Na foto uma sala de estar pequena com sofá e painel de TV em azul marinho.
Ultima atualização: 22 de abril de 2021

Quem mora em locais com metragem reduzida sabe que nem sempre é fácil de deixá-los bem decorados. Porém, existem inúmeras maneiras de fazer a decoração dos ambientes e hoje vamos te ensinar como decorar sala pequena.

A sala é um espaço para receber os amigos, maratonar séries e filmes, relaxar e muito mais. Por isso, é fundamental que ela seja confortável e agrade os olhos de quem mora na casa. Se é isso que você quer, continue lendo, pois vamos te dar todas as dicas para decorar a sua sala.




Primeiro, o mais importante

  • Para fazer com que a sala pequena pareça maior deve-se abusar das cores claras e evitar os tons mais escuros.
  • Os espelhos, quadros e prateleiras são peças que não ocupam muito espaço e ficam ótimas nas paredes.
  • Móveis de profundidade pequena são uma excelente escolha para esse ambiente.

Melhores dicas de como decorar sala pequena

As salas pequenas também merecem ser bonitas, funcionais e confortáveis e a melhor forma de conseguir isso é através da decoração. Portanto, a seguir te damos todas as dicas para decorar esse espaço.

Na foto um casal sentado em um sofá sorrindo.

A sala de estar pequena pode ser muito confortável e boa para passar longas horas no sofá. (Fonte: cottonbro / Pexels)

Como fazer para a sala pequena parecer maior?

Muitas vezes o principal erro cometido na hora de decorar uma sala pequena está na escolha dos móveis, objetos de decoração e cor das paredes, que fazem com que esse cômodo pareça menor do que ele realmente é.

Justamente por isso existem diversos truques que conseguem dar uma sensação de amplitude aos ambientes.

Falando especificamente da sala, as melhores maneiras de fazê-la parecer maior são:

  • Pinte as paredes e teto de cores claras e frias.
  • Crie um ambiente neutro. Isso quer dizer que deve-se optar por móveis e peças de decoração que sigam uma mesma cartela de cores.
  • Os espelhos conseguem aumentar visualmente qualquer ambiente. Nesse caso é possível fazer a sua instalação ocupando uma parede toda ou usando espelhos emoldurados menores.
  • Evite cortinas escuras, pois elas irão pesar no espaço.
  • Faça uma mescla com móveis grandes e pequenos. Um bom exemplo disso é adquirir um sofá maior e uma mesa de centro mais compacta.

O que é preciso para decorar uma sala pequena?

Não existem regras quando se fala nos itens que devem estar presentes na decoração de uma sala pequena. Na realidade quais peças serão utilizadas nesse ambiente depende muito do gosto de cada um.

Porém, há algumas maneiras de fazer boas escolhas na compra dos móveis e peças decorativas para esse espaço.

Dessa forma, no momento de adquirir qualquer móvel para salas menores dê preferência para as opções que apresentam uma profundidade pequena. Isso vale principalmente para racks, buffets e aparadores.

As paredes também podem ser muito bem aproveitadas para embelezar e guardar objetos nesse cômodo. Nelas é possível colocar quadros decorativos ou nichos e prateleiras, que podem ser usados para armazenar livros e qualquer outra peça que desejar.

Os tapetes são boas peças para decorar a sala pequena e, além de terem um excelente apelo visual, melhoram a sensação térmica e protegem o piso.

Já a mesa de centro é um móvel que pode ou não estar presente na sala pequena, não existindo obrigação nenhuma de usá-la caso não caiba.

Na foto uma criança lendo em um sofá dentro de uma sala de estar.

Decorar a parede da sala pequena é uma ótima maneira de deixar esse ambiente bonito. (Fonte: Paige Cody/ Unsplash)

Como decorar uma sala pequena gastando pouco

Algumas pessoas acham que não é possível deixar os ambientes bonitos pagando pouco. No entanto, temos muitas dicas de como decorar sala pequena sem gastar muito dinheiro.

A primeira delas é investir em móveis 2 em 1. Exemplos disso são os painéis e estantes para TV, que servem para colocar não somente o televisor, como também diversos outros itens de decoração.

Pode-se também adquirir peças de segunda mão ou de mostruário. Por mais que ainda exista um certo preconceito, diversas vezes os móveis desse tipo estão em ótimo estado e são vendidos com excelentes descontos.

Outra boa ideia está em fazer as coisas você mesmo. Pintar as paredes não é algo difícil e há quem seja capaz de realizar isso e economizar no pintor. É possível também executar a colocação de papel de parede e criar seus próprios objetos de decoração através de tutoriais na internet.

Principais tendências de decoração para sala

A cada ano as tendências de decoração mudam e surgem novas maneiras de deixar os ambientes mais bonitos. Para te inspirar, vamos falar do que está em alta no momento.

As paredes feitas com gesso 3D há algum tempo ocuparam o espaço dos papéis de parede e ficam lindas nas salas de estar.

Os lustres e luminárias metalizados também invadiram as casas e dão um toque de sofisticação para qualquer ambiente. Além do tradicional prateado, existem belas opções em cobre, dourado e rose gold.

O uso de fibras naturais e madeira é outra tendência de decoração muito forte nesse ano. Com isso, pode-se investir em peças de madeira maciça, feitas com fibras naturais e abusar das plantas.

E se você está em busca de bons produtos para decorar a sua sala pequena, confira abaixo a seleção que fizemos:

Resumo

Se você estava querendo mudar a aparência da sua casa e renovar a sua sala de estar, com certeza veio ao lugar certo.

Nesse artigo buscamos te explicar como decorar sala pequena e mostramos quais elementos usar nesse ambiente, o que evitar e ainda trouxemos as principais tendências de decoração desse ano.

Se gostou desse artigo não deixe de o compartilhar com os seus amigos para que ele possa chegar a mais pessoas. Agradecemos pela visita!

(Fonte da imagem destacada: Houzlook.com/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas