
Como escolhemos
O dosador pode ser um grande aliado seu na cozinha, seja no preparo de alimentos e, principalmente, na hora de fazer aquele drink esperto.
A tarefa do Sweetest Home de hoje é ajudá-lo na escolha do melhor modelo e é isso que faremos ao longo deste artigo. Tire uns minutinhos do seu dia e desfrute a leitura.
Índice
Primeiro, o mais importante
- O dosador pode vir na versão dupla (que é a mais comum), com dois vasos cônicos desiguais, ou na versão solo, com somente um recipiente.
- Entre as opções de tamanho estão 20 ml x 40 ml, 25 ml x 50 ml, 20 ml x 45 ml, 30 ml x 60 ml nas versões duplas, e 50 ml e 40 ml nas versões simples.
- A maioria dos modelos são feitos de aço inox, podendo ser também de acrílico e vidro.
Os melhores dosadores: Nossas recomendações
Antes de entrarmos em detalhes, que tal conhecer alguns modelos de dosador em alta hoje no mercado brasileiro? Confira-os abaixo.
A opção com maior capacidade (ml)
O dosador da marca Dynasty é a opção com maior capacidade em ml no mercado. Dividido em dois vasos cônicos desiguais, ele suporta 30 ml x 60 ml. Ele é feito de aço inox, o que permite que o usuário o utilize por muito mais tempo, possuindo também grande resistência. Suas dimensões são 7,6 cm x 7,4 cm x 6,8 cm.
O dosador com apenas um recipiente
Os dosadores de um único recipiente não são a maioria no mercado, mas também estão disponíveis. Este é um exemplo, da marca Tramontina. Ele tem de capacidade 50 ml, sendo feito totalmente de aço inox e portanto não solta resíduos nos alimentos e bebidas, mantendo-os saudáveis. Ele tem acabamento em brilho, é de fácil limpeza, altamente durável e pode ser lavado diretamente na máquina de lavar louças.
O dosador bronze
Este dosador chama a atenção por sua coloração. Diferente da maioria dos modelos, que vem com a cor natural do inox, o dosador da Mimo Style vem na cor bronze. Esta versão dupla possui duas medidas, 25 ml e 50 ml. O produto, que facilita no preparo de drinks, é feito de aço inoxidável, sendo resistente. Ele é fácil tanto de usar quanto de limpar. Suas dimensões são 4,4 cm x 4,4 cm x 8,5 cm.
Guia de Compra
Como usar, para qual ocasião, os modelos existentes, de que material é feito, sua história, as vantagens e desvantagens. Tudo o que você precisa saber para comprar o melhor dosador, trazemos neste guia.
O que é um dosador e para que serve?
O uso deste objeto ajuda na padronização das receitas, sejam elas coquetéis ou até mesmo na preparação de opções gastronômicas. Dessa forma, você tem controle total sobre as receitas e fica bem mais difícil errar a mão.
Ele costuma apresentar dois vasos cônicos de tamanho desigual, mas também existem versões de recipiente único.
Qual é a origem do dosador?
Uma das possíveis origens é que ele surgiu por conta dos marinheiros britânicos e foi nomeado em homenagem ao jiggermast (em inglês, dosador é chamado de jigger), que é a vela mais baixa no quarto mastro de um navio. Isto porque os marinheiros não dispensavam uma dose diária de gin ou rum.
Existem dosadores registrados desde o início do século XIX. O dosador duplo (com dois vasos cônicos de tamanho desigual) foi patenteado pelo inventor Cornelius Dungan, em Chicago, nos Estados Unidos, em 1893.
Quais as vantagens e desvantagens de um dosador?
Onde comprar um dosador?
É fácil também encontrá-los no ambiente virtual. Fazer uma compra online pode ser uma opção certeira, já que você encontra mais opções na internet. Caso opte por esta modalidade, recomendamos o site da Amazon Brasil, que possui diversos modelos de dosador.
Quanto custa um dosador?
Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um dosador
Em breve você estará apto para fazer a melhor escolha dentre os dosadores disponíveis no mercado. Mas, antes disso, trazemos ainda alguns pontos essenciais que você precisa saber mais sobre antes de realizar a sua compra.
- Design
- Capacidade
- Material
- Preço
Tendo esses itens em mente, vamos explicá-los para que você saiba exatamente do que estamos falando.
Design
Existem alguns tipos de dosador e parte deles se destaca bastante por seu design diferenciado.
Um dos mais conhecidos é o dosador britânico, que é mais curvilíneo e irregular, lembrando dois pequenos cálices ou taças de vinho fundidas. Outro bastante popular é o de estilo japonês, sendo mais angular e, de quebra, mais elegante.
O dosador estilo americano costuma ser também de dois vasos cônicos de tamanho desigual, mas seu design é mais reto e menos curvilíneo. Há também as versões com vaso único, comuns aqui no Brasil.
Com essas opções, você terá a liberdade de escolher qual é o estilo que combina melhor com a sua cozinha ou o seu bar.
Capacidade
A capacidade de cada dosador é particular, dependendo do modelo. Mesmo quando diferem de uma opção para outra, ainda assim a diferença não é muito grande.
Você encontrará mais comumente no mercado opções de 20 ml x 40 ml, 25 ml x 50 ml, 20 ml x 45 ml, 30 ml x 60 ml nas versões com dois lados, e 50 ml e 40 ml nas versões solo.
Material
Os dosadores atualmente são bastante resistentes, feitos de material duradouros. Os principais mercados modelos no mercado são feitos de aço inox.
Existem também opções feitas de outros materiais, como acrílico e vidro, mas são elas são uma fatia bem menor do mercado, que prioriza a fabricação e comercialização dos produtos em inox.
Preço
O preço de um dosador não costuma ser alto, porém existem modelos mais caros e outros mais em conta, que chegam a custar menos da metade da opção mais cara do mercado.
Sendo assim, o preço pode ser um critério de compra para você, dependendo das prioridades no seu orçamento.
(Fonte da imagem destacada: Divulgação HIC Harold Import Co. / Amazon)