Imagem de um unicórnio de pelúcia sobre a cama
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

28Horas investidas

7Estudos avaliados

32Comentários coletados

Interessado em aprender como decorar quarto de menina? Então você chegou ao lugar certo. Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home, portal especializado em cuidar de cada canto do seu lar.

Nesse artigo você vai aprender a considerar todos os pontos importantes antes de escolher a decoração do cantinho da sua garota. Saiba que a idade é o ponto de partida para deixar o cômodo com a cara da sua filha. Siga lendo para fazer as melhores escolhas!




Primeiro, o mais importante

  • Um quarto infantil feminino pode ter diversos estilos. Clássico, escandinavo, retrô, romântico ou minimalista são algumas das opções mais procuradas. Um dos primeiros passos é definir qual deles você vai seguir.
  • Considerar a idade da menina é fundamental para montar um quarto que atenda não apenas seus gostos, mas também suas necessidades.
  • É possível fazer uma decoração de quarto infantil feminino simples e barato, basta colocar a mão na massa ao invés de contratar profissionais para alguns serviços.

Tudo o que você precisa saber sobre decoração para quarto de menina

Sua filha faz o estilo princesinha da família ou tem um jeito mais despojado? O quarto da criança precisa refletir a personalidade dela e fazer com que ela sinta que aquele é o melhor lugar do mundo. Por isso, o ambiente precisa encantar a pequena tanto para estudar, brincar ou dormir.

Esse artigo vai te trazer todo direcionamento que você precisa para decorar o quarto da sua menina de forma perfeita para ela!

Muitas pessoas têm buscado uma decoração neutra e minimalista.

Muitas pessoas têm buscado uma decoração neutra e minimalista. (Tatiana Syrikova / Pexels.com)

Por que devo considerar a idade da minha filha?

A idade da criança é o ponto de partida para começar a decorar o ambiente. Isso porque o quarto precisa ir de encontro com a personalidade dela para que a garota sinta que aquele é o melhor lugar do mundo.

O quarto deve transmitir segurança e acolhimento. E entender as necessidades da criança nesta fase da sua vida é essencial para que ela goste do local.

Um bebê, por exemplo, precisa de menos que uma menina de 5 anos. Que por sua vez, tem necessidades diferentes de uma adolescente.

Mais do que agradar com a decoração, respeitar a idade da menina é construir um quarto perfeito para que ela possa desenvolver suas principais atividades naquele ambiente. Ou seja, dormir, brincar e estudar.

Bebê Meninas de 2 aos 5 anos Meninas de 6 aos 10 anos Adolescentes
Características Um ambiente acolhedor e seguro para o bebê dormir. Não deve ter sobrecarga de móveis e cores nessa fase Nessa fase o quarto já pode estimular mais a criatividade, o dormir e o brincar são igualmente importantes Nessa idade as garotas estão mais ligadas a temas. Aqui é onde o quarto deixa de ter o gosto dos pais e começa a ter a personalidade da menina. É importante que o ambiente acompanhe seu crescimento e gostos Geralmente as meninas guiam bem seus gostos e o quarto sofre grandes mudanças. As bonecas saem, dando espaço para uma decoração mais geek. Nessa fase o quarto é o porto seguro delas
O que disponibilizar Berço ou cama montessori, guarda-roupa, poltrona de amamentação e, se possível um local seguro no chão, como um tatame, para o bebê se desenvolver e brincar Cama infantil, guarda-roupa, cantinho de leitura e espaço para os brinquedos. Os pais já podem disponibilizar uma mesinha de atividades Cama, guarda-roupa, cantinho de leitura, espaço para os brinquedos e um local para estudar, como uma escrivaninha Cama, guarda-roupa, espaço para livros, ambiente de estudo e um local mais despojado, como um puff no chão, por exemplo

Conheça os 3 principais estilos de decoração infantil feminino

Depois de considerar a idade - e as necessidades - da sua filha, é hora de entender qual estilo de decoração você vai seguir. Confira:

  1. Clássico: Além de sofisticado, esse estilo de decoração é bem atemporal, ou seja, está sempre na moda. Bordados, babados e flores são bem presentes nesse estilo. Combina melhor com quartos de bebê, mas também pode agradar meninas até os 10 anos que gostam muito do mundo de “faz de contas”.
  2. Retrô: Esse estilo de decoração traz mais vida para o quarto. Uma característica forte é o contraste de cores vivas e os móveis com pés de palito. Pode ter um toque bem infantil e também agradar as adolescentes.
  3. Minimalista: Menos é mais. A regra é bem clara em um quarto minimalista. Geralmente os tons usados são neutros, como bege, cinza ou preto. A ideia é usar apenas elementos que sejam essenciais.

Conheça o poder das cores para decorar quarto de menina

Já era o tempo em que o rosa predominava no quarto de uma menina. Hoje em dia é possível ver as mais diversas cores compondo a decoração de um quarto feminino.

Você sabia que a cor das paredes, móveis e decoração pode ter uma influência na criança? Elas causam efeitos no sono, humor e até mesmo apetite.

Confira o que cada uma dessas quatro cores transmite antes de fazer sua escolha:

  • Rosa: Essa é a cor do amor e do aconchego. Ela traz bastante romantismo ao ambiente e também remete à delicadeza. Não pode ser usada em excesso, pois pode gerar uma agitação na criança.
  • Verde: Tons esverdeados remetem à natureza. Essa cor traz sensação de calmaria. Fica lindo quando equilibrado com tons de madeira. Ainda, o verde simboliza saúde.
  • Amarelo: Essa cor representa alegria e espontaneidade. Por ser mais vibrante, ela é estimulante, por isso não pode ser usada em excesso em um quarto. Por outro lado, ajuda na concentração, sendo ótima para compor o cantinho dos estudos.
  • Azul: A cor perfeita para qualquer quarto. Isso porque ela estimula o relaxamento, trazendo sensação de descanso, aconchego e harmonia.

Como baratear a decoração para quarto de menina?

É possível fazer isso tudo gastando pouco. Hoje em dia existem muitas opções de móveis bem modernos e baratos. Quando os pais deixam de contratar alguns serviços, buscam inspirações na internet e colocam a mão na massa, decorar um quarto de menina fica muito mais barato.

Imagem mostra pai e filha pintando juntos.

Usando um estilo “Faça Você Mesmo” é possível fazer uma linda decoração gastando pouco. (Tatiana Syrikova / Pexels.com)

Existem muitos tutoriais de Do It Yourself, que significa “Faça você mesmo”. Através desses vídeos é possível aprender a pintar o quarto, colar adesivos, fazer desenhos geométricos ou aplicar papel de parede.

E não para por aí. Você mesmo pode construir uma luminária, montar uma estante para os livros ou mesmo fazer a caminha montessori da sua filha. Com uma boa dose de criatividade e tempo você pode decorar um quarto com coisas simples gastando pouco.

Resumo

Você não precisa ser um especialista em arquitetura para aprender como decorar quarto de menina. Com um pouco de pesquisa e colocando a mão na massa é possível criar uma linda decoração gastando bem pouco.

Apenas atente-se para a idade da sua filha e permita que o quarto acompanhe o crescimento e as necessidades da garota. Siga nossas dicas e crie um ambiente que sua menina vai amar!

(Fonte da imagem destacada: Karolina Grabowska / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas