Ultima atualização: 26 de julho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

15Horas investidas

5Estudos avaliados

80Comentários coletados

Para todos os amantes de churrasco e para aqueles que querem começar a fazer churrascos, pode ser difícil escolher o melhor modelo. A grande variedade de churrasqueiras complica a nossa escolha, pois elas são classificadas de acordo com vários fatores, desde o tipo de combustão ou material até o seu tamanho.

Hoje em dia, podemos encontrar o churrasco que melhor se adapta ao nosso modo de usar sem ter que ter um grande espaço aberto ou um orçamento elevado. Abaixo, nós convidamos você a descobrir uma série de produtos detalhados que se adequam tanto aos fãs experientes que procuram um produto profissional quanto aos usuários que procuram um churrasco para uso diário.




O mais importante

  • O churrasco é uma das melhores opções para cozinhar carne. A maneira como é cozinhada dá um sabor único aos alimentos e é mais saudável.
  • Existem vários tipos de churrasqueiras, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Entre os mais comumente utilizados estão os churrascos a gás, elétricos e a carvão. Descubra que tipo de cozimento cada um fornece.
  • Dependendo do uso que vamos dar ao churrasco, assim como do espaço que temos disponível, podemos nos orientar em nossa compra levando em conta critérios como o tipo de combustão, o tamanho ou a portabilidade.

Churrasco:nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre churrasqueiras

Pode ser difícil decidir qual churrasco comprar dependendo do seu uso pretendido. Para fazer isso, você precisa levar em conta certos aspectos relacionados a cada tipo de churrasco. Abaixo, vamos descobrir as vantagens e desvantagens dos churrascos e outras perguntas mais freqüentes sobre churrascos.

barbacoa encendida

Tente sempre controlar o fogo para conseguir bons pedaços de carne. (Fonte:Philipp Kämmerer:Xm8XD2b9AUs/https://unsplash.com/)

Quais são as vantagens de um churrasco, dependendo do tipo?

Cada tipo de churrasco tem certas vantagens e desvantagens. Estes são apresentados na tabela a seguir:

Elétrico Gás Carvão
Vantagens -Fácil de usar.-Caper. -Menos sujo. -Mais sustentável. -Mais seguro -Mais limpo que o carvão. -Mais rápido para a luz (15min). -Pode ser transportado -Sabor único. -Disponibiliza mais calor para que você possa cozinhar peças grandes. -Sabor completo e barato.
Desvantagens -Requer um plugue. -Menos sabor. -Mais freqüentemente pequeno -Mais caro que o elétrico. -Poluentes. -Menos seguros que os elétricos -Mais risco de incêndio. -Mais longos para a luz e difíceis de obter a temperatura desejada. -Mais mal cheirosos que os anteriores. -Tardy para a luz e difíceis de obter a temperatura desejada.

Como são usados os diferentes tipos de churrasco?

Na tabela a seguir mostramos passo a passo como utilizar os diferentes churrascos disponíveis no mercado:

Como usar e ignição
Elétrico Conecte o dispositivo e deixe aquecer por 25 minutos com a temperatura alta e com a tampa fechada.
Gás Com a tampa aberta, abra a válvula de gás e gire o botão por 2 a 3 segundos. Deixe aquecer por 10 a 15 minutos.
Carvão vegetal Coloque o carvão vegetal (3kg a 5kg para 4 pessoas) no churrasco e acenda-o com a ajuda de pastilhas inflamáveis ou outro líquido similar.
Carvão vegetal e pedras vulcânicas Coloque as pedras vulcânicas em seu compartimento e acenda o churrasco. Aqueça as pedras por 15 minutos.

Como construir um churrasco?

Para construir um churrasco de tijolos você precisará de tijolos refratários, que são os usados para qualquer zona de calor. Dependendo do tamanho do churrasco, você vai precisar de mais ou menos tijolos e cimento.

Elas podem ser projetadas de acordo com a imaginação do cliente ou um modelo pré-desenhado pode ser escolhido junto com um especialista. Além disso, o tamanho e a forma devem ser escolhidos para melhor se adequar ao espaço disponível. A manutenção e limpeza podem ser difíceis por causa dos tijolos refratários que acumulam a sujeira.

O usuário é aconselhado a contratar um serviço profissional para a construção do edifício. Desta forma, o modelo e a capacidade podem ser negociados.

Como limpar um churrasco?

Para o cuidado e limpeza de um churrasco é necessário derramar água quente sobre a superfície e deixá-la de pé por 15 minutos. Usando uma escova de arame e sabão suave, esfregue as áreas sujas até que a graxa seja removida. Finalmente, ela é lavada com água morna.

Se a grelha puder ser desmontada, é aconselhável mergulhá-la em um balde de água quente para facilitar o processo e depois continuar com os últimos passos. Para melhores resultados, existem produtos especiais para o tratamento e brilho dos churrascos. A chave para um churrasco de longa duração é o cuidado e a limpeza do churrasco.

barbacoa fresca

Não se esqueça de adicionar ervas para um sabor extra. (Fonte: T. Q:f4RpK8SayN8/ https://unsplash.com/)

Como cozinhar no churrasco?

Ao preparar um churrasco a carvão vegetal, a quantidade de carvão vegetal necessária deve ser levada em consideração. Para um grupo de 4 pessoas, você precisa de aproximadamente 3 a 5 quilos de carvão vegetal. Em relação ao fogo, é aconselhável colocar a carne no churrasco quando as brasas estiverem cinzentas, deixando sempre a grelha a uma distância média do fogo.

Para fazer isso, o carvão deve ser aceso cerca de 40-45 minutos antes de colocar a carne no churrasco. O tipo de lenha utilizada pode desempenhar um papel importante no sabor da carne. Os melhores tipos de madeira a serem utilizados são: azinheira, carvalho, oliveira, amêndoa, pinheiro, faia e cerejeira.

Quando cobrir o churrasco?

A tampa do churrasco funciona como um forno quando se usa um barbecue a carvão. Portanto, se você quiser obter uma carne bem feita e defumada por dentro, a tampa deve ser fechada. Desta forma, a carne leva muito menos tempo para ser cozida. E quanto menos tempo a carne for deixado na grelha, mais suculenta será a carne.

Quando o carvão vegetal deve ser usado no churrasco?

É aconselhável colocar o carvão vegetal no churrasco 40 a 45 minutos antes de colocar a carne na grelha. Este é o tempo necessário para conseguir uma boa brasa sem chamas que poderia queimar a carne. Se for um churrasco de madeira, o tempo pode variar, dependendo da espessura e do tipo de madeira. Geralmente, se a madeira for muito espessa, deve levar o dobro do tempo de um churrasco de carvão vegetal.

barbacoas en el parque

Informe-se antes de fazer um churrasco em uma área pública. (Fonte:Robert Bye:4hcppIbqQM8c/https://unsplash.com/)

Critérios de compra

Ao procurar por um churrasco, os seguintes critérios de compra devem ser levados em conta. Abaixo, vamos explicar as características de cada produto e qual é o mais adequado para o espaço disponível que temos, bem como o uso que vamos fazer dele.

Tipo de combustão

O tipo de combustão é um dos critérios mais importantes quando se compra um churrasco. Abaixo, explicamos em detalhes o que cada um deles nos oferece:

  • Churrasqueira elétrica. Ideal para os amantes de churrasco que não têm um espaço aberto. Geralmente, eles tendem a ser de tamanho médio e são fáceis de usar, limpar e armazenar. O sabor da carne não é tão bom quanto os outros churrascos.
  • Churrasqueira a gás. Há uma variedade de tamanhos nesta categoria que proporcionam mais cozinha profissional do que o churrasco a gás. Se for de tamanho médio, eles podem ser transportados e usados sem um plugue. Se você precisar da botija de gás, pode ser inconveniente armazená-la após o uso.
  • Churrasqueira de carvão/ madeira. Proporciona uma autêntica experiência de churrasco ao liberar o sabor do combustível para o alimento. Recomendado para usuários com experiência em incêndios. Deve ser sempre usado ao ar livre, pois emite muita fumaça e faíscas.
  • Churrasqueira a gás de pedra vulcânica. Assim como nos churrascos a gás, com esta categoria o tempo de pré-aquecimento é o mesmo. A única diferença é que as pedras vulcânicas podem atingir uma temperatura alta e podem ser mantidas com pouca exposição ao calor.

Portátil

Se você não pretende comprar um grande churrasco com materiais pesados, esta é a melhor opção para você. Eles estão disponíveis em tamanhos bastante generosos e são fáceis de mover usando rodas ou sistemas dobráveis.

Eles também são convenientes quando se trata de limpar a área do churrasco, pois podem ser facilmente movidos e reposicionados. Eles são muito úteis para a natureza e para os entusiastas do acampamento.

barbacoa en patio de casa

O tamanho é um critério chave para a escolha do nosso churrasco. (Fonte:Pavan Trikutam: lPufCHtdCLI/https://unsplash.com/photos/lPufCHtdCLI)

Tamanho

Geralmente, há churrasqueiras de todos os tamanhos, desde pequenas churrasqueiras para 2 pessoas até grandes churrasqueiras para 15 pessoas. É claro, os churrasqueiras podem ter uma capacidade maior.

Para um churrasco de tamanho médio ou grande, a gama de churrasqueiras a carvão ou a gás oferece uma grande variedade de tamanhos. Os churrasqueiros elétricos são conhecidos por serem os menores com capacidade para até 6 pessoas.

Sem Fumo

Com o churrasco sem fumaça, nós nos beneficiamos das mesmas vantagens de um churrasco a carvão. Este churrasco nos oferece a possibilidade de usá-lo em espaços fechados, já que ele emite pouca fumaça em comparação com um churrasco tradicional.

Além disso, o churrasco sem fumaça vem com uma bateria integrada para alimentar o ventilador. Entretanto, este churrasco não tem uma grande capacidade, por isso é ideal para um máximo de 5-6 pessoas.

amigos haciendo barbacoa

O churrasco é uma das melhores opções para cozinhar carne, a maneira como é cozinhada dá um sabor único aos alimentos e é mais saudável. (Fonte: rawpixel: 89608108/ 123rf.com)

Material

Churrasqueiras como um todo são geralmente feitas de aço inoxidável ou aço esmaltado, o que é mais barato em preço. É um material que torna o churrasco mais fácil de cuidar e torna o peso do churrasco mais leve. É também o material mais eficiente para o uso diário.

Também podemos encontrar churrasqueiras feitas de ferro, que geralmente são mais pesadas e não tão práticas de se mover quanto as de alumínio. Sendo mais leves os de alumínio, estes últimos perdem em termos de resistência.

Resumo

Em conclusão, o churrasco é um dos melhores métodos de cozimento, pois é o mais saudável e saboroso. Apesar da variedade de churrascos disponíveis, a experiência mais autêntica de churrasco é alcançada usando um churrasco a carvão.

Isto não significa que outros churrascos não irão atender nossas expectativas. Cada um deles resolve um problema que temos, seja o espaço que temos em casa ou o uso do churrasco para caminhadas e excursões. É importante lembrar que se você seguir as dicas acima sobre como usar e cuidar da limpeza de um churrasco, você pode alcançar excelentes resultados e prolongar a vida útil do seu churrasco.

(Fonte da imagem em destaque: kartouchken: 11769107/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas