Na foto uma cozinha com armários brancos, ilha de mármore com bancos com estofado cinza.
Ultima atualização: 2 de junho de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Seja bem-vindo! Quem costuma fazer frituras em casa sabe o quanto os azulejos, teto e armários podem ficar engordurados. Por isso, é muito comum que se busque por produtos que evitem esse problema e o depurador de ar é uma excelente opção.

Esse foi um dos primeiros aparelhos inventados para "limpar o ar da cozinha". Graças a isso, consegue sugar as gorduras e evitar que elas fiquem impregnadas no ambiente. Mas essa não é a única vantagem desse eletrodoméstico e no decorrer deste artigo vamos te explicar tudo sobre ele.




Primeiro, o mais importante

  • O depurador de ar é responsável por sugar gordura e odores da cozinha, filtrá-los e devolver ao ambiente um ar 50% mais limpo.
  • Esse produto é ideal para casas e apartamentos pequenos e está disponível em modelos para fogões de 4 até 6 bocas.
  • Dentro do depurador de ar são encontrados dois filtros, um de metal e o outro de carvão ativado.

Melhores depuradores de ar: nossas recomendações

O depurador de ar existe há bastante tempo e está disponível em inúmeros modelos. Por conta disso, há opções mais ou menos eficientes, o que torna difícil fazer uma boa escolha. Para te ajudar com isso, abaixo criamos uma lista com os melhores depuradores de ar.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o depurador de ar

O depurador de ar é um produto muito presente em casas e apartamentos e faz toda a diferença durante o processo de realizar frituras. Porém, esse aparelho ainda gera muitas dúvidas e nesse guia de compra vamos responder as perguntas mais comuns sobre ele.

Na foto um casal cozinhando juntos em uma cozinha pequena.

O depurador de ar suga as gorduras e o vapor gerado durante o processo de cozinhar e fritar os alimentos no fogão. (Fonte: Jimmy Dean / Unsplash)

Para que serve um depurador de ar?

O depurador de ar foi um dos primeiros produtos desenvolvidos com a função de eliminar odores e gorduras da cozinha.

Muito usado em casas e apartamentos, ele apresenta um funcionamento bastante interessante e eficiente.

Dessa forma, quando ligado esse aparelho suga o ar sujo, o limpa através dos seus filtros e em seguida o devolve para a cozinha sem gorduras ou odores.

Para isso o depurador conta com um sistema de dupla filtragem, no qual a primeira é responsável por transformar a gordura do estado gasoso para o sólido e a segunda absorve todo odor e fumaça do ambiente.

Qual a diferença entre depurador de ar e coifa?

É muito comum que o depurador de ar e a coifa sejam bastante confundidos e não se saiba ao certo a diferença entre esses dois aparelhos.

Por mais que ambos tenham funções parecidas, a sua performance e modo de funcionamento são bem diferentes.

Deste modo, conforme te explicamos, o depurador de ar suga o ar da cozinha, faz uma filtragem nele e o devolve ao ambiente, sendo responsável por eliminar cerca de 50% das gorduras e odores.

Esse produto costuma ser mais compacto, sendo ideal para apartamentos e casas pequenas, é fácil de instalar e seu valor é mais baixo.

Por outro lado, as coifas podem ser consideradas uma evolução do depurador de ar, pois conseguem eliminar 90% dos odores e gorduras da cozinha. Elas apresentam um tamanho e valor mais elevado e são ideais para cozinhas grandes.

Outro diferencial é que esse eletrodoméstico precisa de uma saída externa para que possa ser instalado. Isso porque, ao contrário do depurador, não devolve o ar para o ambiente, mas sim o manda para fora.

Depurador de ar Coifa
Capacidade de eliminar odores e gordura 50% 90%
Tamanho É menor e mais compacto É maior e ocupa mais espaço
Funcionamento Suga o ar, faz uma filtragem e o devolve para a cozinha Suga o ar e a gordura e os envia para o ambiente externo
Valor Mais baixo Mais alto

Qual a distância ideal entre o depurador de ar e o fogão?

Para conseguir aproveitar os benefícios do depurador de ar é fundamental realizar uma correta instalação desse produto. A distância entre ele e o fogão é um dos pontos mais importantes para isso.

Logo, saiba que essa distância se altera de acordo com o tipo de fogão presente na cozinha.

Para fogões com queimadores elétricos o ideal é que o depurador seja instalado em uma altura de 60 centímetros acima deste eletrodoméstico. Já para o caso de fogões a gás essa distância deve ser de 75 centímetros.

Na foto uma cozinha com armários brancos e eletrodomésticos em aço inox.

O depurador de ar não deve ficar nem muito perto, nem muito longe do fogão para que funcione corretamente. (Fonte: Clayton / Unsplash)

Quais os tipos de filtro de um depurador de ar?

O depurador de ar costuma ter dois tipos de filtros, existindo os metálicos e os produzidos com cartão ativado.

O filtro metálico é o que atua na primeira etapa de filtragem e é responsável por reter a gordura. Ele não precisa ser trocado com frequência e para que funcione corretamente deve-se apenas lavá-lo uma vez por mês.

O outro filtro, que é o de carvão ativado, age na segunda etapa de filtragem do depurador e elimina as impurezas e os odores.

Diferente do metálico, esse componente deve ser trocado a cada seis meses e o seu valor costuma variar muito de modelo para modelo de depurador de ar.

Portanto, é sempre importante verificar o preço do filtro de carvão ativado utilizado no produto que está pensando em adquirir para não tomar um susto na hora de fazer a sua troca.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de depurador de ar

Se você não aguenta mais o acúmulo de gordura na sua cozinha, então o depurador de ar é o produto ideal. E para escolher o melhor modelo é preciso prestar atenção em algumas características, são elas:

Tamanho

O tamanho do depurador de ar deve ser proporcional as dimensões do fogão para que ele funcione da maneira correta. Por isso, sempre indica-se que esse produto tenha uma largura maior do que a do fogão.

Dessa forma, os modelos que possuem 60 cm de largura são recomendados para fogões de 4 bocas. Já as opções de 80 centímetros podem ser utilizadas com fogões de 5 ou 6 bocas.

A altura do depurador também pode variar e é comum que tenha entre 8 e 16 centímetros. Os mais finos são chamados de slim e são ideais para quem não possui uma distância muito grande entre o fogão e o teto, além de serem mais modernos.

Capacidade de sucção

A capacidade de sucção é outro fator que não deve ser deixado de lado na hora de escolher um depurador de ar. Isso porque ela diz respeito ao volume de ar que esse eletrodoméstico é capaz de absorver.

Essa característica costuma variar de modelo para modelo e para saber qual é a capacidade de sucção ideal para você deve-se medir a cozinha e fazer a seguinte conta:

(Largura x profundidade x altura da cozinha) x 10 = Necessidade de sucção do depurador de ar

Além disso, vale saber que esse potencial de sucção do aparelho é determinado em m³/h e costuma estar especificado nas informações do fabricante.

Design

O design do depurador de ar não costuma fazer muita diferença no funcionamento desse produto, mas é responsável por deixar a cozinha mais bonita.

Com isso, saiba que existem modelos produzidos em diferentes cores, sendo que os mais tradicionais são o branco e o prata.

Qual escolher depende da tonalidade dos outros eletrodomésticos da cozinha. Se eles forem brancos, o ideal é que o depurador também seja, já se forem em inox, isso também deve ser aplicado nesse produto.

Além disso, caso queira uma opção mais moderna dê preferência aos que são slim, pois esses são os mais bonitos atualmente.

Na foto uma cozinha pequena com uma bancada de madeira e uma mesa com duas cadeiras.

A cor do depurador de ar deve combinar com o tom dos outros eletrodomésticos da cozinha para que o ambiente fique harmonioso. (Fonte: Rune Enstad / Unsplash)

Velocidades

Por fim, saiba que o depurador de ar pode funcionar com diferentes velocidades, que vão do mínimo ao máximo.

No geral, esse produto costuma apresentar três velocidades, mas há opções que oferecem menos que isso.

Para um melhor aproveitamento, o recomendado é que o depurador conte com uma boa quantidade de velocidades, pois assim é possível ajustá-lo com maior precisão de acordo com o que está sendo preparado.

Resumo

O depurador de ar é um produto muito tradicional e que faz toda a diferença na hora de cozinhar.

Por isso, nesse artigo reunimos todas as informações e dicas mais importantes para que você possa escolher o modelo ideal para a sua casa.

Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Mark McCammon / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas