mulher servindo arroz feito na panela elétrica
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Dizem que uma das melhores coisas da vida é comer. E quando chega à mesa um arroz soltinho não tem como resistir, não é? Mas se a correria impede de ter sempre o alimento cozido na hora, aprender como fazer arroz na panela elétrica pode mudar tudo!

Neste artigo, vamos mostrar como o preparo do arroz fica muito mais prático com a ajuda deste eletrodoméstico. E, se você gosta de inovar na cozinha, tem dicas de outras receitas que dá para preparar na panela elétrica. Siga com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • A panela elétrica é um eletrodoméstico que facilita o preparo do arroz, ao dispensar a supervisão durante o cozimento.
  • Se você tem dúvidas sobre como fazer arroz na panela elétrica, basta seguir um passo a passo básico para essa tarefa.
  • Também é possível fazer arroz integral e outras receitas usando a panela elétrica sem dificuldades.

7 pontos essenciais sobre como fazer arroz na panela elétrica

Imagine chegar em casa cansado, entrar no banho e, quando sair, sentir o cheirinho do arroz já pronto… Sim, você pode preparar as refeições enquanto faz outras coisas. A partir de agora, vamos mostrar pontos importantes para não ter erro na hora de fazer arroz na panela elétrica.

bancada pronta para fazer arroz na panela elétrica

Fazer arroz na panela elétrica é uma forma de garantir praticidade e alimentação equilibrada no dia a dia. (Olga Yastremska/ Pexels.com)

O que é e como funciona a panela elétrica?

A panela elétrica é um utensílio doméstico que conta com um sistema de desligamento automático que dispensa o monitoramento do cozimento. Assim, você fica livre para realizar outras atividades.

Existem muitos modelos de panela elétrica. Na prática, todas funcionam da seguinte forma: ela conta com um sistema de aquecimento interno e uma válvula de fechamento que retém o vapor dentro do recipiente.

Um conjunto de sensor de peso e termostato identifica o momento em que o arroz está totalmente cozido e desliga o aquecimento. Esse processo impede que o alimento se queime ou fique cru.

É seguro fazer arroz na panela elétrica?

Sim, a panela elétrica conta com uma válvula de segurança e com sensores de temperatura. Além disso, a caixa externa do eletrodoméstico é muito resistente, eliminando qualquer risco de acidentes.

De qualquer forma, é importante ler com atenção as orientações de uso do fabricante e se certificar de que todos os passos de utilização estão sendo seguidos corretamente.

Quais as vantagens de usar uma panela elétrica?

A principal vantagem de fazer arroz na panela elétrica é o tempo liberado para outras tarefas. Mas isso não é tudo! Por isso, elaboramos um quadro para apresentar os prós (e alguns “contras”!) deste utensílio:

Vantagens
  • Economia de gás
  • Dispensa supervisão durante o preparo
  • Permite o cozimento de forma mais natural, até mesmo sem óleo
  • O alimento fica sempre no ponto correto
  • Mantém o arroz aquecido por algumas horas
  • Permite preparar outras receitas
Desvantagens
  • Mais cara que uma panela convencional
  • Depende de energia elétrica

É possível refogar os temperos na panela elétrica?

O segredo do sabor do arroz está em refogar os temperos. E isso é perfeitamente possível na panela elétrica também. Basta juntar a gordura de costume com os temperos desejados e refogá-los antes de colocar o arroz para cozinhar.

É comum ouvir que o alimento não fica bom quando feito na panela elétrica. A verdade é que muitas pessoas apenas juntam todos os ingredientes e ligam a panela. Se preparar os temperos antes, o arroz vai ficar exatamente como você gosta!

prato com arroz integral feito na panela elétrica

Quem consome apenas alimentos integrais, também pode contar com a facilidade de fazer o arroz na panela elétrica. (Trista Chen Pexels.com)

Passo a passo para fazer arroz na panela elétrica

A finalidade deste utensílio é trazer mais praticidade para a sua vida. Então, o passo a passo para fazer arroz na panela elétrica não poderia ser complicado! Apesar de variar de uma marca para outra, podemos descrever um roteiro básico:

  1. Ligue a panela no modo “Aquecer”. Coloque óleo, cebola e alho e refogue até dourar;
  2. Adicione o arroz e misture com a colher adequada para panela antiaderente;
  3. Coloque sal de acordo com a sua preferência;
  4. Cubra o arroz com água fria. Para não errar, siga exatamente a medida indicada na embalagem do grão;
  5. Altere o ajuste da panela elétrica para a função “Cozinhar”;
  6. Aguarde até que a panela desligue automaticamente e pronto! É só servir!

As melhores panelas elétricas para fazer arroz

Agora que você já sabe como fazer arroz na panela elétrica, precisa encontrar o modelo ideal para a sua família:

Como fazer arroz integral na panela elétrica?

Se você consome apenas arroz integral, sabe que ele é um pouco mais difícil para cozinhar. Então, deve estar se perguntando se a panela elétrica seria capaz de deixá-lo no ponto ideal. A resposta é sim!

Assim como ocorre quando preparado na panela tradicional, a única diferença será a quantidade de água que você precisará adicionar. Desta forma, basta seguir a proporção indicada pelo fabricante!

Relva VerdeProdutos naturais
"Para quem adora o arroz integral mas não abre mão da praticidade, a panela elétrica é uma ótima opção. Para cada medida de arroz, coloque duas medidas de água e terá o cozimento perfeito."

Dá pra fazer outras receitas na panela elétrica?

Existe uma infinidade de receitas que podem ser feitas na panela elétrica. Basicamente, tudo o que pode ser cozido na panela convencional também pode ser preparado neste eletrodoméstico. Desta forma, você pode colocar a criatividade — e seu talento culinário — em ação para preparar:

  • Risotos;
  • Arroz carreteiro;
  • Baião de dois;
  • Estrogonofe;
  • Pipoca;
  • Polenta;
  • Arroz doce.

Você também pode usar o cesto adicional (que acompanha a maioria das panelas elétricas) para cozinhar legumes no vapor ao mesmo tempo em que prepara o arroz. Economia dobrada de tempo e energia!

arroz doce é outra forma de fazer arroz na panela elétrica.

Além de fazer o arroz na panela elétrica, você pode inovar nas receitas e preparar até sobremesas. (Robyn Mackenzie/ Pexels.com)

Conclusão

Rotina corrida não precisa ser sinônimo de má alimentação. Basta contar com alguns aparelhos para agilizar as tarefas na cozinha e aproveitar alimentos fresquinhos no almoço ou jantar.

Neste artigo, mostramos como fazer arroz na panela elétrica pode te trazer mais qualidade de vida. Falamos sobre como funciona esse eletrodoméstico e deixamos um passo a passo para você preparar o arroz mais saboroso sem precisar ficar na frente do fogão!

Se este material foi útil, ajude-nos a chegar em mais pessoas, compartilhando com seus amigos. Muito obrigado, até logo!

(Fonte da imagem destacada: Olga Yastremska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas