Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

76Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! E se você tivesse uma escada capaz de assumir vários formatos e de te ajudar a executar os mais diversos serviços? Saiba que essa é uma real possibilidade! As escadas multifuncionais estão disponíveis no mercado e podem facilitar muito a sua vida!

Uma escada multifuncional pode ser dobrada e ajustada em diversas posições, o que ajuda com tarefas tanto dentro de casa, como em áreas externas para profissionais de várias áreas. Quer conhecer mais sobre esse produto? Então fique conosco, pois traremos muitas informações importantes!

Primeiro, o mais importante

  • Por se dobrarem em múltiplas posições, escadas multifuncionais ajudam as pessoas a executarem diversos serviços em variadas alturas e posições.
  • É possível comprar escadas multifuncionais que acompanham plataformas extensoras ou andaimes, tornando-as ainda mais úteis.
  • Profissionais de várias áreas podem se beneficiar com uma boa escada multifuncional, mas destacamos principalmente os pintores e os faz-tudo, especialistas em reparos domésticos.

As melhores escadas multifuncionais: Nossa opinião

Há muitos ótimos modelos de escadas multifuncionais disponíveis. Eles variam em tamanho, número de posições, materiais e outras características. Para ajudar a sua escolha, selecionamos alguns dos melhores!

A escada multifuncional mais vendida

Campeã de vendas, essa escada da Mor junta qualidade, custo-benefício e resistência. Ela é feita em alumínio, consegue assumir oito posições diferentes e, quando totalmente estendida, alcança uma altura de 3,36 metros. Leve e fácil de manusear, ainda tem proteção antiderrapante nos pés e em cada degrau.

O modelo mais completo

Que tal uma escada que seja capaz de assumir nada menos do que treze posições? É exatamente isso que a Botafogo te oferece com esse modelo! Ele tem 20 degraus que se dobram facilmente, ficando com o formato mais indicado para a tarefa do momento. Os pés são emborrachados e os degraus antiderrapantes. O material é o alumínio.

O melhor custo-benefício em escadas multifuncionais

A Rotterman é a marca que oferece a escada multifuncional com melhor custo-benefício: O modelo assume treze posições, entre elas escada de encosto, escada de pintor e andaime. Há proteções antiderrapantes nos degraus e nos pés e o peso máximo suportado é de 150 kg. Ideal tanto para uso doméstico, quanto para profissionais!

Guia de compra

O quanto ter uma escada multifuncional pode realmente te ajudar? No que ela se difere de outros tipos? Será que vale a pena para você comprar um modelo? E como fazer essa importante escolha?

Selecionamos algumas das perguntas mais comuns sobre o produto e preparamos respostas sobre elas em nosso guia de compra!

Imagem mostra um homem no topo de uma escada multifuncional.

Serviços em grandes alturas são mais fáceis com uma escada multifuncional. (Fonte: Thongruay Jinnaritt/ 123rf.com)

O que é uma escada multifuncional?

Dentre as escadas domésticas, as multifuncionais se destacam pela versatilidade: Elas são dobráveis em um grande número de posições, e por isso assumem formas que podem ajudar com os mais diversos tipos de trabalhos e acessos a alturas e locais diferentes.

Ainda é possível que uma escada multifuncional conte ou com uma plataforma, ou com um andaime, o que também ajuda a ampliar essa versatilidade. Quando tem um desses acessórios, ela é muito útil não apenas para uso doméstico, mas também profissional em áreas variadas.

Quer usar a mesma escada para pintar paredes altas, trocar lâmpadas, estender roupas no varal, alcançar partes altas da casa, de muros ou até de pequenos prédios e muito mais? Então é exatamente de um modelo multifuncional que você precisa!

foco

Você sabia que escadas já eram representadas em pinturas em cavernas desde cerca de 10.000 AC? Porém, modelos domésticos portáteis são muito mais recentes. John H. Baseley, um norte-americano de Dayton, é creditado como criador dos modelos dobráveis.

A escada com dobradiças de Baseley tornou serviços domésticos bem mais fáceis em todo o mundo!

O que diferencia uma escada multifuncional de outros tipos de escada?

Como uma escada doméstica comum, o uso é bastante básico: Você a posiciona, abre (caso seja dobrável), sobe e faz o serviço. Ela não assume posições diferentes e você sempre estará limitado pelo número e pelo posicionamento de degraus.

O modelo multifuncional te oferece um grande número de novas possibilidades. Com ele, você faz o ajuste já pensando em qual deve ser a altura final, em que tipo de equilíbrio é necessário, no melhor ângulo entre o degrau mais alto e o local onde o trabalho será feito, entre outros.

As principais escadas desse tipo permitem ajustes entre sete e treze posições, em média. É um número bastante alto. Caso o modelo seja totalmente dominado, você sempre poderá se colocar de uma forma favorável o bastante para facilitar muito o serviço!

Pode-se dizer que a escada multifuncional equivale a ter muitas em uma só! Ela pode ser usada como um modelo de três degraus, um telescópico, um especial para construção civil, um com andaime, e assim por diante...

Veja na tabela a seguir as diferenças entre escadas multifuncionais e comuns:

Escada multifuncional Escada doméstica comum
Posições Pode assumir entre sete e treze posições Tem apenas uma posição fixa
Materiais Pode ser de alumínio ou metal Pode ser de fibra de vidro, alumínio, metal ou madeira
Uso recomendado para Quem precisa de uma escada que ajude na execução de diversos serviços Quem faz apenas serviços pontuais

Quais as vantagens de uma escada multifuncional?

Já te dissemos que a versatilidade é a principal vantagem da escada multifuncional. Isso é muito fácil de se perceber pelo fato que ela te permite realizar um grande número de serviços com apenas alguns ajustes básicos.

Por ser escadas voltadas a um público um pouco mais exigente, elas também buscam oferecer muito quando o assunto é segurança. Quase todos os modelos contam com pés e degraus emborrachados, outras soluções antiderrapantes e com travas bastante firmes.

Escadas multifuncionais podem contar com recursos extras que ajudam a vida dos profissionais. Um andaime, por exemplo, pode ser de incrível utilidade. Pela capacidade de serem dobradas que possuem, também são muito fáceis de transportar e armazenar.

Os pontos negativos das escadas multifuncionais são o preço e o fato de que quase sempre são feitas de alumínio, material que conduz eletricidade e, portanto, impede serviços na rede elétrica.

Confira a tabela com vantagens e desvantagens das escadas multifuncionais:

Vantagens
  • Versatilidade: Permite a execução de múltiplos serviços
  • Contam com revestimentos especiais para segurança
  • Maleabilidade ajuda no armazenamento e transporte
  • Podem ser usadas tanto em ambiente interno, como externo
Desvantagens
  • Preço não vale a pena para quem faz apenas serviços simples
  • Quase todos os modelos são feitos em alumínio, impedindo serviços na rede elétrica

Quais os tipos de escadas multifuncionais?

Existem três tipos principais de escadas multifuncionais: Comum, com andaime e com plataforma. Qual será a mais indicada para você? Vamos falar agora um pouco mais sobre cada um deles!

  • Escada multifuncional comum: É o tipo mais simples, composta apenas por degraus. Já é bastante útil e ajuda em todos os serviços domésticos, mas pode ter alguns tipos de limitações para execuções profissionais ou em locais de difícil alcance.
  • Escada multifuncional com plataforma: A plataforma extensora ajuda a escada a alcançar alturas um pouco maiores e permite movimentação e liberdade quando no alto. É uma versão um pouco mais básica do andaime.
  • Escada multifuncional com andaime: Se você quer liberdade no alto para realizar trabalhos com pintura e consertos, os modelos com andaime são ideais. Após colocar a escada na posição desejada e instalar o acessório, poderá se mover conforme as suas necessidades!

Quanto mais profissional é o seu uso da escada, maior a necessidade de contar com plataforma ou com andaime!

Para quais serviços a escada multifuncional é mais indicada?

A grande questão sobre a escada multifuncional é não ser recomendada para um serviço único específico, mas sim para muitos deles. Ela é feita para quem precisa de um acessório que ajude em um grande número de situações!

Escadas de alumínio não devem ser usadas para serviços na rede elétrica.

Precisamos apenas lembrar que, como muitos dos modelos são feitos em alumínio, não é uma boa ideia usá-los para mexer na rede elétrica. Esse material tem um alto nível de condutividade e, portanto, pode gerar graves acidentes.

Fora serviços na rede elétrica, você pode colocar a sua escada multifuncional para executar qualquer tipo de trabalho. Se você é um pintor, por exemplo, ela é incrivelmente útil, já que pode assumir posições que te ajudam a alcançar todos os tipos de lugares.

O mesmo vale para quem trabalha como faz-tudo: As ferramentas como furadeiras e parafusadeiras muitas vezes precisarão ser usadas em locais de difícil alcance, e ter a escada multifuncional ajudar bastante a sua vida!

Quanto custa e onde comprar uma escada multifuncional?

A marca, o material e a quantidade de degraus são os principais fatores de influência de preço em escadas multifuncionais. Ainda assim, as variações não são tão grandes. Encontramos modelos com valores entre R$ 250 e R$ 450.

Lojas especializadas em artigos para a casa ou para construção são os melhores locais para encontrar escadas multifuncionais. Você também pode realizar a sua compra pela internet. A Amazon brasileira tem muitos ótimos modelos e deve ser conferida, bem como Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma escada multifuncional

Você provavelmente deseja saber também critérios para a escolha da melhor escada multifuncional. Não se preocupe: Selecionamos quatro quesitos importantes para discutir!

Fique conosco por mais um setor e descubra tudo sobre esses critérios:

Quantidade de posições

Em média, as escadas multifuncionais são capazes de assumir entre sete e treze posições. Alguns modelos especificam quais exatamente são tais posições, como escada de pintor, escada de encosto e escada com andaime.

Você pode saber antes da compra de quantas posições precisa e, principalmente, de quais. Assim, será possível ler se as suas necessidades são compatíveis com o que o modelo oferece.

Imagem mostra uma escada multifuncional em uma área cheia de tijolos.

Escadas multifuncionais maiores ajudam com vários serviços externos. (Fonte: Марина Дубошей/ 123rf.com)

Quantidade de degraus

O número de degraus de uma escada multifuncional se relaciona principalmente com a altura máxima alcançada e com a quantidade de posições. Por isso, se você precisa de um modelo que te ajude a realizar serviços mais longe do solo, é ideal escolher um alto número nesse quesito.

Um maior número de degraus ajuda a permitir um maior número de posições.

Quanto mais degraus (e quanto maior o espaçamento), mais possível será chegar a três ou quatro metros de altura. Além disso, é natural que isso também ajude a gerar um maior número de posições, quesito que acabamos de explicar.

Para realizar tarefas mais simples, você não precisa de escadas com tantos degraus ou posições. Um profissional versátil, porém, pode desejar explorar ao máximo o que seus equipamentos podem oferecer!

Material

Escadas multifuncionais são, na maioria das vezes, feitas de alumínio. Eventualmente, você poderá encontrar algum outro exemplar feito em alguma composição metálica como aço carbono, que tem a vantagem de suportar mais peso, mas enferruja com maior facilidade.

Outros materiais populares para escadas, a fibra de vidro e a madeira não são usadas para modelos multifuncionais por não serem maleáveis. Lembramos mais uma vez que, para serviços na rede elétrica, você deve recorrer a modelos comuns feitos com um desses dois materiais.

Segurança

Trabalhos em escadas multifuncionais podem ser feitos em alturas bem superiores àqueles realizados com modelos domésticos comuns. Por isso, a segurança também precisa ser reforçada. E, felizmente, costuma ser.

Não deixe de conferir se o modelo escolhido tem proteções antiderrapantes nos pés e nos degraus e superfícies emborrachadas. Assim, oscilações serão praticamente eliminadas e a escada estará sempre firme para seu uso. As travas e dobradiças precisam ser de aço da melhor qualidade!

(Fonte da imagem destacada: Aleksandr Mishustin/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.