geralmente, o filtro só precisa ser trocado em purificadores de ar com um sistema de filtragem. A freqüência depende dos fatores mencionados: a poluição do ar, a duração e freqüência de uso, o tamanho do apartamento ou sala, a velocidade do ventilador e outros fatores externos.

Alguns purificadores de ar têm um sistema indicador que pisca quando o filtro deve ser trocado.

Muitos fabricantes também indicam quando um filtro deve ser trocado. Tipicamente, isto é alguns meses.

Quanto tempo dura um purificador de ar?

Quanto tempo dura um purificador de ar depende dos fatores mencionados, tipo de purificador, poluição do ar, duração e freqüência de uso, tamanho plano ou quarto, velocidade do ventilador e outros fatores externos.

Você pode perguntar ao fabricante sobre a vida útil exata de um purificador de ar. Muitos fabricantes também oferecem uma garantia sobre as unidades.

Fonte da imagem: Комок/ 123rf.com

Resenhas