Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

67Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje vamos falar de um produto muito útil e versátil: o chuveirinho. Muitas vezes encontrado junto aos chuveiros, esse item pode ser usado de diversas maneiras e é bastante prático.

O chuveirinho, como o próprio nome diz, é como um chuveiro pequeno. Hoje em dia ele também é conhecido como ducha higiênica e é um excelente produto para a higiene íntima. Nesse artigo vamos falar tudo sobre esse acessório, desde as suas vantagens até formas de uso, preço e muito mais. Então continue com a gente e vamos lá!

Primeiro, o mais importante

  • O chuveirinho surgiu como um substituto para o bidê e é um produto indicado principalmente para a higiene íntima.
  • É muito comum que alguns chuveiros venham com esse acessório acoplado, porém é possível adquirir um desses de forma individual.
  • Existem diversos modelos de chuveirinho que podem ser encontrados para comprar e as versões com gatilho e cromadas são as mais modernas.

Melhores modelos de chuveirinho: Nossas indicações

Se antigamente os únicos chuveirinhos que se via para comprar eram os brancos de plástico, saiba que isso mudou. Hoje em dia esse produto se modernizou e há uma série de opções. Algumas delas são consideradas as melhores e te mostramos todas abaixo.

O chuveirinho preferido dos leitores

Esse modelo de chuveirinho alia beleza com alta eficiência. Ele é confeccionado com acabamento cromado e tem mecanismo cerâmico, que garante uma ótima durabilidade ao produto. Esse modelo possui acionamento com ¼ de volta, tem mangueira flexível de 1,20 metros e gatilho em plástico ABS.

Um modelo de chuveirinho muito versátil

Essa opção de chuveirinho é produzida com liga de cobre e liga de zinco. Ela possui acabamento cromado e conta com acionamento via gatilho em ABS. Esse modelo é muito funcional e prático e pode ser instalado em diversos tipos de banheiro. Além disso, conta com mangueira flexível de 1,20 metros e garantia de 10 anos.

A opção com melhor design

Esse chuveirinho é confeccionado em liga de cobre e possui uma vazão na pressão máxima de 15 litros por minuto. Ele possui um design neutro e atemporal que combina com os mais diversos estilos de banheiro. Essa opção recebe acabamento cromado e tem mangueira flexível de 1,20 metros.

Guia de compra

Quando se fala em banheiro uma série de itens podem ser adquiridos, tal como chuveiro, torneira, toalheiro e muito mais. Porém, existe um produto que algumas pessoas não dão a devida importância, mas que é fundamental: o chuveirinho.

Ideal para fazer uma higiene íntima mais completa, o chuveirinho tem o formato parecido ao de um mini chuveiro. Esse produto é instalado principalmente dentro do box e além de muito útil, é bastante eficiente. No guia de compra a seguir te explicamos tudo sobre essa peça, para saber mais é só ler até o final.

Na foto um bebê dentro de uma banheira.

O chuveirinho é indicado para higiene íntima, mas também pode ser usado para dar banho em bebês. (Fonte: Oksana Kuzmina/ 123RF)

O que é um chuveirinho e para que ele serve?

Também chamado de ducha higiênica, o chuveirinho é um acessório de banheiro prático e muito útil no dia a dia. Essa peça pode ser encontrada ao lado do vaso sanitário ou dentro do box, que é a sua localização mais comum.

Por mais que muitas pessoas não utilizem com tanta frequência esse produto saiba que ele possui uma serventia bem importante.

A principal recomendação de uso do chuveirinho é para a higienização íntima. Isso porque com esse item é possível alcançar uma limpeza mais completa e segura.

Também pode-se usar o chuveirinho para limpar os pés e até mesmo dar banho em animais de estimação e bebês.

foco

O uso do chuveirinho somente é recomendado para a parte externa dos órgãos genitais.

Os médicos não indicam a utilização desse item na área interna, pois isso pode acabar prejudicando a saúde.

Quais são os pontos positivos e negativos do chuveirinho?

O chuveirinho é um produto que alia uma série de vantagens. Um de seus maiores pontos positivos é que ele consegue fazer uma limpeza íntima muito eficiente e segura.

O chuveirinho soma na decoração do banheiro.

Outra vantagem é que o chuveirinho soma na decoração do banheiro. Atualmente existem modelos bem modernos desse item, que recebem acabamentos diferenciados e ficam muito bonitos no ambiente.

Vale destacar também que a instalação desse produto é bem simples e pode ser feita por qualquer pessoa.

Além disso, alguns modelos de chuveiro já acompanham um desses. Com isso, não é preciso investir um valor a mais para tê-lo em casa.

Porém, as versões confeccionadas com materiais de qualidade superior possuem um preço mais elevado.

Vantagens
  • Realiza uma higiene íntima muito eficiente
  • Soma na decoração do banheiro
  • É fácil de instalar
  • Algumas opções são compradas junto com o chuveiro
Desvantagens
  • Alguns modelos têm valor elevado

Chuveirinho é o mesmo que bidê?

O chuveirinho e o bidê são itens que fazem parte da composição de muitos banheiros, mas ambos apresentam características bem diferentes.

O bidê foi um produto muito presente na casa dos brasileiros nas décadas de 70 e 80 e lembra bastante um vaso sanitário. Atualmente ele é menos visto e, por mais que possa ser utilizado para a higiene íntima, esse item foi projetado principalmente para a lavagem dos pés.

Já o chuveirinho ou ducha higiênica surgiu como um substituto para o bidê. Esse acessório ganhou espaço porque possui um tamanho menor e é mais prático. Além disso, o chuveirinho consegue cumprir as mesmas funções do bidê de forma ainda mais eficiente.

Chuveirinho Bidê
Tamanho e formato É pequeno e possui uma mangueira que tem na ponta uma saída de água Lembra muito os vasos sanitários com a diferença que possui um ralo na sua parte interna
Indicação de uso Higiene íntima Higiene íntima e limpeza dos pés
Vantagens Ocupa pouco espaço Pode ser utilizado sentado

Como instalar um chuveirinho?

A instalação do chuveirinho é muito simples, mas requer alguns cuidados. O primeiro passo na hora de colocar um desses no banheiro está em verificar se a saída de água possui a altura e a pressão necessárias para o funcionamento desse produto.

Feito isso, ao comprar a chuveirinho é bom checar se ele já vem com todos os componentes para instalação. Dessa maneira, não se tem nenhum problema.

Por fim, para instalar o produto basta fechar o registro do banheiro, vedar as entradas e encaixar os anéis de vedação. Em seguida deve-se rosquear os dois lados do chuveirinho e abrir o registro para checar se está tudo certo.

Quanto custa e onde comprar um chuveirinho?

O chuveirinho é vendido em todas as lojas que comercializam materiais para construção e itens de banheiro. Essa compra pode ainda ser feita em lojas físicas ou online.

Dessa maneira, quem quer adquirir esse produto pode buscá-lo em locais como Amazon, C&C, Leroy Merlim e Mercado Livre.

Já o valor do chuveirinho se altera de acordo com o material em que ele é confeccionado e o seu tipo de acionamento. A forma mais em conta de comprar um desses é adquirindo um chuveiro que venha com essa peça no kit.

Porém, se você quer uma opção mais moderna e diferenciada de chuveirinho poderá gastar um valor entre R$16 e R$1.500, em média.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de chuveirinho

Esteja você construindo ou reformando o banheiro, saiba que é importante prestar atenção em alguns detalhes antes de comprar um chuveirinho. Eles serão os responsáveis por te ajudar a escolher o modelo ideal. Separamos abaixo tudo o que você deve levar em consideração.

Agora vamos te explicar detalhadamente todos esses tópicos.

Material

O chuveirinho é confeccionado em diversos materiais que alteram a sua durabilidade e modificam a sua aparência.

A versão mais antiga é feita em plástico do tipo ABS. Essa possui o valor mais baixo do mercado e é normalmente a que acompanha os chuveiros. O ponto positivo é que esse é um material que possui boa durabilidade e resistência. Porém, os modelos mais simples não têm uma aparência sofisticada.

Existem também os chuveirinhos que são produzidos com ligas de metais. No quesito durabilidade eles são os melhores e dificilmente quebram ou param de funcionar.

Além disso, esses modelos são os que contam com maior sofisticação e requinte, visto que sempre recebem um acabamento diferenciado. O ponto negativo é que essas versões são as mais caras.

Na foto um chuveirinho enrolado em uma torneira.

O chuveirinho confeccionado com liga de metal possui uma aparência mais sofisticada e conta com alta durabilidade. (Fonte: Hans / Pixabay)

Com registro ou sem

Uma outra característica a respeito do chuveirinho que deve ser analisada é se ele possui registro ou não.

Os modelos que são instalados diretamente no chuveiro não contam com esse recurso, mas as versões de parede podem sim apresentar um registro.

Essa peça adicional é interessante principalmente em casos de vazamento, visto que quando está fechada impede que a água circule pelo produto. Porém, no dia a dia o registro não faz tanta diferença. Portanto, analise as suas preferências.

Cor

Logo que o chuveirinho começou a ser confeccionado ele não tinha um apelo estético relevante. Porém, nos últimos anos isso mudou bastante e esse acessório passou a ser produzido em diversas cores.

Os modelos cromados são os preferidos. Há versões cromadas em prata e dourado e é fundamental escolher a que se adapta melhor ao tom dos metais do banheiro.

Quem busca por uma peça mais diferenciada pode investir em um chuveirinho preto ou cobre. Esses são os mais modernos e fazem a diferença em qualquer banheiro.

Já as versões brancas são as confeccionadas em plástico. Visualmente falando essas são as que possuem menor apelo estético.

Na foto um banheiro com box, armário em madeira, espelho e banheira.

A cor do chuveirinho deve combinar com a do chuveiro e dos outros metais do banheiro. (Fonte: La-Belle-Galerie/ Pixabay)

Tipo de acionamento

O chuveirinho pode ser encontrado com duas opções de acionamento: com pino ou gatilho.

Os modelos com pino são os mais simples e os mais antigos também. Essa versão é muito fácil de usar e para liberar a água basta puxar o pino. Esse é o típico modelo de chuveirinho que vem acompanhado de chuveiros.

Por outro lado, as opções com acionamento por gatilho são as mais modernas e avançadas.

Um grande ponto positivo é que com elas consegue-se controlar a saída de água de maneira bastante simples e rápida. Inclusive, chuveirinhos desse tipo são sempre instalados na parede do banheiro.

(Fonte da imagem destacada: Lucian Milasan/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.