Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

67Comentários coletados

Manter um cofre em casa é uma forma segura de guardar pertences de valor. Mas quando está disfarçado, como é o caso do cofre tomada, o equipamento cria um obstáculo ainda maior contra tentativas de roubo ou furto.

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! No artigo de hoje vamos mostrar o que é e como funciona o cofre tomada. Como existem algumas variações desse tipo de cofre, também vamos explicar como escolher o ideal para você.

Primeiro, o mais importante

  • O cofre tomada é um tipo de cofre invisível, ideal para quem deseja camuflar o equipamento e manter itens valiosos bem escondidos.
  • Esse tipo de cofre é embutido na parede e recebe como disfarce a aparência de uma tomada.
  • Por conta dos diferentes tamanhos e formatos, os cofres tomadas são ótimos para guardar objetos pequenos e médios.

Melhores cofres tomada: Nossas recomendações

O melhor cofre tomada como um todo

O cofre tomada da Cofres Lozano é de tamanho médio e conta com uma gaveta interna e fundo falso. Esse modelo, com formato retangular horizontal, pesa 2,5 kg e tem as seguintes dimensões: 25 cm de altura, 25 cm de largura e 10 cm de profundidade.

O cofre ideal para objetos médios

Com tamanho grande, gaveta interna e fundo falso, esse cofre tomada da Cofres Lozano é perfeito para guardar objetos um pouco maiores. Pesando cerca de 3 kg, esse modelo tem um design retangular, horizontal e mede 30 cm de altura, 35 cm de largura e 10 cm de profundidade.

O melhor cofre tomada pequeno

Medindo 25 cm de altura, 10 cm de largura e 10 cm de profundidade, esse cofre tomada da Fort Safe é ideal para guardar pequenos objetos como, por exemplo, joias. Com um formato retangular na posição vertical, esse cofre tomada pesa 1,5 kg.

Guia de Compra

Se você quer guardar pertences de grande valor de forma segura, sejam pessoais ou de trabalho, a melhor opção é utilizar um cofre. Mas na hora de escolher o melhor cofre, você vai se deparar com uma grande diversidade.

Nesse Guia de Compra, nós vamos nos concentrar em um modelo que está virando tendência: o cofre tomada.

Homem abrindo uma tomada.

O cofre em forma de tomada está cada vez mais popular nas residências e empresas. (Fonte: Dmitrii Shironosov/ 123rf.com)

O que é um cofre tomada?

Como o próprio nome diz, o cofre tomada é um tipo de cofre em formato de tomada. Neste tipo de equipamento, o disfarce é o ponto principal.

A parte externa desse modelo é formada por uma tomada tradicional mas, por trás dela, embutido na parede, está o compartimento que servirá de cofre.

Por isso, o cofre tomada é ideal para quem precisa de segurança, discrição e tranquilidade ao mesmo tempo. Confira algumas características do cofre tomada:

  • É um modelo de cofre que fica escondido, embutido na parede, impossível de ser notado pelas pessoas;
  • É formado, em geral, por duas tomadas ou uma tomada e um interruptor;
  • Uma das tomadas é utilizada para abrir e fechar o compartimento reservado para o depósito dos objetos de valor;
  • Uma das tomadas funciona para ligar aparelhos na energia elétrica.
  • O cofre tomada é aberto por meio de chave.

Como funciona o cofre tomada?

Como vimos, o cofre tomada é formado, externamente, por duas tomadas. Uma delas funciona normalmente, ou seja, você pode sim ligar aparelhos eletrônicos que precisam de energia elétrica.

A outra tomada é a falsa. E é por meio dela que, utilizando uma chave, você consegue retirar a parte externa e ter acesso ao cofre propriamente dito que está escondido atrás e embutido na parede. Para abrir o cofre você então utiliza uma outra chave.

Tomada.

Uma das tomadas do cofre funciona normalmente, para aumentar o disfarce. (Fonte: Clint Patterson/ Unsplash.com)

O manuseio e a instalação do cofre em forma de tomada é fácil e simples. Ainda assim é preciso ajuda de um técnico tanto para garantir o espaço adequado dentro da parede como para fazer a ligação elétrica.

Depois de instalado, quando o cofre é manuseado, a energia elétrica é desligada automaticamente. Além disso, como a chave de acesso costuma ser longa, ela não oferece perigo de choque.

O cofre tomada é seguro?

O cofre tomada, como vimos, serve como cofre e tomada. Mas a boa notícia é que em ambos os casos esse é sim um produto seguro.

O cofre tomada não oferece nenhum risco.

Esse tipo de cofre guarda de forma secreta seu objeto mais valioso. E, além disso, o cofre tomada não oferece nenhum risco quando você o utiliza no modo tomada para ligar aparelhos elétricos.

Isso porque, o cofre tomada possui uma estrutura especial que isola a energia elétrica no momento em que você decide abri-lo.

Ou seja, não existe risco de choques nem de outros acidentes que envolvam descargas elétricas quando você vai abrir ou fechar o cofre tomada.

Para quem é recomendado o cofre tomada?

Por ser embutido na parede e ficar escondido, o cofre tomada é ideal para ser colocado em qualquer ambiente, seja em casa, seja no escritório.

Mas, por ter medidas menores do que um cofre tradicional, o cofre tomada é especialmente útil para quem não tem espaço grande para guardar um cofre e para quem pretender guardar apenas pertences pequenos e/ou médios.

O que pode ser depositado no cofre tomada?

Por ter medidas reduzidas, se o compararmos com os cofre tradicionais, em geral, o cofre tomada é indicado para guardar pequenos objetos.

Mas, como veremos logo mais nesse artigo, hoje em dia, existem diversos modelos de cofre tomadas que se diferenciam, principalmente, pela capacidade de armazenamento.

Ou seja, você vai poder comprar o cofre tomada seja para guardar uma peça de valor financeiro e sentimental como um anel, por exemplo, até objetos de porte médio.

De modo geral, o cofre tomada foi projetado para armazenar com segurança os seguintes tipos de pertences:

  • Pequenas quantidades de dinheiro;
  • Relógio, joia e peças de ouro ou pedras preciosas;
  • Cartões de crédito;
  • Outros objetos de valor de pequeno e médio porte.

Quais as vantagens e desvantagens do cofre tomada?

São muitas as vantagens de se ter um cofre tomada em casa. A principal é que, com esse tipo de cofre, você consegue guardar com segurança seus pertences e objetos de valor, seja financeiro seja sentimental.

Mas, além de guardar em local seguro, o cofre tomada tem a grande vantagem de o fazer de forma discreta. Ou seja, o cofre tomada é invisível e ninguém além de você vai suspeitar que ele existe.

Isso ocorre porque o cofre tomada é embutido na parede e a parte externa que fica visível a todos é em formato de uma tomada dupla. E, para aumentar o realismo do cofre tomada, uma das tomadas de fato funciona junto à energia elétrica.

Ou seja, o cofre permanece totalmente camuflado na parede e pode ficar ainda mais escondido caso você opte por escondê-lo atrás de móveis como, por exemplo, sofás ou estantes de livros.

Outra vantagem é que o cofre tomada é ideal para ser instalado em locais pequenos e também para guardar objetos menores como joias, cartões de crédito e pen drives.

Além disso, esse tipo de cofre é seguro já que sua estrutura isola completamente a energia elétrica utilizada para o seu funcionamento. Assim, choques, descargas de eletricidade ou outros acidentes não ocorrem.

Os modelos de cofre tomada também apresentam tamanhos diferentes, que variam conforme sua dimensão, seu disfarce e o tipo de chave para abertura.

E vale mencionar que o manuseio do cofre tomada é simples, já que basta ter a chave em mãos para abrir e fechar.

Joias e relógio.

O cofre tomada é ideal para guardar joias e relógios. (Fonte: ZahidJavali/ Pixabay.com)

No entanto, ainda que os pontos positivos de um cofre tomada sejam muito maiores dos que os negativos, é importante que você conheça as desvantagens desse tipo de cofre.

Entre elas está o fato de que o acesso do cofre tomada é feito por meio de chaves. Ou seja, diferentemente do cofre digital que funciona por senha ou códigos, caso você perca as chaves do cofre de tomada você terá uma boa dor de cabeça para conseguir abri-lo.

Além disso, outra desvantagem desse tipo de cofre é que não é possível guardar objetivos grandes dentro dele.

Para resumir, nós criamos uma tabela que mostra as principais vantagens e desvantagens do cofre tomada. Confira:

Vantagens
  • Discreto e invisível
  • Uma das tomadas funciona de verdade
  • Variedade de tamanho e modelos
  • Perfeito para guardar objetos menores
  • Manuseio e instalação são simples
Desvantagens
  • Acesso é feito com chaves
  • Não comporta objetivo de porte maior

Quanto custa e onde comprar o cofre tomada?

O preço do cofre tomada costuma variar bastante e vai depender da marca, do modelo, tamanho e design. Mas, de maneira geral, é possível encontrar esse tipo de cofre custando entre R$ 80 e R$ 350.

Na hora de comprar o cofre tomada, você poderá escolher entre lojas especializadas, de departamento e até mesmo grandes redes de supermercados como, por exemplo, Lojas Americanas, Magazine Luíza e Extra.

Mas, se você quiser encontrar o cofre tomada custando menos, e ainda em maior variedade de modelo, o ideal é comprar em lojas como a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como analisar os modelos de cofre tomada

Na hora de escolher e comprar o melhor cofre tomada, você vai precisar ter em mente alguns detalhes que diferenciam um modelo de outro.

Para lhe ajudar nessa etapa, listamos para você os principais critérios que você deve analisar. São eles:

A partir daqui, nós vamos explicar detalhadamente como você deve levar em conta cada um desses itens na hora de escolher o melhor cofre tomada.

Tipos

Existem vários modelos de cofre tomada, que variam, principalmente, em termos de design e dimensão. Em geral, você vai encontrar esse tipo de cofre disfarçado com a seguintes denominações: 1A, 2A e 3A e 1B, 2B e 3B.

Em geral, esses tipos de cofre tomada se diferenciam pelo formato de sua caixa interna. Nesse sentido, você vai encontrar o cofre em forma de quadrado ou de retângulo.

Cabo de celular na tomada.

O cofre tomada pode ter formatos e tamanhos variados. (Fonte: Thomas Kolnowski/ Unsplash.com)

No caso do cofre tomada retangular, ele também pode ser encontrado em duas posições, na horizontal ou na vertical.

Por isso, é fundamental que você verifique o tipo do cofre já que será preciso embuti-lo dentro da parede. Ou seja, é preciso que sua parede comporte a dimensão do cofre tomada escolhido.

Capacidade

Na hora de escolher o melhor tipo de cofre tomada, também recomendamos que você observe o tamanho e as dimensões do equipamento. Mas nesse caso é preciso levar em conta a capacidade de armazenamento.

Ou seja, avalie quais são os tipos e quantidades de objetos que você deseja guardar no cofre. Feito isso, você vai poder escolher entre o cofre tomada pequeno, médio e o grande.

Modelo

Outro fator que você deve considerar na hora da compra é o formato da parte externa do cofre tomada. Como vimos, o modelo mais comum conta com duas tomadas, lado a lado.

No entanto, ainda que mais raro, também é possível encontrar o cofre que tem como parte externa uma tomada e um interruptor, que serve para ligar a luz do cômodo.

foco

Você sabia que, além do cofre tomada, também existem outros tipos de cofres invisíveis?

Alguns exemplos são os cofres tipo relógio, livro, quadro de parede, prateleira, entre outros.

Compartimento interno

Observe ainda o formato do compartimento interno, que é o cofre propriamente dito. Alguns modelos são divididos em dois compartimentos internos.

Nesse caso, o primeiro compartimento pode ser utilizado para guardar pequenos objetos, tais como passaporte, chaves e cartões de crédito. Já o segundo compartimento fica disfarçado sob uma tampa, e serve para guardar volumes maiores.

(Fonte da imagem destacada: Wassana Sakulrattanapornchai/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?