Ultima atualização: 29 de julho de 2021

Nós vivemos constantemente cercados por germes e bactérias, mesmo que não possamos vê-los a olho nu, eles estão sempre lá. Por esta razão, é importante manter uma higiene adequada e desinfetar os objetos que mais usamos no nosso dia-a-dia. Neste sentido, os esterilizadores chegaram para tornar nosso trabalho muito mais fácil.

Embora existam modelos diferentes dependendo do que você quer esterilizar, neste artigo vamos focar naqueles projetados para os itens de nossos bebês. Como sabemos, quando eles nascem, seu sistema imunológico não está totalmente desenvolvido, então eles são mais propensos a contrair doenças diferentes. Por esta razão, é essencial ter muito cuidado e cuidar de sua segurança.




A coisa mais importante

  • Os esterilizadores são uma ótima ferramenta para desinfetar os utensílios do bebê. É importante usá-los nos primeiros meses de vida, pois eles não nascem com um sistema imunológico totalmente desenvolvido e são mais propensos a doenças.
  • Esterilizadores matam 99,9% das bactérias e germes em objetos. Eles também têm muitas vantagens, incluindo a facilidade de uso e segurança para o usuário.
  • Existem diferentes tipos de esterilizadores dependendo do modo de desinfecção que eles usam. Existem esterilizadores de microondas, esterilizadores a vapor e esterilizadores a frio, que utilizam comprimidos desinfetantes ou líquidos.

Esterilizador: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre esterilizadores

Se você quiser comprar um esterilizador para facilitar o trabalho de desinfecção dos itens do seu bebê, é importante que você conheça a fundo os aspectos mais importantes sobre o dispositivo e como usá-lo. É por isso que, abaixo, detalharemos tudo o que você precisa saber e tentaremos resolver todas as dúvidas que você possa ter sobre os esterilizadores.

bebé tomando leche

Os esterilizadores são uma ótima ferramenta para desinfetar utensílios para bebês. (Fonte: Lightfieldstudios: 150455591/ 123rf.com)

Quais são as vantagens de usar um esterilizador?

As principais vantagens do uso de um esterilizador são a conveniência que ele oferece aos seus usuários. Geralmente, os pais têm poucos momentos livres, então estes dispositivos se tornam grandes aliados na vida cotidiana. Eles não apenas economizam tempo, mas também são muito fáceis de usar e fazem todo o trabalho eles mesmos, sem a necessidade de estarmos constantemente atentos.

Vantagens
  • São fáceis de usar
  • Não levam muito tempo para usar
  • Eliminam 99,9% dos germes
  • Não precisam ser verificados durante a operação
  • São seguros
  • Geralmente não usam produtos químicos
  • Vantagem N
Desvantagens
  • Precisam de uma conexão elétrica ou baterias, no caso das portáteis
  • São um investimento que perde seu valor à medida que o bebê cresce

Por que eu deveria comprar um esterilizador?

Como nós já mencionamos, a higiene dos utensílios que estão em contato regular com nosso bebê é essencial. Especialmente durante os primeiros seis meses de vida, quando seu sistema imunológico ainda não se desenvolveu adequadamente.

Como resultado, eles são mais propensos a contrair doenças e é nosso dever fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar isso.

Embora seja possível esterilizar manualmente colocando itens em água fervente, é muito mais prático e seguro usar um esterilizador. Além disso, se você tem muitas garrafas ou chupetas para desinfetar ao mesmo tempo, e mesmo que você faça esta tarefa regularmente, esta é a melhor maneira de fazer isto.

biberones limpios

É importante usá-los nos primeiros meses de vida, pois eles não nascem com um sistema imunológico totalmente desenvolvido e são mais propensos a doenças. (Fonte: Kiatdumrong: 57771587/ 123rf.com)

Que tipos de esterilizadores existem?

Existem diferentes tipos de esterilizadores, que são basicamente diferenciados pelo sistema de desinfecção que eles usam. Existem esterilizadores de microondas, esterilizadores a vapor e esterilizadores a frio. Embora todos eles tenham a mesma função, vamos dar uma olhada nas principais características de cada um deles:

Esterilizadores de micro-ondas

Neste caso, há um grande recipiente que você coloca no microondas e consiste em três partes: a base, a grade e a tampa. A base é onde a água é colocada e os utensílios a serem desinfetados são colocados sobre o suporte, que é então coberto.

Possui um manual do usuário e uma tabela de tempo para definir os minutos de uso de acordo com a potência do microondas. Esta é uma boa opção, pois é um pouco mais barata que os aparelhos elétricos e seu tamanho não é excessivo, tornando o transporte mais fácil. Além disso, algo importante a ter em mente é que antes do uso, os produtos devem ser cuidadosamente lavados e secos depois.

Esterilizadores elétricos a vapor

Como diz, estes são esterilizadores elétricos a vapor. Eles têm diferentes níveis: no primeiro há uma placa que gera calor, no seguinte é onde a água é colocada, que depois é transformada em vapor pelo calor, e nos níveis superiores são colocados os elementos a serem esterilizados. Este tipo de esterilizadores são geralmente os mais caros, mas ao mesmo tempo são os mais equipados.

Eles normalmente vêm com funções adicionais e são muito fáceis de usar. Além disso, embora ocupem mais espaço devido ao seu tamanho, pela mesma razão eles também permitem a desinfecção de mais objetos ao mesmo tempo.

Recien nacido tomando leche

Eles também têm muitas vantagens, incluindo a facilidade de uso e segurança para o usuário. (Fonte: Nichizhenova: 112254864/ 123rf.com)

Esterilizadores a frio

Neste tipo de esterilização, comprimidos desinfetantes ou líquidos são usados para completar o processo. Estes são colocados em um recipiente cheio de água, cobrindo completamente os objetos a serem desinfetados, e deixados por aproximadamente 30 minutos.

Eles são geralmente os menos recomendados porque eles têm que ser lavados imediatamente e se não forem feitos corretamente, vestígios dos produtos químicos podem permanecer nos utensílios. Isto pode resultar em um mau gosto ou cheiro e ser perigoso para a saúde do bebê.

Esterilizador de microondas Esterilizador elétrico Esterilizador a frio
Modo de desinfecção Vapor Vapor Com comprimidos ou líquido desinfetante.
Função Só esteriliza Pode vir com funções adicionais Só esteriliza.
Que elementos são necessários Água e um microondas Só água Água e um recipiente onde cabem os objetos a serem esterilizados.

Como funciona um esterilizador?

Neste ponto, como funciona depende do tipo de esterilização utilizada. Mas em geral, um objeto é submetido a um processo de desinfecção no qual os germes ou bactérias que ele pode conter são eliminados. A seguir, veremos em detalhes o procedimento utilizado para cada tipo:

  • Esterilização por microondas: Neste caso, o procedimento é simples: coloque os itens no suporte do recipiente e coloque aproximadamente 200 ml de água na base. A tampa é então fechada e o tempo de operação é ajustado. O vapor começa a circular dentro do recipiente, fazendo com que os agentes bacterianos sejam eliminados.
  • Esterilização a vapor: Este processo é similar, pois também usa vapor. Estes têm uma placa no primeiro nível cuja função principal é gerar calor. A água é colocada no segundo nível e os elementos são colocados em cima. Para começar a desinfecção você só tem que ativar o dispositivo. A placa eleva a temperatura, aquece a água até o ponto de ebulição e faz o vapor circular.
  • Esterilização a frio: Este tipo de esterilização utiliza comprimidos ou líquidos desinfetantes. Os objetos são colocados em um recipiente cheio de água, o líquido ou comprimido é adicionado e deixado para agir por cerca de meia hora. Os componentes químicos removem os germes ou bactérias. Depois disso, os itens devem ser lavados cuidadosamente para garantir que nenhum resíduo do produto permaneça.

Com que freqüência as chupetas ou garrafas devem ser esterilizadas?

Este aspecto depende mais de critérios pessoais do que qualquer outra coisa, pois há muitas opiniões sobre o assunto e nenhuma delas é certa. A prática usual é esterilizar chupetas ou garrafas antes do primeiro uso e isto é algo com o qual todos concordam. Mas as discrepâncias começam quando surge a questão de quantas vezes o processo deve ser repetido.

Alguns pediatras recomendam a desinfecção de utensílios de bebê durante os primeiros seis meses de vida, enquanto outros optam por três a doze meses.

Há aqueles que esterilizam após cada uso e aqueles que esterilizam após um certo período de tempo. Em resumo, as opiniões são variadas, então os pensamentos de cada pai irão predominar e o que é mais tranqüilizador para eles.

Você sabia que a solução permanece ativa por 24 horas? Assim você pode molhar os objetos mais de uma vez por dia

Como o esterilizador deve ser limpo?

Primeiro de tudo, tanto o esterilizador elétrico quanto o esterilizador de microondas devem ter permissão para esfriar antes da limpeza. No caso do primeiro, ele deve primeiro ser desligado da tomada. Depois, lave-o com água quente e um pouco de detergente líquido, exceto a base, que deve ser limpa com um pano úmido para evitar arranhá-la.

Embora seja um procedimento simples, é necessário tomar algumas precauções extras, tais como não submergir a base (no caso de elétrica) ou o cabo na água. Ao mesmo tempo, não é recomendado o uso de esfregões ou agentes de limpeza abrasivos. Após a lavagem, o aparelho deve ser deixado para secar e depois armazenado em um local limpo e seco.

Usar um esterilizador é o mesmo que ferver a chupeta ou a garrafa?

Sim, como a função que eles desempenham é a mesma, desinfetar os objetos. A única diferença é que o uso de um esterilizador não envolve grandes riscos, como faz a fervura manual da água. Neste caso, ao colocar os itens a serem desinfetados, se não for feito com cuidado, pode salpicar e causar queimaduras na pele.

Além disso, se você estiver fazendo mais de uma atividade ao mesmo tempo, você não corre o risco de arruinar os utensílios. Isto pode acontecer se você deixá-los alguns minutos a mais do que eles deveriam estar no fogão.

biberones sucios

Esterilizadores matam 99,9% das bactérias e germes nos objetos. (Fonte: Preedathawan: 52214136/ 123rf.com)

Critérios de compra

Ao comprar um esterilizador, você encontrará uma grande variedade de opções no mercado. Por esta razão, nós selecionamos os aspectos mais importantes a serem considerados ao escolher um esterilizador e os compartilhamos com você abaixo:

Adaptabilidade

Comprar um esterilizador para muitos pode ser um investimento, então se este é o seu caso, você vai querer ter certeza de que realmente vale a pena e que você pode tirar o máximo proveito dele.

É importante levar em conta a capacidade de adaptação do esterilizador a diferentes elementos

A maioria dos esterilizadores tem um design que lhes permite desinfetar apenas garrafas e tetas, mas há outros que, devido ao seu tamanho, se adaptam a diferentes objetos, como chupetas, pratos e bombas de leite. Portanto, seria uma ótima opção se você quiser tirar o máximo proveito deste dispositivo.

Papá con su bebé

Existem diferentes tipos de esterilizadores, dependendo de como eles desinfetam. (Fonte: Lypa: 121819844/ 123rf.com)

Capacidade

Outro aspecto importante a ser levado em consideração ao comprar um esterilizador é sua capacidade e o uso que será dado a ele. Como já mencionamos, há uma grande variedade de opções no mercado que diferem, entre outras coisas, no número de objetos que eles podem desinfetar ao mesmo tempo.

De uma garrafa a doze e com a possibilidade de adicionar outros itens menores, a gama de possibilidades é ampla. Portanto, é essencial determinar para quais itens nós vamos usá-lo e assim comprar aquele que melhor se adequa às nossas exigências.

Tempo de uso

De acordo com a rotina de cada pessoa, o tempo de desinfecção do produto pode ser um fator decisivo na compra de um esterilizador, ou não. Afinal de contas, quem não quer gastar o mínimo de tempo possível em uma tarefa?

Há esterilizadores que levam entre 5 a 10 minutos e alguns levam um pouco mais de tempo, até meia hora. O mesmo tempo é necessário para ferver os objetos e desinfectá-los manualmente, por isso depende especificamente do julgamento pessoal e da atenção que podemos dar a ele.

Você sabia que se você usar este tipo de esterilizador o objeto pode ser mantido esterilizado por até 24 horas? Desde que você não abra a tampa

Segurança

Quando se trata de esterilizadores, eles são uma das opções mais seguras quando se trata de desinfetar objetos por várias razões. Primeiro, não há necessidade de lidar com água fervente, algo que pode ser um risco se houver crianças na sala ou se os itens forem deixados no fogão por mais alguns minutos.

Em segundo lugar, não utiliza produtos químicos ou abrasivos que - se usados indevidamente - podem deixar resíduos em garrafas, chupetas ou bombas de leite. Finalmente, deixa você com a paz de espírito de que elimina 99,9% dos germes que podem afetar a saúde de seus pequenos.

Características adicionais

Em linha com a adaptabilidade, se investimos em um esterilizador, é útil conhecer as funções adicionais que os diferentes dispositivos nos oferecem para tirar o máximo proveito de seu uso. Todos esses complementos respondem para resolver diferentes tarefas diárias, por exemplo:

  • Esterilizador e secador de garrafas: 2 em 1, ele não apenas desinfeta, mas também seca os itens e os torna prontos para uso.
  • Esterilizador e aquecedor de garrafas: Esteriliza o biberão e aquece o leite para o seu bebê, tudo no mesmo aparelho.
  • Esterilizador, secador e aquecedor de garrafas: função 3-em-1, esteriliza, seca e aquece o leite na garrafa. Eles geralmente têm uma capacidade maior que permite que você desinfete outros itens, como chupetas ou bombas de leite.

biberones

Geralmente os pais têm poucos momentos livres, então estes dispositivos se tornam grandes aliados na vida cotidiana. (Fonte: Kaewsai: 93056589/ 123rf.com)

Portabilidade

Neste caso, um esterilizador portátil é uma ótima opção quando se está viajando ou se você tem um dia ocupado e tem que ir e voltar. É fácil de carregar e permite que você desinfete itens em questão de minutos.

Deve-se notar que você só pode usá-lo um ou dois de cada vez, então se você tiver várias garrafas ou chupetas, isso pode levar vários minutos. Mesmo assim, embora dependa das suas necessidades, ainda é uma boa maneira de sair da bagunça.

Resumo

Em resumo, um esterilizador é uma ótima ferramenta quando se trata de desinfetar diferentes tipos de objetos por diferentes razões. Sem dúvida por causa de quão práticos eles podem ser e quão fáceis de usar eles são. Além disso, porque eles não representam nenhum risco para aqueles que vão usá-los. As crianças em seus primeiros meses de vida são as mais propensas a ficar doentes porque seu sistema imunológico não está totalmente desenvolvido.

Daí a necessidade de desinfetar os itens que estão mais em contato com eles e que estes dispositivos estão entre os mais vendidos e mais conhecidos no mercado. Por esta razão, nós mostramos tudo o que você precisa saber para que você possa encontrar aquele que melhor se adapte às suas necessidades.

(Fonte da imagem em destaque: Preedathawan: 55774365/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas