Ultima atualização: 29 de julho de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

15Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Você acha difícil se comunicar ou liderar seu cavalo apesar de seus melhores esforços? Se assim for, nós temos a solução para você: esporas. Embora poucas pessoas possam estar familiarizadas com esta palavra, mesmo os cavaleiros novos no mundo da equitação, é provável que eles a tenham visto em filmes antigos de faroeste.

Embora os esporões possam parecer à primeira vista serem meramente acessórios decorativos, eles servem a uma série de funções que facilitam o treinamento de cavalos. Isto é especialmente relevante quando, como cavaleiro, você quer preparar seu cavalo para a disciplina eqüestre que você pratica.




O mais importante

  • Os esporões são uma ferramenta muito útil para os cavaleiros que precisam de ajuda extra para conduzir seus cavalos. Há incontáveis tipos de esporas no mercado. No entanto, o ideal para você dependerá da disciplina que você montar ou do seu estilo de montar.
  • Os esporões devem ser usados com muito cuidado ao montar. Eles entram em contato direto com seu cavalo, então o mau uso deles pode ferir seu cavalo acidentalmente.
  • Antes de comprarmos esporas, devemos pensar em nossas necessidades como cavaleiro, mas não esquecendo as do nosso cavalo. Alguns cavalos são mais sensíveis do que outros. Portanto, devemos verificar se o modelo de esporão que compramos também é confortável para o nosso animal.

Esporas: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre esporas

Se você decidiu comprar um par de esporas para ajudá-lo com sua equitação, você precisa saber as seguintes coisas sobre este produto. Somente desta forma você será capaz de tomar a decisão correta de compra. Abaixo, nós incluímos fatos relevantes que você deve saber, assim como as perguntas mais freqüentes feitas entre os usuários sobre esporas.

chica montando caballo

Os esporões são de grande ajuda para os cavaleiros que participam de competições eqüestres. Eles permitem que eles dirijam os movimentos de seus cavalos com mais precisão. (Fonte: Oursel: aDMBGcMtUkU/ unsplash.com)

O que são esporas?

Os esporões são arcos de metal que os cavaleiros colocam ao redor do calcanhar de suas botas para instruir ou dirigir seus cavalos. Com este instrumento, os cavaleiros tocam os lados do cavalo com seus calcanhares para fazer o cavalo andar mais rápido, pular, virar ou continuar andando.

Os esporões são normalmente usados somente quando o cavaleiro necessita de ajuda adicional para dirigir o cavalo.

Se o uso de voz, mãos, pernas e assento não forem suficientes para treinar o cavalo, então o cavaleiro pode recorrer ao uso de esporas. Entretanto, os toques com as esporas devem ser sempre suaves e breves, para não ferir o cavalo.

Embora os esporões possam ser usados em uma variedade de situações, eles devem obedecer a certos atributos e desenhos de acordo com a disciplina eqüestre ou estilo de equitação que está sendo praticada. O cumprimento dessas regras também garantirá o bem-estar do cavalo.

Quais são as partes de um esporão?

A maioria das esporas tem 6 partes ou componentes, que são detalhados abaixo:

  • Alça: Esta é a alça que segura o esporão na bota do cavaleiro. Há cintas de diferentes formas, tamanhos e materiais, dependendo do estilo ou da disciplina eqüestre que está sendo praticada.
  • Ilhós: A parte do esporão que une a cinta ao arco.
  • Pernas: As partes componentes do corpo do esporão que estão localizadas em ambos os lados do pé do cavaleiro.
  • Arco: A parte curvada do esporão que serve para ajustá-lo ao calcanhar da bota do cavaleiro.
  • Galo: A parte do esporão localizada entre o arco e a roleta. A função do galo é apoiar a roleta.
  • Roleta: Esta parte está localizada na extremidade traseira do esporão e permite que o cavaleiro estimule o cavalo.

Enquanto um cavaleiro deve avaliar cada um dos componentes dos esporões para tomar sua decisão de compra, ele deve prestar muito mais atenção ao galo e à roleta. Ambos os componentes estão em contato direto com a pele do cavalo. Portanto, é vital considerar as características físicas e as necessidades do animal.

chica montando caballo

É vital que nós encaixemos nossas esporas corretamente antes de montarmos. Caso contrário, eles poderiam descer ou machucar nosso cavalo ao montar. (Fonte: Spiske: eioMwwO2IJ2E/ unsplash.com)

Quais são as vantagens e desvantagens das esporas?

Como mencionado acima, a principal vantagem dos esporões é a ajuda extra que eles dão aos cavaleiros. Nem todos os cavaleiros são capazes de liderar ou treinar seus cavalos da maneira tradicional, apesar de múltiplas tentativas.

Portanto, eles usam esporas para tornar esta tarefa mais fácil. Aqui estão algumas outras vantagens deste produto:

Vantagens
  • Eles permitem que o cavalo seja treinado
  • Controlam os movimentos do cavalo e assim evitam acidentes
  • O cavaleiro se sente mais seguro porque tem um auxílio adicional
  • Elementos decorativos para as botas
  • As de qualidade são duradouras
  • Grande variedade no mercado.
Desvantagens
  • Pode ferir a pele ou o pêlo do cavalo
  • Rejeitado por organizações de proteção animal
  • Alguns só decoram as botas, mas não treinam o cavalo.

Que tipos de esporas existem?

Há uma grande variedade de esporas disponíveis no mercado das quais você pode escolher para montar seu cavalo. Grosso modo, as esporas podem ser divididas em 2 grupos, que estão de acordo com o estilo de pilotagem do cavaleiro. A seguir, você pode descobrir mais sobre os tipos de esporas mais usados ou mais conhecidos:

  • Esporões ingleses: Este esporão é normalmente fino e tem um design simples. Seu comprimento é geralmente pequeno, entre 2 a 3 centímetros. Assim, as pernas do cavaleiro podem ser mantidas próximas aos lados do cavalo quando ele cavalga no estilo inglês. O acabamento deste esporão é suave e geralmente é arredondado ou retangular.
  • Esporões de cowboy: Estes são geralmente maiores e têm um arco mais largo para um bom ajuste com botas de cowboy. Eles também são geralmente mais longos. Cowboy cavalgando distancia as pernas do cavalo, então este comprimento será ideal para conduzir o animal. Eles normalmente têm rolamentos de esferas móveis com dentes e desenhos personalizados que chamam a atenção.

Existem muitos outros modelos de esporas dentro destas 2 categorias. Cada um desses modelos é o resultado de várias combinações das partes componentes de um esporão. Entretanto, você nunca deve esquecer seu estilo de equitação e a disciplina equestre que você pratica, a fim de comprar o tipo certo de esporas.

esporas inglesas esporas de Cowboy
Comprimento Curto Longo.
Design Simples e sóbrio Personalizado e atraente.
Galo Normalmente curto Normalmente longo.
Acabamento Normalmente arredondado ou retangular Com uma bola dentada e roda de encaixe.

Como você coloca as esporas?

Se você é novo em montar ou nunca usou esporas antes, é provável que você ainda não tenha certeza de como colocá-las em suas botas. Não se preocupe, aqui estão os passos de como colocá-los e algumas dicas para ajudá-lo a ter o ajuste perfeito.

Passos a seguir

  1. Primeiro, passe a alça através dos dois orifícios de um dos ilhós de esporão e depois faça o mesmo com o outro ilhós.
  2. Em seguida, insira o esporão com alça através da sola do seu calcanhar da bota até sentir uma parada.
  3. Então, sem ter apertado a alça ainda, coloque na sua bota.
  4. Finalmente, aperte a alça certificando-se de que o seu esporão esteja apertado contra a borda do calcanhar da sua bota. Não deve apertar o seu pé, mas também não deve se mover.

Dicas sobre como obter o ajuste ideal

  • Certifique-se de que o tamanho da alça é apropriado para o tamanho do seu pé e tipo de bota.
  • A fivela da alça deve estar sempre do lado de fora do seu pé para não danificar o seu cavalo.
  • Uma vez que você tenha colocado o esporão, levante-se e ande por aí para ter certeza de que você está confortável e que o esporão não escorrega do seu calcanhar.
  • Os esporões devem estar sempre na horizontal. Se eles são inclinados, é muito provável que as esporas tenham o tamanho errado para você.
  • Certifique-se de que os ilhós de suas esporas estejam devidamente alinhados com o início do calcanhar de suas botas. Se este não for o caso, você precisa de esporas com arcos mais longos.

Como você usa esporas?

Uma vez que você tenha comprado e ajustado suas esporas ideais, é natural que esta questão ou preocupação surja. O uso de esporas nunca deve ser tomado de ânimo leve. São estas ferramentas que estarão em contato direto e constante com a pele do cavalo. Portanto, nós devemos usá-los com muita responsabilidade e cuidado.

Quando tocamos o cavalo com nossas esporas, elas devem ser suaves e precisas. Eles não devem ser constantes, pois isso só o deixará irritado e menos obediente.

Além disso, nós devemos estar sempre atentos ao nosso estado de espírito ao montar. Se nos deixarmos levar por emoções negativas no calor do momento, podemos usar mal nossas esporas e danificar nosso cavalo.

chica montando caballo

Nossos cavalos devem se sentir confortáveis com as esporas em todos os momentos. Nós devemos sempre considerar suas necessidades e bem-estar. (Fonte: Neumann: tYDBC9s1ncU/ unsplash.com)

Critérios de compra

Quando você quer comprar um conjunto de esporas, há várias coisas a serem consideradas para que você possa tomar uma boa decisão de compra. Aqui estão alguns dos fatores que você precisa considerar a fim de escolher as esporas certas para você.

Nível de experiência

O nível de experiência que você tem como cavaleiro irá determinar em grande parte o tipo de esporas que você deve comprar, tanto para seu conforto como para o bem-estar de seu cavalo.

  • Se você é um cavaleiro novato, é mais aconselhável usar esporas com um galo curto. Como um cavaleiro inexperiente, você pode ainda não ter muito controle sobre o movimento de suas pernas quando estiver cavalgando. Portanto, estes esporões evitarão danos ao seu cavalo quando eles entrarem em contato com a pele do seu cavalo.
  • Se você é um cavaleiro experiente, esporas com galos longos serão ideais para você. Como você já tem melhor controle sobre suas pernas, você só precisa movê-las um pouco para que estes esporões toquem seu cavalo e o guiem.

Em forma

Ao cavalgar com suas esporas, é muito importante que elas não escorreguem fora do lugar e permaneçam aconchegadas até o calcanhar de suas botas. Portanto, para conseguir este ajuste, você deve levar em conta o tamanho do seu pé e a largura dos seus sapatos.

Existem 4 tamanhos genéricos de esporas para escolher: crianças, jovens, mulheres e homens. Embora esses tamanhos devam variar de pés pequenos (crianças) a pés maiores (homens), você não deve ter excesso de confiança. É melhor experimentar cada um deles em tamanho para ter certeza que você tem o ajuste ideal.

Material

Como em muitos outros produtos, você pode encontrar uma variedade de esporas no mercado que variam de acordo com o material de que são feitas. Você deve avaliar este aspecto muito bem antes de comprar um par, pois cada material tem certas implicações. Dê uma olhada na tabela a seguir para orientá-lo.

Material Implicação
Zinco cromado São frágeis e têm uma vida curta porque enferrujam rapidamente.
Calamina Têm uma vida curta e são frágeis de usar.
Alumínio Não enferrujam, são flexíveis e leves de usar.
Aço inoxidável Material mais comumente usado para esporas. Eles são fortes e duradouros.
Titanium Com implicações similares ao alumínio. Além disso, eles têm propriedades magnéticas e antibacterianas.

Existem muitos outros materiais utilizados na fabricação de esporas, como plástico ou aurigan. No entanto, os melhores são o alumínio, titânio e aço inoxidável devido aos seus atributos superiores.

Apresentação da roleta

Como mencionado acima, alguns esporões têm uma roleta na ponta de seus galos. Estas roletas podem ter formas diferentes, que terão efeitos diferentes no seu cavalo. Portanto, antes de comprar suas esporas, avalie cuidadosamente as rodas da roleta para atender às suas necessidades e às características do seu cavalo.

Apresentação da roleta Implicações
Suave ou em forma de moeda roletas suaves com menos irregularidades nas extremidades guiarão melhor o cavalo.
Bola ou redonda Elas são suaves no cavalo, especialmente aquelas com uma bola giratória. Recomendado para cavalos muito sensíveis, feridos ou que perderam o pêlo.
Dentadas Não adequadas para cavalos sensíveis ou cavaleiros inexperientes.

Forma de galo

Há esporas no mercado cujos galos podem ter formatos diferentes. No entanto, nem todas essas alternativas serão adequadas para você.

Portanto, antes de decidir sobre um galo de esporão específico, determine se o seu estilo de montar será inglês ou ocidental (cowboy ou ocidental).

Se o seu estilo de montar será ocidental, suas pernas estarão mais longe dos lados do seu cavalo por causa da forma da sela do cowboy. Portanto, é recomendável que você use esporas largas e longas para que elas possam tocar seu cavalo mais facilmente.

Por outro lado, se o seu estilo de montar será inglês, suas pernas estarão em contato direto com os lados do seu cavalo. Portanto, nós recomendamos o uso de esporas curtas para evitar ferir o seu cavalo.

Comprimento do galo

Um último aspecto a avaliar antes de comprar suas esporas é o comprimento do galo que elas devem ter. Para conseguir os certos, você deve considerar sua altura e a disciplina eqüestre que você pratica. Aqui está uma tabela para ajudar você a tomar uma decisão melhor.

Comprimento do galo Estatura Disciplina equestre
Galo curto (15 milímetros) Útil para cavaleiros com baixa estatura, pernas curtas ou crianças Muito adequado para saltar. Motiva cavalos.
Galo médio (20 milímetros) Adequado para cavaleiros de altura média a média Útil para adestramento, saltos ou uso geral.
Galo longo (30-35 milímetros) Ideal para cavaleiros de alta estatura ou com pernas longas Apropriado principalmente para adestramento.

Resumo

Os esporões são uma solução interessante para os cavaleiros que precisam de ajuda extra para guiar seus amigos eqüinos. Agora você tem mais informações sobre os diferentes modelos de esporas e quais são mais adequados para um certo estilo de equitação ou disciplina equestre. Você também descobriu que você não deve apenas considerar suas necessidades ao escolher um par de esporas.

Você também deve verificar se seu cavalo está confortável e feliz com eles, caso contrário você pode machucá-lo e não vai melhorar sua habilidade como cavaleiro. Esperamos ter ajudado você a decidir quais esporas comprar. Se você achou nosso guia útil, não se esqueça de nos deixar seu feedback ou compartilhá-lo nas mídias sociais com seus amigos!

(Fonte da imagem em destaque: Iurii Konoval: UfETna4IUuuY/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas