Na foto uma cama de casal feita com paletes cheia de almofadas.
Ultima atualização: 30 de abril de 2021

Seja bem-vindo! O uso sustentável está cada vez mais em alta e se aplica para a moda, decoração e muitas outras áreas. Através dele é possível reaproveitar os objetos e dar uma nova utilidade para eles, sendo que a decoração com paletes é um grande exemplo disso.

Essa tendência decorativa pode ser usada de diversas formas, inclusive através da criação de móveis, que é a mais usual. Deste modo, é possível quase que mobiliar uma casa inteira de maneira mais barata e apenas usando paletes. Então, se quiser saber tudo sobre a decoração com paletes, continue lendo!




Primeiro, o mais importante

  • Os paletes podem ser usados para criar diversos móveis, tal como, camas, sofás, estantes, sapateiras e muito mais.
  • A decoração com paletes segue um estilo mais rústico, contemporâneo e cheio de personalidade.
  • Na casa é possível apostar nesse tipo de decoração em diversos cômodos, sendo que os principais são as salas de estar, varandas e quartos.

Como criar uma decoração com paletes

A decoração com paletes veio para ficar, porém para criá-la é preciso entender sobre essa tendência e saber quais são as formas de usá-la no dia a dia. A seguir te explicamos tudo sobre isso!

Na foto uma mulher sentada pintando uma tigela.

Os móveis feitos com paletes costumam ser mais rústicos e simples. (Fonte: RF._.studio/ Pexels)

O que pode ser feito com os paletes?

Originalmente os paletes são estruturas utilizadas para facilitar o transporte de cargas através de empilhadeiras. No entanto, muitas vezes eles são descartados pelas empresas e a partir daí surgiu a ideia de usá-los de outras formas.

Com isso, é possível criar inúmeras peças com os paletes. Há quem faça sofás, camas, painéis e estantes para TV, mesas de centro e laterais, sapateiras e muito mais.

Dessa forma, para fazer uma decoração com paletes basta usar a imaginação, porque esse é um item muito versátil e que pode ser utilizado de variadas formas.

Em quais locais é possível usar uma decoração com paletes?

O grande ponto positivo é que a decoração com paletes pode ser utilizada em diversos lugares dentro de casa. Logo, não existem muitas restrições e o resultado costuma ser muito interessante e bonito.

Dentre os ambientes em que essa tendência é mais utilizada estão os quartos, salas de estar e áreas externas, como varandas, quintais e jardins.

A sala é o espaço onde existem mais possibilidades de criação de móveis com paletes. Dessa forma, é possível fazer a decoração toda usando apenas esse elemento. Bons exemplos de mobílias que ficam ótimas na sala de estar e podem ser feitas com paletes são sofás, racks e mesas de centro ou laterais.

No quarto, além das camas, pode-se investir no uso dos paletes para as mesas de cabeceira e, caso tenha uma televisão no ambiente, para a criação de painéis de TV ou estantes.

Já nas partes externas é interessante usar a decoração com paletes para montar mesas, poltronas e bancos.

Todavia, na cozinha a aplicação dos paletes é um pouco mais restrita, pois eles não são tão bons para fazer armários. Porém, podem ser feitas prateleiras e até mesmo ilhas se há um espaço maior.

Na foto uma decoração com abóboras em cima de paletes brancos.

A decoração com paletes pode ser usada em diversas áreas e de muitas formas diferentes. (Fonte: Анжелика Аракеля/ Pexels)

É fácil criar uma decoração com paletes?

Criar uma decoração com paletes pode ser muito simples, mas depende de quais peças você deseja desenvolver.

As camas, por exemplo, são os móveis mais fáceis de serem feitos com esse item. Para montá-las basta reunir a quantidade de paletes ideal para o tamanho da cama e posicioná-los um ao lado do outro até dar o formato do colchão.

As camas são móveis fáceis de serem criados com os paletes.

O mesmo vale para os sofás, no qual muitas vezes é só juntar dois ou três paletes um ao lado do outro e colocar por cima almofadas grandes.

No entanto, existem peças que têm um grau de dificuldade maior como é o caso de mesas de centro, racks, painéis de TV e sapateiras. Mas, conhecendo a técnica e tendo as ferramentas certas em mãos é muito possível de criá-las também.

Inclusive, existem diversos livros e conteúdos que ensinam todas as formas de fazer móveis com paletes. Abaixo você encontra uma seleção que fizemos com os melhores.

Inserindo os paletes na decoração

Não é difícil de inserir os paletes na decoração, mas é preciso avaliar o estilo decorativo para ver se esse elemento irá combinar.

A decoração com paletes tem um toque mais rústico, criativo e moderno. Sendo assim, não irá se encaixar tão bem em decorações clássicas, sofisticadas, requintadas e modernas.

Dessa forma, o ideal é usá-la em locais que irão seguir ou já seguem um estilo mais industrial, contemporâneo, com bastante uso de madeira e cheios de personalidade.

Em qualquer um desses casos é possível utilizar os paletes em sua cor natural ou pintados. Os naturais são os mais rústicos e irão combinar bastante com decorações cheias de elementos que remetem a natureza como plantas e outras peças em madeira.

Por outro lado, os paletes pintados podem criar inúmeros efeitos. Para as decorações industriais, por exemplo, paletes tingidos em preto ficam ótimos. Já no caso de decorações mais contemporâneas e divertidas, pode-se apostar nos coloridos.

Resumo

A decoração com paletes é uma tendência que há tempos tem sido usado nas casas de quem gosta de um estilo decorativo mais moderno, criativo e cheio de personalidade.

O melhor é que não é difícil de criar uma dessas e nesse artigo reunimos todas as dicas para você conseguir fazer a melhor decoração com paletes.

Se gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos, esperamos que tenha gostado!

(Fonte da imagem destacada: Volodymyr Maksymchuk/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas