Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

33Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Se você gosta de ter ferramentas que oferecem enorme qualidade com custo baixo e se o trabalho com metais faz parte do seu cotidiano, ter uma esmerilhadeira Skil é uma ótima ideia! Essa marca tem se esforçado para alcançar cada vez mais um lugar ao sol no mercado!

Hoje, a Skil é a subsidiária da Bosch responsável pelos produtos de entrada da tradicional empresa alemã. Nesse artigo, iremos te contar as vantagens de adquirir uma esmerilhadeira da marca, falaremos sobre as diferenças entre as ferramentas que ela produz, as características dos modelos e muito mais!

Primeiro, o mais importante

  • Os três modelos de esmerilhadeira da Skil são muito bons. Recomendados para ambiente doméstico, eles podem ajudar muito a quem precisa eventualmente fazer uso dessa ferramenta.
  • Apesar de produzir esmerilhadeiras consideradas “de entrada”, a Skil capricha em categorias importantes como conforto no manuseio e segurança.
  • O modelo 9455 é um pouco mais avançado que os outros dois (9002 e 9004) principalmente devido à potência e ao diâmetro de disco suportado.

As melhores opções de esmerilhadeiras Skil: Nossas recomendações

A Skil fabrica apenas três modelos de esmerilhadeiras, mas nós garantimos que todos eles são capazes de cumprir muito bem com as suas funções. Produzimos uma pequena lista com recomendações de compra para ajudar na sua aquisição:

A esmerilhadeira Skil mais simples

Se você pretende começar a trabalhar com a esmerilhadeira em casa, com serviços leves, a 9002 é uma fantástica escolha! Ela é muito confortável e ergonômica, tem um botão selado contra pó, flange metálica e engrenagens helicoidais. A potência é de 700 W e o diâmetro de disco é de 4 ½'' polegadas.

Para quem tem um pouco mais de experiência

Já trabalha com esmerilhadeiras faz um tempo e precisa de um modelo capaz de ir um pouco além? O 9004 pode ser a solução. Ele também oferece várias características excepcionais como hard grip, flange metálica e engrenagens helicoidais, porém, tem potência superior (830 W) e um cabo de energia que chega a 2 metros.

A escolha de quem quer uma compra completa

Para quem gosta da esmerilhadeira Skil 9004 mas quer uma aquisição completa, a opção pelos itens extras é excepcional. Você pode decidir levar não só a ferramenta, mas também uma bolsa que ajuda no transporte e no armazenamento, discos de corte extras e um conjunto de flanges. Assim, o custo-benefício se torna imbatível!

Guia de compra

A Skil pode não ser uma marca tão famosa como Bosch, Black & Decker ou Makita, mas certamente não deixa a desejar! Em nosso guia de compra, você encontra tudo sobre as esmerilhadeiras da empresa.

Fique conosco para conhecer vantagens, modelos, especificações técnicas e muito mais!

Imagem mostra um homem usando uma esmerilhadeira sob um carro.

Uma boa esmerilhadeira pode ser usada até em serviços automotivos. (Fonte: skeeze/ Pixabay.com)

A Skil é uma marca confiável?

Desde 1996, a Skil faz parte do Grupo Bosch. Uma marca já tradicional e que produzia ferramentas de primeiro nível foi incorporada por outra ainda maior, referência mundial no segmento. Assim, o que era confiável se tornou ainda mais.

A Skil tem suas peças produzidas no Brasil e assistência técnica de primeira.

Quando você compra uma ferramenta que carrega o nome Skil, compra indiretamente algo com o selo de qualidade Bosch. Portanto, sabe que terá à sua disposição assistência técnica de primeira linha, peças produzidas no Brasil e uma preocupação especial com ergonomia e tecnologia.

A Skil é uma marca muito bem avaliada pelos consumidores, com excelente reputação no mercado. Ela se dedica a ferramentas indicadas para iniciantes, sendo que a Bosch em si cuida dos modelos profissionais, dotados de maior potência e funcionalidades avançadas.

Caso queira uma esmerilhadeira simples, para trabalhos leves relacionados a artesanato, hobby ou pequenos reparos, não há dúvidas de que a Skil é uma excelente opção. Escolher por essa empresa faz com que você tenha sono tranquilo por anos em relação às suas ferramentas!

foco

Você sabia que em boa parte do mundo a Skil foi vendida para a Chervon, uma gigante chinesa do mercado de ferramentas? Essa transação valeu para América do Norte, Europa e outros lugares importantes do globo!

No Brasil, tudo continua como antes: A Skil faz parte do Grupo Bosch. Como as empresas fabricam seus produtos no país, não há qualquer tipo de perda de qualidade por causa da venda dos direitos em outros lugares. Você segue recebendo toda a qualidade da marca alemã ao escolher pela subsidiária!

Quais as vantagens das esmerilhadeiras Skil?

Ao compararmos esmerilhadeiras de várias marcas, logo percebemos que a Skil se destaca pelos preços abaixo da média. Essa é uma característica que vale para todas as ferramentas. Mas o importante é que a qualidade continua presente!

logo

Isso porque a Skil se preocupa com questões fundamentais para uma esmerilhadeira: Ergonomia, segurança e limpeza aparecem em destaque. As ferramentas não são muito potentes, já que são modelos de entrada, mas compensam em outras áreas.

Assim, as esmerilhadeiras Skil oferecem hard grip capaz de tornar o trabalho simples e confortável, escovas que protegem o motor e capas resistentes contra pó. Tanto você tem a vida mais fácil devido à ergonomia, como a ferramenta também dura muito mais.

A assistência técnica é mais uma vantagem, bem como o baixo custo de manutenção, já que as peças são fáceis de serem encontradas. A Skil é sempre uma perfeita escolha para quem não precisa de máximo desempenho em suas ferramentas!

Confira na tabela a seguir as principais vantagens das esmerilhadeiras Skil:

Vantagens
  • Preços muito abaixo da média
  • Ferramentas ergonômicas e seguras
  • Alta durabilidade: Qualidade Bosch presente
  • Assistência técnica excepcional e baixo custo de manutenção
Desvantagens
  • Ferramentas não são indicadas para uso pesado ou para profissionais

Quais as diferenças entre as esmerilhadeiras Skil?

Como já mencionamos, existem três modelos de esmerilhadeiras Skil. Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles e montar uma tabela de comparação capaz de trazer uma perspectiva completa sobre qual é mais indicada para cada situação!

  • Esmerilhadeira Skil 9002: Modelo bastante simples, tem apenas 700 W de potência. Ela é indicada principalmente para serviços leves e em ambiente doméstico. Pode ser uma boa pedida para quem está começando a lidar com a ferramenta.
  • Esmerilhadeira Skil 9004: É uma versão um pouco mais avançada da 9002: Passa a oferecer potência de 830 W, tem detalhes ainda mais complexos para o conforto. Para serviços do dia a dia, é excelente.
  • Esmerilhadeira Skil 9455: A mais potente das esmerilhadeiras da marca, com 1100 W. Outra grande diferença é o tamanho do disco usado, que deixa de ser de 4 ½'' e passa para 5''. Já pode ser usada para trabalhos um pouco mais pesados.
Esmerilhadeira Skil 9002 Esmerilhadeira Skil 9004 Esmerilhadeira Skil 9455
Potência 700 W 830 W 1100 W
Diâmetro do disco 4 ½ polegadas 4 ½ polegadas 5 polegadas
Indicada para Trabalhos leves, iniciantes no manuseio de esmerilhadeiras Trabalhos leves, pessoas que já manusearam esmerilhadeiras algumas vezes Trabalhos leves e médios, oficinas que lidam com pequenas demandas

Quais as funcionalidades das esmerilhadeiras Skil?

Apesar de não estar no topo do que existe em questão de tecnologia para esmerilhadeiras, a Skil oferece algumas funcionalidades muito boas em seus modelos e que ajudam muito a vida dos usuários.

A maioria dessas características especiais se relaciona com ergonomia e segurança, preocupações que permeiam a marca.

  • Hard grip: Os materiais da área da ferramenta que ficam em contato com as mãos proporcionam uma pegada firme, segura e confortável. Você consegue manusear uma esmerilhadeira Skil sem medo de perder o controle dela e sem sentir qualquer tipo de desconforto.
  • Trava de segurança: Se a sua esmerilhadeira Skil começar a apresentar qualquer comportamento estranho durante o uso, você poderá acionar imediatamente uma trava de segurança que força o desligamento. Assim, acidentes podem ser evitados!
  • Proteção contra pó: O uso de uma esmerilhadeira costuma liberar uma grande quantidade de pó. Em contato com o motor, a ferramenta pode ser danificada. A Skil preparou diversos sistemas que impedem essa ocorrência e permitem maior durabilidade.

Outras importantes funcionalidades oferecidas pela Skil, principalmente no modelo 9455, são o easy click, o punho extra para canhotos e o comprimento especial do fio elétrico.

Quanto custa e onde comprar uma esmerilhadeira Skil?

Esmerilhadeiras Skil têm preços bastante amigáveis. Os modelos 9002 e 9004, sem itens extras, podem ser encontrados por valores entre R$ 150 e R$ 200, enquanto o 9455 fica apenas um pouco acima disso.

Lojas especializadas em ferramentas são ótimas opções para encontrar uma esmerilhadeira Skil, bem como grandes redes de comércios de materiais de construção. Nós recomendamos a compra pela internet, com prioridade para a Amazon brasileira. Visite ainda Mercado Livre e Amazon internacional.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma esmerilhadeira Skil

Convencido pela qualidade da Skil? Então temos apenas mais alguns assuntos para explicar. É hora de falarmos sobre quatro quesitos técnicos importantes que podem ajudar na escolha do modelo ideal!

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um deles.

Potência

Os três modelos de esmerilhadeiras da Skil contam com potências de 700, 830 e 1100 W, respectivamente. Não há grande variação entre esses números, ainda mais se considerarmos que é recomendado um mínimo de 2000 W para uso em serralherias, por exemplo.

Como são feitas para uso doméstico ou artesanal, as esmerilhadeiras Skil têm potência satisfatória. Opte pela 9455, com 1100 W, se precisa fazer trabalhos um pouco mais pesados. Caso contrário, tanto 9002 como 9004 são suficientes.

Imagem mostra uma pessoa usando uma esmerilhadeira em uma peça de metal.

Trabalhos como cortes profundos em metais exigem maior potência. (Fonte: emirkrasnic/ Pixabay.com)

Diâmetro do disco

Mais uma vez, podemos separar as esmerilhadeiras Skil em duas categorias: Os modelos 9002 e 9004 têm espaço para discos com 4 ½ polegadas de diâmetro, enquanto o 9455 é feito para receber acessórios com 5 polegadas.

Discos de 4 ½ polegadas são ideais para trabalhos que requerem precisão.

Os discos de 4 ½'' são os menores disponíveis no mercado. Eles são usados em trabalhos que requerem maior precisão, já que não têm muita capacidade de ajudar em serviços pesados, principalmente em cortes profundos.

Uma categoria acima, discos de 5 polegadas já permitem alguns cortes um pouco mais profundos, porém, ainda não são recomendados para trabalhos mais difíceis ou que precisam ser realizados em série.

Ergonomia

Já mencionamos diversas vezes que a ergonomia é uma das principais preocupações da Skil em relação às esmerilhadeiras. A marca disponibiliza o hard grip em todos os seus modelos, fazendo com que o conforto e a segurança no manuseio se destaquem muito.

No caso do modelo 9455, a ergonomia é ainda maior, já que existe a possibilidade da troca do punho. Isso é excepcional para os canhotos, que podem manusear a ferramenta com muito mais facilidade. O ideal é que você se sinta totalmente confortável com a sua esmerilhadeira!

logo

Itens extras

Custo-benefício é sempre importante. Quando você adquire uma ferramenta, pode pagar apenas por ela ou também por mais alguns itens que precisariam ser comprados de forma separada mais tarde. Portanto, a opção pelos modelos que disponibilizam acessórios de qualidade é sempre interessante!

Algumas esmerilhadeiras Skil podem vir acompanhadas de bolsas ou maletas para armazenamento e transporte, discos de corte ou para outras funções, conjuntos de flanges e muito mais. Tente optar pela oferta que tiver mais itens inclusos!

(Fonte da imagem destacada: jackmac34/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.