Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

73Comentários coletados

Tanto varandas de apartamentos quanto áreas externas de residências podem ganhar um toque a mais que vai além das plantas e flores. Para isso a melhor opção é usar produtos para a decoração de jardim. É sobre eles que falaremos hoje aqui no Sweetest Home, seja bem-vindo!

Há uma série de itens que podem ser colocados nos jardins para deixá-los ainda mais bonitos e se você está em busca de algo desse tipo veio ao lugar certo. Nesse artigo reunimos dicas, produtos, como fazer e muitas outras informações que te ajudarão a escolher a decoração de jardim ideal para você. Para isso basta continuar lendo!

Primeiro, o mais importante

  • A decoração de jardim pode ser feita com várias peças, mas é importante se certificar de que as escolhidas podem ficar expostas ao sol e a chuva para não estragarem.
  • Os bancos e mesas são peças muito usadas na decoração de jardim e servem também para que se possa aproveitá-los de uma maneira funcional.
  • Antes de escolher uma decoração de jardim é importante determinar um estilo para que tudo fique harmonioso.

As melhores opções de produtos para decoração de jardim

Algumas peças são muito usadas na decoração de jardim e reunimos nesse ranking as melhores para que você já comece a pensar qual delas colocará no seu, confira:

A melhor opção para quem gosta de receber os amigos

O jardim não precisa ser apenas um lugar decorativo, ele pode também ser um espaço para conversas com os amigos, cafés da manhã e muito mais. Para isso é possível colocar mesas e cadeiras no local e esse conjunto é ideal para isso.

Composto por uma mesa redonda com vidro temperado e acabamento em junco sintético e quatro cadeiras na cor café, ele é produzido em alumínio e pode ser exposto a variações climáticas sem estragar.

O modelo mais elegante

Outra excelente opção de decoração de jardim é esse banco feito com madeira maciça de demolição. Repleto de detalhes, essa é uma peça delicada e elegante, excelente para quem busca por algo um item não tão rústico.

Ele possui 147 centímetros de largura, 60 centímetros de profundidade e 91 centímetros de altura, é confeccionado com madeira bactericida e traz detalhes em marcheteria, tendo uma cor natural e alto brilho.

Ótima opção para iluminar

A luminárias são ideais para deixar os jardins ainda mais bonitos durante a noite e esse modelo funciona através de uma tecnologia de carregamento solar, tendo uma autossuficiência de 6 horas e um tempo de recarga de 5 a 8 horas, dependendo da intensidade do sol.

Disponível na cor preto, a luminária possui design marcante, tendo o desenho de arabescos na superfície, o que faz com que ela também agregue na decoração do jardim, mesmo durante o dia. Sua instalação é muito simples e basta fixar a sua parte pontiaguda na terra.

Opção de modelo diferenciado

Os regadores deixaram de servir apenas para cuidar das plantas e se tornaram peças decorativas para os jardins, sendo que esse foi criado especialmente para isso. Possui 17 centímetros de altura e 16 centímetros de comprimento e é produzido em metal com pintura na cor branca.

O regador acompanha um arranjo com girassóis artificiais com musgo, que dão um toque de delicadeza ao produto, e já vem pronto para ser colocado no lugar preferido, somando na decoração do jardim.

Guia de Compra

Muitas pessoas não abrem mão de ter um jardim em sua casa e esse se torna um pedacinho da natureza que é usado não somente na decoração, mas também para curtir momentos ao ar livre, seja sozinho ou com amigos e familiares.

E não bastam apenas flores e plantas para deixar o jardim bonito, há também peças decorativas e de mobiliário que somam e muito no espaço. Há uma infinidade de opções e nesse guia de compra reunimos tudo o que há de mais importante sobre isso para te ajudar a deixar o seu jardim ainda mais belo.

Na foto uma menina pequena de vestido olhando para um jardim.

Além de decorarem as casas, os jardins também servem para que as pessoas possam vivenciar momentos ao ar livre e ficar mais próximas de flores e plantas. (Fonte: Emma Bauso / Pexels)

O que é uma decoração de jardim?

A decoração de jardim pode ser feita com diversos produtos que servem para somar esteticamente com flores e plantas, criando um ambiente ainda mais bonito e harmonioso.

Ela é usada em praticamente todos os tipos de jardins e pode ser mais rústica ou um pouco mais sofisticada, dependendo do local onde o jardim está situado. Não existem regras e basta escolher peças que possam ser expostas a mudanças climáticas, caso o jardim fique em uma área externa.


Quais as vantagens e desvantagens da decoração de jardim?

Por mais que as flores, gramados e plantas possuam uma beleza natural, a decoração de jardim serve para demonstrar ainda mais isso, valorizando o espaço e agregando valor a ele.

Outra vantagem é que ela pode ser feita com itens tem um preço em conta. As opções de bancos e mesas fazem com que seja possível aproveitar o jardim para momentos ao ar livre, tirando um pouco apenas a função estética do local e somando a ele uma funcionalidade.

O ponto negativo é que nem todos os produtos podem ser usados em jardins externos. É importante buscar por itens que sejam específicos para isso visando evitar que estraguem com facilidade, já que neles a exposição a sol e chuva é constante.

Além disso, é importante criar uma decoração sem exageros, porque em excesso ela pode mais diminuir a beleza do jardim do que agregar nele.

Vantagens
  • Agrega na beleza dos jardins
  • Valoriza o espaço
  • Mesas e bancos proporcionam momentos ao ar livre
Desvantagens
  • Nem todos os produtos podem ser usados na decoração porque podem estragar
  • O excesso de decoração pode diminuir a beleza

Quais são os principais itens para fazer uma decoração de jardim?

Existe uma série de produtos que podem ser usados na decoração de jardim e os principais são:

  • Mesas e cadeiras: As mesas e cadeiras são ótimas para quem gosta de aproveitar o jardim para realizar alguma refeição ou apenas para curtir o local com tranquilidade. Existem opções menores e maiores, sendo que algumas são feitas em alumínio e outras em madeira.
  • Bancos e espreguiçadeiras: Os bancos e as espreguiçadeiras são outra boa opção de peças decorativas para jardim. Eles também são ótimos para descansos e existem em diversos modelos, sendo que a maioria é feita em madeira, que combina com a rusticidade do local.
  • Estátuas: Muito usadas antigamente, há ainda diversos jardins que têm como peças de decoração estátuas e essas podem ser de gnomos, anões, animais e muito mais.
  • Vasos: Por incrível que pareça os vasos servem não somente para abrigar algumas plantas. Eles existem em diversos formatos e alturas para enfeitar o local, é interessante também mesclar vasos quadrados com redondos e afins.
Na foto o jardim de uma casa com uma espreguiçadeira e alguns bancos com uma mesa de centro.

A melhor forma de conseguir aproveitar o jardim é com bancos, mesas e espreguiçadeiras. (Fonte: midascode / Pixabay)

  • Acessórios de jardinagem: Outra opção é usar acessórios como regadores e carrinhos de mão na decoração, eles inclusive podem servir como vasos e receberem flores em seu interior dando um toque a mais no jardim.
  • Iluminação: Não é somente durante o dia que o jardim precisa se destacar. A noite ele deve aparecer e para isso podem ser usados cordões de luz e luminárias solares, que são delicadas e não precisam nem de energia elétrica para funcionarem.
  • Pergolados: Os pergolados são estruturas em madeira ou outro material que recebem flores trepadeiras e funcionam como uma área de sombra no jardim. Dentro deles muitas vezes existem bancos e é um ótimo produto decorativo.
  • Outras opções: Peças em madeira, bicicletas antigas, pedras, gaiolas de passarinho e muito mais.

Como montar uma decoração de jardim?

Antes de criar a decoração de jardim é importante definir quais serão as plantas utilizadas no local. É essencial analisar a insolação, incidência de vento, umidade e o tipo de solo.

foco

Você sabia que caso o jardim seja externo as mais comuns são Espada de São Jorge, Luca, Hera, Dracena, Moreia, Azaleia, Lambari Roxo e Santa Bárbara. Para jardins de inverno são muito utilizadas a Pacová, Samambaia, Bromélia, Cactos, Palmeira ráfis e o Lírio da paz.

Em seguida é o momento de decidir como será feita a iluminação do jardim e para isso é possível usar postes, refletores, luminárias solares, cordões de luz e muito mais.

O próximo passo é a colocação das pedras e essas podem ser usadas para os canteiros, dentro de vasos e em locais de destaque no chão. As mais usadas para isso são a brita branca, seixo natural e pedra de rio.

Por fim, está na hora de escolher as peças decorativas propriamente ditas. É importante resolver se elas serão mais rústicas ou mais clássicas, se algumas peças serão mais divertidas ou não, como no caso das estátuas. É importante colocá-las de maneira que não fiquem muito exageradas, sempre prezando por um aspecto mais clean.

Na foto um homem de camisa xadrez segurando algumas flores com um jardim ao fundo.

O processo de montar o jardim deve ser feito de forma minuciosa para que ele fique bonito e chame a atenção. (Fonte: suetot / Pixabay)

Quanto custa em média a decoração de jardim?

Não existe uma forma específica de definir quanto se gastará em uma decoração de jardim porque isso depende de uma soma de fatores como a quantidade de peças, o tamanho do jardim e afins.

Logo, é importante criar uma lista dos itens que se deseja adquirir para em seguida realizar uma cotação com os locais onde eles podem ser encontrados e assim buscar pelo melhor preço.

Onde comprar decoração de jardim?

As melhores lojas para comprar uma decoração de jardim são as que vendem itens de jardinagem e para áreas externas como Leroy Merlin, Carrefour e C&C.

Na internet também é muito fácil de encontrar os produtos e há uma infinidade de opções de sites que os vendem, tal como Amazon, Plantei, Toca do Verde, Mercado Livre e Loja do Jardim.

Outra opção para quem gostou dos produtos que estão no nosso ranking é clicar no preferido para ser direcionado ao local onde ele está à venda.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os produtos de decoração de jardim

Agora que você já está entendendo tudo sobre a decoração de jardim está na hora de escolher a sua e a melhor forma de fazer isso é levando em consideração alguns pontos que são importantes, são eles:

  • Estilo do jardim
  • Tipo de jardim
  • Tamanho do jardim
  • Cores

Abaixo você encontra todas as informações sobre eles em detalhes.

Estilo do jardim

Os jardins existem em diversos estilos: inglês, francês, italiano, japonês e alguns outros. Cada um deles combina com um tipo de decoração diferente e é importante analisar isso antes de adquirir as peças que serão usadas no seu.

O jardim italiano conta com a presença de estátuas e pergolados.

O jardim italiano, por exemplo, normalmente conta com a presença de estátuas e pergolados. Já o francês é mais clean e costuma ter somente plantas e flores, sem itens adicionais na sua decoração.

Caso isso não esteja pré-definido pode-se também analisar o que você pretende com o seu jardim, se é ter algo mais rústico, peças mais elegantes e assim por diante.

Na foto um jardim, com um lago e uma ponte.

Os jardins japoneses são mais sóbrios e normalmente o seu toque de cor vem das famosas cerejeiras. (Fonte: JamesDeMers / Pixabay)

Tipo de jardim

Outro ponto importante é levar em consideração se o jardim é externo ou de inverno. Para ambos as mesas e bancos são excelentes peças de decoração, mas falando especificamente dos de inverno há um maior investimento em iluminação e na colocação de pedras, do que em peças decorativas propriamente ditas.

Os externos por sua vez têm uma liberdade decorativa maior e aceitam todo tipo de produto. Porém é importante analisar se o material em que ele é feito é próprio para isso, já que muito provavelmente ficará em constante exposição ao sol e chuva.

Tamanho do jardim

Deve-se também escolher por peças decorativas que combinem com o tamanho do jardim, sendo que há algumas que são mais indicadas para os maiores como mesas com mais de quatro lugares, bicicletas grandes, carrinhos de mão e afins.

Por outro lado, essas peças também estão disponíveis em tamanhos pequenos. É necessário somente pensar no que combina com o espaço disponível.

Além disso, um ponto essencial é que jardins pequenos não requerem muitas peças de decoração e vale mais a pena investir em vasos e pedras, por exemplo, do que em estátuas e regadores, por exemplo.

Na foto um jardim de uma casa com bancos, esteira e uma mesa.

Em jardins maiores pode-se usar e abusar de mesas e bancos, havendo uma maior possibilidade de aproveitá-los para momentos de lazer. (Fonte: Pixabay / Pexels)

Cores

Por fim, o último item a ser definido é se a decoração será mais monocromática ou colorida. Existem produtos que são confeccionados em madeira natural, outros são pintados nas mais diversas cores e é essencial pensar no que se deseja nesse sentido.

Se o jardim possui flores vale colocar peças que combinem com a cor delas, quando ele é mais composto por plantas qualquer tom pode ser usado, já que o jardim por si será básico nesse quesito.

O importante é saber que existem opções para todos os gostos e estilos.

(Fonte da imagem destacada: Engin_Akyurt / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.