Ultima atualização: 30 de setembro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

28Horas investidas

17Estudos avaliados

63Comentários coletados

Uma chave de soquete deve estar sempre disponível em uma residência ou oficina. É uma ferramenta indispensável com a qual você pode completar rapidamente as tarefas de bricolagem e reparo, e não deve faltar em nenhuma caixa de ferramentas.

Com nosso guia, você pode aprender dicas valiosas sobre o assunto, bem como mais sobre as funções de diferentes tipos de soquetes, como o soquete hexagonal, os bits e as porcas ranhuradas.

Além disso, nosso teste de chave de soquete grande o ajudará a comprar uma chave de soquete ou um conjunto de chaves de soquete que atenda às suas necessidades. Nós comparamos diferentes tomadas no teste e resumimos as desvantagens e vantagens de cada chave inglesa para facilitar a sua decisão de compra.




O mais importante

  • A chave de soquete é adequada para afrouxar ou apertar parafusos e porcas.
  • Basicamente, os soquetes são oferecidos em uma caixa de ferramentas. Por exemplo, nós distinguimos entre o soquete hexagonal, o soquete de bit e o soquete de porca ranhurada.
  • Uma chave de soquete pode ser usada em muitas áreas. Ele pode ser usado para o trabalho doméstico, em carros e bicicletas.

As chaves de soquete são geralmente vendidas como um conjunto em um conjunto de soquetes. É por isso que vamos falar mais sobre o conjunto de soquetes.

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar uma chave de boca

O que é uma chave de boca?

Uma chave de boca é classificada na categoria de chaves de boca.
Uma chave de soquete é caracterizada pelos diferentes acionamentos e pelos acessórios intercambiáveis

Tem a forma de um cilindro com um furo cruzado. Em uma das extremidades, a ferramenta tem contornos diferentes que se ajustam à cabeça do parafuso e porcas correspondentes. A chave de boca é freqüentemente oferecida com uma catraca que permite um movimento de giro para soltar ou apertar parafusos e porcas.

Há vários acessórios de chave de soquete chamados porcas ou soquetes. Estas tomadas intercambiáveis são colocadas na catraca e usadas dependendo do objetivo pretendido (por exemplo, trabalho versátil ao redor da casa ou no carro).

O que é um conjunto de chaves de soquete?

A chave de soquete é geralmente mantida em uma caixa de ferramentas, esta caixa de ferramentas também é chamada de conjunto de soquetes. Outros nomes para conjuntos de soquetes são caixa de catraca, caixa de catraca ou caixa de porcas.

O conjunto de soquetes pode ser equipado com muitos conjuntos de soquetes - em todos os tamanhos, formatos e desenhos possíveis. Por exemplo, um conjunto básico de soquetes inclui: uma catraca, uma chave de soquete com acessórios em diferentes tamanhos, e acessórios. Um conjunto de soquetes pode ter muitas ou poucas peças - a área de uso determina o equipamento na caixa de ferramentas.

Portanto, antes de comprar, considere qual será a finalidade da chave de soquete.

Como uma chave de boca é normalmente vendida com uma catraca na caixa de ferramentas, o conjunto de chaves de boca e não apenas a chave de boca em si é considerada neste guia.

Para quais aplicações a chave de soquete é usada?

A chave de soquete é usada onde quer que os parafusos precisem ser afrouxados ou apertados. Os iniciantes e também os "faça você mesmo" usam a chave de soquete para:

  • Bicicletas
  • Eletrodomésticos
  • Ferramentas de Jardim

Os profissionais, por outro lado, usam para isso:

  • Carros
  • Motocicletas
  • Peças de máquinas

Quais tamanhos de chaves de soquete existem?

Chaves de soquete estão disponíveis em diferentes tamanhos. Elas são adaptadas de acordo com a área de aplicação. Os tamanhos comuns são ½ , ¼ e ⅜.

Estas medidas são dadas em polegadas e servem como informações sobre quais soquetes ou pedaços podem ser encaixados na catraca. Bits e soquetes são normalmente dados em milímetros na Europa. Os tamanhos mais comuns incluem

  • M2 - 4 mm
  • M3 - 5,5 mm
  • M4 - 7 mm
  • M5 - 8 mm
  • M6 - 10 mm
  • M8 - 13 mm
  • M10 - 16 mm
  • M12 - 18 mm
  • M14 - 22 mm
  • M16 - 24 mm

Steckschlüssel-1

Os soquetes estão disponíveis em diferentes designs
(Fonte de imagem: flickr.com / Andreas Levers)

Um soquete de ¼ polegadas é geralmente suficiente para uso doméstico. Este tamanho em polegadas também é apropriado para trabalhos em uma bicicleta ou reparos elétricos. As tomadas em ⅜ ou ½ polegadas são adequadas para trabalhos em máquinas, carros ou motocicletas.

Campo de aplicação tamanhos em polegadas
Casa, pátio, jardim 1/4
Veículos, máquinas 3/8 e 1/2

Que alternativa há para a chave de soquete?

Uma chave de fenda não é necessariamente necessária para soltar ou apertar os parafusos. A chave de boca aberta é uma alternativa que também pode ser usada para fazer o trabalho. Ela também está disponível em diferentes tamanhos.

Entretanto, tem menos alças moldadas que uma chave de soquete e você precisa de espaço suficiente para usar a ferramenta.

Que acessórios um bom conjunto de soquetes deve ter?

Um bom conjunto de soquetes deve incluir acessórios apropriados para facilitar o trabalho. Estes incluem soquetes e catracas em diferentes tamanhos e formas, parafusos - bits. Além disso, o conjunto de soquetes também deve ter juntas, adaptadores e várias extensões para poder soltar os parafusos em locais difíceis.

Steckschlüssel-2

Ratchet é um dos mais importantes acessórios de um conjunto de chaves de soquete.
(Fonte da imagem: flickr.com / mr_blvd)

Decisão: Que tipos de chaves de soquete existem e qual é a mais adequada para você?

O que distingue uma chave hexagonal externa e quais são as suas vantagens e desvantagens?

O soquete hexagonal é usado com mais freqüência e é adequado para soltar e fixar porcas. Você encontrará estes soquetes em tamanhos diferentes em todas as caixas de catraca. Uma desvantagem é que o soquete hexagonal é usado com mais freqüência.

Vantagens
  • Versatilidade
  • Pode ser usado em muitas áreas
Desvantagens
  • Estão sendo empurrados para fora do mercado por chaves hexagonais

O que distingue um bit de chave de boca e quais são suas vantagens e desvantagens?

A chave de fenda também é adequada para afrouxar e fixar parafusos. As chaves de fenda são normalmente usadas em conjunto com chaves de fenda e adaptadores. Você pode usar pedaços adequados na chave de fenda, bem como na catraca.

Os diferentes tipos de bits incluem: Bocados torx, pedaços com ranhuras e pedaços com ranhuras cruzadas. Esta ferramenta é ideal tanto para quem faz bricolage quanto para profissionais que trabalham em carros, bicicletas ou na montagem de móveis. O único inconveniente é o preço relativamente alto.

Vantagens
  • Pode ser combinado com muitos slides
  • Adequado para vários parafusos
Desvantagens
  • Relativamente caro

O que distingue uma chave de fenda para porcas ranhuradas e quais são suas vantagens e desvantagens?

A porca ranhurada é caracterizada pelo fato de ser usada na indústria. Sua tarefa é fornecer segurança axial para engrenagens e eixos de máquinas.

Se uma dessas engrenagens precisar ser substituída, uma porca de soquete especial é necessária. Esta aplicação não é normalmente usada por particulares e é usada principalmente para a manutenção de máquinas e veículos.

Vantagens
  • Pode ser usado para soltar e apertar porcas
  • Usado para fixar com segurança engrenagens
Desvantagens
  • Não adequado para o trabalho doméstico

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar chaves de soquete ou conjuntos de soquetes

Qualidade: Material e armazenamento

Material de ferramentas

O aço cromo-vanádio é um material recomendado para ferramentas. O aço é vivo e duro, portanto a chave de soquete não é facilmente danificada e pode ser usada por muitos anos sem perder qualidade. Por outro lado, o aço inferior é caracterizado pelo fato de que as ferramentas se deformam com o tempo e a ferrugem pode se instalar mais rapidamente.

Steckschlüssel-3

Em um bom caso, todas as peças individuais devem se encaixar bem e não devem cair.
(Fonte de imagem: flickr.com / Ron Masters)

Storage

Além do material das ferramentas, o tipo de armazenamento também desempenha um papel importante quando queremos comprar um conjunto de soquetes. O armazenamento também deve ser robusto. O metal ou plástico são estáveis e protegem contra influências externas.

Uma desvantagem das caixas plásticas são os complicados mecanismos de travamento, por isso sugerimos a compra de uma caixa metálica. Muitas caixas metálicas também ganham pontos por sua durabilidade e facilidade de uso.

Número de peças incluindo o equipamento

Ao escolher um conjunto de soquetes, você deve considerar suas próprias necessidades. Um simples "faça você mesmo" precisa entre 60 e 90 peças, enquanto um artesão profissional precisa de 130 a 200 peças.

O número de peças (bits, porcas) é significativamente maior nos conjuntos mais complexos do que no conjunto básico. Quanto mais peças forem incluídas, mais versátil a catraca pode ser usada. Vários acessórios, tais como extensões, são freqüentemente incluídos e facilitam o trabalho.

Uma caixa básica deve ser suficiente para o uso doméstico, especialmente se a catraca não tiver que ser usada com tanta freqüência. A caixa também contém tamanhos comuns de soquetes.

Peso

O peso da caixa de porcas é especialmente importante ao transportá-la. A caixa de porcas pode pesar entre 1,5 kg e 9,5. Claro, quanto mais peças uma caixa de nozes contém, mais pesa. É por isso que cada um tem que decidir por si mesmo qual equipamento é o certo para ele.

Resenhas