Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Todos nós sabemos que há um grande número de acidentes rodoviários todos os dias. Mas usando um colete refletivo, acidentes causados pela falta de visibilidade podem ser evitados. É por isso que em alguns casos é obrigatório.

Atualmente, existem muitos modelos de coletes refletivos para diferentes usos. Seu uso tem aumentado significativamente nos últimos anos, especialmente em atividades ao ar livre. Isto se deve ao aumento dos esportes ao ar livre, como corrida e ciclismo. No entanto, ainda há muitas pessoas que estão relutantes em usá-las porque elas as acham fundamentalmente desconfortáveis. Daí a importância da escolha de um modelo de boa qualidade. Então, continue lendo para saber como escolher o colete refletor certo para você.




O mais importante

  • De acordo com as regras de trânsito, um colete refletor é obrigatório sob certas circunstâncias.
  • No entanto, usar um colete refletivo para atividades ao ar livre é sempre uma coisa boa, pois lhe dá mais visibilidade e ajuda a evitar acidentes.
  • Você deve levar em conta o tamanho, o uso e as condições climáticas para escolher o colete refletor adequado para você.

Colete reflexivo: as melhores bem quentes

Abaixo, nós reunimos uma seleção dos melhores coletes refletivos do mercado. Desta forma você pode escolher o melhor colete refletivo para você, dependendo de suas características e para que você vai usá-lo.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre um colete refletivo

Como qualquer peça de roupa, é muito importante que o colete refletivo seja confortável. Há certas coisas que você precisa saber para escolher o colete refletor adequado. Aqui estão as principais respostas que você precisa saber sobre este produto.

Na construção eles frequentemente usam um colete refletivo para serem vistos e também para armazenar algumas ferramentas. (Fonte: chandler denise: Lgaw-BnaAAI/ unsplash.com)

Para que serve um colete refletivo?

A principal função de um colete refletivo é que ele não permite que você seja visto em condições de baixa visibilidade. Entretanto, também será muito mais fácil de ser visto em condições normais de visibilidade se você estiver usando um colete refletivo.

Também pode ser usado para mantê-lo quente ou protegê-lo da chuva se o colete refletivo for à prova d'água.

Por que usar um colete refletivo?

Usar um colete refletivo o torna muito mais visível e reduz as chances de um acidente. Também ajuda a evitar ser multado quando é obrigatório usá-lo.

E como mencionado acima, também pode servir como uma roupa quente, pois pode proteger você do frio, vento ou chuva. Entretanto, as razões mais comuns para o uso de um colete refletor são que ele é obrigatório em alguns casos e para evitar acidentes.

Que tipos de coletes refletivos existem?

Existem diferentes tipos de coletes refletivos dependendo do seu uso. Mas nós vamos nos concentrar nos quatro tipos mais comuns, que são explicados abaixo

  • Coletes para babetes: estes são os mais usados para esportes ou para sair do veículo em estradas interurbanas. Eles também são os mais econômicos e são menos intrusivos em condições de vento.
  • Coletes com bolsos: estes são os mais usados para trabalhos como construção civil, já que eles têm múltiplos bolsos para armazenar ferramentas.
  • Colete reflexivo acolchoado: este tipo de colete reflexivo é mais grosso para nos proteger do frio no inverno. Eles podem ser de mangas curtas ou longas.
  • Colete especial de alta visibilidade: este é um colete refletivo especial que proporciona maior visibilidade para situações especiais.

A tabela a seguir mostra uma comparação dos diferentes tipos.

Dungarees Colete com bolsos Colete reflector acolchoado Colete especial de alta visibilidade
Aprovação Sim Sim Não Sim
Material Poliéster 100% Poliéster Poliéster e algodão 100% Poliéster
Visibilidade Alta Alta Média-alta Muito alta

Quando um colete refletor é obrigatório?

Em certas situações um colete refletor é obrigatório e não usá-lo pode resultar em uma multa. O colete refletor deve ser usado dentro do veículo e deve ser usado ao sair em estradas interurbanas. Também se estamos na estrada, seja como ciclista ou pedestre, devemos usar um colete refletivo em condições de baixa visibilidade.

Finalmente, as forças de segurança e os serviços de emergência também são obrigados a usar um colete refletivo, especialmente se houver baixa visibilidade ou uma emergência.

A que distância você está visível com um colete refletivo?

Ao usar um colete refletivo, estaremos visíveis por pelo menos 150 metros. Se você usar um colete refletor amarelo, vermelho ou laranja, você será mais visível do que se você usar um azul ou verde, porque essas cores não são tão brilhantes.

Além disso, como mencionado acima, existem coletes especiais de alta visibilidade com os quais você será ainda mais visível.

Como usar um colete refletivo?

Um colete refletivo deve ser sempre usado quando for obrigatório. Para usá-lo, ele deve ser usado sobre as roupas que você está usando sem estar muito apertado ao corpo, mas também não muito solto.

Normalmente, o colete refletivo é feito de malha aberta para garantir uma boa ventilação e evitar o superaquecimento. E suas cores são contrastantes e fosforescentes para cumprir sua função principal, que é permitir que você seja visto claramente à distância.

Quais são os benefícios de usar um colete refletor?

Os benefícios de um colete refletor são basicamente permitir que você seja visto e cumprir com as regras de trânsito quando seu uso é obrigatório. Usando um colete refletivo você pode ser visto a uma maior distância, dando aos motoristas mais tempo de reação e assim evitando possíveis acidentes, ou seja, o colete refletivo proporciona segurança. E se o usarmos quando for obrigatório, evitaremos uma possível penalização.

Assim podemos dizer que o principal benefício do colete refletivo é a segurança.

Outro benefício importante do colete refletivo é que ele pode servir como roupa quente. Dependendo da qualidade e do tipo de colete refletivo, ele pode protegê-lo do frio, calor, chuva ou vento.

Os agentes da lei devem usar coletes refletivos. (Fonte: Phil Hearing: xBNaf9VL8En/ unsplash.com)

Quais são as alternativas para um colete refletivo?

Se um colete refletivo é obrigatório, não podemos substituí-lo. Mas se não for, podemos usar outra roupa refletiva, uma lanterna ou ambas.

Além disso, ao pedalar, podemos usar vários refletores colocados em diferentes partes da bicicleta. E também podemos usar as luzes dianteiras e traseiras das bicicletas para aumentar significativamente nossa visibilidade.

Critérios de compra

Ao escolher um colete refletor de cintura há uma série de coisas a serem consideradas para fazer a melhor escolha. Abaixo, incluímos os aspectos mais importantes a considerar antes de comprar um colete refletivo para que você possa escolher o produto mais adequado às suas necessidades.

Usa

O colete refletivo é principalmente para ser visto, mas dependendo de quem vai usá-lo e para que propósito, ele tem usos diferentes. Aqui estão alguns dos usos mais comuns

  • Para o carro: este é um dos usos mais freqüentes, já que é obrigatório usar um dentro do carro. E nós teremos que colocá-lo quando sairmos do veículo em estradas interurbanas.
  • Para bicicletas: outro uso bastante comum, porque em condições de baixa visibilidade nos permite ser vistos. Além disso, quando o uso de iluminação é obrigatório, os ciclistas devem usar roupas refletoras aprovadas.
  • Para motocicletas: como nos carros, é obrigatório usá-lo dentro do veículo.
  • Para correr: também é recomendado para correr, e é obrigatório em condições de má visibilidade se você estiver na estrada.
  • Para o trabalho: as forças de segurança e outros trabalhos perigosos devem usar um colete refletivo em certas situações. Este colete reflexivo pode ser personalizado de acordo com o trabalho.
  • Para crianças: também é aconselhável que as crianças usem um colete refletivo ao andar de bicicleta ou ao dirigir na estrada à noite, entre outras circunstâncias. Como você esperaria, este colete deve ser adaptado ao corpo da criança.
  • Para cães: Embora um colete refletivo para cães não seja obrigatório, é recomendado que eles o usem se estiverem na estrada em condições de baixa visibilidade. Este colete será específico para cães e será adaptado para o tamanho do cão.

É muito importante que seu cão use um colete refletivo em condições de baixa visibilidade. (Fonte: Ralph Katieb: EsFWhGY66S8/ unsplash.com)

Tamanho

Ao escolher um colete refletivo você também precisa considerar seu tamanho. Você deve escolher o tamanho que melhor se adapta ao seu corpo. E, dependendo da roupa que você usa sob o colete refletivo, você pode precisar escolher um tamanho para cima ou para baixo.

É muito importante escolher o tamanho certo do colete refletivo para que ele seja confortável e você possa usá-lo corretamente.

Design

Design também é importante porque o colete refletivo ainda é uma peça de vestuário que você usa. Portanto, é melhor que gostemos de nos sentir mais confortáveis com ele.
Entretanto,

se precisarmos de um colete refletivo aprovado, devemos levar em conta que apenas as cores amarela, laranja e vermelha são aprovadas.

Segurança

O colete refletivo é um elemento de segurança. E sua principal função é permitir que sejamos vistos para evitar possíveis acidentes.

Também é importante que o colete refletivo seja aprovado, pois podemos ser vistos melhor e evitar uma possível multa.

Material

Um colete refletivo é feito com materiais fluorescentes e retrorrefletivos divididos igualmente entre a frente e a traseira. Esta combinação é o que nos torna mais visíveis durante o dia e nos devolve a luz à noite, tornando-nos muito mais visíveis tanto durante o dia como à noite. O colete refletivo reflete a luz entre 90% e 98%, o que é uma porcentagem muito maior do que o vestuário normal.

Além disso, a maioria dos coletes refletivos é feita de poliéster, embora também haja poliéster e algodão, e outros materiais. Nós teremos que escolher o material de acordo com o uso que vamos dar ao colete refletor. Por exemplo, não é o mesmo se vamos usá-lo no verão ou no inverno.

Conforto

Conforto é outro fator importante na escolha de um colete refletor de cintura. Para que um colete refletivo seja confortável, devemos escolher o tamanho, design e material certos de acordo com o uso que vamos dar a ele.

Também para que o colete refletivo não seja desconfortável, devemos levar em conta as condições nas quais vamos usá-lo. Por exemplo, em condições de chuva é importante que o colete refletor seja à prova d'água.Portanto, é importante levar tudo isso em consideração para poder usar o colete refletivo sem se sentir desconfortável.

Resumo

Em conclusão, a principal função do colete refletivo é torná-lo visível. No entanto, também pode servir como casaco, uniforme de trabalho ou disfarce. Suas propriedades fluorescentes e retrorrefletivas são o que dá ao colete aquela visibilidade extra. Assim, se usarmos um colete refletivo estaremos mais seguros e evitaremos acidentes devido à falta de visibilidade.

Ultimamente, existe uma grande variedade de modelos e tamanhos para atender a todos os usos. Além disso, é muito importante saber em que circunstâncias vamos usar o colete, já que a hora e o local onde vamos circular devem ser considerados ao escolher um colete refletivo. Andar na estrada durante a noite não é o mesmo que andar em uma estrada ou ciclovia durante o dia.

Neste artigo, nós analisamos as várias vantagens de usar um colete refletivo e seus diferentes tipos para que você possa escolher o mais adequado. Você sabe qual é a melhor para você?

(Fonte de imagem em destaque: iidniel: 75548241/ 123rf)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas