
Como escolhemos
Olá! Bem vindo ao Sweetest Home, seu site com dicas de compras da Internet! No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher um chuveiro 220v. Fundamental para um banho quentinho e relaxante, esse produto está presente na grande maioria das casas de brasieliras e de todo o mundo.
Siga conosco nessa leitura e confira tudo o que você precisa saber para escolher o melhor modelo de chuveiro 220v para sua casa, além de dicas de instalação, configurações e uso para você aproveitar ao máximo esse produto no seu dia a dia.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Os chuveiros 220v podem ser do tipo elétrico ou eletrônico. São ideais para uso em locais onde a rede elétrica funcione com essa voltagem.
- Modelo, consumo de energia, tamanho do espalhador, ajustes e temperaturas são algumas das características a serem consideradas no momento da compra.
- Os preços dos chuveiros 220v variam de acordo com a marca e o modelo do produto. existem versões simples por menos de R$30, enquanto as mais sofisticadas podem custar mais de R$400.
Melhores chuveiros 220v: Os favoritos da redação
São tantas as variações e pormenores que podem surgir na comparação de um modelo de chuveiro 220v para outro que a escolha pode se tornas difícil. Por isso separamos uma seleção com alguns dos melhores modelos do mercado para te ajudar na busca. Confira!
- Opção que funciona como ducha e chuveiro
- O melhor para aumentar a pressão da água
- A melhor versão para quem quer gastar pouco
Opção que funciona como ducha e chuveiro
Com tecnologia Press Plus o chuveiro Aqua Duo Lorenzetti tem jatos de alta performance mesmo com baixa pressão, funciona como ducha e chuveiro. A exclusiva resistência Loren Ultra tem longa duração e exclusivo cartucho que garante uma troca rápida e segura. Com comando eletrônico, permite a escolha gradual e precisa da temperatura. Com 7800W de potência, é fácil de instalar. Acompanha haste para controle de temperaturas.
O melhor para aumentar a pressão da água
A Ducha Advanced Turbo Multitemperaturas Lorenzetti tem pessurizador embutido que aumenta a pressão e o volume da água. O Comando multitemperaturas permite 4 ajustes, proporcionando maior economia de energia. Com resistência de troca rápida, do tipo refil, é fácil de instalar e dar manutenção. Seu grande espalhador garante a boa distribuição da água, proporcionando um banho mais confortável e relaxante.
A melhor versão para quem quer gastar pouco
A Ducha Top Jet Multitemperaturas Lorenzetti conta com um grande espalhador e maior área de banho para um jato incrível. Com 4 temperaturas pré-definidas proporcionando mais conforto e economia em todas as estações do ano. Tem acionamento prático através de botão ou exclusiva haste prolongada de 30 centímetros que facilita o acesso. Resistência é do tipo refil, de fácil acesso, que garante troca rápida. Modelo é compatível com aquecedores solares.
Guia de Compra
Fáceis e práticos de instalar, os chuveiros 220 estão disponíveis em diversas configurações e faixas de preço. Confira nosso Guia de Compra para aprender tudo sobre esse aparelho e como saber escolher o modelo perfeito para garantir banhos relaxantes e confortáveis onde você quiser.
O chuveiro 220v pode ser do tipo elétrico ou eletrônico. (Fonte: Jcomp/ Freepik.com)
Para quem é indicado o chuveiro 220v?
Qualquer um dos dois modelos é bem prático e rápido de instalar. A diferença entre eles consiste no fato de que no chuveiro elétrico a mudança de temperatura da água deve ser feita com o chuveiro desligado. Já o chuveiro eletrônico permite que a alteração de temperaturas seja feita a qualquer momento.
Compare os modelos:
Elétrico | Eletrônico | |
---|---|---|
Características | Tem de 3 a 4 ajustes de temperatura | Oferece diversas opções de ajuste de temperatura |
Diferenciais | É preciso desligar o chuveiro para fazer ajustes de temperatura | Ajustes de temperatura podem ser feitos com o chuveiro ligado |
Desvantagens | Tende a queimar a resistência com maior frequência | Custa mais caro |
O chuveiro 220v esquenta mais que o 110v?
Instalar um chuveiro incompatível com a rede pode causar mal funcionamento e até danificar o produto. Por isso, atenção! Não adianta instalar um chuveiro de voltagem diferente esperando que ele fique mais ou menos potente.
Se a rede elétrica for de voltagem menor que o chuveiro, faltará força para alimentar o aparelho, que não irá funcionar corretamente. Em contrapartida, se a rede for muito forte, a sobrecarga poderá danificar o chuveiro e causar acidentes.
Portanto, a ideia de que chuveiros 220v esquentam mais que os 110v é um mito. Na verdade, o que determina se o chuveiro irá esquentar bem não é a voltagem, mas sim a potência do produto.
Como instalar o chuveiro 220v?
Basicamente os passos para a instalação são:
- Preparação: Desligue a chave de energia ou o disjuntor correspondente a área do chuveiro, bem como o registro geral da água. Na sequência e abra o registro do chuveiro para eliminar os restos de água, e volte a fechar;
- Separe os fios: Identifique toda a fiação, inclusive o fio-terra, que costuma ser verde ou amarelo;
- Limpe o local: Elimine possíveis resquícios de veda rosca e fitas de instalações anteriores;
- Verifique o cano: Confira se o diâmetro do cano da parede é compatível com o da rosca do chuveiro. Em caso de incompatibilidade, será necessário um adaptador;
- Vede a rosca: Aplique cerca de 6 voltas de fita veda rosca, girando no sentido horário, no cano do chuveiro;
- Encaixe o chuveiro: Gire no sentido horário para rosquear o chuveiro. Certifique-se de que ele fique bem encaixado e alinhado;
- Conecte os fios: Conecte os fios do chuveiro com os da rede elétrica usando um conector de porcelana. Evite emendas com fita isolante, pois causam aquecimento que pode danificar a instalação;
- Plugue o fio terra: Ligue o fio-terra ao sistema de aterramento, também com o conector de porcelana. Esse passo é indispensável para sua segurança;
O chuveiro 220v precisa de manutenção?
Confira dicas:
- Mantenha limpos os orifícios do espalhador: Com o tempo é normal que haja acúmulo de impurezas e minerais nos furinhos do chuveiro, dificultando a passagem da água. Faça a limpeza com escova e água corrente, sempre após remover o espalhador por completo, e com o chuveiro desligado;
- Não reaproveite resistências queimadas. Além de danificar o chuveiro, pode ser muito perigoso;
- Compre somente resistências originais para seu chuveiro, dando atenção extra para escolher a potência correta.
- Se seu chuveiro for elétrico, não mude a temperatura com a água ligada. Apenas os modelos eletrônicos são resistentes a esse tipo de ajuste.
Quanto custa e onde comprar o chuveiro 220v?
É possível comprar seu chuveiro 220v em lojas físicas que vendem itens de para casa, como a Leroy Merlim. No entanto é comprando online por sites como Amazon ou Mercado Livre que você encontra maior variedade de ofertas, marcas e modelos do produto, com a comodidade de comprar sem sair de casa.
Chuveiros 220v, em geral, são produtos de fácil instalação.(Fonte: Pixabay/ Pexels.com)
Critérios de compra: Como comparar os tipos de chuveiro 220v
Para fechar este artigo, te daremos mais uma mãozinha a fim de que você faça a escolha acertada de chuveiro 220v para seu banheiro. Confira a lista das características para as quais você deve estar atento na hora de comparar os tipos e modelos deste produto:
Para que não fiquem dúvidas, detalharemos cada uma das características abaixo:
Modelo
Além das funções e ajustes, a escolha do modelo do chuveiro 220v também irá ter influências diretas sobre a sua experiência no banho e sobre o visual do seu banheiro. Hoje, além dos tradicionais modelos redondos, existem chuveiros quadrados, retangulares, lineares, cromados, em outras tantas variáveis, que poderão dar um ar a mais de requinte e modernidade ao seu banheiro.
No entanto, quanto mais refinado o chuveiro, mais caro ele tende a ser. Por isso avalie bem a necessidade de fazer o investimento extra, pesando os prós e os contras do modelo escolhido.
Consumo de energia
Tal qual ocorre com a potência, é comum que as pessoas pensem que chuveiros 220v são mais econômicos que os 110v. No entanto, a voltagem do produto em nada interfere no consumo de energia elétrica.
Além da potência, e da classificação energética do chuveiro no selo Procel, o que influencia no maior gasto é a instalação elétrica onde ele será instalado. Se a fiação for dimensionada corretamente, de acordo com os padrões mais atuais, tanto chuveiros 110v quanto 220v terão o mesmo consumo.
Potência é quem determina o nível de consumo do chuveiro 220v. (Fonte: Lifeforstok/ Freepik.com)
Tamanho do espalhador
O espalhador é aquela peça furadinha, por onde a água sai do chuveiro. Existem versões de chuveiros 220v com espalhadores pequenos, médios e grandes. O tamanho do espalhador deve ser escolhido de acordo com pressão da água onde o chuveiro será instalado, bem como a área desejada de vazão de água.
Quanto maior o espalhador, maior será a vazão da água, e uma maior parte do corpo será molhada, tornando o banho mais confortável. Porém, se sua preferência for por jatos mais fortes e direcionados, a opção ideal são espalhadores menores. O espalhador pequeno também funciona bem em locais com pouca pressão, pois ajuda a intensificá-la.
Ajustes e temperaturas
Como já mencionamos, em geral, os chuveiros 220v elétricos oferecem de 3 a 4 ajustes de temperatura. Já os modelos eletrônicos podem oferecer inúmeros ajustes. Quanto mais possibilidades de ajuste o modelo escolhido proporcionar, mais confortável será o banho.
Além disso, o ajuste correto favorece a economia de energia, uma vez que elimina a necessidade de banhos quentes demais por falta de possibilidade de temperar a água em um meio termo.
(Fonte da imagem destacada: seregas/ Pixabay.com)