Na foto uma cozinha americana com decoração vermelha.
Ultima atualização: 30 de abril de 2021

Com o passar do tempo é comum que as geladeiras apresentem um desgaste natural e acabem perdendo a sua beleza, ficando manchadas e com a pintura ruim. Porém, nem sempre é possível trocá-las e uma boa alternativa é a técnica de envelopar geladeira.

O envelopamento de geladeira está sendo cada vez mais usado e serve para mudar o visual desse eletrodoméstico tão utilizado no dia a dia. Graças a ele, é possível ter uma geladeira com cara de nova apenas seguindo alguns passos. Então, se quiser saber mais sobre isso continue lendo.




Primeiro, o mais importante

  • Existem três materiais que podem ser usados para envelopar geladeira: papel contact, adesivo de vinil e adesivo de PVC.
  • Qualquer modelo de geladeira pode ser envelopado, inclusive as que têm mais de uma porta.
  • É possível fazer o envelopamento de geladeira sozinho ou então contratar uma empresa especializada para isso.

Tudo o que você precisa saber para envelopar geladeira

Com certeza você já ouviu falar sobre o método de envelopar geladeira para deixar esse eletrodoméstico mais bonito e com a aparência repaginada. Porém, ainda existem muitas dúvidas a respeito dessa técnica e a seguir vamos te ajudar a entender mais sobre ela.

Na foto uma mulher encostada em uma bancada de cozinha segurando uma xícara na mão.

A geladeira pode ser envelopada com diversas cores e estampas. (Fonte: Tina Dawson/ Unsplash)

Quais são as vantagens de envelopar geladeira?

A técnica de envelopar geladeira cada dia mais tem se popularizado graças aos seus inúmeros pontos positivos.

O principal deles é que através desse método consegue-se renovar o visual desse eletrodoméstico, gastando menos do que se gastaria com uma pintura ou para a aquisição de um produto novo.

Outra vantagem é que com o envelopamento é possível esconder riscos, manchas e danos na parte externa da geladeira. Deste modo, deixa-se não somente ela, como também a cozinha mais bonita, somando na decoração deste cômodo.

Além disso, o uso de adesivos para envelopar geladeira não danifica a pintura desse produto. Logo, é possível retirá-lo sempre que desejar sem preocupações.

Qualquer modelo de geladeira pode ser envelopado?

Todos os modelos de geladeira podem passar pelo processo de envelopamento, sendo que o que irá mudar entre eles é a dificuldade de realizar esse processo.

Dessa forma, é mais fácil envelopar um modelo simples do que uma geladeira duplex, por exemplo. Porém, não existe nenhuma restrição e, independente de qual seja a sua geladeira, você pode envelopá-la.

Na foto uma cozinha com geladeira rosa.

Qualquer modelo de geladeira pode ser envelopado, desde os mais modernos até os antigos. (Fonte: Max Vakhtbovych/ Pexels)

Qual tipo de adesivo usar para envelopar geladeira?

Existem diversos tipos de adesivo que podem ser usados para envelopar geladeira, sendo possível utilizar papel contact ou adesivos de vinil e PVC.

O papel contact é a opção mais simples. Esse material funciona bem para o envelopamento da geladeira, porém não está disponível em tantas estampas e pode ficar com emendas por causa do tamanho desse eletrodoméstico.

Por outro lado, os adesivos de vinil e PVC são os mais recomendados, pois são criados exatamente para essa técnica.

A película de vinil, por exemplo, é feita com o mesmo material que se utiliza no envelopamento dos carros. Por conta disso, apresenta alta resistência, é fácil de limpar e não tem problemas com umidade.

Todas essas características também são encontradas nos adesivos de PVC e é comum existirem diversas cores e estampas disponíveis.

Inclusive, quanto você vai gastar para envelopar geladeira varia de acordo com o preço da matéria-prima. O papel contact costuma ser mais barato do que os adesivos em si, mas é preciso avaliar o seu custo benefício.

O ideal é adquirir um adesivo ou papel contact que tenha o tamanho mais próximo das medidas da geladeira para evitar emendas.

Se a escolha for pelo papel contact deve-se dar preferência para os rolos de 2 metros de comprimento por 0,60 centímetros de largura, que é o  tamanho padrão da maioria das geladeiras.

Como envelopar geladeira?

O processo de envelopar geladeira é simples de ser realizado, mas dá um certo trabalho. Por isso, algumas pessoas preferem contratar empresas especializadas para realizá-lo.

Porém, se você mesmo deseja fazer o envelopamento, confira a seguir o passo a passo que preparamos.

Materiais:

  • Papel contact ou adesivo para envelopar geladeira
  • Fita métrica
  • Régua
  • Tesoura
  • Espátula
  • Pano limpo
  • Detergente

Passo a passo:

  1. Para começar é preciso que a superfície da geladeira esteja limpa e sem pó. Por isso, primeiramente passe um pano levemente umedecido com água e detergente neutro sobre o local onde o adesivo será colocado e em seguida seque com um pano seco.
  2. Se a sua geladeira tiver o logotipo da marca, faça a sua retirada para colocá-lo novamente depois de envelopar.
  3. Pegue o adesivo ou papel contact, desenrole e enrole ao contrário para deixar mais fácil o seu manuseio.
  4. O processo de envelopamento sempre deve ser feito de cima para baixo e do centro para as laterais. Portanto, comece da parte mais alta da geladeira e vá colando o adesivo calmamente. Para auxiliar nesse processo você pode utilizar a espátula, que irá evitar a formação de bolhas.
  5. Depois de colar todo o adesivo sobre a superfície da geladeira passe novamente a espátula para retirar qualquer marca ou bolha que tenha restado.
  6. Por fim, corte os excessos do adesivo ou papel contact com o estilete, passe um pano umedecido sobre toda a geladeira e cole novamente o logo.

Resumo

Se você estava querendo mudar o aspecto da sua geladeira gastando pouco, mas não sabia como, o método de envelopar geladeira pode ser a opção ideal.

Por isso, nesse artigo reunimos todas as informações sobre ele, desde as suas vantagens, até os tipos de adesivos que podem ser utilizados e a melhor forma de fazer o correto envelopamento.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Max Vakhtbovych/ Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas