
Como escolhemos
Bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje vamos falar sobre um excepcional equipamento de sobrevivência, trabalho agrário ou exploração: O facão! Com enorme importância para quem se distancia das áreas urbanas, ele é parte indispensável do kit de profissionais, escoteiros e aventureiros.
Ter um bom facão te ajuda a explorar áreas desconhecidas, aumenta o seu potencial de auto-defesa e tem múltiplas serventias em caso de emergência. Mas como escolher o modelo ideal? O que ele precisa ter para realmente te ajudar e proteger? Leia esse artigo com calma para conhecer mais sobre todos esses assuntos!
Índice
Primeiro, o mais importante
- O facão é indispensável para pessoas que gostam de se aventurar pela mata em atividades como acampamento, trekking e exploração.
- Além disso, também é parte da vida de profissionais como cortadores de cana, agricultores e jardineiros.
- Você deve saber manusear um facão com segurança para evitar acidentes. A lâmina é longa e afiada e qualquer descuido pode ser muito grave.
Os melhores facões: Nossas recomendações
Existem algumas ótimas opções de facão no mercado. Marcas famosas produzem modelos de excelente qualidade. Selecionamos alguns que com certeza irão te agradar:
Um ótimo facão longo
A Corneta é uma das fabricantes mais respeitada de facões. Esse é um modelo longo, com lâmina de 22 polegadas, especial para corte de mato e cana-de-açúcar. Tem um cabo ergonômico de alta resistência feito em polipropileno e arruelas de ferro que permitem melhor fixação. Produz pouca vibração durante o uso.
O modelo especial para camping
Desenvolvido para quem gosta de acampar e precisa de um facão com múltiplas utilidades, esse modelo da Tramontina conta com lâmina de alta durabilidade devido ao processamento térmico pelo qual passa. Uma parte de seu comprimento de 12 polegadas possui serra. O cabo é feito em polipropileno.
Para quem quer facão com bainha
Se você deseja um facão que já venha dentro de uma bainha, facilitando o transporte e o acoplamento à roupa, a Xingu tem uma ótima opção. São 12 polegadas de comprimento e o tipo é o Fulltang. A bainha é feita em nylon e conta com passador para o cinto. O cabo tem arruelas especiais para fixação.
Guia de compra
Em nosso guia de compra, preparamos um material valioso capaz de resolver todas as suas dúvidas!
Em quais atividades é necessário o uso de um facão?
Isso porque ele é muito necessário para quem gosta de se aventurar em áreas rurais. Escoteiros, aventureiros e pessoas que acampam com muita frequência têm no facão um de seus instrumentos indispensáveis. Não há como sair rumo ao desconhecido sem ter um na mala ou na cintura!
O facão é muito usado para cortar mato em áreas nas quais ele é alto e dificulta a passagem, para auto-defesa, caça, pesca e para atividades simples, como cortes de lenha para fogueira, preparo de refeições e abrir frutas duras.
Não há motivos para carregar facões durante seu dia a dia urbano, mas se você tem espírito aventureiro ou precisa estar com frequência em áreas rurais, jamais saia sem portar um com você!
Você sabia que o uso de facões é muito antigo e representado por diversas culturas ao redor do globo? Na Grécia Antiga, no Nepal, na Índia ou nas Américas, já era fundamental manusear esse equipamento para explorar as matas densas que existiam por toda parte!
Na Grécia, os facões eram chamados de “kopis” e tinham lâmina côncava próxima à empunhadura e convexa na outra ponta, permitindo leveza no manuseio e força no impacto. Esse design é tão bom que continua sendo reproduzido até hoje.
Quais as vantagens de um facão?
Uma das principais vantagens do facão é a versatilidade: Por ser um meio termo entre o canivete e a machadinha, ele consegue executar a maior parte das tarefas com muita eficiência. Se você puder carregar apenas uma dessas lâminas, é ele que deve escolher.
Seu uso pode ser tanto profissional, já que é muito eficiente para a extração de culturas como a cana-de-açúcar, como para hobby. Um canivete não consegue ter essa mesma eficiência e uma machadinha dificulta tarefas como uso culinário ou para primeiros socorros.
O manuseio de um facão não é muito complicado e permite agilidade em um momento que a auto-defesa seja necessária. Se ele estiver bem posicionado e próximo ao corpo, é capaz de causar o estrago suficiente para afastar qualquer tipo de perigo.
A principal desvantagem do facão é a dificuldade de transporte. Quando não há uma bainha ou uma forma de acoplamento à roupa, é praticamente impossível carregar uma lâmina de mais de 10 polegadas com as mãos o tempo todo. É necessário sempre pensar na forma de levá-lo a qualquer lugar onde será necessário.
Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens do facão:
Quais os melhores materiais para facões?
A maior parte das lâminas hoje em dia são feitas de aço e suas variações. A melhor opção é optar pelo aço inox, que tem a grande vantagem de não enferrujar, ao contrário do aço carbono ou de outras possibilidades.
Para o cabo, você poderá escolher principalmente entre madeira e polipropileno. A primeira tem melhores efeitos estéticos e ser mais resistente no longo prazo, porém, não é tão boa para contato com água. O segundo é também durável e resistente, mas não tão bonito.
Você deve ficar atento ainda com outras características como a forma de fixação: Ter uma boa quantidade de arruelas, por exemplo, garante maior resistência ao equipamento.
Preparamos uma tabela comparando os dois materiais mais usados para cabos de facões:
Cabo de polipropileno | Cabo de madeira | |
---|---|---|
Vantagens | Resistente à água, durável, mais confortável para o manuseio | Mais bonito, extremamente resistente ao tempo e aos impactos |
Desvantagens | Não tem bom efeito estético e não dura tanto tempo como um cabo de madeira | Pode ser danificado pelo contato com água e ser mais desconfortável para manusear |
Recomendado para | Quem valoriza mais o conforto do manuseio que a estética | Quem tem experiência para evitar contatos desnecessários com água e valoriza a estética |
Devo ter um facão quando vou acampar?
Caso você se perca, o usará para cortar mata densa e para caçar e pescar após ficar sem alimentos. Caso seja atacado por um animal ou por estranhos, ele pode salvar a sua vida. Caso você se lesione, ele poderá cortar a sua roupa e agilizar os primeiros cuidados.
Como você não espera que nada disso aconteça, o facão pode te ajudar a cortar madeira para fazer fogueiras, a lidar com todos os tipos de alimentos (de carne a frutas), a resolver problemas com barracas e a construir um lugar seguro para se proteger da chuva e do sol.
Não acampe sem levar um facão com você! Ele é fundamental para essa atividade.
Como manusear um facão com segurança?
Quando for oferecer o seu facão a outra pessoa, sempre o faça com o cabo livre. Assim, ela não irá pegar a lâmina de forma desavisada e se cortar.
Mas esse é só o ponto mais simples. E na hora de cortar mato, madeira ou outro material? Você deve manter uma distância segura de outras pessoas. Elas devem estar a pelo menos alguns metros de distância. E o movimento deve ser sempre de dentro para fora de seu corpo, impedindo que o facão te acerte na “volta” do braço.
O seu facão deve estar sempre limpo e afiado. Com o movimento correto e a distância segura, ele exercerá sua função da melhor forma possível e nenhum acidente acontecerá!
Quanto custa e onde comprar um facão?
Lojas especializadas em acampamento, pesca e até grandes redes de lojas de departamento podem ter bons modelos de facões. Você pode também comprar pela internet: A Amazon brasileira é uma excelente opção, bem como a Amazon internacional e o Mercado Livre.
Critérios de compra: No que prestar atenção ao escolher um facão
Já falamos sobre muitas características importantes do facão. O que resta é discutir questões mais técnicas. Selecionamos quatro critérios importantes que podem te ajudar a decidir qual o modelo perfeito!
Abaixo, discutimos cada um deles com mais detalhes:
Comprimento da lâmina
Quanto maior é a lâmina de um facão, mais indicada para trabalhos e cortes pesados o equipamento é, e mais difícil será para realizar atividades que requerem mais precisão.
Com um facão médio, por exemplo, você ainda consegue descascar uma fruta. Mas com um grande, essa tarefa se torna praticamente impossível. Por outro lado, a lâmina grande é muito melhor para abrir espaço na mata, cortar cana ou produzir lenha para uma fogueira.
As lâminas dos facões costumam variar entre 10 e 25 polegadas de comprimento. O ideal é que você saiba qual será o seu uso principal do acessório e, com isso, faça a escolha correta.
Ergonomia
A facilidade do manuseio do facão faz com que acidentes sejam menos comuns. Um cabo reto não é tão bom para se usar como um levemente curvado, que se encaixa de forma perfeita na mão. O ideal é que, com o tempo, a lâmina se torne uma extensão do seu próprio braço.
Outra questão fundamental é o conforto. Se o facão não se adaptar bem à sua mão, o uso repetido pode causar dores e incômodos. Isso é importante principalmente para profissionais e para quem passa longos períodos de tempo explorando a mata.
Tenha a certeza de que o facão é confortável e ergonômico antes de finalizar a compra!
Vibração
É indesejável que os cortes feitos com um facão produzam vibração. Quando isso acontece, tanto a qualidade do impacto entre lâmina e objeto é menor, como a sua segurança é mais comprometida.
Procure por modelos que contem com tecnologias anti-vibração. Mesmo que não elimine completamente esse efeito, um bom modelo será capaz de reduzi-lo bastante. Leia as especificações técnicas e saiba como o facão de sua preferência lida com a questão!
Resistência
Um bom facão tem que ser resistente e durável. Ele deve estar sempre ao seu dispôr durante as incursões pela mata e os acampamentos, uma vez que ficar sem um acessório como esse pode ser um sério problema.
Procure por facões reforçados, com muita atenção para as junções entre lâmina e cabo, número de arruelas e com exigência por materiais de qualidade.
Se você perceber um problema como ferrugem, poderá continuar fazendo uso de seu acessório normalmente até voltar à cidade e trocá-lo, mas caso haja separação entre lâmina e cabo, não haverá muito o que fazer: Você estará temporariamente sem facão.
(Fonte da imagem destacada: RonaldPlett / Pixabay.com)