Ultima atualização: 23 de setembro de 2021

Não importa se é primavera, verão, outono ou inverno - você pode fazer um churrasco em qualquer época do ano.

Mas você quer evitar o irritante aquecimento ou você tem medo de que sua comida arda? Então um churrasco a gás é a coisa certa para você.

Em nosso teste de churrasco a gás 2022 você descobrirá tudo o que precisa saber sobre o assunto. Nós explicamos os diferentes tipos de churrasqueiras a gás e suas vantagens e desvantagens.

Além disso, nós incluímos alguns critérios importantes de compra que você deve sempre ter em mente ao comprar um churrasco a gás.

Índice




O mais importante

  • Com um churrasco a gás, você é capaz de grelhar sua carne à temperatura perfeita. Você também não precisa se preocupar com o nocivo benzopireno que pode ser produzido ao grelhar com carvão vegetal.
  • Além das clássicas grelhas a gás, você pode escolher entre grelhas móveis a gás, estações de grelhados com vários queimadores e grelhas a gás de pedra de lava.
  • Potência, tamanho da superfície de grelhamento, peso do item e tipo de gás são fatores decisivos que você deve considerar ao comprar um churrasco a gás.

Churrasqueira a gás: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar um churrasco a gás

Em nosso guia, explicamos o que é um churrasco a gás, como funciona e o que torna este tipo de churrasco tão especial. Nós também lhe dizemos quanto custa um churrasco a gás e onde você pode comprar um.

O que é um churrasco a gás e como funciona?

Um churrasco a gás está se tornando uma opção cada vez mais popular de churrasco. Um churrasco a gás é ideal para grelhar carne, peixe, queijo, vegetais e outros alimentos.

Um churrasco a gás pode ser equipado com uma grelha ou com uma pedra de lava.

Um churrasco a gás pode ser usado para grelhar direta e indiretamente.

Graças às diferentes zonas de aquecimento, a temperatura ideal para diferentes fins pode ser ajustada e controlada com o toque de um botão.

Um churrasco a gás é fácil de operar e diferentes zonas de churrasco podem ser montadas. Isto permite que os alimentos sejam grelhados a temperaturas perfeitas ao mesmo tempo. (Fonte de imagem: 123rf.com / Kamil Macniak)

Os churrasqueiras a gás vêm em diferentes designs. Eles diferem em tamanho, superfície de grelhamento e potência.

Além de churrasqueiras a gás móveis e grandes churrasqueiras a gás, há também churrasqueiras a gás com pedra de lava e churrasqueiras a gás.

Pequenos churrasqueiras a gás economizam espaço e podem ser montadas na varanda, por exemplo.

Os grandes churrasqueiras a gás ou carrinhos de churrasco são muito poderosos e grelham muitos tipos de alimentos de forma rápida e confiável.

As maiores vantagens das grelhas a gás são que elas são fáceis de usar, aquecem rapidamente e têm diferentes zonas de aquecimento na superfície da grelha.

Um churrasco a gás é uma churrasqueira que funciona com gás butano ou propano. O gás está em recipientes que são conectados ao queimador por um sistema de mangueira.

Você sabia que o combustível nas garrafas é líquido, não gás?

O propano ou butano nas garrafas está sob grande pressão, e é por isso que ele está em estado líquido. Quando sai da garrafa, torna-se gasosa.

O combustível é usado para aquecer a superfície da grelha, ou no caso de modelos de pedra de lava, a placa de pedra. Os alimentos podem ser aquecidos e grelhados nisto.

O calor pode ser regulado com o toque de um botão e diferentes queimadores podem ser usados para criar várias zonas de aquecimento.

O churrasco a gás não requer uma conexão elétrica, mas as garrafas de gás são pesadas e podem ocupar muito espaço. Como normalmente não é possível ler o nível da garrafa, uma garrafa sobressalente deve ser carregada.

Que vantagens os churrasqueiras a gás oferecem em comparação com as churrasqueiras a carvão ou elétricas?

Qualquer pessoa que goste de churrasco, mais cedo ou mais tarde será confrontada com a questão do churrasco certo.

Muitas pessoas ainda juram pelo clássico churrasco a carvão - muitas vezes porque não conhecem nenhum outro caminho. Mas o grande aroma esfumaçado é certamente também uma razão para a grelha de carvão vegetal.

Mas o churrasco a gás tem se tornado cada vez mais popular recentemente, e por bons motivos. A lista a seguir resume claramente as vantagens de um churrasco a gás

  • Não é necessário carvão vegetal
  • Ignição com o toque de um botão para o prazer imediato de grelhar
  • Configurações precisas de temperatura
  • Diferentes zonas de aquecimento

Desenvolvimento da fumaça

Mas isso nos leva ao tópico: fumaça. A fumaça nem sempre é desejável, por exemplo, quando churrascos são realizados na varanda de prédios de apartamentos.

Muitos vizinhos estão incomodados com a fumaça e o cheiro. Neste caso, um churrasco elétrico sem fumaça é uma boa opção. Mas falta-lhe o típico aroma de churrasco.

O churrasco a gás oferece uma clara vantagem, especialmente para pessoas que querem fazer sem o demorado aquecimento de carvão vegetal. A versão a gás não só economiza muito trabalho, como também acelera o processo. (Fonte de imagem: unsplash.com / Nik MacMillan)

Um churrasco a gás combina ambos: um modelo de pedra de lava em particular produz o aroma fumegante, mas um churrasco a gás só fuma quando os resíduos queimam.

Nenhuma gordura pode pingar nas brasas e os queimadores geralmente são cobertos.

Resultados da grelha

A maior vantagem do churrasco com gás é a conveniência do uso com excelentes resultados. Os alimentos podem ser grelhados perfeitamente até mesmo com calor.

Isto não é possível com churrasqueiras elétricas devido ao aquecimento localizado e com churrasqueiras a carvão os alimentos podem queimar se você não tiver cuidado.

Conveniência e tempo

Churrasqueiras a gás não precisam de um isqueiro complicado ou carvão vegetal e, portanto, sem tempo de espera. Ao toque de um botão você acende as chamas e o churrasco pode começar imediatamente.

Ao contrário de um churrasco a carvão, o calor não tem que se desenvolver primeiro. Ele pode ser usado imediatamente.

Com gás, você pode definir as temperaturas desejadas exatamente o tempo que você quiser. O carvão vegetal tem a desvantagem de que uma certa quantidade de calor é acumulada e depois diminui novamente.

Para iniciantes que estão apenas começando a conhecer seu churrasco, queimadores a gás ajustáveis são uma vantagem. Os profissionais também apreciam as possibilidades que surgem da capacidade de gerenciamento preciso.

Além disso, os queimadores permitem o uso de áreas individuais na churrasqueira, o que com carvão vegetal só pode ser alcançado através de uma demorada rearranjo.

Quais fabricantes de churrasqueiras a gás estão lá?

Barbecues a gás são oferecidos por vários fabricantes. Marcas bem conhecidas podem ser encontradas em muitas lojas online, lojas de bricolage e lojas especializadas. Os maiores fabricantes incluem

  • Weber
  • Landmann
  • Rösle
  • Taino

As grelhas diferem muito em seu design, superfície de grelhamento e, é claro, preço. Portanto, uma comparação de produtos é muito útil se você quiser comprar um churrasco a gás de marca.

Ao comprar um churrasco, observe a relação preço-desempenho, bem como o tamanho e as características do churrasco.

Também é melhor obter conselhos sobre suas necessidades individuais antes de decidir.

Um churrasco a gás é seguro?

Esta é uma questão legítima, pois o churrasco é operado com um gás altamente inflamável. Nós ouvimos falar de acidentes com gás o tempo todo - alguns deles causados por churrascos a gás.

Todos os churrasqueiras a gás comercialmente disponíveis devem passar pelo TÜV. Se eles forem classificados como perigosos, eles não devem ser vendidos.

Portanto, os churrasqueiras a gás são seguros se utilizados adequadamente.

No entanto, você deve sempre ter cuidado ao usar gás e observar certas medidas de segurança

  • Não usar em salas fechadas e sempre ventilar bem
  • Observe a chama e não permita a fuga de gás
  • Não quebre garrafas de gás abertas
  • Limpe o churrasco após cada uso
  • Não "mexa" com o churrasco e sempre use-o corretamente
  • Não utilize o churrasco ou botijas de gás depois de terem caído ou sido danificadas

Alguns churrasqueiras a gás também possuem um monitor de chama. Esta função percebe se a chama se apaga devido a uma rajada de vento, por exemplo, e fecha o fornecimento de gás. Isto evita a fuga de gás.

Quais alternativas existem para o churrasco a gás?

Além do churrasco a gás, há também outros churrascos, como o churrasco a carvão ou o churrasco elétrico. Todas as grelhas têm seus pontos fortes e fracos individuais, que você deve ponderar antes de decidir sobre um tipo de grelha.

As grelhas elétricas são fáceis de limpar e simples de usar. Eles são portáteis e, portanto, bem adequados para viagens de acampamento ou churrascos espontâneos. Entretanto, estas grelhas não desenvolvem um aroma de churrasco e estão ligadas a uma fonte de alimentação.

As grelhas de carvão vegetal, por outro lado, são caras e requerem muitos acessórios. A maior desvantagem dessas grelhas é a combustão, o nocivo benzopireno e o aquecimento lento.

No entanto, os amantes de churrasco são convencidos por esta grelha clássica.

Decisão: Que tipos de grelhas a gás existem e qual é a mais adequada para você?

A ampla gama de churrasqueiras a gás nos oferece a variedade a que estamos acostumados das churrasqueiras a carvão. Basicamente, você pode distinguir entre as seguintes opções, dependendo da sua situação de uso e preferências

  • Grelhas de bola de gás
  • Churrasqueiras a gás móveis
  • Estações de churrasqueiras com vários queimadores
  • Churrasqueiras a gás de pedra de lava

Essas variantes têm características diferentes que trazem vantagens e desvantagens individuais.

O churrasco a gás certo para você é essencialmente determinado por onde você quer fazer o churrasco. O melhor churrasco a gás é sempre aquele que atende às suas necessidades.

Para lhe dar uma visão do tópico "churrasco com gás", apresentamos os tipos de churrasco a gás acima mencionados e comparamos claramente suas vantagens e desvantagens.

Como funciona uma churrasqueira a gás e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Graças à sua tampa em forma de cúpula, a grelha a gás também pode cozinhar pedaços maiores de carne. Ele também pode ser usado como um fogão lento e para smocking.

Através do calor indireto, ele assim expande o espectro do churrasco para incluir uma variedade de métodos de preparação.

A distribuição uniforme de calor dentro da esfera garante o cozimento equilibrado dos alimentos grelhados.

Com a ajuda do fornecimento de ar ajustável, uma grelha de chaleira a gás atinge rapidamente altas temperaturas de operação.

Você pode controlar o calor com muita precisão. Um termômetro integrado dá a você um feedback imediato sem a necessidade de acessórios adicionais.

Vantagens
  • Distribuição uniforme de calor
  • Aquecimento rápido
  • Proteção contra vento
  • Controle preciso da temperatura
  • Perfeito para grelhados indiretos
Desvantagens
  • Ventilação e controle de calor precisam ser praticados no início
  • Um pouco mais de espaço necessário
  • Aumento de peso

Graças à interação de opções de controle preciso e rápido, mesmo projetos de grelhados exigentes são bem sucedidos. No entanto, você precisa praticar essa precisão.

Além das boas propriedades térmicas, a tampa protege o carvão vegetal e os alimentos dos ventos tempestuosos.

Com uma churrasqueira a gás, você deve planejar um pouco mais de espaço de armazenamento. Apesar de seu caráter móvel, a esfera e os pés ocupam uma quantidade não desprezível de espaço.

O peso um pouco mais alto também deve ser mencionado neste ponto.

Como funciona um barbecue a gás móvel e quais são as suas vantagens e desvantagens?

A principal vantagem dos churrasqueiras a gás compactas é suas dimensões reduzidas e seu baixo peso. Isto os torna fáceis de transportar. Versões diferentes são ideais como churrasqueiras de camping, churrasqueiras de mesa ou para a varanda.

Graças ao seu design descomplicado, os mini barbecues a gás são fáceis de montar e desmontar. A compacidade também assegura uma rápida prontidão de uso e uma fácil limpeza da superfície da grelha.

Mesmo aplicações sem grelha como a raclette não são problema com certos modelos.

Como pode ser colocado em mesas ou nas imediações, você pode grelhar e comer ao mesmo tempo. Os convidados podem ficar de olho no seu churrasco na área de estar.

O anfitrião pode apreciar o churrasco e a presença de seus visitantes em conexão.

Vantagens
  • Compacto e convenientemente transportável
  • Fácil de montar e desmontar
  • Limpeza simples
  • Aquecimento rápido
  • Pode ser colocado diretamente na mesa com os convidados
Desvantagens
  • Superfície de grelha mais pequena
  • Garrafa de gás deve encontrar espaço na mesa
  • Não pode ser usada sem elevação
  • As pernas do suporte, se presentes, são muitas vezes instáveis

No entanto, você deve estar ciente do tamanho limitado da superfície de grelha com grelhas de mesa compactas.

A quantidade possível de grelhados é bastante limitada devido às dimensões. Portanto, vários passes podem ser necessários.

Em termos de espaço, você não deve esquecer a garrafa de gás ao montar o churrasco.

Dependendo do modelo, as pernas são frequentemente muito curtas. Isso faz com que uma pegada elevada seja absolutamente necessária.

Como funciona uma churrasqueira com múltiplos queimadores e quais são suas vantagens e desvantagens?

As churrasqueiras a gás incluem carrinhos de churrasco a gás, assim como churrasqueiras a gás profissionais de alta qualidade.

A maior vantagem é a funcionalidade. As zonas de aquecimento de duas a seis queimadores podem ser reguladas individualmente.

Em alguns casos, os queimadores laterais permitem que potes e panelas adicionais sejam usados na estação.

Esta categoria combina uma construção estável com mobilidade local. Rodas integradas permitem que você movimente churrasqueiras a gás pelo jardim à vontade.

Devido ao alto peso e à construção sólida, uma churrascaria a gás sempre fica firme no chão.

As grandes dimensões destas cozinhas externas oferecem muito espaço para armazenamento e opções de acessórios. A área para grelhar é particularmente grande.

Graças ao controle individual dos queimadores de churrasco a gás e da tampa da churrasqueira, você pode facilmente grelhar indiretamente. As unidades geralmente têm uma grelha com regulagem de altura.

Vantagens
  • Geralmente móveis, porém estáveis
  • Inúmeras funções e zonas de aquecimento ajustáveis
  • Design elegante
  • Áreas de armazenamento para alimentos e acessórios
  • Grande e extensa superfície de grelhados
Desvantagens
  • Aparelhos de alta qualidade são geralmente caros

  • Complexo para montar
  • Não portátil

Em termos de design, as churrasqueiras a gás oferecem uma aparência atraente, especialmente churrasqueiras de aço inoxidável.

Eles colocam sotaques elegantes nos jardins e nos terraços. O alto peso e as dimensões tendem a dificultar a mobilidade. Não há limites superiores para o preço dos churrascos de estação.

Barbecues de alta qualidade deste tipo, portanto, requerem um investimento um pouco mais intensivo.

A montagem das churrasqueiras requer uma certa quantidade de trabalho artesanal. Além das habilidades de DIY, requer ferramentas.

Como funciona uma grelha a gás de lava e quais são as suas vantagens e desvantagens?

A grelha de lava usa pedras de lava por cima do queimador.

As pedras de lava transferem o calor das chamas de gás uniformemente para a superfície de grelhamento, semelhante ao carvão vegetal. Isto faz com que seja uma experiência especial de grelhar.

Outra vantagem é a capacidade das pedras de armazenar calor. Isto significa que você pode continuar a cozinhar os alimentos suavemente após a chama ter sido apagada.

Você pode manter a comida quente na grelha a gás de lava enquanto ela esfria.

O calor não é perdido imediatamente. A camada intermediária de pedras impede o contato com a chama direta. Um churrasco a gás com pedras de lava também desenvolve os populares aromas de um churrasco a carvão.

Ele também reduz a formação de substâncias nocivas.

Vantagens
  • Calor extremamente uniforme e armazenado
  • Sem contato com a chama aberta
  • Aroma típico de churrasco
  • Pós-cozimento, mantendo possível o aquecimento e baixas temperaturas
Desvantagens
  • As pedras evitam altas temperaturas
  • Tempo de espera mais longo até estarem prontas para uso
  • As pedras de lava requerem limpeza e substituição demoradas
  • Formação de fumaça devido ao gotejamento de gordura

Ao contrário do carvão vegetal, você pode aumentar ou diminuir a temperatura das pedras de lava.

Isto significa que temperaturas baixas e estáveis são possíveis durante um longo período de tempo. Entretanto, as pedras de lava impedem altas temperaturas que são alcançáveis com uma chama de gás puro.

Os tempos de espera até que a temperatura de operação desejada seja atingida são mais longos em comparação com outros churrasqueiras a gás

Como as pedras de lava permanecem no churrasco a gás durante numerosos ciclos de grelhados, os resíduos de carne se acumulam. Em concentrações mais elevadas, isto rapidamente leva à formação de fumaça e aromas indesejáveis.

As pedras de lava devem, portanto, ser limpas e substituídas regularmente. Usar pedras usadas por muito tempo tem efeitos negativos no sabor e na saúde.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar churrasqueiras a gás

A seção seguinte lhe diz quais características você pode e deve considerar para churrasqueiras a gás. Desta forma, nós queremos lhe dar alguma assistência na escolha do modelo certo.

Em resumo, as seguintes características distinguem os churrasqueiras a gás

  • Capacidade e superfície de grelhamento
  • Peso
  • Dimensões
  • Queimador lateral
  • Capa
  • Material da superfície da grelha e do grelhador

Nas seções seguintes, mostraremos a você quais são essas características individuais e como você pode avaliá-las.

Superfície de energia e grelha

Como acontece com muitos produtos, a energia também desempenha um papel importante com churrasqueiras a gás. Medido em quilowatts (kW), ele indica a quantidade de energia que o seu churrasco fornece.

Quando churrasco com gás, é uma questão das temperaturas que seu churrasco a gás pode atingir.

Entretanto, o calor real também depende de quão bem o queimador pode converter a energia em calor. Você também deve considerar a superfície na qual ela é usada.

Uma grande superfície de grelha requer mais potência para a mesma temperatura do que uma menor.

Para escolher a potência certa para o seu churrasco a gás, você deve pensar no calor que você quer que seu churrasco alcance antes de comprá-lo.

Bifes perfeitos requerem altas temperaturas, mas salsichas simples grelhadas podem ser preparadas com menos energia. Também é importante saber para quantas pessoas você quer grelhar.

O quão poderosa uma grelha deve ser depende do tipo de grelha e da superfície de grelhagem:

Churrasqueira a gás Superfície da churrasqueira Potência
Churrasqueira a gás móvel Pequena 1.200 a 3.500 W
Churrasqueira a gás Média 4.000 a 6.000 W
Churrasqueira a gás Maior Pelo menos 5.000 W
Carro para churrasco a gás Grande Pelo menos 8.000 W

Geralmente, grelhas a gás menores atingem temperaturas altas mesmo com potência relativamente baixa.

Churrasqueiras a gás móveis com uma superfície de grelhamento menor, portanto, precisam de menos quilowatts para produzir um calor alto. Os valores-guia aqui estão entre 1.200 e 3.500 watts.

Os grelhadores a gás geralmente oferecem um pouco mais de espaço na grelha. Você pode, portanto, conseguir muito calor com um pouco mais de energia. Aqui você deve escolher de 4.000 a 6.000 watts.

As grelhas a gás de pedra de lava e especialmente os carrinhos de churrasco a gás estão entre os modelos maiores. Eles devem oferecer um alto rendimento para que o calor alcançável seja o correto.

Para grelhas de lava, você deve, portanto, optar por uma produção mínima de 5.000 watts. Churrasqueiras a gás não devem ser inferiores a 8.000 watts.

Peso

O fator mais importante que afeta o peso do seu churrasco a gás é a sua mobilidade. Churrascos a gás pesado não lhe darão prazer em piqueniques, caminhadas ou em geral quando estiver viajando.

Estabilidade e estabilidade, entretanto, beneficiam-se do peso. Você deve ter em mente que, além do tipo de churrasco, os materiais utilizados também aumentam ou reduzem o peso.

Os churrascos a gás podem ser grandes e pesados. No entanto, as rodas tornam estas grelhas mais flexíveis e transportáveis. (Fonte de imagem: 123rf.com / arinahabich)

Peso desempenha o maior papel com churrasqueiras a gás móveis. Quando você está na estrada, você tem que lembrar que cada quilo a mais significa mais esforço.

Você também deve considerar o peso do seu churrasco a gás no jardim ou no seu pátio.

Um peso maior torna mais difícil para você mover seu churrasco ou tirá-lo de lá ou guardá-lo.

Chaleiras a gás não são necessariamente projetadas para uso móvel, portanto seu peso mais pesado não deve ser um problema para você. Se o seu modelo tem rodas, isso, é claro, facilitará a locomoção.

Os carrinhos de churrasqueiras a gás e as churrasqueiras de pedra de lava se beneficiam de seu peso significativamente maior em um dos lados. Isto significa que eles estão solidamente no chão.

Como eles são frequentemente equipados com prateleiras, um estande firme é particularmente vantajoso. Desta forma, nada pode cair.

Se o terreno é irregular, você deve, portanto, pensar cuidadosamente sobre a sua decisão. O mesmo se aplica a churrasqueiras a gás de lava, que adicionam peso extra devido ao seu enchimento de pedra.

Dimensões

Comprimento vezes largura vezes altura. Esta não é uma característica sem importância quando se decide o que comprar. As dimensões do barbecue a gás são decisivas em muitos aspectos.

Eles determinam a mobilidade do seu churrasco. Mas até mesmo churrasqueiras estacionárias precisam de um depósito e espaço para seu uso.

É por isso que você deve primeiro se perguntar se o seu espaço é suficiente para um determinado tamanho.

Se você quiser fazer um churrasco na estrada e em casa, então você deve considerar as dimensões do seu churrasco a gás a partir destas duas perspectivas.

As versões móveis do churrasco a gás são as que mais economizam espaço. Varanda, camping e churrasqueiras de mesa têm entre 30 e 50 cm de comprimento, 15 a 20 cm de largura e cerca de 20 cm de altura.

Os churrasqueiras a gás móveis, em particular, têm freqüentemente um sistema de construção sofisticado que reduz as dimensões a um mínimo.

A altura de trabalho dos churrasqueiras móveis é frequentemente bastante baixa. A relação entre a superfície de grelhagem e as dimensões é maior aqui.

As grelhas da chaleira a gás ocupam consideravelmente mais espaço quando montadas. Em geral, a grelha e a cobertura da esfera são bastante volumosas.

As pernas, que elevam o aparelho a uma altura de trabalho decente, também ocupam muito espaço.

As dimensões variam entre 55 e 70 cm de diâmetro com uma altura de cerca de 110 cm.

Aqueles que valorizam as condições profissionais de grelhados devem ver as vantagens em relação ao maior consumo de espaço. A economia em tamanho não se faz às custas da funcionalidade e do manuseio.

Este argumento pode ser continuado ainda mais fortemente com churrasqueiras e churrasqueiras de lava.

Grandes churrasqueiras a gás podem pesar bastante - até cerca de 70 kg. Portanto, você deve ter certeza de que o aparelho tem rodízios, caso contrário, o esforço de reposicionamento será muito alto. (Fonte da imagem: pixabay.com / Skitterphoto )

Com dimensões de até 150 cm de comprimento por 100 cm de largura e uma altura de trabalho de 100 cm, estes modelos representam o topo quando se trata de dimensões.

Este aumento no comprimento, largura e altura oferece principalmente espaço para armazenamento, controles generosamente projetados e muito espaço livre e raio de movimento para você.

Você deve ter espaço suficiente dentro do seu jardim, porque carrinhos de churrasco a gás e churrasqueiras de pedra de lava exigem muito espaço no chão.

Número de queimadores

Alimentos diferentes requerem calor e tempo diferentes para alcançar o ponto de cozimento perfeito.

Com vários queimadores, um churrasco a gás tem diferentes zonas de aquecimento, ou seja, áreas onde a temperatura pode ser ajustada livre e independentemente.

Isto também permite que você use apenas uma determinada área do churrasco a gás se você estiver fazendo somente churrasco para alguns convidados.

De todas as grelhas, a grelha a gás é a que aquece mais rapidamente.

Isto significa que você pode usar exatamente a quantidade certa de superfície de grelhados para a quantidade de carne, peixe ou vegetais que você precisa.

Além disso, vários queimadores podem ser usados para grelhados indiretos. As zonas de aquecimento diretamente sob seus alimentos podem ser simplesmente desativadas. Geralmente, são os carrinhos de churrasco que têm mais de um queimador disponível.

Você geralmente tem a opção entre churrasqueiras a gás de dois e seis queimadores.

Churrasqueiras a gás móveis e churrasqueiras a caldeira são projetadas principalmente com um único queimador. Isto cobre toda a superfície de grelhados.

A situação com churrasqueiras a gás de lava é semelhante àquela com carrinhos de churrasco. Aqui, também, você tem várias opções em relação ao número de queimadores.

No entanto, você deve ter em mente que as pedras distribuem o calor mais uniformemente de qualquer forma, portanto, o ajuste fino das zonas é menos preciso.

Queimadores laterais

Além dos queimadores principais, os carrinhos de churrasco muitas vezes têm a opção de aquecer, cozinhar ou fritar alimentos adicionais usando queimadores adicionais presos ao lado.

As fontes de calor adicionais estão normalmente localizadas no lado esquerdo ou direito da superfície da grelha.

As superfícies de armazenamento adicionais fornecidas pelos queimadores quando fechados são particularmente úteis.

Em alguns casos, as grelhas de gás de lava também são equipadas com fontes de calor na lateral. Isto lhe dá opções adicionais e conforto com ambas as variantes.

Isto adiciona características ao seu churrasco que de outra forma você estaria mais familiarizado com uma cozinha. Este tipo de extensão é incomum com churrasqueiras a gás móveis e churrasqueiras com chaleira.

Com eles, a diversão do churrasco está disponível na forma clássica.

Se você quiser preparar outros pratos ao mesmo tempo, você tem que usar um fogão externo ou o fogão em sua cozinha.

Cobertura

Em geral, existem aparelhos com coberturas em todos os segmentos de churrasqueiras a gás.

Eles oferecem a possibilidade de cozinhar os alimentos indiretamente, manter seus alimentos quentes e protegê-los do vento, especialmente se você estiver tendo seu churrasco em uma área aberta.

As capotas de cobertura são uma característica importante, especialmente para grelhadores de chaleira.

Devido à forma arredondada da superfície de grelhagem e da tampa, a temperatura se desenvolve de forma muito uniforme.

As aberturas de ar permitem que você controle o calor individualmente e assim grelhar indiretamente.

Os carrinhos de churrasco a gás também são normalmente equipados com uma tampa. Ao contrário das grelhas da chaleira, esta é normalmente fixada por uma dobradiça, assim você pode facilmente abrir e fechar a boina.

Você sabia que o capô em combinação com diferentes zonas de aquecimento oferece possibilidades especiais para grelhados indiretos?

O calor pode ser acumulado uniformemente para toda a área. Ao mesmo tempo, você pode intervir controlando vários queimadores de gás separadamente.

Você também pode normalmente usar uma cobertura para grelhas de pedra de lava. O manuseio e as vantagens são similares aos dos carrinhos de churrasco a gás.

Os bonés são um pouco atípicos para churrascos móveis. Uma vez que estas são projetadas para compactação e transportabilidade, um capô normalmente não é usado.

Material do churrasco e da superfície do churrasco

Material do churrasco

O material do seu churrasco a gás é feito em grande parte de seu peso, sua estabilidade, o armazenamento e reflexão do calor e, por último, mas não menos importante, a facilidade de limpeza. Churrasqueiras a gás podem

  • ser esmaltado
  • ter instalado ferro fundido em pó
  • ser feito de aço inoxidável

Churrasqueiras a gás móveis geralmente apresentam materiais leves. O ferro fundido é bastante raro neste caso. O aço esmaltado é freqüentemente usado porque é robusto e pode refletir comparativamente bem o calor na grelha.

Além disso, o material se mostra estável apesar de seu baixo peso. Entretanto, este material não permite que o calor seja armazenado e liberado uniformemente, como é o caso do ferro fundido.

Devido ao alto rendimento e ao grande número de queimadores, o foco está mais na rápida mudança de temperatura e menos na capacidade de armazenamento

O aço esmaltado também é freqüentemente usado em grelhas de chaleira.

Como este tipo de grelha tem a intenção de manter a temperatura precisa e controlável em tempo hábil, o aparelho se beneficia da capacidade de armazenamento bastante baixa destes materiais.

Os carrinhos de churrasco possuem principalmente carcaças de aço inoxidável.

Material da superfície da grelha

A grelha é um fator importante que determina se uma grelha a gás é desejável ou indesejável. Ferro fundido ou aço esmaltado também é usado neste caso.

O ferro fundido geralmente tem a vantagem de ser mais espesso. Isto significa que mais calor direto é transferido para a sua comida. Por outro lado, uma grelha de ferro fundido armazena mais calor.

Por um lado, isto significa que altas temperaturas são transferidas para sua carne por um período de tempo maior, o que é particularmente importante para os bifes.

Há também placas para grelhar, insertos para panelas e até mesmo pedras de pizza para a grelha a gás.

Por outro lado, esta variante leva mais tempo para aumentar o calor ou para reduzi-lo novamente. As grelhas de ferro fundido, portanto, requerem mais sensação e experiência ao grelhar.

As grades de aço esquentam mais rapidamente, o que reduz o tempo de espera.

Por outro lado, com eles você pode fazer perfeito uso da regulagem precisa das chamas, porque uma mudança na temperatura causada pelos queimadores aparece imediatamente na grelha.

Fatos que vale a pena conhecer sobre o tópico de churrascos a gás

Nesta seção nós gostaríamos de entrar em mais perguntas sobre churrascos a gás a fim de expandir e completar seu conhecimento sobre este tópico.

Isso garantirá que você esteja bem preparado para usar um churrasco a gás e saiba o que deve ter cuidado ao usá-lo.

Quais acessórios são relevantes quando se faz churrasco com gás?

Além de acessórios gerais para churrasqueiras, como talheres, há extras especiais para churrasqueiras a gás. Estes trazem possibilidades únicas de churrasco com gás.

A escolha de garrafas ou cartuchos de gás é particularmente relevante quando se usa gás. Mangueiras de gás, conexões de garrafas e adaptadores especiais de conversão são de grande importância. Estes permitem que você use tipos convencionais de garrafas de gás no churrasco.

A chama de gás abre possibilidades especiais para a superfície do churrasco. Placas de grelhados, insertos de panelas e até mesmo pedras de pizza fazem adições interessantes à grelha convencional para churrasco.

Flocos de madeira estão disponíveis para criar aromas de madeira defumada.

Que gás é usado em churrasqueiras a gás?

Basicamente, o gás é oferecido em lojas de bricolagem, online e em varejistas de combustível. Dois tipos de gás são relevantes: Propano e Butano. Qual gás é usado para churrascos a gás também depende do modelo particular.

O gás propano tem um valor calorífico maior e desenvolve mais calor para a mesma quantidade. Este tipo de gás é, portanto, também mais econômico em termos de espaço.

A alternativa é o gás butano líquido. No entanto, é mais caro e não pode evaporar a temperaturas abaixo de zero. Ambos os tipos estão disponíveis comercialmente.

Você também pode usar um churrasco a gás com um adaptador para conectá-lo à conexão de gás natural em sua casa.

Quanto tempo dura uma garrafa de gás?

A questão de quanto tempo você pode usar uma garrafa de gás depende em parte do seu tamanho e em parte da potência do seu churrasco a gás.

Se assumirmos que 70 g de gás são usados por quilowatt de potência por hora, isso é 700 g para um churrasco de 10.000 watts.

Consequentemente, uma garrafa com 8 kg de gás duraria cerca de onze horas. Encher tal garrafa de gás com 8 kg de propano custa em torno de 15 euros.

Agora você pode pensar que três sessões de churrasco por mês de três a quatro horas cada uma somaria altos custos, mas você nem sempre faz churrasco com carga completa.

Como eu evito a fumaça ao grelhar com gás?

A causa da fumaça desagradável geralmente é encontrada na grelha, na carcaça ou nos queimadores de gás. Resíduos de churrasco e gordura pingando geralmente são a causa de fumaça desagradável.

Geralmente é recomendado deixar o queimador ligado por um tempo após o uso de um churrasco a gás. Isto queima resíduos. Isso facilita a raspagem da sujeira e dos resíduos queimados. A limpeza da grelha também ajuda a prevenir a fumaça.

Se você quiser dar proteção extra à sua grelha a gás para iniciantes ou profissionais, você pode cozinhar seus alimentos indiretamente. Desta forma, não há perigo de gordura e sucos de carne pingarem nas chamas.

Se houver excesso de gordura na carne, você pode removê-la de antemão. Isto evita o gotejamento desnecessário durante a liquefação.

Você também pode usar uma bandeja de gotejamento com água. Isto recolhe gordura e óleo diretamente sob a comida.

Como o número de queimadores de grelha a gás afeta direta e indiretamente a grelha?

Basicamente, o número de queimadores de gás está relacionado com o tamanho da superfície de grelhagem. Ao ter várias zonas de aquecimento, você também tem uma maneira de controlar áreas individuais de forma diferente.

Geralmente, as churrasqueiras a gás estão disponíveis com dois a seis queimadores. Estes são especialmente projetados para opções individuais de ajuste e métodos de grelhados indiretos.

Os queimadores podem ser operados individualmente e permitem a criação de diferentes zonas de aquecimento. (Fonte da imagem: 123rf.com / arinahabich)

Modelos com seis queimadores têm o mesmo número de botões de controle. Isto permite diferentes faixas de calor para diferentes grelhados ao mesmo tempo.

A regulação seletiva do queimador cria zonas de retenção de calor, áreas de alto aquecimento e configurações individuais de temperatura na superfície de grelhamento.

As grelhas móveis a gás, as grelhas de caldeira e as grelhas a gás com pedras de lava, por outro lado, se movimentam com um ou dois queimadores.

Como você cuida e limpa um churrasco a gás?

Além das superfícies internas do churrasco e da grelha, os queimadores a gás são de particular relevância quando se trata de limpeza.

Em geral, você pode evitar sujeira e ferrugem teimosa limpando imediatamente após cada uso. Uma esponja com um pouco de líquido de lavagem e água pode ser suficiente - dependendo da intensidade com que você grelhar.

A lubrificação das superfícies internas do churrasco a gás evita a aderência de ferrugem e sujeira. As escovas de latão são recomendadas para sujeira mais pesada e queimada.

Você também não deve negligenciar a limpeza dos dutos de ar e das capotas de cobertura.

Você deve ser particularmente cuidadoso ao limpar o queimador. É recomendada a utilização de palha de aço fina para evitar danos e arranhões.

As rotinas podem aumentar consideravelmente o risco de formação de ferrugem. Você pode proteger o churrasco das intempéries com lonas especiais.

O que eu tenho que ter em mente ao fazer um churrasco?

Os churrasqueiras a gás são extremamente seguros quando manuseados e mantidos corretamente. Como a chama pode ser apagada imediatamente, o fogo não tem que se apagar primeiro.

Você deve prestar atenção às conexões e à conexão correta da fonte de gás com o churrasco. Para estar do lado seguro, você deve verificar regularmente se as mangueiras estão quebradiças e vazamentos.

Você também deve apertar a garrafa de gás após cada uso. Ele deve ser montado a uma distância suficiente da churrasqueira. Isso evitará que ele se aqueça demais. Ignitores com defeito devem ser reparados.

Churrasqueiras a gás são geralmente permitidas na varanda?

Em geral, não há proibição geral do uso de churrasqueiras a gás em varandas. Ao contrário das churrasqueiras a carvão, as grelhas a gás não são consideradas fogueiras abertas. Portanto, eles não se enquadram na portaria de proteção contra incêndio.

No entanto, o churrasco pode ser contratualmente proibido pelo locador. Você deve evitar o máximo possível a fumaça e os odores. Isto não compromete o relacionamento harmonioso com a vizinhança.

Pedir respeitosamente aos vizinhos diretos muitas vezes ajuda a prevenir disputas. Se houver um aumento no incômodo causado por churrascos a gás, os inquilinos naturalmente têm o direito de processar por medidas cautelares.

Um churrasco a gás pode ser usado dentro de casa?

Os espaços fechados sempre representam um alto risco quando o gás está envolvido. Ao contrário do ar livre, o gás não pode se dissipar no ambiente.

Isso aumenta o risco de vários efeitos nocivos. Sem ventilação ao ar livre, isso pode levar a asfixia em uma emergência!

Os churrasqueiras a gás têm uma saída de gás muito maior do que os fogões a gás. Conseqüentemente, mais dióxido de carbono é produzido.

Se o churrasco sair ou vazar, espaços internos fechados podem se encher rapidamente com gás. No pior dos casos, incêndios e até mesmo explosões podem ocorrer.

Portanto, os riscos superam a conveniência tentadora do churrasco dentro de casa.

Fonte da imagem: 123rf.com / arinahabich

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas