Na foto uma cozinha com decoração rústica e parede de tijolos à vista.
Ultima atualização: 21 de junho de 2021

Seja bem-vindo! Muitos são os estilos de decoração que podem ser usados para compor o visual das casas. Um deles é o da decoração rústica, que sempre foi bastante utilizada em residências de campo, mas que cada vez mais está sendo aplicada em casas e apartamentos nas grandes cidades.

Portanto, nesse artigo vamos te explicar tudo sobre essa tendência decorativa para que você consiga reproduzi-la nos seus ambientes. Então, se quiser saber mais sobre a decoração rústica, continue lendo!




O mais importante

  • A decoração rústica conta com muitos elementos naturais e a madeira está sempre presente.
  • No quesito revestimentos, a cerâmica, o barro e os tijolos à vista são amplamente utilizados na decoração rústica.
  • Plantas, artesanatos e tons terrosos são outra marca registrada da decoração rústica.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre a decoração rústica

A decoração rústica é uma das mais antigas e sempre esteve muito presente em casas de campo e fazendas. No entanto, atualmente ela já tem sido bastante reproduzida em residências presentes nas cidades e a seguir vamos te explicar com detalhes tudo sobre esse estilo.

Na foto uma mulher sentada em uma mesa ao lado de um vaso com flores.

Na decoração rústica são usados muitos elementos naturais e plantas. (Fonte: Gary Barnes / Pexels)

Quais são os principais elementos da decoração rústica?

Todo estilo decorativo é marcado por elementos que remetem facilmente a ele e com a decoração rústica não é diferente.

Com isso, pode-se dizer que um dos principais aspectos desse tipo de decoração são os toques de natureza presentes nele.

Deste modo, na decoração rústica são utilizados muitos materiais que estão o mais próximo possível do natural, como é o caso da madeira, do cobre, das pedras, da palha e do barro.

Por conta disso, esse é um estilo totalmente pautado no conforto, aconchego e sensação de bem-estar.

Logo, os principais elementos da decoração rústica são:

  • Móveis em madeira: Os móveis em madeira sempre estão presentes nos ambientes decorados de maneira rústica. Eles podem ser produzidos com os mais variados tipos de madeira e acabamentos.
  • Objetos decorativos em cobre: O cobre é um dos materiais metálicos mais tradicionais da decoração rústica e nos últimos anos está muito em alta. Graças a isso, pode ser aplicado em torneiras, objetos de decoração, luminárias e muito mais.
  • Plantas: Como na decoração rústica a natureza se faz muito presente, é comum que sejam inseridas plantas nos ambientes que seguem essa tendência.
  • Peças de artesanato: O artesanato, por si só, tem uma aparência mais rústica e é por isso que ele faz parte das decorações rústicas. Assim, pode ser aplicado em peças de decoração, quadros, tapetes e muito mais.
  • Outros materiais naturais: Nem só de madeira é feita uma decoração rústica. Os outros materiais naturais também são aplicados em cômodos desse estilo como é o caso dos tijolos, das pedras e da cerâmica, que são utilizados em pisos e paredes.

Onde pode ser usada uma decoração rústica?

Por mais que a principal utilização da decoração rústica por muitos anos tenha sido em casas de campo, chácaras e fazendas, não existe nenhuma regra com relação a isso.

Dessa forma, esse é um estilo decorativo que pode ser empregado em qualquer lugar, inclusive em casas e apartamentos presentes nas grandes cidades.

Para isso, basta inserir os elementos dessa tendência nos ambientes para deixá-los com um toque de rusticidade na medida certa. Inclusive, é possível criar cozinhas, salas de estar, quartos, banheiros e até mesmo áreas externas e varandas rústicas.

Na foto a lateral de um sofá com almofada com estampa de servo e parede de madeira.

A decoração rústica pode ser usada em todos os ambientes e é bastante aconchegante. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Como decorar uma casa rústica

Não é difícil de criar uma decoração rústica em casa e apenas usando os elementos certos já se consegue criar ambientes muito bonitos que seguem esse estilo.

No momento de escolher os móveis, deve-se sempre dar preferência pelas peças de madeira. Se o espaço for mais amplo, as madeiras escuras ficam bem interessantes e, se ele for menor, vale a pena apostar nas tonalidades claras.

Com relação aos tons, saiba que os que mais combinam com a decoração rústica são os terrosos e neutros, como branco, bege, marrom, vermelho e laranja.

As casas rústicas têm móveis em madeira e outros elementos naturais.

Eles podem ser usados em paredes, sofás, poltronas, almofadas e muitos outros itens.

A iluminação também é fundamental em uma decoração rústica e o ideal é que seja acolhedora e confortável. Para isso pode-se apostar em luminárias de piso, abajures e lâmpadas em tons mais amarelos.

Por fim, vale a pena inserir plantas no ambiente rústico. É possível colocá-las em cima de móveis em vasos menores ou no chão em vasos maiores. Ainda falando em vasos, os ideais são os que são feitos em madeira, barro ou cerâmica.

Inclusive, abaixo fizemos uma seleção com ótimos produtos que podem ser usados na sua decoração rústica.

Como combinar a decoração rústica e moderna na decoração

A melhor maneira de combinar uma decoração rústica com a decoração moderna é mesclando elementos dessas duas tendências. Porém, é fundamental que o resultado final seja harmonioso.

Um exemplo disso consiste em usar móveis em madeira combinados com luminárias e metais mais modernos e cortinas e tapetes com um toque rústico.

Também é interessante inserir detalhes em preto nos ambientes, pois ele é muito usado na decoração moderna e combina com a rústica.

Resumo

Como você pôde ver, não é difícil de criar uma decoração rústica e para isso basta usar os elementos principais desse estilo da maneira correta.

Nesse artigo buscamos te dar todas as dicas para seguir esse estilo decorativo na sua casa da melhor forma.

Esperamos que tenha gostado, até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Charlotte May / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas