Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

45Comentários coletados

Hoje vamos falar sobre a cristaleira, um móvel com portas de vidro que exibem os objetos em seu interior. Essa transparência serve como complemento decorativo a este móvel funcional que auxilia na organização de diferentes cômodos da casa ou apartamento.

A cristaleira é um móvel clássico, mas você encontra grande variedade de modelos em diferentes estilos. Como nós do Sweetest Home estamos sempre em contato com as maiores tendências de mobiliário, preparamos esse texto para esclarecer as vantagens de investir em uma peça funcional e decorativa como a cristaleira.

Primeiro, o mais importante

  • A cristaleira é um pequeno armário que serve para organizar louças reservadas para momentos especiais. Você também pode utilizar a cristaleira para organizar outros itens como objetos de decoração ou itens colecionáveis.
  • A divisão interna da cristaleira pode ser feita por prateleiras ou nichos. Alguns modelos oferecem gavetas.
  • Você encontra modelos retangulares altas e compridas ou mais baixas e largas. Os modelos de cristaleira podem ter pés baixos ou pés palito. Há modelos com uma, duas, três ou quatro portas.

Os melhores modelos de cristaleira: Sugestões da redação

Você encontra uma grande variedade de modelos de cristaleira, em diferentes formatos, dimensões, materiais, cores e estilos de acabamento. São modelos para todos os gostos. Para ajudá-lo a encontrar o móvel ideal para a sua casa, preparamos uma lista com excelentes modelos em diferentes propostas.

A melhor cristaleira para sala de estar

Sofisticada e discreta, essa cristaleira possui formato retangular nas seguintes dimensões: 101cm de largura, 135cm de altura e 32cm de profundidade. O móvel é espelhado, possui prateleiras e portas de vidro, iluminação interna em LED e duas gavetas. O acabamento é na cor branca mas o tampo e pés palito são em cor natural de madeira. O fabricante oferece seis meses de garantia.

O modelo ideal para quarto

Quem procura uma cristaleira para colocar no quarto, pode investir neste modelo. O móvel possui uma porta de vidro, três prateleiras e puxador delicado. A cristaleira é fabricada em MDF e MDP e possui acabamento UV na cor branca. O suporte é feito por pés palito. Esse modelo tem capacidade para 25Kg.

A melhor cristaleira para montar um mini bar

Se você está procurando uma cristaleira para montar um mini bar, este é o modelo perfeito. O móvel possui duas prateleiras de vidro que servem para organizar copos e taças. Na terceira repartição você pode colocar garrafas de bebidas, mas reserve os vinhos para a adega que tem capacidade para armazenar 18 garrafas. O móvel possui laterais brancas, tampo e pés em cor de madeira e portas de vidro. Conta com iluminação LED.

Uma cristaleira com design clássico

Essa cristaleira foi inspirada na sofisticação dos móveis em estilo imperial. Com estrutura em madeira e entalhes artísticos, possui prateleiras de vidro e quatro portas – sendo duas de vidro e duas de madeira. A união do revestimento interno em tecido, com os puxadores delicados e o acabamento no tom azul garantem delicadeza a cristaleira. O móvel possui 175cm de altura e 100cm de largura.

Guia de Compra

O retorno de móveis e objetos de decoração utilizados antigamente indica uma tendência de decoração com estilo clássico e um toque de nostalgia pelas saudosas lembranças de outras épocas. Entre esses elementos, podemos citar a cristaleira.

A cristaleira é um móvel funcional e decorativo. Serve para organizar objetos na sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto, escritório ou banheiro. Quer saber mais sobre o móvel? Acompanhe este Guia de Compra.

Imagem de uma sala com uma cristaleira ao centro.

A cristaleira adiciona charme ao ambiente. (Fonte: Marc MacCammon/ Pexels.com)

O que é uma cristaleira e quais as vantagens deste móvel?

A cristaleira é um móvel – geralmente confeccionado em madeira com prateleiras ou nichos – utilizado para guardar objetos diversos em diferentes ambientes da casa. A cristaleira pode ter uma, duas, três ou quatro portas de vidro que exibem os objetos armazenados.

Este móvel é bastante versátil, pois pode ser inserido em diferentes cômodos da casa, atendendo às necessidades desses ambientes. É possível colocar uma cristaleira na sala de jantar, sala de estar, cozinha, escritório, quarto ou mesmo no banheiro.

A cristaleira pode ser usada como complemento em diferentes estilos de decoração, como minimalista, moderno, clássico, colonial, rústico, provençal, industrial, vintage, retrô e boho.

Você encontra opções com diferentes texturas, acabamentos e cores. Uma cristaleira colorida pode receber acabamento em pintura fosca, acetinada ou brilhosa em diversas opções de cores, dos tons sóbrios aos vibrantes.

Conheça algumas vantagens e desvantagens de comprar uma cristaleira para sua residência:

Vantagens
  • Serve para organizar e decorar o ambiente
  • É versátil e pode ser utilizada em diferentes cômodos da casa
  • Você encontra modelos com uma, duas ou três portas
  • A cristaleira pode carregar prateleiras ou nichos
  • Você encontra modelos com iluminação interna
  • Alguns modelos possui fundo espelhado, outros contam com forro em tecido estampado
Desvantagens
  • Ocupa bastante espaço

O que posso guardar em uma cristaleira?

Por muito tempo, os itens que ocupavas as prateleiras ou nichos da cristaleira eram as louças utilizadas em refeições especiais, como pratos, copos, taças, xícaras, tigelas, jarras, bandejas e outros itens, geralmente feitos de porcelana ou cristal (daí surgiu a inspiração para o nome).

Atualmente, você pode colocar o item que desejar.

Com o passar do tempo, essas peças passaram a dividir espaço com outros itens como bibelôs, vasos decorativos, esculturas, porta-retratos e outros objetos. Atualmente, você pode colocar o item que desejar.

Boas sugestões são livros, coleção de vinis ou discos, objetos colecionáveis, souvenires trazidos de viagens e muito mais.

Você também pode colocar bebidas alcoólicas e taças e montar um mini bar. Se preferir, coloque sua cafeteira, cápsulas de café e xícaras e monte o cantinho do café. Use sua criatividade.

Como organizar uma cristaleira?

Ao comprar uma cristaleira, lembre-se que o conteúdo deste móvel estará sempre visível. Por isso, os objetos devem estar sempre organizados. Lembre-se: Bagunça não combina com a cristaleira.

Para organizar este móvel, coloque os itens maiores nas prateleiras de baixo e os itens menores nas prateleiras superiores. Outra opção é colocar os itens maiores atrás e os menores na frente. Agrupe os itens por categoria e evite misturá-los. Utilize seu senso de proporção.

Em quais cômodos da casa posso colocar uma cristaleira?

Um dos cômodos que deve receber uma cristaleira é a cozinha. Nesse ambiente, o móvel serve para manter o espaço organizado. Você pode armazenar mantimentos e temperos em recipientes sofisticados, utilizando-a como uma despensa.

Você também pode colocar louças especiais. Essas peças dão um toque especial à cozinha, por causa de suas cores e desenhos. Evite colocar as louças utilizadas no cotidiano, a não ser que falte espaço no armário da cozinha.

Quando instalada na sala de jantar, a cristaleira deve ser utilizada para armazenar louças. O móvel deve ser colocado próximo a mesa, atuando como um buffet aparador (um móvel), deixando os utensílios ao alcance das pessoas.

Na sala de estar você pode guardar itens de colecionador, objetos de decoração, souvenires ou bibelôs. Outra opção é transformar a cristaleira em um pequeno bar e utilizar o móvel para armazenar bebidas alcoólicas, taças, copos especiais e balde de gelo.

Alguns modelos de cristaleira são próprios essa funcionalidade – você encontra opções com adega – mas você também pode adaptar o móvel. Outra sugestão é montar um cantinho para café, basta colocar sua cafeteira, xícaras e caixa com cápsulas de café.

Você também pode transformar a cristaleira em uma estante para livros, com a vantagem de protegê-los da poeira e umidade. Uma sugestão é intercalar os livros com objetos decorativos como aparadores de livros.

Embora não seja tão usual, a cristaleira pode ser colocado no quarto. Em quarto de adultos, utilize a cristaleira para armazenar peças que não couberam no guarda-roupas, acessórios ou sapatos.

Em quarto de criança, você pode utilizar o móvel para armazenar itens do enxoval do pequeno ou os brinquedos da criança.

Imagem de um quarto infantil com uma cristaleira ao canto.

A cristaleira de uma porta é ideal para quarto. (Fonte: Victoria Borodinova/ Pexels.com)

Embora pareça inusitado, a cristaleira pode ser integrada ao banheiro. Você pode utilizar o móvel para armazenar itens utilizados com frequência como toalhas, cestas com papel higiênico e produtos de higiene pessoal.

Outra opção bastante interessante, é colocar a cristaleira no hall de entrada da casa uma maneira de dar boas-vindas aos visitante. Você pode colocar os objetos que preferir.

O móvel também é uma boa pedida para um escritório home office. Utilize porta-retratos com imagens de momentos especiais vividos em sua carreira. Você também pode colocar livros da área de atuação e objetos de decoração.

Imagem de um escritório.

A cristaleira pode ser colocada no escritório. Procure um móvel moderno.(Fonte: Huseyn Kamaladdin/ Pexels.com)

Para sala de estar, quarto ou escritório, invista em um modelo com duas portas, prateleiras ou nichos. Para os demais ambientes como cozinha, hall de entrada ou banheiro, utilize uma cristaleira de uma porta e que possua gavetas.

Que tipo de cristaleira devo comprar?

Existem diferentes tipos de cristaleira. Listamos as características dos principais modelos ao longo desta seção. Descubra qual é a ideal para sua casa:

  • Cristaleira tipo buffet é caracterizada pelas duas portas de vidro na parte superior e gavetas na parte inferior do móvel. É indicada guardar louças na sala de jantar ou cozinha.
  • Cristaleira pequena é ideal para cômodos menores como quarto, hall de entrada ou banheiro. Pode ter uma ou duas portas.
  • Cristaleira simples tem esse nome porque é básica e minimalista, ou seja, não possui tantos detalhes. É ideal para quem deseja dar destaque aos objetos e não ao móvel.
  • Cristaleira para joias é ideal para quem deseja guardar em segurança joias e outros objetos de valor herdados, comprados ou presenteados. Possui um armário falso ao fundo.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de cristaleira

A escolha de uma cristaleira está relacionada ao gosto pessoal. No entanto, algumas características devem ser avaliadas no momento da compra. Listamos os principais critérios abaixo:

Agora que pontuamos quais características você deve analisar em uma cristaleira, vamos detalhar cada um desses tópicos, para que você não fique com dúvidas. Se gostar do conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos.

Material

A cristaleira de madeira é imponente e graciosa. Você encontra modelos com diferentes estilos de acabamento, desde os clássicos, com entalhes rebuscados e arabescos, até modelos contemporâneos com traços retos e poucas curvas.

O material utilizado para fazer a cristaleira de madeira pode ser MDF, MDP ou madeira maciça – Pinus, Eucalipto ou Peroba Rosa – com acabamento em cera natural, verniz marítimo ou pátina.

Quanto à tonalidade, você encontra modelos em tom amadeirado, com nuances em caramelo, mel, castanho, cinza, tabaco ou avermelhado. Você também encontra modelos tingidos de diferentes tonalidades.

Imagem de um escritório com duas cristaleiras em cada extremidade.

A maioria dos modelos de cristaleira é fabricado em madeira. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Você também encontra modelos de cristaleira em vidro. O material que antes era utilizado apenas nas prateleiras e portas agora pode ser visto também na estrutura do móvel. A cristaleira em vidro é neutra e sofisticada.

Tem como ponto positivo a versatilidade, pois pode ser utilizada em todos os estilos de decoração. O ponto negativo é que o vidro não é resistente a impactos, portanto evite colocar o móvel em pontos de circulação de pessoas.

Alguns modelos possuem revestimento interno espelhado, que proporciona sensação de amplitude ao ambiente. Outros contam com iluminação interna, que garante destaque aos objetos presentes no interior do móvel.

Dimensões

O primeiro passo para escolher uma cristaleira é medir o espaço onde você pretende colocar o móvel e utilizar essas medidas como referência no momento da compra. Dessa forma, as chances de investir em um modelo com tamanho inadequado são menores.

Estabelecer qual função dará ao móvel também ajuda a definir o tamanho para a cristaleira. Certifique-se que o móvel não atrapalhará a circulação de pessoas pelo cômodo.

Imagem de um quarto com uma cristaleira ao canto.

Você encontra a cristaleira em diferentes tamanhos. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz/ 123RF.com)

Compartimentação interna

Outra característica que deve ser analisada no momento da compra é a compartimentação interna da cristaleira. Você encontra modelos com nichos ou prateleiras.

Para quem precisa guardar muitos objetos, recomendamos escolher uma cristaleira com prateleiras. Para quem deseja expor seus objetos de maneira organizada e bonita, recomendamos uma cristaleira com nichos.

Você também encontra modelos com gavetas, ideais para guardar itens que não ficam bonitos quando expostos como talheres, porta-copos, pilhas, cabos, adaptadores de tomadas, controles remotos, ferramentas.

Design e estilo do móvel

A cristaleira clássica é confeccionada em madeira nobre, com prateleiras ou nichos, portas de vidro e entalhes decorativos, características que conferem ao móvel posição de destaque no ambiente.

O móvel é ideal para quem não abre mão de uma decoração tradicional, clássica ou provençal. Para ambos os estilos de decoração, utilize uma cristaleira em tom amadeirado ou branco - o acabamento em pátina valoriza ainda mais a peça.

Quando o móvel recebe pintura em tom vibrante como azul turquesa, vermelho cereja ou amarelo canário, torna-se ideal para decoração em estilo vintage. Para esse estilo de decoração, aposte num móvel em acabamento fosco.

Ao contrário dos modelos coloridos, a cristaleira branca é versátil e harmoniza com diferentes estilos de decoração.

A cristaleira moderna é caracterizada pelas linhas retas e poucos detalhes, que fazem com que o móvel combine com qualquer ambiente da casa com facilidade. Você encontra modelos em diferentes materiais como vidro, metal ou madeira em tons sóbrios como branco, preto e chumbo – mas você também encontra modelos em cores alegres.

Tanto o material quanto o design unem contemporaneidade, simplicidade e sofisticação e combina com decorações em estilo moderno, industrial, escandinavo e minimalista. Democrática, pode ser utilizada em todos os cômodos da casa.

Um diferencial da cristaleira moderna, é que a maioria dos modelos possui iluminação interna em LED que facilita a visualização dos objetos armazenados. Bacana, não é mesmo?

A cristaleira colonial combina com todos os estilos de decoração. Normalmente é confeccionada em madeira maciça com molduras grossas e vidro na porta que valorizam o ambiente. Você encontra modelos em tons naturais ou coloridos.

Imagem de uma sala de estar em estilo moderno com uma cristaleira colonial ao fundo.

cristaleira colonial oferece contraste a uma decoração moderna. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz/ 123RF.com)

A cristaleira rústica é feita de madeira de demolição ou reflorestamento. Geralmente, possui acabamento em pátina que cria aparência de envelhecimento. Apesar de ser um móvel bem rebuscado, a cristaleira rústica combina com qualquer estilo de decoração.

(Fonte da imagem destacada: ATBO/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.