Imagem de um quarto decorado com papel de parede.
Ultima atualização: 4 de maio de 2021

O papel de parede é um dos revestimentos mais utilizados por quem deseja transformar a decoração do ambiente de uma maneira simples e barata. Nesse sentido, é interessante aprender como colocar papel de parede.

Quando você aprende a colocar esse revestimento, não será necessário contratar um profissional especializado em aplicação de papel de parede, reduzindo os custos da obra. Continue a leitura para aprender a melhor técnica.




Primeiro, o mais importante

  • O diferencial de um papel de parede é a possibilidade de escolher entre uma grande variedade de tonalidades, estampas e texturas, em opções para todos os cômodos da sua residência.
  • O papel de parede adesivado é a opção mais prática para quem nunca aplicou esse revestimento anteriormente.
  • Para aplicar o papel de parede você precisa de algumas ferramentas simples como fita métrica, tesoura, espátula e cola.

Como colocar papel de parede: Guia completo

O papel de parede é uma alternativa econômica para quem deseja decorar a casa sem precisar fazer reforma ou contratar mão de obra especializada. Pensando nisso, preparamos um guia completo para ensinar como colocar um papel de parede.

Imagem de uma mulher aplicando papel de parede.

O processo de aplicação de um papel de parede adesivado ou sem adesivo é parecido. (Fonte: Inspirestock International - Exclusive Contributor/ 123RF.com)

Quais são os materiais necessários para colocar papel de parede com ou sem adesivo?

Para aplicar um papel de parede adesivado, você precisa de uma tesoura, fita métrica, estilete, espátula de corte, pano úmido, pano seco e uma escada.

Para um papel de parede sem adesivo, além dos materiais mencionados acima, você também vai precisar de cola em pó, água, balde para diluir a cola e rolo de pintura. A proporção ideal de cola é 100g de pó a cada 30 metros quadrados.

Passo-a-passo para colocar papel de parede

Com os materiais mencionados acima em mãos, você deve prosseguir para a aplicação do papel de parede. Preparamos um tutorial detalhado de como colocar o wallpaper como um profissional:

Nivele a parede

É fundamental que a parede seja nivelada com massa corrida ou gesso antes de aplicar o papel de parede. Você deve lixar a parede, remover texturas e resíduos de tinta, tapar buracos e resolver problemas com infiltração.

Passe uma mão de tinta

Não indicamos que você coloque o papel de parede sobre massa corrida ou gesso, pois pode danificar o papel de parede. Para evitar esse problema, sugerimos a aplicação de uma camada de tinta branca.

Tire as medidas da parede

É muito importante medir a parede em que será aplicada o papel de parede, do chão ao teto. Marque as medidas das janelas, interruptores e tomadas para recortar o papel de parede corretamente.

Corte o papel de parede

Depois de tirar as medidas, é necessário cortar o papel de parede. Recomendamos que você deixe 5cm adicionais em cada extremidade de um papel de parede sem estampa e 10% a mais de papel de parede estampado. Utilize tesoura nessa etapa.

Aplique a cola no papel de parede

Caso o papel de parede escolhido não seja adesivado, você deve preparar a cola seguindo as recomendações do fabricante e espalhar com o auxílio de um rolo de pintura. Caso o papel de parede seja adesivado, essa etapa deve ser pulada.

Coloque o papel de parede

A aplicação do papel de parede deve ser feita de cima para baixo. Suba na escada e encaixe o papel de parede em uma das extremidades superiores e alise utilizando um escovão ou um pano seco para auxiliar na colagem.

O papel de parede deve ser bem fixado e não deve ficar torto. Eventuais bolhas somem com o passar dos dias.

Remova as arestas

As arestas do papel de parede devem ser removidas com o uso de um estilete e espátula. Para limpar as emendas utilize um pano úmido.

Imagem de uma sala de estar decorada com um papel de parede.

A aplicação do papel de parede é simples e pode ser feita por qualquer pessoa. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Quais as vantagens do papel de parede?

Agora que você aprendeu como colocar papel de parede para renovar a decoração, precisa conhecer as vantagens desse revestimento:

  1. Facilidade de aplicação: Ao seguir o tutorial da seção anterior, você saberá aplicar o papel de parede e não precisará contratar um profissional.
  2. Custo-benefício excelente: Dependendo da metragem necessária, material e padronagem, o papel de parede pode sair mais barato do que um galão de tinta.
  3. Variedade de opções: Você encontra opções de papéis de parede coloridos, estampados e texturizados. Você encontra modelos para todos os ambientes e estilos de decoração, inclusive opções para decorar quarto infantil.
  4. Durabilidade: Além de barato, bonito e simples de aplicar, o papel de parede possui durabilidade de cerca de uma década.

Imagem de um banheiro decorado com papel de parede.

Existem opções de papéis de parede para todos os ambientes. (Fonte: Collov Home Design/ Unsplash.com)

Quais são os tipos de papéis de parede?

Além da variedade de cores, estampas e texturas, você encontra papéis de parede em diferentes materiais. É importante conhecer as diferentes opções para encontrar o modelo ideal para o ambiente, principalmente para decorar a cozinha e o banheiro.

Material Diferencial
Vinílico Facilidade de limpeza
Tradicional Confeccionado em papel
TNT Acabamento parecido com um tecido
Autocolante Fácil de colocar
Sem adesivo Maior durabilidade

Quais são os melhores papéis de parede para comprar?

Você não pensou que encerraremos o texto sem compartilhar algumas sugestões de compra, não é mesmo? Selecionamos alguns dos melhores produtos de marcas que são referência no mercado:

Resumo

O papel de parede amplia as possibilidades de decoração dos ambientes, principalmente porque existem modelos em diferentes tonalidades, estampas e texturas.

E aprender como colocar papel de parede resultará em economia com mão de obra, sem contar na diversão que você terá ao aplicar o revestimento. Basta seguir as dicas que preparamos neste artigo e mãos à obra.

(Fonte da imagem destacada: Collov Home Design/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas