Na foto uma mesa de jantar de madeira com tampo de vidro com uma escada ao fundo.
Ultima atualização: 2 de junho de 2021

A sala de jantar é um ambiente que está presente em muitas casas e apartamentos e serve para reunir familiares e amigos para deliciosas refeições. Justamente por ser um espaço tão em evidência, é preciso deixá-la bonita e hoje vamos falar sobre a decoração de sala de jantar.

Existem diversas formas de fazer uma excelente decoração na sala de jantar e nesse artigo vamos te mostrar tudo o que pode ser usado para isso. Se quiser saber mais, continue lendo!




Primeiro, o mais importante

  • Para a decoração da sala de jantar podem ser utilizados diversos móveis, mas os mais comuns são as mesas de jantar, as cadeiras e os buffets ou aparadores.
  • Os espelhos fazem que com a sala de jantar pareça maior e são ideais para ambientes pequenos.
  • Na decoração da sala de jantar podem ser utilizados diversos estilos decorativos e atualmente o que mais está em alta é o industrial e o sofisticado clássico.

Tudo o que você precisa saber para criar uma decoração de sala de jantar

Muitas são as formas de decorar uma sala de jantar e para isso podem ser utilizados diversos estilos, produtos e tendências de decoração. Porém, esse é um tema que ainda desperta muitas dúvidas e abaixo vamos te explicar tudo sobre isso.

Na foto uma família sentada em uma sala de jantar.

A sala de jantar é um ambiente para deliciosas refeições em família. (Fonte:
National Cancer Institute / Unsplash)

O que usar para decorar uma sala de jantar?

Muitas vezes quando se fala em decoração de sala de jantar apenas se pensa em mesas e cadeiras para compor esse ambiente. No entanto, existem muitos itens que podem ser utilizados para isso.

É claro que uma mesa de jantar e cadeiras bonitas são fundamentais nesse espaço, já que a sua principal finalidade é a alimentação. Porém, existem muitas outras peças e móveis que combinam com ele.

Um excelente exemplo disso são os buffets, que podem ser utilizados para decorar e armazenar louças, e os aparadores.

Quadros decorativos também combinam muito com a sala de jantar e é interessante colocá-los em alguma parede de destaque nesse ambiente.

Ainda falando em parede, saiba que existem diversas maneiras de deixá-las diferentes. Para isso podem ser utilizados papéis de parede, revestimentos, espelhos e até mesmo gesso 3D.

Para deixar a mesa ou os aparadores mais bonitos pode-se colocar sobre eles vasos com flores, esculturas e bandejas mais trabalhadas.

Além disso, na decoração da sala de jantar é fundamental investir em iluminação. Para isso podem ser utilizados lustres, pendentes ou luminárias.

Inclusive, abaixo fizemos uma seleção de alguns excelentes produtos para decorar a sua sala de jantar, confira:

Como decorar uma sala de jantar e estar juntas

Os ambientes integrados estão cada vez mais sendo utilizados nos imóveis, principalmente em casas e apartamentos pequenos. Justamente por isso, muitos são os casos de salas de estar e jantar juntas, o que é considerado um desafio para algumas pessoas.

No entanto, existem inúmeras maneiras de fazer uma boa decoração unindo esses dois espaços.

Para isso a primeira dica é pensar em equilíbrio, ou seja, escolher peças para esses ambientes que conversem entre si e não destoem umas das outras. Isso não significa que tudo tem que ser igual, mas é importante que exista harmonia.

Uma excelente forma de conseguir isso é apostando em uma mesma cartela de cores nesses dois espaços. Pode-se nessa caso optar por um tom predominante e mesclar nele objetos de decoração coloridos para deixar o resultado final mais interessante.

Já se a ideia é tentar dividir esses dois espaços sem o uso de paredes, pode-se utilizar móveis que façam essa delimitação. Os aparadores, buffets e biombos atrás dos sofás são bons exemplos.

Além disso, na hora de decorar uma sala de estar e jantar juntas também é preciso tomar cuidado com os exageros. No caso da iluminação, busque colocar lustres ou pendentes em apenas um desses cômodos e no outro invista em spots de LED, que iluminam bem e são básicos.

Como deixar a sala de jantar aconchegante

A sala de jantar é um ambiente que serve para apreciar bons momentos durante as refeições. Portanto, é interessante deixá-la o mais aconchegante possível.

As cadeiras têm um papel fundamental nisso e o ideal é que elas sejam macias e confortáveis. Uma boa iluminação também faz a diferença para dar uma maior sensação de bem-estar nesse ambiente e os lustres são ideais para isso.

Outra dica está em utilizar tapetes de fio curto na sala de jantar, pois eles por si só já deixam qualquer espaço mais aconchegante.

Como decorar uma sala de jantar pequena

Nem sempre se tem um grande espaço disponível para a sala de jantar, mas isso não quer dizer que esse ambiente deva ficar mal decorado.

Logo, para fazer uma decoração de sala de jantar pequena, basta adquirir as peças do tamanho certo.

A escolha da mesa é um dos pontos mais importantes. Para ambientes pequenos as mesas redondas com tampos de até 120 centímetros são uma excelente escolha e permitem acomodar até 6 pessoas. As mesas de canto alemão são uma outra boa pedida para salas de jantar pequenas.

Para fazer com que o cômodo pareça maior pode-se colocar um espelho grande na parede principal. O uso de cores claras também é indicado pelo mesmo motivo.

Vale a pena ressaltar também que se a sua sala de jantar é pequena pode ser necessário dispensar o uso de móveis adicionais e focar no básico e necessário para esse local.

Na foto uma sala de jantar com uma mesa redonda e cadeiras também redondas em cinza.

Mesas redondas são ideais para salas de jantar pequenas. (Fonte: Max Vakhtbovych / Pexels)

Resumo

A sala de jantar é um ambiente de destaque em casas e apartamentos. Por isso, é fundamental investir em uma boa decoração para ela.

Criamos esse artigo justamente pensando nisso e nele reunimos as informações mais importantes para deixar o visual desse cômodo bonito, funcional e de acordo com o seu gosto.

Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Jonathan Borba / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas