Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

58Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Você quer deixar os pisos de grandes áreas ou de estabelecimentos comerciais sempre limpos, brilhantes e bem conservados? Então precisa de um equipamento muito útil e versátil: Uma enceradeira industrial!

A enceradeira industrial não serve apenas para dar brilho, mas também para limpar, retirar excesso de resíduos, lavar, lixar e fazer várias outras funções em pisos. Com os acessórios corretos, você tem um equipamento capaz de te ajudar em diversas situações. Quer saber mais? Fique conosco até o fim desse artigo!

Primeiro, o mais importante

  • A enceradeira industrial é uma versão maior e mais robusta da enceradeira doméstica, porém, também traz muito mais versatilidade.
  • É possível usar a enceradeira industrial não apenas para polir e dar brilho ao piso, como também para lavar carpetes, lixar pedras e vernizes e limpar o chão no ramo de construção civil.
  • Enceradeiras industriais de boas marcas podem ser muito duráveis, capazes de resistir ao uso por décadas. Isso faz com que o equipamento seja de ótimo custo-benefício.

As melhores enceradeiras industriais: Nossa opinião

Nós pesquisamos entre profissionais e fabricantes sobre as principais recomendações de enceradeiras industriais. Para começar o artigo, montamos uma lista apresentando modelos de extrema qualidade, recomendados por todos.

O melhor custo-benefício

Por um valor relativamente acessível, a CL-350 da Cleaner Sales te oferece alto rendimento, baixo consumo e muita segurança. Tem um motor bivolt enrolado a cobre, lubrificação permanente e um grande destaque pelo silêncio, que permite seu uso inclusive em hospitais. Funciona em até 175 rotações por minuto.

A enceradeira para todos os pisos

Apesar de não ser denominada como industrial, a enceradeira EA1 da Arno tem a capacidade de limpar, polir e encerar diversos tipos de pisos e a potência necessária para ser usada em grandes áreas. A marca conhecida mundialmente ajuda na confiabilidade e na segurança desse excelente modelo.

Uma enceradeira industrial completa

Com potência de 1100 W, essa enceradeira industrial tem a capacidade de polir e limpar todos os tipos de pisos. Não importa se você tem a necessidade de usá-la em concreto ou em mármore: O serviço será bem feito. Ela é acompanhada por itens importantes como escovas e acessórios de limpeza. Esse produto é vendido pela Amazon Americana, mas pode ser entregue no Brasil.

Guia de compra

É hora de conhecermos mais sobre enceradeiras industriais. Separamos algumas das perguntas mais frequentes sobre o produto e preparamos respostas completas para cada uma delas.

Em nosso guia de compra, você descobre o que é necessário saber sobre enceradeiras industriais!

Imagem mostra um homem usando uma enceradeira industrial para polir cimento.

A enceradeira industrial é muito usada no ramo de construção civil. (Fonte: kasto/ 123rf.com)

O que é uma enceradeira industrial?

Você provavelmente conhece enceradeiras comuns e sabe para que servem: São máquinas que, usando cera, deixam o piso polido e brilhante. Elas estão um pouco em desuso, mas o mesmo não acontece com suas versões industriais.

Isso porque uma enceradeira industrial é muito mais versátil e útil que uma comum. Além de poder ser usada em grandes áreas, sendo indicada, por exemplo, para hotéis, escolas e hospitais, ela possui várias outras funções que podem ajudar profissionais de áreas variadas.

É possível usar uma enceradeira industrial para lixar verniz, lavar carpetes, remover manchas em pedras e muito mais. Claro que, para tudo isso, você precisa dos acessórios ideais. Mas não há como negar a utilidade desse equipamento que faz muito mais do que simplesmente polir pisos!

foco

Você sabia que, antigamente, o ato de encerar pisos era feito com um pano e cera, sem qualquer ajuda mecânica? As pessoas passavam horas fazendo tal serviço, muitas vezes precisando repeti-lo até alcançar o brilho desejado.

O advento das enceradeiras ajudou não só o ato de encerar como serviço doméstico, como também em grandes corporações. Antes dele, você consegue imaginar o tempo gasto encerando um hotel, por exemplo?

O que diferencia uma enceradeira industrial de uma comum?

A enceradeira industrial é uma versão mais robusta, potente e versátil de uma enceradeira comum. Ela fica maior, mais difícil de ser operada e mais pesada, porém, tem muito a oferecer com essas alterações.

Para começar, temos que citar a versatilidade. Com a enceradeira comum, você consegue apenas fazer a função básica de polir alguns tipos de pisos. Porém, quando falamos em um modelo industrial, há uma enorme gama de possibilidades de uso.

A principal diferença é a capacidade de uso. Enceradeiras comuns são indicadas para ambientes domésticos, e dificilmente têm motores capazes de suportar polir mais do que uma casa grande inteira. Os modelos industriais são destinados para estabelecimentos de porte muito superior.

Portanto, os motores são mais potentes, as rotações por minuto maiores e a gama de acessórios disponíveis também é muito mais satisfatória.

Por serem usadas em locais como hospitais e escolas, as enceradeiras industriais recebem uma preocupação bem maior dos fabricantes em assuntos como nível de ruído e segurança. Assim, mesmo mais potentes, elas fazem menos barulhos e têm pouquíssimos riscos de acidentes.

Não vale a pena ter uma enceradeira industrial se você pretende fazer apenas uso doméstico dela, mesmo com os preços tendo uma diferença que não é tão significativa quando poderia ser.

Preparamos uma tabela comparando os dois tipos:

Enceradeira industrial Enceradeira comum
Potência Em média de 200 a 400 W Normalmente superior a 1000 W
Funções Polir e encerar pisos domésticos Funções múltiplas que vão até a lavagem de carpetes
Indicações Uso doméstico Uso em grandes estabelecimentos ou para funções específicas em larga escala

Quais as vantagens de uma enceradeira industrial?

A principal vantagem da enceradeira industrial é a versatilidade. Por mais que o polimento de pisos não seja mais comum como em outras épocas, ela permite a realização de tantos serviços que faz com que seja útil ter uma.

Uma boa enceradeira industrial pode resistir a décadas de uso.

Pode ser usada em ambientes variados devido ao silêncio e à segurança, é muito potente e durável, executa serviços com agilidade e velocidade. Uma enceradeira industrial de qualidade pode resistir por até mesmo décadas de uso.

O preço é um pouco salgado, mas não tão acima da média das enceradeiras comuns. Como principal desvantagem, podemos mencionar a dificuldade de uso. Uma pessoa pode levar um tempo considerável para aprender a manusear um equipamento como esse com perfeição.

Mas caso você seja uma pessoa que precisa lavar carpetes, limpar ou polir pisos variados ou remover manchas de mármores e outros tipos de pedras com frequência, vale a pena investir em uma enceradeira industrial!

Veja na tabela a seguir vantagens e desvantagens das enceradeiras industriais:

Vantagens
  • Equipamento muito versátil e capaz de realizar várias funções
  • Durável: Pode resistir a décadas de uso
  • Silenciosa e segura, podendo ser usada em muitos locais
  • Ágil e eficiente na execução dos serviços necessários
Desvantagens
  • Manuseio pode ser complicado, exigindo bastante prática

Para quais serviços é recomendado o uso de uma enceradeira industrial?

Já falamos algumas vezes sobre a versatilidade das enceradeiras industriais. É hora, então, de listarmos algumas das principais funções que elas podem executar!

  • Polir e encerar pisos: A função mais tradicional das enceradeiras também pode ser executada com facilidade pelos modelos industriais, com o adicional de não haver nenhum tipo de restrição de em quais materiais eles podem ser usados e da possibilidade de cobrir áreas muito maiores.
  • Limpeza de pisos: Principalmente na construção civil, é normal o uso de uma enceradeira industrial após o fim da obra para retirar resíduos e sujeiras que se impregnaram no piso. Você também pode fazer isso em peças de porcelanato, ladrilho, cimento, madeira e muito mais.
  • Brilho e polimento: Alguns materiais específicos como mármore, granito e peças envernizadas precisam eventualmente serem polidas para manter o brilho e a beleza. A enceradeira industrial é perfeita para isso.
  • Lavagem de carpetes: Com os acessórios corretos, as enceradeiras industriais são perfeitas para a lavagem de carpetes que cobrem grandes áreas, como andares de hotéis ou de estabelecimentos comerciais.

De forma geral, o principal uso da enceradeira industrial é para polir e encerar pisos de locais como shopping centers, hotéis, escolas e hospitais, porém, como você pôde notar acima, ela é bem mais versátil que isso!

Quais acessórios são fundamentais para uma enceradeira industrial?

Para usar uma enceradeira industrial de maneira adequada, você precisa ter os acessórios corretos. Podemos dividi-los em algumas categorias:

  • Acessórios físicos: São as escovas e discos colocados na parte da enceradeira que fica em contato com o piso ou a superfície a ser trabalhada. Elas estão disponíveis em vários materiais, com cada um sendo indicado para determinado serviço (por exemplo, disco de polimento ou escova de limpeza).
  • Acessórios químicos: Diversos produtos químicos como cera, lustradores, removedores e desengordurantes devem ser aplicados aos acessórios físicos para atingir o resultado esperado no uso. Da mesma forma, você deve saber qual é o mais indicado para o que deseja.

É importante conhecer todas as possibilidades oferecidas pela sua enceradeira industrial, acertando assim tanto no acessório físico, como no químico a ser aplicado em cada situação.

Quanto custa e onde comprar uma enceradeira industrial?

Enceradeiras industriais podem ser encontradas no mercado por valores entre R$ 1.000 e R$ 2.000. Não são preços tão altos, uma vez que os modelos comuns estão apenas um pouco abaixo dessa faixa.

Para comprar uma enceradeira industrial, você deve ir a uma revenda de máquinas e equipamentos para limpeza industrial. Caso prefira, a aquisição pela internet também é uma possibilidade: Recomendamos Amazon brasileira, Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma enceradeira industrial

Convencido a comprar uma enceradeira industrial? Então fique mais um pouco conosco: Vamos te apresentar critérios técnicos importantes para a escolha do modelo ideal. Selecionamos quatro!

Abaixo, você aprende um pouco sobre cada um deles:

Consumo

Enceradeiras industriais consomem tanto produtos químicos, especialmente cera, como eletricidade. Se você não quer sentir o peso do uso contínuo em seu bolso, pode se atentar para a aquisição de um modelo que seja mais econômico nessas categorias.

Muitas vezes, você encontrará nas especificações técnicas das enceradeiras o quanto elas consomem. Assim, saberá se está lidando com um modelo que é econômico com eletricidade ou não e se precisará constantemente comprar novos produtos químicos.

Imagem mostra um homem usando uma enceradeira industrial em um piso liso.

Quanto maior a área, mais importante que a enceradeira seja de baixo consumo. (Fonte: kasto/ 123rf.com)

Potência e rotações por minuto

Essas categorias são mais importantes para pessoas que precisam usar a enceradeira industrial em enormes áreas como, por exemplo, hotéis ou hospitais inteiros. Nesses casos, o motor precisa ter a potência necessária para aguentar o tranco.

Uma alta potência faz com que o serviço seja executado de maneira mais ágil.

Mais do que suportar o trabalho longo e contínuo, a alta potência e a boa quantidade de rotações por minuto fazem com que o seu serviço seja executado de maneira mais ágil, poupando tempo e esforço físico por parte do operador.

Caso você vá fazer serviços mais simples ou cobrir áreas não tão grandes com a enceradeira industrial, não há necessidade de um número superior a 1000 W de potência.

Segurança e nível de ruído

Enceradeiras industriais são máquinas grandes e pesadas, capazes de causar acidentes se usadas com descuido ou se não seguirem normas de segurança. Por isso, elas são equipadas com funções como desligamento automático, travas e proteções contra queda.

Antes de finalizar a compra, verifique quais são as opções de segurança oferecidas pelo modelo escolhido. No mínimo, o desligamento automático deve estar presente.

Caso você vá usar a enceradeira industrial em locais que exigem silêncio constante, principalmente hospitais ou hotéis, preste atenção na indicação do nível de ruído do modelo. Ele deve ser o mais baixo possível.

logo

Itens extras

Nós já mencionamos que as enceradeiras industriais precisam de um grande número de acessórios para funcionarem perfeitamente. É muito melhor para você e para o seu bolso que esses acessórios já estejam incluidos na compra do equipamento!

Assim, observe se o modelo que você deseja comprar já acompanha discos ou escovas para uso ou até mesmo alguns produtos químicos. Quanto mais itens, mais economia você fará e mais terá a praticidade de não precisar efetuar novas compras!

(Fonte da imagem destacada: Piyawat Nandeenopparit/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.