Na foto uma panela de aço inox em cima de um fogão de vidro por indução.
Ultima atualização: 8 de junho de 2021

Os fogões com mesa de vidro são uma tendência que veio para ficar. Muito sofisticados, modernos e bonitos, esses produtos já fazem parte de inúmeras cozinhas. No entanto, por serem bem diferentes ainda existem muitas dúvidas sobre como limpar fogão de vidro e é esse o tema deste artigo.

Realizar uma correta e frequente higienização do fogão é a melhor maneira de fazer com que esse produto dure por anos e se mantenha em perfeito funcionamento. Porém, nem sempre o que se usa para limpar fogão de metal é indicado para os modelos de vidro. Então, continue lendo para aprender tudo sobre a limpeza desse eletrodoméstico.




Primeiro, o mais importante

  • Limpar um fogão de vidro é muito simples e para isso pode-se usar apenas três produtos: detergente neutro, esponja macia e pano.
  • Na hora de realizar a limpeza de um fogão de vidro deve-se evitar o uso de materiais abrasivos, como as esponjas de aço, por exemplo.
  • Caso o fogão de vidro esteja muito engordurado o vinagre pode ajudar a retirar esse acúmulo de gordura.

Aprenda todas as formas de limpar fogão de vidro

Para conseguir deixar o seu fogão de vidro limpo é preciso conhecer os melhores produtos para isso e também todas as etapas que devem ser realizadas para a sua correta higienização. Portanto, saiba que nos tópicos abaixo vamos te ensinar a como limpar fogão de vidro perfeitamente, confira.

Na foto uma mulher colocando alho em um frigideira em cima de um fogão de vidro.

O fogão de vidro é muito moderno, sofisticado e resistente, mas deve ser limpo com frequência para continuar funcionando corretamente. (Fonte: Conscious Design / Unsplash)

Quais produtos usar para limpar fogão de vidro?

Para realizar a melhor limpeza de um fogão de vidro é preciso ter em mãos os produtos corretos para essa finalidade.

Dessa maneira, será possível fazer uma correta e eficiente higienização desse eletrodoméstico sem esforço e rapidamente.

Com isso, até podem existir diversos produtos que são recomendados para limpar um fogão de vidro, mas os principais e mais eficientes são:

  • Esponja de cozinha 
  • Detergente neutro 
  • Pano macio

Essa lista de produtos é muito curta, mas bastante eficiente e somente com esses três itens já é possível realizar uma ótima limpeza do fogão de vidro, pois cada um deles apresenta a sua função.

O detergente neutro é ideal para tirar a gordura do fogão.

A esponja de cozinha é ideal para retirar a sujeira mais pesada, porém somente deve ser utilizada do lado macio para não riscar a superfície desse eletrodoméstico.

O detergente neutro tem como função principal remover a gordura que se acumula durante o cozimento dos alimentos e tem como vantagem não manchar o fogão.

Já o pano pode ser usado como um substituto da bucha para a higienização propriamente dita ou então serve para secar esse aparelho depois que ele estiver limpo.

O que não usar para limpar fogão de vidro

Quando se fala de limpeza da cozinha, existe uma gama gigante de produtos que podem ser utilizados, mas nem todos são recomendados para limpar um fogão de vidro.

Por mais que o vidro usado na fabricação desse modelo de fogão seja de alta resistência, não é qualquer item que pode ser usado nele.

Deste modo, deve-se evitar qualquer produto abrasivo, que tenha a função de desgastar, polir ou realizar uma limpeza mais pesada. Isso porque ele pode acabar arranhando ou danificando a cor, revestimento e brilho do fogão de vidro.

Um bom exemplo disso são as esponjas de aço, que se usadas na superfície desse produto, com certeza, irão riscá-lo.

Na foto uma mulher segurando um pano e um borrifador dentro de uma cozinha.

Na limpeza do fogão de vidro devem ser usados materiais não abrasivos, como panos macios, ao invés de esponjas de aço. (Fonte: cottonbro / Unsplash)

Passo a passo de como limpar fogão de vidro

Agora que você já está por dentro de todos os produtos que podem e não podem ser utilizados na limpeza do fogão de vidro, chegou o momento de te mostrarmos um passo a passo de como fazer isso.

Com isso, confira a seguir como limpar o seu fogão de vidro:

  1. Primeiramente cheque se o fogão está completamente desligado e frio. 
  2. Remova as grades, os queimadores e os botões do fogão para que eles também sejam limpos. Para isso, recomenda-se lavá-los usando esponja e detergente.
  3. Para limpar a mesa de vidro desse eletrodoméstico umedeça uma esponja e coloque um pouco de detergente neutro nela. Em seguida, passe a parte macia por toda a superfície do fogão sem fazer força.
  4. Remova o sabão que ficou nesse eletrodoméstico utilizando um pano macio e úmido.
  5. Após retirar todo o sabão, passe um pano limpo e seco ou um papel toalha sobre o fogão para secá-lo. É fundamental realizar essa secagem imediatamente após terminar a limpeza para evitar o surgimento de manchas.
  6. Por fim, coloque novamente as grades, botões e queimadores.  

Além disso, caso o fogão esteja muito engordurado, existem duas formas de tirar essa sujeira mais pesada.

A primeira delas é espalhando um pouco de detergente neutro sobre a superfície desse eletrodoméstico e o deixando de molho por alguns minutos.

A outra é fazendo uma mistura com detergente neutro e algumas gotas de vinagre branco. Para isso, deve-se espalhar esses dois produtos sobre o fogão, deixar agir por alguns minutos e em seguida retirar com um pano úmido.

Resumo

Independente se você gosta ou não de cozinhar, uma tarefa que não pode ser deixada de lado após o uso do fogão é a de limpá-lo.

Isso também vale para quem possui fogão de vidro e nesse artigo reunimos todas as informações mais importantes para que seja possível realizar uma ótima limpeza nesse eletrodoméstico.

Se você gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos!

(Fonte da imagem destacada: Bru-nO / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas