Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

64Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao Sweetest Home! A cama deve ser um lugar confortável e aconchegante, já que é nela que o descanso acontece todas as noites. Para garantir isso existem diversos produtos como edredons, travesseiros e o cobre-leito, um tipo de manta que deixa qualquer cama mais bonita e arrumada.

O cobre-leito pode ser utilizado para enfeitar a cama, mas também cumpre a função de coberta em dias com temperaturas amenas. Ele é confeccionado em diversos tamanhos, cores e estampas e se você está em busca de um desses saiba que nesse artigo exploraremos tudo sobre ele.

Primeiro, o mais importante

  • O cobre-leito pode ser utilizado em todos os tipos de cama e existem opções para camas de solteiro, casal, queen e king size.
  • Esse produto lembra muito um edredom, porém ele é mais fino e tem como função principal decorar a cama.
  • A maioria dos cobre-leitos são vendidos em kits que contém porta travesseiros ou almofadas.

Os melhores cobre-leitos: Nossas recomendações

O cobre-leito é um produto que não pode faltar na casa de quem não abre mão de ter o quarto sempre arrumado. Ele auxilia na decoração, mas também pode aquecer quando os dias não estiverem tão quentes. E dentre tantos modelos desse produto alguns se destacam e te mostramos todos eles abaixo.

A opção preferida dos consumidores

Esse modelo de cobre-leito é confeccionado em sarja e acompanha dois porta travesseiros. Ele está disponível nos tamanhos solteiro, casal e queen e é desenvolvido em duas opções de cores que são laranja e rosa. O cobre-leito possui estampa de patchwork com detalhes em flores e bolinhas e conta ainda com franja nas suas pontas.

O melhor cobre-leito para cama queen

Confeccionado em tecido percal 180 fios, essa opção de cobre-leito é muito resistente e confortável e ideal para camas de tamanho queen. Ele é composto por quatro peças, contendo dois porta travesseiros e uma almofada que deixa a cama ainda mais arrumada. Esse cobre-leito possui estampa de rosas e babados nas extremidades.

O cobre-leito ideal para pessoas básicas

Composto por três peças, esse cobre-leito acompanha dois porta travesseiros e é dupla face. Ele é confeccionado em uma mescla de algodão com poliéster e conta com fios penteados, que conferem a ele maior conforto e maciez. O produto recebe ainda tratamento antipeeling, que impede a formação de bolinhas, está disponível em diversas cores e é indicado para camas de tamanho queen.

Guia de Compra

O cobre-leito é o produto ideal para deixar a cama sempre arrumada no dia a dia. Mas além de ser um item decorativo, ele possui ainda mais utilidades e reúne diversas vantagens.

Nesse Guia de Compra iremos te mostrar tudo isso, explorar as características desse produto e ainda te ajudar a escolher o melhor cobre-leito para você.

Na foto uma mulher sentada na cama com um notebook no colo.

O cobre-leito ajuda a deixar a cama mais bonita e arrumada. (Fonte: 089photoshootings/ Pixabay)

O que é um cobre-leito e para que ele serve?

O cobre-leito é um tipo de manta que lembra muito um edredom, com a diferença de ser mais leve e fino.

Ele pode servir como peça de decoração, mas também possui outras funções, podendo ser utilizado como coberta em dias com temperaturas mais amenas e proteger a roupa de cama de poeira e sujeiras.

foco

Você sabia que cobre-leito é diferente de colcha? As colchas são confeccionadas com uma maior quantidade de detalhes e normalmente possuem bordados e diversos enfeites. Já o cobre-leito é mais básico e não conta com esses elementos.

Quais as vantagens e desvantagens do cobre-leito?

O cobre-leito reúne uma série de vantagens. O primeiro ponto positivo é que esse é um produto com função dois em um e além de decorar o quarto, ainda consegue aquecer quem deita na cama.

Outra vantagem do cobre-leito é que ele é confeccionado para todos os tamanhos de cama. Isso permite que ele seja utilizado em camas que vão desde a medida solteiro até nas maiores do tamanho king.

Não pode-se deixar de destacar que ele conta com uma grande variedade de cores e estampas. Dessa forma, existem opções para quartos adultos, infantis e para todos os gostos.

O cobre-leito tem ainda como vantagem o fato de que protege a roupa de cama. Além disso, esse produto comumente é vendido em kits que acompanham porta travesseiro e assim todas as peças já vêm juntas e combinando.

O ponto negativo fica por conta do conforto. Por mais que algumas variações de cobre-leito sejam confeccionadas com tecidos macios, alguns são mais rígidos, o que prejudica a sua utilização como cobertor.

Vantagens
  • Pode ser usado na decoração ou como coberta
  • É confeccionado para todos os tamanhos de cama
  • Existem opções para todos os gostos
  • Protege a roupa de cama de poeira
  • É vendido em kits completos
Desvantagens
  • Algumas opções são pouco confortáveis

Qual a diferença entre cobre-leito e edredom?

Quando se fala em cobre-leito e edredom ainda surgem muitas dúvidas a respeito das diferenças entre esses dois produtos. Ambos servem para cobrir os lençóis ou o colchão e são muito parecidos visualmente, porém eles têm características específicas.

O edredom é mais acolchoado e grosso, tendo como função principal aquecer em dias frios. Ele recebe um enchimento, que pode ser sintético ou natural, e é isso que o torna mais fofo e quente. Para se tornar mais confortável o edredom é confeccionado em tecidos mais macios e às vezes é colocado sobre a cama para decorá-la durante o dia.

Já o cobre-leito tem a espessura de um colcha comum e não conta com enchimento nenhum. Sua principal finalidade é a de enfeitar a cama, mesmo que às vezes ele seja utilizado como coberta em dias mais quentes.

Cobre-leito Edredom
Função principal Decorar a cama Aquecer durante o frio
Aparência É mais fino e não contém enchimento Possui preenchimento interno e é mais grosso
Conforto e maciez Baixo a médio Médio a alto
Função adicional Aquecer em dias amenos Decorar a cama

Como saber o tamanho correto do cobre-leito para a cama?

Existem cobre-leitos para todos os tamanhos de cama e na embalagem de cada um deles vem especificado se ele é ideal para camas de solteiro, casal, queen ou king. Porém, nem sempre essas medidas de fábrica são ideais, pois muitos fabricantes de camas box alteram a altura dessa estrutura.

Com isso, a melhor maneira de descobrir o tamanho do cobre-leito é medindo a cama como um todo. Portanto, para saber o comprimento do cobre-leito deve-se medir a altura entre o chão e o topo do colchão. Em seguida mede-se dos pés da cama até a cabeceira. Feito isso basta somar os dois valores e você terá o resultado.

O mesmo deve ser feito para saber a largura do cobre-leito. A diferença é que nesse caso ao invés de medir da cabeceira aos pés da cama você irá verificar a distância entre os dois lados.

Quanto custa e onde comprar um cobre-leito?

O cobre-leito é um produto muito popular e graças a isso é encontrado em praticamente todas as lojas que vendem roupas de cama. Ele pode ser adquirido online ou em lojas físicas e algumas opções para isso são Amazon, Riachuelo, M Martan e Extra.

Já o valor do cobre-leito se altera de acordo com o material em que ele é confeccionado, o tamanho que o produto possui e o número de peças do kit. Com isso, existem opções que se iniciam em R$ 60, em média, e as mais caras chegam a R$ 2.500.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de cobre-leito

Na hora de escolher um cobre-leito é importante ter cautela para que o modelo se adeque perfeitamente às suas necessidades. Para não errar nesse momento compra existem alguns critérios que devem ser seguidos, são eles:

Agora iremos explicar com detalhes cada um deles para você adquirir a melhor opção.

Número de peças

A maioria dos cobre-leitos são vendidos em kits que podem conter diferentes números de peças. No geral esses kits acompanham o cobre-leito e um porta travesseiro, no caso dos modelos de solteiro, ou dois se forem para camas de casal.

Há ainda opções no qual existem almofadas nos kits e assim você adquire uma peça decorativa junto com o produto. É também possível comprar apenas o cobre-leito, porém essa versão é um pouco menos comum.

Nesse momento leve em consideração a sua preferência, a praticidade de ter tudo combinando e também o valor, pois quanto mais peças o kit tiver, mais elevado será o seu preço.

Na foto uma cama dentro de um quarto.

O cobre-leito pode ser adquirido em kits que podem acompanhar fronhas e almofadas. (Fonte: mark chaves/ Unsplash)

Tecido

O cobre-leito é confeccionado em diversas opções de tecido que podem ser naturais ou sintéticos. Os mais comuns são os confeccionados em uma junção de algodão e poliéster, pois eles são macios e resistentes, sem custar muito.

As opções de algodão puro são as mais macias.

As opções de algodão puro são as mais macias e consequentemente custam mais. Há ainda o cobre-leito feito apenas em poliéster e esse é mais fino e rígido. Outra versão desse produto é confeccionada em sarja, um tecido mais grosso e que possui maior resistência.

Cor e estampa

No quesito variação de cor e estampa o cobre-leito não deixa a desejar e existem opções para todos os gostos. Na hora de escolher um modelo lembre-se que esse produto não precisa combinar com a decoração do quarto, portanto não se apegue a isso.

Para adultos existem cobre-leitos lisos e com estampas como listras, bolinhas, flores e até mesmo quadriculados. Já para as crianças há modelos femininos e masculinos de personagens de desenhos, animais, carros, flores e etc.

Com relação as cores, lembre-se que os tons mais claros dão uma sensação de amplitude no ambiente, enquanto que os escuros pesam mais e podem visualmente diminuir o quarto.

Maciez e conforto

De nada adianta ter uma cama bonita se ela não for confortável, não é mesmo? Por isso, se o que você deseja é que o seu cobre-leito seja utilizado também como coberta preze pela maciez desse produto, pois ela está diretamente relacionada ao seu conforto.

Antes de adquirir o cobre-leito toque no tecido e verifique se ele é maleável e possui uma espessura que te agrade. Caso o produto seja muito rígido ele provavelmente será desconfortável para quem se cobre e assim só será útil como peça decorativa.

Uma dica nesse sentido é verificar quantos fios o cobre-leito possui, já que quanto mais fios mais macio e agradável ao toque ele será.

(Fonte da imagem destacada: MemoryCatcher/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.