Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

69Comentários coletados

Para manter o piso limpo e lustroso por vários dias sem precisar realizar a manutenção diariamente, você precisa comprar uma enceradeira doméstica.

Mas antes de comprar uma enceradeira doméstica, você precisa conhecer o potencial de limpeza do equipamento, as funcionalidades e a compatibilidade com o piso da sua residência. Adentre o universo das tarefas domésticas com o Sweetest Home.

Primeiro, o mais importante

  • A principal vantagem de uma enceradeira doméstica é a versatilidade deste equipamento – a função muda de acordo com o acessório utilizado. A enceradeira doméstica utiliza discos de rápida rotação ou escovas para realizar a limpeza ou acabamento de uma superfície.
  • Essa máquina pode ser utilizada para lavar e lustrar diferentes modelos de pisos como madeira, cerâmica, porcelanato, pedras naturais, entre outros.
  • Com o decorrer do tempo de uso, os discos, escovas e mantas de fixação apresentam sinais de desgaste e podem danificar o piso, assoalho ou o próprio equipamento. Portanto, é importante trocar esses acessórios a intervalos regulares.

As melhores enceradeiras domésticas: Nossas sugestões de compra

A forma mais prática e eficiente de limpar e polir o piso da sua casa é utilizando uma enceradeira doméstica. Para ajudá-lo a encontrar o equipamento ideal, preparamos algumas sugestões de compra. Aproveite!

Uma enceradeira doméstica básica

A enceradeira doméstica B61 da Electrolux proporciona brilho intenso em qualquer superfície. O diferencial deste modelo é que a enceradeira lustra o piso enquanto espalha a cera, simplificando bastante o trabalho. Conta com os sistemas “Auto Start”, em que basta inclinar o cabo para ligar a enceradeira e “Drop Stop”, que interrompe o funcionamento do equipamento quando o cabo sai do chão.

A enceradeira doméstica mais versátil

A enceradeira doméstica Brillium da Arno é versátil, pois serve para limpar, esfregar e polir diversos tipos de superfícies como piso laminado, madeira, pedras naturais, ladrilhos, entre outros. A enceradeira acompanha três tipos de discos, para diversificar as aplicações. O equipamento possui alças com design ergonômico que podem ser utilizadas abertas ou fechadas e cabo com 5m de extensão, com isso você garante autonomia de uso.

A escolha dos profissionais de limpeza

Robusta, a enceradeira Cleaner CL350 Plus é perfeita para limpeza e conservação de grandes áreas residenciais ou comerciais. Oferece escova de Nylon de 350mm e conta com regulagem do cabo através do pedal – o cabo possui 12m de comprimento. Essa máquina é silenciosa e de fácil manuseio.

Guia de Compra

De modo geral, varrer o chão e passar um pano umedecido com desinfetante, bastam para limpar o chão. Porém para fazer uma limpeza profunda e deixar o piso brilhando, você precisa de uma enceradeira doméstica.

Este eletroportátil é bastante versátil e serve para fazer a limpeza e acabamento de diferentes tipos de pisos, basta trocar o disco ou escova rotativa. Quer saber mais sobre a enceradeira doméstica? Acompanhe nosso Guia de Compra.

Imagem de uma mulher fazendo limpeza em casa.

A enceradeira doméstica é o equipamento que falta para deixar o piso da sua casa limpo e lustroso. (Fonte: Xiangying_xu/ Pixabay.com)

O que é uma enceradeira doméstica e quais as funcionalidades do equipamento?

A enceradeira doméstica é uma máquina desenvolvida especialmente para deixar o piso reluzente pelo uso da cera de polimento. A enceradeira possui um disco com tecido que através da movimentação circular e em alta velocidade, espalha a cera de modo uniforme.

O equipamento proporciona muito mais agilidade na hora de encerar o piso. Uma tarefa que levaria horas, pode ser concluída rapidamente com a utilização da enceradeira doméstica – além disso, você não corre o risco de manchar o piso.

A enceradeira pode ser utilizada em outras finalidades.

Mas a enceradeira doméstica também pode ser utilizado com outras finalidades como limpeza profunda, preparação do piso para impermeabilização e aplicação de acabamento, limpeza pós-obra ou reforma e muito mais, basta utilizar diferentes discos, escovas ou lixas.

Seja qual for a finalidade de uso, a enceradeira doméstica é o equipamento que você precisa para conquistar um resultado efetivo na limpeza da sua casa. Principalmente, porque o equipamento promete alcançar os cantinhos mais difíceis de limpar, como embaixo dos móveis.

Além disso, a enceradeira doméstica é um equipamento que vai ajudá-lo a economizar muito tempo e dinheiro. Conheça todas as vantagens – e algumas desvantagens – da enceradeira doméstica na tabela abaixo:

Vantagens
  • É um eletroportátil versátil – função muda de acordo com o acessório colocado
  • Pode ser utilizada da limpeza ao acabamento
  • É simples de manusear
  • Um ano de garantia
  • Discos, escovas e lixas podem ser comprados a parte
Desvantagens
  • Preço elevado
  • Pouca variedade de modelos e marcas

Como usar uma enceradeira doméstica?

Preparamos um passo a passo ensinando você como utilizar a enceradeira doméstica corretamente:

O primeiro passo é varrer o chão ou utilizar um aspirador de pó para eliminar resíduos maiores. Depois, passe um pano de chão com desinfetante ou lave o piso com um produto de limpeza diluído em água para remover o encardido e a poeira.

Imagem de uma vassoura, pá e rodo.

Antes de utilizar a enceradeira doméstica, utilize a vassoura e o pano de chão para limpar a casa. (Fonte: Orzalaga/ Pixabay.com)

Aplique a primeira camada de cera para polimento (pode ser cera de carnaúba ou cera líquida) pelo chão com a ajuda de um esfregão, cobrindo toda a área. Depois, aguarde cerca de 30 minutos até que a cera seque, ligue a enceradeira e comece a trabalhar.

Passe a enceradeira pelo piso de maneira uniforme e constante. Uma dica é dividir o ambiente em setores, dessa forma você não corre o risco de polir demais ou esquecer algum cantinho.

Depois de terminar o trabalho, espere a cera secar e passe um plano de flanela para dar brilho. Com esses cuidados, o brilho será homogêneo em todo o cômodo.

Em quais tipos de pisos posso usar a enceradeira doméstica?

Muitas pessoas acham que a enceradeira doméstica só pode ser utilizada para polir piso de madeira, mas na verdade esse equipamento pode ser utilizado para fazer a manutenção de diferentes tipos de piso, dentro e fora da casa:

  • Madeira
  • Cimento queimado
  • Porcelanato
  • Ladrilhos e lajotas
  • Pedras naturais como mármore e granito
  • Pisos rústicos
  • Piso de cerâmica

Pisos de madeira encerados, devem ter sua manutenção realizada, no mínimo, uma vez ao mês. Para realizar a manutenção, basta remover a cera antiga e aplicar uma nova camada do produto.

Quais são os tipos de discos usados em uma enceradeira doméstica?

Realizar lavagens, polimentos, remoção ou renovação de acabamentos e outras aplicações com a enceradeira doméstica exige o uso dos discos e escovas adequados para cada superfície.

Lavagem de pisos

Para realizar a lavagem do piso, você tem algumas alternativas de discos a serem utilizados de acordo com o material do revestimento.

  • Disco vermelho é indicado para a limpeza de qualquer tipo de superfície, mas só pode ser usado em enceradeiras de baixa rotação. O disco vermelho é um pouco mais agressivo do que o branco, mas menos do que o verde.
  • Disco verde deve ser utilizado para lavagem do piso, remoção de sujeiras impregnadas, manchas e riscos. Também serve para preparar a superfície para a reaplicação de acabamento.
  • Escova de nylon pode ser utilizada para a lavagem de pisos rústicos, cerâmicas não vitrificadas, pisos antiderrapantes, cimento, entre outras superfícies. Esses tipo de escova não deve ser utilizada para lavar pisos tratados, a não ser que seja para remover o acabamento.
  • Disco Bonnet serve para a higienização de carpetes, pois esse disco faz a lavagem com eficácia sem puxar fios do carpete.

Polimento

O processo de polimento do piso é delicado, portanto você deve utilizar discos menos abrasivos.

  • Disco branco é perfeito para o acabamento da superfície, pois proporciona um alto nível de brilho sem remover o acabamento.
  • Disco amarelo renova o brilho do piso enquanto fixa o acabamento. Também pode ser utilizado para lavagem leve sem a remoção do acabamento.
Imagem de uma casa com piso lustroso.

A enceradeira doméstica deixa o piso lustroso. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Remoção

Para remover acabamento, cera ou resina do piso, é necessário utilizar um disco com fibra mais abrasiva mas que não agrida a superfície.

  • Disco Preto proporciona lavagem pesada e remove cera, base, acabamento e sujeira profunda. Não deve ser utilizado em pisos delicados.

Esses discos podem ser adquiridos separadamente – você encontra todas essas opções no e-commerce Amazon Brasil, por exemplo. Mas fique ligado, pois esses acessórios precisam ser compatíveis com o equipamento.

Como fixar um disco em uma enceradeira doméstica?

Fixar um disco, lixa ou escova em uma enceradeira doméstica é bastante simples. Em primeiro ligar, desligue a enceradeira e a remova da tomada.

Depois, coloque a enceradeira sobre uma superfície uniforme e lisa com o cabo para baixo. Deste modo, o disco estará visível e acessível. Retire o disco antigo e o descarte.

Depois, centralize o disco na base redonda da enceradeira com bastante cuidado e precisão. A parte de trás do disco é autoadesiva, portanto descole a camada protetora, coloque o disco sobre a base e pressione. Após a troca, ligue a enceradeira e teste o novo disco numa área pequena do piso.

Critérios de compra: Como escolher a melhor enceradeira doméstica

Como você pôde perceber, existem vários motivos para comprar uma enceradeira doméstica. Mas para aproveitar ao máximo as possibilidades desse equipamento é preciso encontrar a enceradeira doméstica certa.

Vamos detalhar cada um desses critérios ao longo da seção. Não deixe de avaliar e compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares.

Velocidade de rotação

É importante observar a potência e velocidade de rotação da enceradeira doméstica para encontrar o modelo ideal para limpar a sua casa. Quanto maior a potência e velocidade – medida em RPM (rotações por minuto) – maior é a eficácia da limpeza.

Mas fique ligado, a enceradeira doméstica pode ser classificada como enceradeira de baixa rotação (175 a 350RPM) ou alta rotação (1500 a 2200RPM).

Formato, dimensões e peso

Quando for comprar uma enceradeira doméstica, observe o formato, dimensões e peso do equipamento. Os modelos com perfil baixo oferecem como vantagem a possibilidade de ser utilizado debaixo dos móveis.

Um equipamento compacto e mais leve também oferece algumas vantagens como possibilidade de ser guardado em qualquer cantinho da casa e ser transportado com facilidade – em alguns modelos, a caixa do equipamento possui uma alça plástica.

Discos e escovas

Conforme mencionamos anteriormente, a enceradeira doméstica é um equipamento versátil, pois basta trocar a escova ou disco para garantir uma finalidade completamente diferente para a máquina.

Você pode comprar diferentes discos ou escovas e trocá-los quando achar necessário. Embora esses acessórios sejam baratos, vale a pena comprar uma enceradeira doméstica que acompanhe alguns acessórios como escovas laváveis para esfregar, limpar e polir.

Imagem de uma pessoa fazendo a limpeza do piso com uma enceradeira elétrica.

A enceradeira doméstica também pode ser utilizada na limpeza de casa. (Fonte: Senkaya/ 123RF.com)

Funcionalidades

Analise também as outras funcionalidades da enceradeira doméstica. Listamos as características mais relevantes abaixo:

Recurso Função
Função de liga e desliga nas hastes Evita que você precise abaixar para ligar e desligar a máquina
Alças ajustáveis Podem ser utilizadas abertas ou fechadas, como você preferir usar
Haste com altura regulável Adapta-se a pessoas de diferentes estaturas
Porta fio Facilita o acondicionamento do equipamento
Cabo de longa extensão Para fazer a limpeza e polimento do piso em ambientes maiores sem se preocupar em trocar o aparelho de tomada

(Fonte da imagem destacada: Senkaya/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.