Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Quem pode recusar uma sobremesa deliciosa depois do almoço ou do jantar? Essas preparações são sempre o complemento perfeito após uma das principais refeições do dia, além do fato de que elas trazem felicidade no momento do consumo.

Entretanto, a experiência não será completa se não for consumida com o utensílio certo.

Colheres de sobremesa foram criadas para complementar essas experiências e, adicionalmente, para muitas outras coisas.

Eles são muito úteis tanto para residências convencionais quanto para restaurantes e padarias ou cafés especializados, o que os torna obrigatórios na cozinha. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre eles.




O mais importante

  • As colheres de sobremesa podem ser usadas para comer sobremesa, mexer, degustar e até mesmo cozinhar.
  • Elas contribuem para a saúde: estas colheres também são adequadas para pessoas que querem controlar quantidades quando comem.
  • Além de complementar a experiência de comer sobremesa, eles também criam uma atmosfera sofisticada quando se trata de compartilhar, já que seus diferentes designs fazem a mesa parecer muito mais elegante e organizada.

Colheres de sobremesa: as melhores bem quentes

Por mais básicas que pareçam, você pode encontrar infinitas ofertas e designs quando você quiser comprar colheres de sobremesa. Aqui está uma lista do que acreditamos ser as melhores colheres de sobremesa do mercado.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre colheres de sobremesa

Colheres de sobremesa ajudam a tornar a experiência alimentar mais agradável. É simplesmente o toque final perfeito no final de uma refeição e faz com que comer sobremesas seja mais fácil e rápido.

É importante conhecer as principais características antes de comprá-las, então aqui nós contamos tudo sobre elas.

Colheres de sobremesa podem ser usadas tanto para comer sobremesas quanto para mexer, degustar e até mesmo para cozinhar. (Fonte: marctran: 124788087/ 123rf)

Quais são as vantagens das colheres de sobremesa?

Estes utensílios ajudam a comer facilmente sobremesas que não podem ser degustadas com um garfo, por exemplo, sorvetes e sorvetes. Eles também podem ser úteis para tomar medidas ao adicionar ingredientes durante o cozimento.

Aqui, nós lhe contamos mais sobre suas vantagens.

Colheres de sobremesa contribuem tanto para a experiência alimentar como para o preparo de sobremesas.

Vantagens
  • Longa duração
  • Fácil de transportar alimentos
  • Evita manuseio com as mãos
  • Permite comer no tamanho desejado
Desvantagens
  • Alguns materiais podem distorcer sabores
  • Alguns materiais podem ser condutores de calor
  • Pode reter bactérias

Por que se caracterizam as colheres de sobremesa?

O tamanho é a principal diferença entre colheres de sobremesa e colheres convencionais. Sua concavidade é mais esférica do que a de uma colher de sopa, e se assemelha muito à de uma colher de café ou chá.

O design do cabo também é um fator de diferenciação, sendo relevante dependendo do tipo de evento em que são usados.

Nas refeições formais, eles se caracterizam por serem colocados no lado direito do prato, que tem um garfo no lado esquerdo. Eles são colocados no final da refeição principal, pouco antes da sobremesa ser servida.

Nas refeições informais, é comum encontrá-los no topo do prato principal desde o início.

Colheres de madeira também funcionam?

Colheres de aço inoxidável ou plástico serão sempre a melhor escolha para comer sobremesas do que colheres de madeira.

Elas são projetadas principalmente para cozinhar, mexer e servir, como a madeira é um material natural, elas são especialmente recomendadas para o manuseio de alimentos.

Ao contrário das colheres de aço inoxidável, as colheres de madeira não precisam de cuidados especiais para mantê-las em boas condições; entretanto, não é aconselhável usar a máquina de lavar louça ao lavá-las, pois elas podem rachar e se danificarem facilmente.

Colher de sobremesa ou colher de sobremesa?

Ao comprar colheres de sobremesa, não confunda as que são feitas exclusivamente para cozinhar com as que são feitas para comer.

Normalmente, as colheres de sobremesa vêm em uma espécie de chaveiro, com outras colheres de tamanhos diferentes.

É aconselhável ter essas colheres na cozinha, pois elas aumentam a precisão na hora de cozinhar, mas as colheres de sobremesa são o complemento ideal para a experiência e facilidade de consumo, por isso também é aconselhável comprá-las.

Qual é a alternativa para uma colher de sobremesa?

A principal alternativa é o garfo. No entanto, tudo depende do tipo de sobremesa que você vai comer.

Neste caso, o garfo contribui para a facilidade de consumo de bolos, por exemplo; eles também podem ser usados para comer waffles e crepes doces, saladas de frutas, molhos e panquecas.

Para os slushies, a alternativa mais comum são palhinhas, pois quando derretem se transformam em uma bebida refrescante.

Entretanto, para sobremesas como salada de frutas, creme de leite, cheesecake, pudim ou flan, é muito mais complicado usar um garfo, pois eles podem se dissolver e se perder completamente, arruinando assim esta doce experiência.

Eles contribuem para a saúde: estas colheres também são adequadas para aqueles que querem controlar as quantidades quando comem. (Fonte: nazilekeskin: 131971389/ 123rf)

Por que comprar uma colher de sobremesa?

Nós já mencionamos sua importância em melhorar e facilitar a experiência alimentar, pois sem eles não seria a mesma coisa.

Entretanto, também é importante destacar sua adequação ao lidar com problemas de saúde como a obesidade, ou simplesmente querer comer de forma mais equilibrada.

Colheres de sobremesa podem ser o complemento ideal, mesmo para aqueles que desejam seguir hábitos mais saudáveis.

De acordo com um estudo realizado em Cambridge, colheres de sobremesa podem ser uma estratégia muito prática para reduzir o tamanho da mordida e, portanto, a velocidade de ingestão, pois são aspectos que contribuem para o trabalho ideal ou menos adequado do metabolismo, um fator chave quando se quer levar um estilo de vida mais saudável.

Critérios de compra

Colheres de sobremesa são consideradas um item muito específico na cozinha, tanto para residências convencionais quanto para restaurantes e padarias especializadas.

É por isso que é necessário ser claro sobre certos aspectos ao adquirir este tipo de utensílio. Nas seções seguintes mostraremos os aspectos mais relevantes.

Material

Colheres de sobremesa em aço inoxidável são mais comumente encontradas em restaurantes e padarias.

Este material é o mais utilizado, pois é o que melhor combate germes e bactérias, além de possuir propriedades que facilitam a desinfecção e limpeza.

O segundo material mais conhecido é o plástico; entretanto, é utilizado em espaços e situações muito mais informais e, dependendo da temperatura em que são mantidos, seus componentes podem ser alterados, o que pode levar a uma distorção dos sabores e até mesmo à experiência de comer sobremesas.

Eles também podem ser encontrados em madeira.

Sempre haverá uma colher especial para dar um toque diferente e original. (Fonte: Bailey: 6jkje1BoyXU/ unsplash)

Design

Colheres de sobremesa podem ser encontradas com diferentes designs na ponta de suas alças, fazendo-as parecer diferentes e até se destacarem dos talheres tradicionais.

Entre os designs elegantes, o mais comum é o cabo completamente reto, que dá um toque de sofisticação aos pratos.

Em seguida, há o cabo com uma espécie de alívio em sua ponta, o que dá uma sensação mais conservadora e tradicional.

Da mesma forma, é possível encontrar um número infinito de desenhos para crianças, desde o cabo com uma ponta em forma de fruta, animal ou vegetal, até desenhos na circunferência, em forma de guitarras elétricas, triângulos ou pás.

Há também colheres em cores diferentes e mesmo com desenhos iridescentes.

Use

Colheres de sobremesa não serão as mesmas para um restaurante, padaria ou cafeteria especializada como são para uma casa convencional.

Este aspecto deve ser levado em conta, pois o fator principal neste caso é o preço e, portanto, a qualidade e o material utilizado.

Também vale a pena mencionar os eventos que podem ser classificados como formais ou informais, como festas infantis, festas de formatura ou jantares de Natal.

Nesses casos, o material e a relação preço-qualidade também desempenham um papel muito importante que deve ser diferenciado.

Orçamento

O orçamento pode variar dependendo principalmente do uso e do local de consumo, bem como do material e design desejados.

Colheres de sobremesa compradas para o lar serão mais econômicas do que aquelas compradas para restaurantes ou padarias especializadas, pois a imagem e os fatores de qualidade são muito mais importantes.

É importante determinar claramente estes fatores, pois eles são fundamentais quando você quer ter uma boa experiência gastronômica ao consumir certos tipos de sobremesas, assim como se você quer gerar uma boa experiência para os consumidores, se você está lidando com estabelecimentos que oferecem este tipo de alimento.

Resumo

A experiência de comer sua sobremesa favorita não seria a mesma sem colheres de sobremesa.

As colheres de sobremesa facilitam o consumo e se adaptam a todos os tipos de preparo, são duráveis e seus designs se adaptam a qualquer contexto, desde residências convencionais até restaurantes e padarias.

Além disso, se preferidas, elas contribuem para um estilo de vida mais saudável, pois ajudam a controlar a quantidade de alimentos ingeridos, facilitando assim o trabalho ideal do metabolismo e diminuindo a probabilidade de sofrer de doenças como a obesidade.

É um utensílio que apesar de sua simplicidade é realmente útil. O que você está esperando para obter o seu?

(Fonte de imagem em destaque: gregorylee: 40646339/ 123rf)

Referências (2)

1. Diedrichsen E. Setting the Table [Internet]. -. University of Nebraska; 1955 [cited 2021].
Fonte

2. James, L., Maher, T., Biddle, J., & Broom, D. (2018). Eating with a smaller spoon decreases bite size, eating rate and ad libitum food intake in healthy young males. British Journal of Nutrition, 120(7), 830-837.

Artículo académico
Diedrichsen E. Setting the Table [Internet]. -. University of Nebraska; 1955 [cited 2021].
Ir para a fonte
James, L., Maher, T., Biddle, J., & Broom, D. (2018). Eating with a smaller spoon decreases bite size, eating rate and ad libitum food intake in healthy young males. British Journal of Nutrition, 120(7), 830-837.
Resenhas