Na foto uma sala de estar com sofá, duas poltronas e decoração em branco e cinza.
Ultima atualização: 17 de maio de 2021

Muitos são os estilos decorativos que podem ser usados para deixar os ambientes mais bonitos. Há os rústicos, clássicos, contemporâneos, sofisticados e o minimalista, que é uma tendência cada vez mais usada. Por isso, hoje vamos falar sobre a decoração minimalista para sala.

A sala de estar é um ambiente versátil que serve para descansar, receber amigos e muito mais. Graças a isso, é comum que se invista no seu visual não somente para que fique mais bonita, como também aconchegante. Portanto, se você quer aprender a fazer uma decoração minimalista para a sua sala, continue lendo!




O mais importante

  • A decoração minimalista da sala deve ser composta de móveis e elementos decorativos mais simples e sem exageros.
  • Nesse estilo de decoração predominam as cores neutras, linhas retas e formas geográficas.
  • A premissa de decoração minimalista para a sala é criar um ambiente clean, focado no conforto e praticidade.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre decoração minimalista para a sala

Muitos pensam que a decoração minimalista é básica demais ou sem graça, mas na verdade, se bem feita, ela consegue deixar os ambientes muito bonitos. Logo, a seguir te explicamos tudo sobre a decoração minimalista para sala.

Na foto uma mulher sentada no chão de uma sala de estar lendo um livro.

Na decoração minimalista são usados móveis e elementos decorativos mais simples e em tons neutros. (Fonte: CRYSTALWEED cannabis/ Unsplash)

O que é uma decoração minimalista para a sala?

A decoração minimalista ainda gera muitas dúvidas. Por isso, antes de te ensinar a criar uma dessas na sua sala é importante explicarmos mais sobre essa tendência.

Basicamente esse tipo de decoração consiste na ausência de elementos decorativos e na presença de peças de mobiliário mais simples, porém muito confortáveis e aconchegantes.

Deste modo, na decoração minimalista dificilmente são encontrados objetos muito extravagantes e em excesso e o que se valoriza é a simplicidade e a sensação de bem-estar.

Com isso, quando se pensa em uma decoração minimalista para a sala deve-se imaginar um ambiente elegante, com personalidade, aconchegante, confortável e bonito, mas sem excessos e com poucos móveis.

É possível criar uma decoração minimalista para sala gastando pouco?

Uma das grandes vantagens da decoração minimalista é que, por não contar com diversos elementos decorativos, acaba sendo mais barato montar uma dessas.

Isso porque nela não há um excesso de móveis, acabamentos e texturas e se dá prioridade ao que é mais simples, funcional e confortável.

Deste modo, não será necessário comprar uma série de peças para deixar a sua sala de estar bonita. Sendo que nesse caso basta fazer escolhas acertadas que a decoração minimalista da sala ficará aconchegante e com um ótimo visual.

Como decorar uma sala minimalista?

A decoração minimalista da sala deve seguir um estilo "menos é mais". Por isso, para fazer uma dessas é preciso dar prioridade para o conforto, simplicidade e funcionalidade.

Dessa forma, para fazer esse tipo de decoração deve-se avaliar uma série de pontos, a começar pelas cores.

Na decoração minimalista é interessante apostar nas cores neutras e claras, que irão criar um ambiente mais clean. Com isso, tons que são muito utilizados são o branco, bege, cinza e preto e eles são aplicados nas paredes e móveis.

Além disso, o uso de cores mais claras irá favorecer a entrada de luz natural para a sala de estar, fazendo com que o espaço traga uma sensação de acolhimento e naturalidade.

Outro ponto importante é que na decoração minimalista da sala devem predominar os móveis e elementos decorativos que tenham linhas retas e traçados geométricos, pois esses elementos combinam muito com esse estilo.

Falando em móveis, no momento de escolhê-los lembre-se que nesse ambiente deve-se ter apenas o que é necessário. Portanto, apenas invista em peças que sejam realmente utilizadas no dia a dia.

Por fim, a iluminação também é fundamental na decoração minimalista, então deve-se investir em um bom projeto luminotécnico. Para isso pode-se utilizar spots de LED e luminárias.

Na foto uma sala de estar com escada do lado esquerdo e grande porta de vidro.

Nas salas minimalistas é comum que se tenha bastante luz natural e cores neutras. (Fonte: Vecislavas Popa/ Pexels)

Melhores peças para usar na decoração minimalista para sala

Por mais que na decoração minimalista da sala não exista um grande número de móveis e objetos decorativos, existem peças que auxiliam na composição desse ambiente.

Ter um sofá confortável e aconchegante é muito importante para esse espaço e caso sejam necessários mais assentos pode-se investir nas poltronas.

Se nesse cômodo houverem aparelhos de televisão é interessante usar painéis ou estantes mais simples e básicas ou então suportes para TV, que combinam muito com o estilo minimalista.

Mesas de centro também podem estar presentes na decoração minimalista, desde que exista espaço sobrando para elas.

Já os tapetes atuam não somente na decoração, como aumentam a sensação de conforto dos ambientes. Por conta disso, pode-se usá-los na sala minimalista e boas opções são os tapetes lisos de cores neutras ou que tenham estampas geométricas.

E se quiser usar objetos de decoração, saiba que há espaço para eles, mas, lembrando, sem exageros!

Com isso, na decoração minimalista da sala é possível usar quadros, vasos e até mesmo esculturas, desde que tenham um toque mais moderno e não pesem no espaço.

Inclusive, a seguir fizemos uma seleção com os melhores produtos para usar na decoração da sala minimalista, conheça:

Resumo

A decoração minimalista da sala é uma excelente escolha para quem gosta de ambientes mais clean, aconchegantes e sem exageros.

Pensando nisso, nesse artigo reunimos todas as dicas para decorar uma sala de estar seguindo esse estilo e deixá-la não somente bonita, como também muito confortável e funcional.

Se você gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos, até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Sidekix Media/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas