exemplo de como arrumar mesa de jantar para um evento formal, com taças e flores.
Ultima atualização: 7 de maio de 2021

Seja em um jantar especial, no encontro com a família ou em uma reunião com amigos, quem é que nunca teve dúvidas sobre como arrumar a mesa de jantar? Não estamos falando dos banquetes a “mil talheres” e sim de recepções comuns em várias situações.

Arrumar bem a mesa faz a refeição ficar mais atrativa. E é sobre isso que queremos falar. Com nossas dicas, você vai ter muita facilidade em arrumar a mesa de jantar e deixar todos os seus convidados impressionados.




Primeiro, o mais importante

  • Se você não tem certeza sobre como arrumar a mesa de jantar, aposte nos itens básicos, com cores neutras e poucos detalhes.
  • Em uma mesa de jantar moderna, você pode misturar cores e formatos, deixando o ambiente mais descontraído.
  • Para arrumar a mesa de jantar para um encontro romântico, é possível combinar flores e velas e usar louças neutras.

Aprenda como arrumar a mesa de jantar

Não basta estender a toalha e distribuir os pratos e talheres. Mas arrumar a mesa de jantar pode ser mais simples do que parece. Vamos falar sobre o que conta na hora de organizar o espaço para as refeições.

O que faz uma mesa de jantar estar bem arrumada?

O conceito de mesa bem arrumada pode variar de pessoa para pessoa. Por essa razão, é mais fácil encontrar a arrumação ideal tendo em mente o tipo de serviço de jantar que será apresentado naquela ocasião.

Assim, a mesa de jantar bem arrumada é aquela que, além de cumprir os padrões da etiqueta, também deixa à mão tudo o que os convidados necessitam para degustar todos os pratos e bebidas que serão servidos ao longo da noite.

Mesa de jantar arrumada com copos e taças e mistura de cores

Em uma mesa de jantar moderna, você pode misturar cores e formatos, deixando o ambiente mais descontraído. (Fonte: Olena Kalinova/ 123rf.com)

Como arrumar a mesa de jantar para cada ocasião?

Suponha que você vai receber a família, comemorar o aniversário ou está planejando um jantar em casal. Para cada uma dessas situações, é preciso arrumar a mesa de jantar de formas diferentes.

Pensando nisso, deixamos algumas recomendações de quais pontos merecem atenção quando for organizar cada tipo de jantar. O cuidado começa na toalha e vai além. Confira.

Jantar simples

Para arrumar uma mesa de jantar simples e bonita, você pode apostar em toalhas leves e mais curtas. Os desenhos florais ou detalhes em listras delicadas são uma escolha certeira para a ocasião.

Para harmonizar, prefira os pratos simples, de preferência que tenham uma única cor. Sobre os talheres, não se preocupe. Neste caso, será preciso apenas garfo, faca e colher de sobremesa. Os copos long-neck formam uma bela composição.

No jantar simples, não é preciso usar jogo americano.

Jantar romântico

Quem quer uma mesa romântica, deve investir em cores neutras para a toalha de mesa. Os pratos também podem seguir a mesma linha, com tons claros e neutros. Isso vale ainda para o jogo americano.

Para deixar o ambiente mais acolhedor, aposte em pequenos vasos de flores e luz de velas. Se conseguir deixar o ambiente à meia luz será perfeito!

Louças e pratos com detalhes florais e corações são bem vindos. Mas tome cuidado para não exagerar no romantismo e deixar a produção muito piegas.

mesa de jantar com proposta romântica, usando rosas e velas

Para arrumar a mesa de jantar para um encontro romântico, é possível combinar flores e velas e usar louças neutras. (Fonte: Daria Minaeva/ 123rf.com)

Jantar moderno

Os jantares modernos costumam ser mais informais. Sendo assim, você acerta se colocar na mesa apenas no básico. Dependendo dos convidados, você pode ousar e colocar uma toalha mais colorida, com estampa estilizada.

Se ficar apreensivo sobre este ponto, deixe a descontração para os jogos americanos e use uma toalha neutra. Assim como na mesa simples, aqui basta colocar garfos, facas, colheres na mesa.

Os copos e taças também podem ter formas e cores diferenciados. Se quiser usar guardanapos com estampas, fique atento para não ter muita informação à mesa.

Jantar refinado

Este é o tipo de mesa que te deixa com um “frio” na barriga? Não se preocupe! Basta estar atento aos detalhes e tudo vai dar certo. Preparamos um passo a passo para você saber como arrumar a mesa de jantar com sofisticação e elegância:

  1. O jogo americano é obrigatório e não deve ter estampas coloridas;
  2. A toalha de mesa precisa ser em tecido nobre, com tons neutros;
  3. O guardanapo, de tecido, fica dobrado em forma triangular ao lado do jogo americano;
  4. O prato deve ser colocado no centro do jogo americano. O garfo de jantar e o de salada em cima do guardanapo;
  5. A faca deve estar à direita do prato, com a ponta virada para dentro. Na sequência, coloque a colher de chá e a de sopa, lado a lado;
  6. Na frente do jogo americano, à direita do convidado, devem ficar a taça de vinho e a de água.

Dicas infalíveis para um jantar surpreendente

Sabendo qual o tipo de jantar e conhecendo bem os convidados, fica muito mais fácil arrumar a mesa e organizar um encontro inesquecível. E, se você quer deixar seu jantar mais especial, veja nossas dicas:

  • Prepare um som ambiente agradável;
  • Cuidado com os excessos — de cores, temperos ou informação —;
  • Atente-se para o conforto dos convidados, certifique-se que todos se acomodem bem;
  • Mantenha as bebidas sempre na temperatura ideal, usando um balde de gelo.

Conclusão

Tornar um encontro especial vai além da arrumação do local, nós sabemos. A boa convivência é que torna cada momento inesquecível. Mas saber como arrumar a mesa de jantar para receber bem é um carinho a mais para os convidados.

Por este motivo, falamos sobre a arrumação da mesa para cada situação, com dicas e até um passo a passo para que você saiba tudo o que precisa na hora de organizar um jantar.

Esperamos ter ajudado. E que você se lembre de nós em sua próxima reunião de família ou no encontro com os amigos! Um abraço e até breve!

(Fonte da imagem destacada: Andrey Bayda/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas