Na foto um circulador de ar de metal em cima de um piso branco.
Ultima atualização: 14 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Viver no Brasil durante o verão nem sempre é fácil, pois quando as altas temperaturas chegam é fundamental fazer uso de aparelhos que busquem refrescar os ambientes. Para isso existe o circulador de ar, um produto com funcionamento bastante diferenciado que será o tema desse artigo.

O circulador de ar promove um vento suave, que se espalha por todo o local e consegue deixá-lo mais fresco e confortável. Porém, não é só essa característica interessante a respeito desse aparelho e no decorrer deste texto você conhece mais detalhes sobre ele.




O mais importante

  • O circulador de ar tem como função principal fazer com que o ar circule pelos ambientes, os deixando mais frescos e confortáveis.
  • O vento gerado por esse produto é mais suave e amplo, por isso ele é ideal para áreas grandes.
  • Pensando em maior eficiência, é fundamental que o circulador e ar tenha uma boa quantidade de pás e funcione com alta vazão de ar.

Circuladores de ar:nossa recomendação dos melhores produtos

Muitas são as opções de circulador de ar que podem ser encontradas para comprar, o que deixa os consumidores confusos sobre quais são de qualidade. Mas, estamos aqui para te ajudar, e abaixo fizemos uma seleção com os melhores modelos, confira:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o circulador de ar

Quando o calor se aproxima é comum que as pessoas saiam em busca de produtos que amenizem as altas temperaturas e o circulador de ar é um exemplo disso. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre esse aparelho e nesse guia de compra vamos responder as principais delas.

Na foto um homem em uma bicicleta ao lado de um circulador de ar.

O circulador de ar costuma ser mais baixo e compacto do que os ventiladores. (Fonte: Aditya Wardhana / Unsplash)

Para que serve um circulador de ar?

Muitos são os produtos desenvolvidos para amenizar o calor nos dias quentes, como ventiladores, climatizadores, aparelhos de ar condicionado e circuladores de ar. No entanto, dessa lista o que mais gera dúvidas a respeito da sua função é o circulador de ar.

Com isso, saiba que, como o próprio nome diz, o circulador de ar tem a função de fazer com que o ar circule nos ambientes.

Para isso, quando está em funcionamento, suas pás criam um vento que se espalha por todos os cantos do espaço o deixando mais fresco.

Ele também realiza uma renovação do ar que está presente no cômodo. Assim, manda embora a sensação de abafamento tão comum no verão.

Quais as vantagens e desvantagens do circulador de ar?

Por conta do seu modo de funcionamento bastante diferenciado, o circulador de ar reúne uma série de pontos positivos.

O principal deles é que esse produto consegue refrescar os ambientes de uma maneira completa, pois seu vento atinge todos os cantos.

Outro diferencial é que ele é silencioso e não promove um vento tão forte e intenso, sendo ideal para quem se incomoda com os ventiladores.

Mais uma vantagem é que o circulador normalmente é mais barato do que os outros aparelhos de ventilação.

Porém, existem algumas desvantagens. Para dias de calor muito intenso esse não é o produto mais indicado e para funcionar corretamente requer limpezas periódicas.

Vantagens
  • Consegue refrescar os ambientes como um todo
  • Não cria um vento tão forte a ponto de incomodar
  • É silencioso
  • Apresenta bom preço
Desvantagens
  • Não é ideal para situações de calor muito intenso
  • Precisa ser limpo periodicamente

Qual a diferença entre circulador de ar e ventilador?

O ventilador e o circulador de ar até podem ser dois produtos que têm a função de refrescar os ambientes, mas o seu funcionamento é bem diferente.

Dessa forma, o circulador de ar tem como intuito fazer com que o ar circule em todos os cantos dos ambientes através de um vento mais suave e uniforme.

Por conta disso, ele é mais silencioso, consegue gerar uma boa sensação de conforto e é ideal para espaços grandes.

Já o ventilador é um pouco do oposto. Isso porque quando está funcionando gera um vento bastante forte e mais focado em atingir apenas uma direção. Assim, costuma realizar mais barulho e é indicado para espaços menores e com poucas pessoas.

Como limpar um circulador de ar?

Conforme te dissemos mais acima, é fundamental realizar uma limpeza periódica no circulador de ar para que ele se mantenha funcionando corretamente.

Felizmente, esse processo de higienização não é difícil de ser feito e em apenas algumas etapas o produto já está pronto para uso novamente.

Portanto, confira abaixo os passos para limpar o seu circulador de ar.

  1. Desligue o produto da tomada e aguarde até que todas as pás parem de girar completamente.
  2. Gire o botão que segura a grade fazendo um movimento no sentido anti-horário e o retire.
  3. Em seguida, realize a remoção da grade do circulador seguindo as orientações do fabricante.
  4. Passe um pano úmido sobre toda a grade e as pás do aparelho até que a poeira e a sujeira sejam completamente removidas.
  5. Para secar os componentes passe um pano seco e limpo.
  6. Por fim, monte o circulador de ar novamente e pronto!

Na foto um circulador de ar de metal com duas pás aparecendo.

Manter o circulador de ar bem limpo é fundamental para ele funcionar com eficiência. (Fonte: Siebe Warmoeskerken / Unsplash)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de circulador de ar

Se você está disposto a adquirir um circulador de ar, mas não sabe qual modelo é o ideal, vamos te ajudar. Para isso abaixo mostramos tudo o que deve ser analisado na hora da compra.

Vazão de ar

A vazão de ar é uma característica que está diretamente relacionada a eficiência de um circulador de ar, por isso não deve ser deixada de lado.

Dessa forma, essa vazão diz respeito ao volume de ar que se move graças ao circulador e é determinada a partir da potência do motor e do número e tamanho das hélices do produto.

De um modo geral, a maioria dos modelos apresenta uma vazão de ar que fica entre 0,6 e 1,2 m³/s. Sobre isso, quanto mais alto for esse valor, melhor, o que significa que o aparelho terá maior potencial de gerar vento.

Quantidade de pás

O número de pás presentes em um circulador de ar é outro fator que interfere diretamente na sua capacidade de gerar vento.

Normalmente essa quantidade varia de 3 a 6 e a regra de quanto mais, melhor, também se aplica aqui.

No entanto, nem será é necessário adquirir um modelo com o maior número de pás possível.

Isso porque para ambientes menores as opções de 3 pás costumam ser mais do que suficientes. Por outro lado, se o espaço for maior os circuladores de 5 ou 6 pás são mais indicados.

Além disso, é interessante também checar o tamanho dessas pás, que começa em 30 centímetros e pode chegar a até 50 centímetros.

Deste modo, para ambientes de até 15 m² os aparelhos com pás de 40 centímetros são ideais. Já para espaços maiores do que isso, indicam-se os que contam com pás de 50 centímetros.

Velocidades

Os modelos de circulador de ar podem funcionar com diferentes velocidades e é comum que eles tenham entre 3 e 5 velocidades diferentes.

Essa possibilidade de ajuste permite fazer com que esse produto ofereça a quantidade de vento exata para deixar o ambiente mais fresco e refrescar quem está nele.

Por isso, é interessante que existam algumas opções que possam ser selecionadas.

Portanto, se possível, de preferência para os aparelhos que apresentam um maior número de velocidades.

Na foto um ventilador com hélices amarelas funcionando.

Existem circuladores de ar que funcionam com alta velocidade. (Fonte:
Alireza Kaviani / Pexels)

Recursos e funções extras

Por fim, vale a pena saber que o circulador de ar pode oferecer funções e recursos adicionais que tornam a sua utilização melhor e mais confortável.

Com isso, alguns recursos que podem ser encontrados nesse produto são:

  • Timer: Permite programar o horário de desligamento do aparelho.
  • Inclinação: Faz com que seja possível modificar a inclinação do circulador para que ele fique na posição mais adequada para os usuários.
  • Ação repelente: Nesses modelos encontra-se um recipiente no qual é possível colocar repelente para que ele seja espalhado pelos ambientes e realize o combate de insetos.
  • Controle remoto: Existem circuladores de ar que vêm com um controle remoto para que seu funcionamento seja controlado mesmo à distância.

Resumo

O circulador de ar pode ser um produto muito útil nas estações mais quentes e deixa os ambientes mais confortáveis durante o calor.

Para que você possa fazer uma boa compra, nesse artigo reunimos as informações mais importantes sobre esse aparelho e ainda te mostramos o que analisar para escolher o modelo ideal.

Esperamos que tenha gostado e agradecemos pela visita!

(Fonte da imagem destacada: Call Me Fred / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas