Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

27Horas investidas

18Estudos avaliados

86Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de estufa 2022. Aqui apresentamos em detalhes todas as estufas que testamos. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor estufa para você.

Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes.

Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar uma estufa.




O mais importante

  • Uma estufa permite que você cultive seus próprios vegetais e frutas em um ambiente protegido e estenda a estação de jardinagem.
  • Há três materiais que são usados principalmente: Painéis ou película de vidro, plástico/câmara de ocaso. O vidro é o mais robusto mas também muito caro, o plástico ou também chamado de folhas de parede dupla ainda oferece uma ótima vedação e o filme é a versão mais barata.
  • As estruturas frias, mini-estufas e estufas lean-to são especialmente adequadas para crescer com antecedência e para espaços pequenos.

Estufa: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar uma estufa

Por que uma estufa?

Há muitas razões para começar a jardinagem. Alguns simplesmente querem ter suas próprias verduras e frutas do jardim e talvez ser auto-suficientes até certo ponto.

Outros acham acalmante estar na natureza e cuidar das plantas e fugir da azáfama do dia-a-dia.

Quaisquer que sejam seus motivos, você provavelmente logo perceberá que nem tudo que você gostaria de tentar cresce em nossas latitudes, e as pestes também podem jogar uma chave de fendas na obra. Aqui é onde uma estufa pode ser muito útil.

Você sabia que já existiam estufas na antiguidade romana?

Um escritor romano escrevendo sobre sua própria agricultura relatou que para proteger as plantas, você deve cobri-las com painéis de vidro.

A partir do século 16, uma estufa e suas frutas exóticas eram um símbolo de status especial. O rei francês Luís XV, por exemplo, possuía uma estufa que poderia acomodar 800 plantas.

Você cria um ambiente protegido para as plantas e, dependendo do tipo de estufa, você pode até fazer as plantas tropicais florescerem. Além disso, você conhece cada passo do processo, desde a semente até o fruto, para que você possa desabafar.

Você não é mais tão dependente das estações do ano e pode colher na primavera ou até mesmo no final do outono.

  • Menos pragas
  • Legumes e frutas o ano inteiro
  • Estrutura protegida para o crescimento
  • Cultive seu próprio
  • Oásis de paz
  • Decida por si mesmo o quanto pulverizar
  • Hobby
  • Calming

Quão grande deve ser a estufa?

As estufas vêm em todos os tamanhos diferentes. Desde uma mini estufa, que é menos de um metro quadrado, até uma casa de vidro de 40 m², tudo é possível - dependendo do que você quer fazer e de quanto você pode gastar.

Se você só quer cultivar plantas jovens e depois soltá-las na natureza, uma mini estufa ou estufa fria será suficiente. Estes também podem ser adquiridos de forma bastante barata.

Naturalmente, o espaço disponível no jardim ou na varanda também desempenha um papel importante. Se você tiver apenas uma varanda, por exemplo, você pode colocar uma estufa de inclinação para estufa ou uma estufa de filme com prateleiras.

Para jardineiros experientes com um jardim maior, uma casa de vidro ou uma estufa de câmara oca também poderia valer a pena. A partir de cerca de 8 m², você pode ser parcialmente auto-suficiente e até mesmo experimentar plantas tropicais.

Basicamente, quanto maior a estufa, mais cara ela é. Para iniciantes, vale a pena experimentar uma estufa de filme barata, por exemplo, para descobrir se ela é adequada para você e depois mudar de lugar, se necessário.

As ferramentas de jardim também podem ser armazenadas em um galpão de ferramentas para economizar espaço.

gewaechshaus

As estufas vêm em todos os tamanhos. Seja para o apartamento, para a varanda ou para o jardim: há uma estufa adequada para cada situação de vida.

Onde eu devo colocar minha estufa?

A localização certa é crucial para o progresso e o sucesso das plantas. Especialmente nos meses de inverno, quando há apenas algumas horas de luz natural, sua estufa deve estar em uma posição ideal para capturar luz solar suficiente.

No início você deve se perguntar quanto espaço você tem e se sua estufa será colocada no jardim ou na varanda / terraço / quarto.

No último caso, suas opções são naturalmente limitadas e você deve certificar-se de que é um lugar com o máximo de luz possível.

Se você tem um pouco mais de espaço em seu jardim, você deve se certificar de que ele esteja voltado para leste-oeste. Isto permite que o sol brilhe diretamente sobre a estufa pela manhã e aqueça-a imediatamente.

Ao meio-dia, o sol é protegido e à noite, ele captura a luz novamente e proporciona outro aumento de temperatura.

Também é aconselhável encontrar um lugar que esteja protegido do vento, já que nem todos os tipos de casas de vidro são construídas com tanta robustez.

É melhor verificar se há suprimento suficiente de água e eletricidade sem nenhum problema e garantir que nenhuma árvore ou arbusto alto bloqueie a luz solar da estufa.

O que mais você precisa considerar ao comprar uma casa de vidro:

Se você quiser colocar uma grande casa de vidro em seu jardim, você deve definitivamente descobrir se precisa de permissão de planejamento para isso. Como é um prédio, você pode ter que registrá-lo com antecedência.

Especialmente se você está fazendo um investimento para os próximos anos e está cavando fundo em seus bolsos para sua nova estufa, você não deve ignorar o aspecto do seguro ou custos de reparos.

É claro que sempre pode acontecer que as vidraças se partam ou que o granizo destrua alguma coisa. Alguns seguros domésticos incluem a estufa em sua cobertura.

Peça mais informações ao seu agente de seguros.

Decisão: Que tipos de estufas existem e qual é a mais adequada para você?

Basicamente, você pode distinguir entre seis tipos diferentes de estufas

  • Casa de vidro
  • Estufa feita de chapas de parede dupla
  • Estufa de folha de alumínio
  • Lean-to greenhouse
  • Moldura fria
  • Mini estufa

Cada um desses tipos difere no preço de compra e nas diferentes possibilidades de aplicação. Dependendo de quanto espaço você tem em seu jardim ou em sua varanda, diferentes tipos de estufas são adequados para você.

Se você é mais um jardineiro de hobby ou um iniciante e quer comprar uma estufa barata ou já tem mais experiência em jardinagem, um tipo diferente de estufa pode ser adequado para você.

Também é importante saber para que você quer usar a estufa. Na seção seguinte eu gostaria de apresentar a você os diferentes tipos e apresentar suas vantagens e desvantagens para ajudá-lo a decidir que tipo de estufa é adequado para você.

Glasshouse

Uma estufa oferece muitas vantagens para o jardineiro experiente que quer equipar seu jardim a longo prazo, com a melhor qualidade e também parece realmente atraente. No entanto, o custo não deve ser ignorado, pois uma estufa de vidro pode ser bastante cara.

Uma estufa de vidro é certamente um atrativo no jardim.

Vem em uma grande variedade de tamanhos e formatos e encanta não apenas os membros da família, mas também os amigos quando outra festa no jardim está chegando. Nos meses frios, você também pode usá-lo como um jardim de inverno.

Vantagens
  • Apanhador de olhos
  • Permite que a luz passe muito bem
  • Geralmente feito de vidro à prova de estilhaços
  • Alta qualidade
  • Durável
Desvantagens
  • Caro
  • Risco de quebra durante o transporte
  • Construção complicada
  • Observar regulamentos de construção

Além disso, as casas de vidro têm a vantagem de deixar passar mais luz do que outros tipos de estufas, tornando-as particularmente adequadas para plantas jovens que podem prosperar em um espaço protegido.

O material geralmente é vidro à prova de estilhaços, que é produzido por um processo de fabricação especial. No entanto, às vezes acontece que alguns vidros quebram durante o transporte. Você não deve economizar na embalagem e no estofamento.

Caso contrário, as casas de vidro oferecem excelente qualidade que você pode desfrutar por muitos anos. É perfeito para pessoas que estão planejando um investimento de longo prazo, pois as casas de vidro podem se tornar bastante caras.

Há também muitos acessórios que você pode usar para apimentar a sua estufa.

E por último, mas não menos importante, você também deve ter em mente que não é fácil montar uma estufa e que é melhor obter ajuda profissional (de um revendedor, por exemplo).

Estufa de parede dupla

Em princípio, uma estufa feita de folhas de parede dupla é construída de forma muito semelhante a uma casa de vidro. A maior diferença, no entanto, é o material utilizado para as paredes. É PVC, plexiglass ou vidro acrílico.

Estes tipos de estufas são particularmente populares entre os jardineiros que não querem ou não podem pagar uma casa de vidro, mas ainda assim não querem passar sem as vantagens familiares. É muito mais barato e leve, e eles vêm em cores diferentes.

Vantagens
  • Mais barato
  • à prova de estilhaços
  • leve
  • à prova de intempéries
  • vida longa
Desvantagens
  • Plástico no jardim
  • Inicialmente, apenas alta permeabilidade ao ar
  • observar as normas de construção

Ao contrário do vidro, uma estufa de parede dupla é leve, à prova de estilhaços e à prova do tempo. Portanto, não há necessidade de se preocupar com o transporte. Ele também dura muito tempo e pode ser fornecido em uma grande variedade de tamanhos.

Quanto mais grosso o plástico (geralmente de quatro a seis milímetros), melhor o isolamento e o controle de temperatura na estufa.

Estufa de folha

Uma estufa de folha é uma das alternativas mais econômicas para estufa. Eles são rápidos e fáceis de instalar e podem ser colocados (quase) em qualquer lugar, mas você não deve esperar que eles durem muito tempo e estar preparado para fazer compromissos de qualidade.

Uma película verde ou transparente é esticada sobre uma armação de aço ou arame, as extremidades são colocadas firmemente no chão com pinos e a estufa da película está pronta. É uma alternativa barata e simples a uma estufa de núcleo oco.

Vantagens
  • Muito fácil de montar
  • Custo-efetivo
  • Economia de espaço
  • Pode ser moldado conforme desejado
Desvantagens
  • Dura apenas 1-2 anos
  • Não tão atraente
  • Não muito isolante
  • Ventilação difícil
  • Não resistente ao vento

Este tipo de estufa é particularmente adequado para iniciantes que querem experimentar a jardinagem. As estufas de folha de alumínio vêm em muitas variedades e também podem ser colocadas na varanda, onde há várias prateleiras.

Uma estufa de filme pode ser moldada conforme desejado devido ao filme flexível, mas isso também tem algumas desvantagens, como a falta de isolamento ou a dificuldade de ventilação.

Fenômenos meteorológicos como o granizo também encurtam a vida de uma estufa de filmes, então você tem que comprar uma nova a cada poucos anos.

Lean-to greenhouse

Uma estufa lean-to greenhouse, como o nome sugere, inclina-se contra uma parede. Isto torna possível utilizar o espaço não utilizado de uma forma orientada. Isto é particularmente interessante para casas com um pequeno jardim ou até mesmo apenas uma varanda.

As estufas Lean-to são econômicas em espaço e vêm em todos os tamanhos e materiais diferentes. Você pode adicionar uma estufa de vidro como um quarto adicional e até mesmo criar um jardim de inverno.

Mas também são possíveis versões mais baratas feitas de PVC ou mesmo uma estufa de filme.

Por serem muito estáveis e encostadas a uma parede, as estufas lean-to são muito resistentes às intempéries e podem subir muito alto. Isto é particularmente adequado para tomates, por exemplo.

Vantagens
  • Economia de espaço
  • Protegido do vento
  • Localização ideal importante
  • Jardim de inverno possível
Desvantagens
  • Sem plantas exóticas
  • Não há sol suficiente
  • Dependente do local

A única desvantagem de uma estufa enxuta, no entanto, é que ao invés de quatro paredes, apenas três estão disponíveis para a luz solar, então uma boa localização deve ser procurada. Ideal para sobre-internar plantas, mas não adequado para plantas exóticas.

Mini estufa

Uma mini estufa oferece a mesma funcionalidade que sua irmã maior - a casa de vidro - mas é apenas uma miniatura dela em termos de dimensões. É perfeito para o cultivo de plantas jovens ou ervas.

As mini estufas podem ser feitas de plástico, madeira ou vidro e são muito flexíveis em termos de sua localização. Assim, qualquer pessoa, iniciante ou jardineiro amador avançado, pode criar plantas jovens em qualquer lugar. Eles podem até ficar dentro de casa.

Vantagens
  • Para crescer com antecedência
  • Possível em qualquer lugar (quarto, varanda)
  • Barato
  • Vários projetos
Desvantagens
  • Somente para plantas jovens ou ervas
  • Muito pequenas

Estes tipos de casas de vidro são uma maneira muito barata de cultivar plantas pequenas, mas têm a desvantagem de ter que replantá-las rapidamente porque o espaço se torna muito pequeno.

Moldura fria

Uma moldura fria é um tipo especial de estufa. Geralmente é usado apenas entre o final do grande frio e o início do verão para proteger as plantas jovens.

Como é apenas alto e bastante compacto, ele pode ser colocado em cima de uma cama existente e pode até mesmo fornecer proteção para camas elevadas.

Vantagens
  • Pode ser colocado em qualquer canteiro
  • Oferece proteção para plantas jovens na primavera
  • Vantagem de tempo
Desvantagens
  • Baixa altura
  • Vida útil limitada

Oferece uma clara vantagem de tempo em relação ao plantio puro ao ar livre, pois as plantas jovens são protegidas na primavera antes da última geada e já podem brotar. Os quadros frios têm uma aba no topo e podem ser abertos para aclimatizar as plantas ao meio ambiente.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar estufas

A seguir, gostaríamos de lhe mostrar os fatores que você pode usar para comparar e avaliar estufas. Isto tornará mais fácil para você decidir se uma estufa em particular é adequada para você ou não.

Em resumo, estes são:

  • Área de aplicação
  • Localização
  • Tamanho
  • Material
  • Opções de Ventilação
  • Fundação
  • Peso

Nos parágrafos seguintes você pode ler sobre os critérios de compra individuais e como você pode classificá-los.

Ao comprar uma estufa, há vários critérios de compra que ajudam você a fazer sua escolha. (Fonte: 123rf.com / 90802943)

Escopo

O critério mais importante ao comprar é primeiro decidir que tipo de estufa você precisa. Nós já apresentamos os diferentes tipos em detalhes na seção de decisão acima.

No entanto, gostaríamos de salientar neste ponto que você deve pensar cuidadosamente sobre o que você precisa para sua estufa e o que você quer fazer com ela.

Basicamente, você pode dizer que estufas, estufas de parede oca e estufas de filme podem ser agrupadas, pois todas elas vêm em tamanhos diferentes e servem ao mesmo propósito.

Você pode cultivar vegetais durante todo o ano ou simplesmente colocar suas plantas cítricas dentro para o inverno. Estes três tipos são universais.

Em contraste, as mini-estufas são adequadas apenas para o cultivo de plantas jovens ou espécies menores de ervas e requerem pouco espaço, pois são muito pequenas.

Tipo Campo de aplicação
Glasshouse Todas as áreas de aplicação - também plantas tropicais
Estufa de câmara oca Todas as áreas de aplicação - também plantas tropicais
Estufa de folha de alumínio Todas as áreas de aplicação
Mini estufa Para cultivo de plantas jovens
Quadro frio Para iniciar a estação mais cedo
Inclinar para estufa Ampliação da casa - conservatório

Uma estufa não é uma estufa em si mesma, mas sim uma adição a um canteiro (elevado) para cultivar pequenas plantas mais cedo. É fácil de montar, é baixo e não tem piso próprio.

Uma estufa lean-to é adequada para qualquer pessoa que queira usar seu espaço de forma eficiente ou queira ampliar a casa no sentido de um conservatório.

Para dar alguns exemplos: Se você quer cultivar plantas tropicais, uma estufa quente com possível aquecimento e bom isolamento é mais adequada.

Se você quiser apenas estender sua temporada e começar mais cedo, um quadro frio pode ser suficiente.

Localização

A situação inicial em relação ao seu espaço disponível é decisiva para a escolha de uma estufa.

Por exemplo, se você mora na cidade e só tem um quarto ou uma varanda ou terraço disponível, estufas diferentes são adequadas do que se você tiver um grande jardim em casa.

A quantidade de luz solar ou brilho disponível também tem um grande papel na decisão sobre uma estufa.

Especialmente no caso de menos luz do dia, uma estufa de vidro seria mais adequada, pois deixa passar a maior parte do sol do que, por exemplo, uma estufa de chapa que foi mergulhada em tinta verde.

Localização Tipo
Espaço Mini estufa
Varanda / terraço Mini estufa, estufa de filme
Jardim Todos os tipos possíveis

Se você não tem seu próprio jardim, mini estufas ou estufas de folha com prateleiras são adequadas para você. Estes fazem o melhor uso do espaço limitado e você também pode desfrutar de uma estufa.

Além disso, estes tipos são móveis e você também pode movê-los ou desmontá-los rapidamente em uma emergência.

Se você tem seu próprio jardim, os modelos maiores valem a pena, tais como uma estufa de câmara oca, casa de vidro, estufa fria ou estufa inclinada.

Estes tipos estão disponíveis em tamanhos diferentes, então você pode simplesmente escolher um modelo que se adapte à sua situação no jardim. Mas mais sobre isso no próximo ponto.

Tamanho

Se você quer comprar uma estufa pequena ou grande depende de alguns fatores. Por um lado, quanto espaço você tem disponível (ver localização acima), mas também o que e quanto você quer plantar e que orçamento você tem disponível.

Não há maneira melhor ou pior - há uma estufa adequada para todas as preferências individuais.

Se você quer principalmente proteger pequenas plantas jovens, mini estufas, armações frias ou mesmo estufas de folhas pequenas são adequadas para o cultivo.

Se você quiser cultivar alguns vegetais para você ou sua família, você vai precisar de uma estufa maior. Um tamanho de oito metros quadrados ou mais provou ser apropriado.

Não esqueça, entretanto, que estufas maiores também são mais caras para comprar e manter e requerem mais tempo.

Um fator extra a ser lembrado com estufas grandes (especialmente de vidro) são os requisitos regulatórios, pois você pode precisar de permissão de planejamento.

Por favor note que uma estufa não deve ser recheada até o último milímetro, caso contrário as plantas não crescerão e prosperarão bem. Dê a eles o espaço necessário e escolha cuidadosamente as variedades e números com antecedência.

Você não deve considerar apenas quantas plantas plantar, mas também quais plantas. Rabanetes, cenouras, alface ou ervas, por exemplo, precisam de muito pouco espaço, enquanto tomates ou malaguetas gostam de se expandir em altura e largura.

Material

Quando se trata do material da casa de vidro, é feita uma distinção entre a estrutura de base e a parede. Aqui está uma visão geral dos diferentes materiais:

Estrutura básica

  • Alumínio
  • Metal
  • Madeira
  • Plástico

Paredes

  • Vidro
  • Folha
  • Plástico

Uma moldura feita de alumínio é muito popular porque é resistente, dura muito tempo e é visualmente atrativa. Também não é tão pesado quanto a madeira, por exemplo.

A madeira, por outro lado, tem a vantagem de se misturar perfeitamente com a natureza e de desenvolver uma imagem harmoniosa. No entanto, você deve sempre certificar-se de que você usa madeira impregnada. Em geral, a madeira não é tão fácil de se cuidar e é bastante cara.

O mais clássico de todos os tipos de paredes para uma estufa é o vidro. É um material de alta qualidade que geralmente é resistente a riscos e deixa a luz passar maravilhosamente para as plantas, mas geralmente não é à prova de quebra e é caro.

Aqui, o plástico (por exemplo, folhas de parede dupla ou PVC) e o filme têm uma clara vantagem. Eles podem ser dobrados e não se quebram rapidamente. Eles também são muito mais baratos do que o vidro.

No entanto, deve-se notar que a folha de alumínio em particular não é tão atraente de se ver, não oferece muita estabilidade e tem apenas uma vida útil curta (aproximadamente um a cinco anos com bons cuidados).

gewaechshaus-groß

A estrutura básica da estufa pode ser feita de alumínio, metal, madeira ou plástico. As paredes são geralmente feitas de vidro, folha ou plástico.

Opções de ventilação

O fato de que uma temperatura mais alta pode ser alcançada na estufa em comparação com o exterior é um dos princípios básicos de uma estufa e geralmente uma vantagem, mas especialmente no verão ela pode se tornar uma grande desvantagem porque uma temperatura muito alta é prejudicial para as plantas.

Para evitar o acúmulo de calor e garantir a proteção contra fungos e pragas, você precisa de opções adequadas de ventilação. Portas e janelas desempenham um papel central nisto.

Certifique-se de que seu produto tenha janelas laterais ou clarabóias suficientes para deixar entrar ar externo quando necessário.

Para estufas menores, a ventilação geralmente pode ser controlada através da porta; para estufas maiores, as janelas também são adequadas.

Em princípio, uma grande janela significa que o ar esfria mais rapidamente, mas você deve se certificar de que ela esteja bem colocada e que a chuva ou o granizo não entrem na estufa durante as tempestades.

Estufas de folha mais baratas, por exemplo, têm janelas e portas que se enrolam, enquanto as casas de vidro têm clarabóias que são fixadas com uma espécie de cunha.

Os chamados abridores automáticos de janelas regulam a temperatura sozinhos, abrindo-a automaticamente quando está muito quente.

Fundação

Você também deve considerar se você quer comprar sua estufa com ou sem uma fundação. Isto é importante para dar apoio e estabilidade ao prédio. Além disso, uma fundação pode proteger contra a geada - dependendo de quão profunda ela é construída.

Você também pode construir uma fundação você mesmo e colocar a área desejada em concreto. Entretanto, se você não for tão prático, pode valer a pena comprar uma estufa com uma fundação de aço incluída.

Isto evita que você tenha que construir uma fundação de concreto.

Naturalmente, o preço também tem um papel importante. Estufas com fundações incluídas são normalmente um pouco mais caras do que aquelas sem fundações. Portanto, você deve pensar cuidadosamente sobre os recursos disponíveis em casa.

Uma fundação é definitivamente recomendada se você quiser desfrutar da sua estufa por mais tempo.

Peso

O peso do item não só é importante ao transportá-lo da loja de bricolage para sua casa, mas também lhe diz algumas outras coisas.

Pode ser assumido que uma estufa mais pesada é feita de materiais mais resistentes, como madeira, vidro ou alumínio, e durará mais tempo no jardim e não será afetada tanto pelo clima.

Entretanto, estufas de vidro, por exemplo, também são mais difíceis de montar e requerem força profissional.

Uma construção mais leve, como uma estufa de filme ou estufa de câmara oca, tem a vantagem de ser geralmente mais fácil de transportar.

Eles também são mais fáceis de montar e móveis. Uma estufa de filme, por exemplo, pode estar pronta e funcionando em poucos minutos. Com um pouco de habilidade, uma estufa de parede dupla pode ser erguida por uma ou duas pessoas em poucas horas.

Crédito fotográfico: Pixabay.com / Skitterphoto

Resenhas