Na foto um quarto de casal com poltrona e diversos objetos na parede.
Ultima atualização: 17 de maio de 2021

O quarto é um ambiente de descanso, que deve passar a sensação de tranquilidade, conforto e aconchego. Para isso, a decoração tem um papel fundamental e nesse artigo vamos te mostrar todas as formas de como decorar um quarto.

Fazer a decoração desse ambiente é uma tarefa simples, mas é preciso pensar em todos os detalhes para que o resultado fique bonito e funcional. Então, se quiser saber tudo sobre isso, continue lendo!




Primeiro, o mais importante

  • Na hora de decorar um quarto deve-se avaliar o tamanho desse ambiente e a personalidade de quem irá dormir nele.
  • O uso de cores claras e uma boa iluminação faz com que o quarto pareça mais aconchegante e maior.
  • Ao decorar um quarto de casal é preciso reunir elementos que mostrem o gosto das duas pessoas.

Como decorar um quarto: Todas as dicas!

Existem inúmeras maneiras de como decorar um quarto e deixá-lo bonito, aconchegante e com uma aparência que transmita a sua personalidade. Portanto, a seguir vamos te dar todas as dicas para isso, confira!

Na foto um casal deitado em uma cama comendo pizza.

A decoração do quarto de casal deve transparecer a personalidade das duas pessoas. (Fonte: Toa Heftiba/ Unsplash)

Quais peças usar no quarto para decorar?

Uma das melhores formas de decorar um quarto é apostando no uso de peças que combinem com esse ambiente e consigam deixá-lo mais aconchegante, bonito e com a sensação de bem-estar.

Para isso, há inúmeros itens que podem ser utilizados, a começar pelas mesas de cabeceira.

Esse móvel pode ser considerado 2 em 1 e, além de deixar a composição do quarto mais bonita, ainda serve para colocar objetos de decoração, celular e muitos outros itens.

Os quadros e as placas decorativas também são muito interessantes para usar no quarto. Isso porque eles são produzidos com as mais variadas temáticas e não ocupam espaço na área útil desse ambiente.

Outra maneira de decorar o quarto usando peças decorativas é através da iluminação. Para isso, vale a pena investir em abajures, lustres e luminárias.

Já para dar um toque de natureza e romantismo, os vasos com flores são uma boa ideia, sendo possível usar flores artificiais ou naturais.

Inclusive, confira abaixo uma seleção com ótimas peças para decorar o seu quarto:

Como decorar um quarto gastando pouco

Quando se fala em decoração é comum pensarmos que é preciso gastar muito para conseguir deixar um ambiente bonito. Porém, existem algumas maneiras de decorar um quarto com pouco dinheiro.

Para isso é preciso fazer boas escolhas e optar por peças que se destaquem na decoração e não custem muito.

As paredes podem ser aproveitadas de diversas maneiras na decoração mais em conta. Nesse caso pode-se eleger uma parede de destaque, que normalmente fica atrás da cama, e colocar nela uma cor diferente ou um papel de parede.

O truque para isso é somente pintar ou colocar o papel na parte que ficará exposta, ou seja, acima da cama. Na parte debaixo, se você utilizar uma mesa de cabeceira, não é preciso fazer nada e, assim, se economiza.

Caso queira decorar as paredes de outra maneira pode-se investir nas placas decorativas, que são mais baratas que os quadros e dão um toque muito especial na decoração.

Além disso, a própria cama pode fazer parte da decoração do quarto. Nela é possível colocar uma cabeceira mais trabalhada ou investir em roupas de cama e almofadas bonitas.

Como decorar um quarto pequeno

Decorar quartos pequenos é sempre considerado um desafio, pois não se tem muito espaço para móveis e peças de decoração.

No entanto, se utilizar todos os itens da maneira correta é possível criar um ambiente bonito e cheio de personalidade.

Dessa forma, o primeiro passo para decorar um quarto pequeno está em apostar no uso de cores claras, como branco e bege, para criar uma sensação de amplitude.

Outra forma de ampliar visualmente o quarto pequeno é através do uso de espelhos e eles podem ser colocados nas portas dos armários ou em alguma parede.

Mais uma dica está em não exagerar na escolha dos móveis e objetos de decoração. É muito comum que as pessoas queiram colocar tudo o que gostam dentro de um local só, mas isso não funciona nos quartos menores.

Com isso, a regra do "menos é mais" não deve ser deixada de lado.

Na foto um quarto pequeno com armários brancos, cama de casal e decoração em preto.

Na decoração do quarto pequeno deve-se prezar pelo uso de poucos elementos decorativos. (Fonte: Jean van der Meulen/ Pexels)

Como decorar um quarto de casal simples

Um dos principais problemas enfrentados na hora de decorar um quarto de casal é conseguir transmitir a personalidade de duas pessoas em um ambiente só.

Para isso, deve-se começar escolhendo uma cartela de cores que agrade ambos, sendo que os tons neutros e pastéis costumam ser muito bons para os quartos de casal.

Em seguida é preciso pensar na iluminação, que é fundamental na hora de decorar esse ambiente.

Boas escolhas para ele são um lustre central ou uma luminária de canto mais chamativa. Deste modo, apenas uma peça já conseguirá deixar o ambiente mais bonito e sem muito esforço.

Por fim, deve-se escolher os objetos de decoração propriamente ditos. Nesse caso vale a pena deixar que cada pessoa traga a sua personalidade e que existam peças que remetam a história do casal, como os porta-retratos, por exemplo.

Resumo

A decoração é uma das partes mais importantes em uma casa, pois a deixa mais bonita, interessante e cheia de personalidade.

Por isso, nesse artigo reunimos todas as formas de como decorar um quarto, para que esse ambiente tenha um excelente visual, sem perder no conforto e na sensação de bem-estar.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e agradecemos pela visita!

(Fonte da imagem destacada: Spacejoy/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas