Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Interessado em conhecer mais sobre ferramentas extremamente úteis e versáteis? Então você está no lugar certo! Vamos falar sobre as chaves Allen, também chamadas de chaves hexagonais ou chaves sextavadas.

Presentes em quaisquer oficinas, residências ou indústrias que se prezem, as chaves Allen costumam ser vendidas em kits com exemplares de vários tamanhos e formatos. Quer saber melhor como em quais serviços elas podem te ajudar, quais são as suas vantagens e desvantagens e como usá-las? Então leia com atenção as próximas linhas!

Primeiro, o mais importante

  • Chaves Allen também são conhecidas como chaves hexagonais ou chaves sextavadas. São importantes ferramentas para aperto e desaperto de parafusos.
  • Apesar de não tão comuns como os parafusos para chave de fenda ou chave Phillips, aqueles para chaves Allen aparecem em indústrias como a automotiva e a de móveis.
  • Você deve escolher um kit de chaves Allen que tenha um bom número de ferramentas e variações de formatos e tamanhos.

Os melhores kits de chaves Allen: Nossas recomendações

Apesar de criadas pela Allen Manufacturing Company, as chaves hexagonais hoje são fabricadas por muitas marcas de ferramentas. Pesquisamos quais são os melhores kits disponíveis no mercado e preparamos uma pequena lista para você:

Um kit de chaves Allen completo e durável

A Vonder caprichou na durabilidade de seu kit de chaves Allen: Ele é todo fabricado em aço cromo vanádio e finalizado com pintura fosfatizada preta. Assim, as nove peças que têm tamanhos entre 1,5 mm e 10 mm poderão te acompanhar por muitos anos. Uma pequena capa de proteção ajuda no armazenamento.

O kit para os profissionais

Profissionais sabem que a Stanley é uma das marcas mais confiáveis para ferramentas. Com as chaves hexagonais, não é diferente! Esse é um kit com dez peças fabricadas em aço cromo vanádio, muito duráveis e com grande variação de tamanho. Para ajudar o armazenamento, acompanha um estojo plástico elegante.

O melhor custo-benefício

Se você deseja ter um bom kit de chaves hexagonais sem pesar no bolso, recomendamos o da Carbografite. Ele é composto por nove unidades com tamahos entre 1,5 mm e 10 mm e armazenado em estojo plástico de alta qualidade. O material também é o aço cromo vanádio, garantindo resistência e durabilidade.

Guia de compra

É hora de trazermos as principais informações sobre chaves Allen. Você irá descobrir os porquês dessas pequenas ferramentas serem tão importantes no cotidiano de oficinas e indústrias!

Após pesquisarmos as principais dúvidas sobre as ferramentas, trazemos a vocês as respostas a todas elas!

Imagem mostra uma mulher usando uma chave Allen em um móvel.

O uso de chaves Allen é ainda comum na montagem de móveis. (Fonte: ???????? ?????????/ 123rf.com)

O que são chaves Allen?

Chaves Allen são pequenas ferramentas de aperto que podem ser usadas em diversas áreas industriais ou de reparo de peças e equipamentos. Elas são vendidas em kits que abrangem vários tamanhos e formatos, permitindo que você possa encontrar a melhor para cada ocasião.

Apesar de parafusos e peças para chave Allen não serem tão comuns como os para chaves de fenda e chaves phillips, eles estão presentes em alguns móveis, na indústria automobilística, em eletrodomésticos e em sistemas variados. Por isso, é importante ter as chaves compatíveis!

O nome técnico dessas ferramentas é chave hexagonal, porém, elas são conhecidas popularmente como chave Allen. Caso você leia em algum lugar chave sextavada, saiba que também se trata da mesma coisa.

foco

Você sabia que metonímia de chamar um produto pela marca acontece em várias áreas? Alguns exemplos são Xerox, Gilette, Bic, etc. A chave Allen é só mais um exemplo.

Nesse caso, a ferramenta foi inventada pela fábrica que a batiza popularmente: Em 1910, a Allen Manufacturing Company criou esses padrões de parafusos e chaves de aperto que em pouco tempo se tornariam muito usados no mundo todo.

Quais são os tipos de Chaves Allen?

Existe um grande número de formatos de chaves Allen e um kit que se preze deve conter vários deles. Vamos falar abaixo sobre os mais usados:

  • Formato L: É ideal para parafusos bastante apertados, uma vez que proporciona um efeito em alavanca que confere mais força no desaperto. Também proporciona melhores resultados no momento do aperto.
  • Formato T: Com o cabo mais longo e apenas no final da chave, funciona melhor em lugares de difícil acesso, já que permite uma firmeza que seria quase impossível de ser alcançada em outros formatos.
  • Com haste plástica: Similar a uma chave de fenda, porém, com a ponta feita para parafusos hexagonais. Ótimo para quem está acostumado a trabalhar com esse modelo e quer manter a familiaridade.
  • Abaulada: Essas chaves têm a ponta arredondada em uma angulação de 30 graus, permitindo que ela seja usada em parafusos que não ficam em entradas retas com facilidade.

Veja na tabela abaixo as principais diferenças entre os tipos:

Formato L Formato T Com haste plástica Abaulada
Diferença no formato Haste e ponta formam um L Haste e ponta formam um T Similar a uma chave de fenda Ponta tem uma pequena inclinação em relação à haste
Vantagem no momento do uso Gera melhor efeito alavanca e permite força no aperto e desaperto Melhor acesso a lugares complicados Mais familiar para quem está acostumado com chaves de fenda Ajuda o aperto e desaperto em superfícies não retas

Quais as vantagens de um jogo de chaves Allen?

Você não conseguirá apertar com uma chave de fenda parafusos feitos para chaves hexagonais. Portanto, a vantagem principal é óbvia: Ter a ferramenta correta quando surge a necessidade.

A não ser que trabalhe em uma área que as usa muito, é possível que você pense que não há motivos para contar com um jogo de chaves Allen por nunca ter visto parafusos feitos para elas. Mas é melhor já tê-los com você quando essa ocasião chegar do que precisar correr atrás, não é mesmo?

Um bom kit de chaves Allen é bastante barato, não pesa no seu bolso e estará sempre pronto para te ajudar. Fabricadas em metal de alta qualidade e pintadas para terem resistência especial, essas ferramentas podem chegar a durar décadas.

Se você trabalha nas indústrias automobilística, de móveis, eletrodomésticos ou outra que usa chaves Allen com frequência, ter um kit é fundamental. Caso faça apenas reparos domésticos eventuais, é uma precaução que pode render bons frutos no futuro!

Preparamos uma tabela com vantagens e desvantagens das chaves Allen:

Vantagens
  • Ferramentas muito úteis em algumas indústrias e para eventuais reparos
  • Preço bastante acessível
  • São muito resistentes e duráveis
  • Bastante fáceis de usar
Desvantagens
  • Para quem não faz reparos com frequência, pode ser incomum precisar usar uma chave Allen

Que serviços podem ser feitos com chaves Allen?

A chave Allen deve ser usada sempre que for necessário apertar ou desapertar um parafuso com a cabeça sextavada. Mas em quais áreas ele é mais comum? Vamos listar onde são maiores as chances de encontrá-lo!

  • Indústria automotiva: Muitas peças internas de automóveis, principalmente no motor e na ignição, usam parafusos hexagonais. A chave Allen é indispensável em oficinas mecânicas.
  • Montagem de móveis: Parafusos comuns são encontrados com mais frequência em móveis, mas algumas fabricantes preferem os sextavados. Você pode eventualmente comprar uma estante para a sua casa e se deparar com a necessidade de uma chave Allen!
  • Sistemas de ventilação: É muito comum a presença de parafusos hexagonais em ventiladores. Isso acontece porque eles dão melhor sustentação às hélices.
  • Eletrodomésticos: Assim como acontece com os móveis, é possível encontrar parafusos hexagonais em eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de lavar. Os parafusos comuns são mais usados, mas existe a chance da chave Allen ser necessária.

Essas áreas são bastante presentes em nossos cotidianos. Portanto, é bastante possível que um dia você precise das chaves Allen para algum reparo!

Como usar as chaves Allen?

Não existem muitos segredos no uso de chaves Allen. Elas são bastante parecidas em manuseio com outras ferramentas de parafusamento como chaves de fenda e chaves Phillips.

Escolher o tipo certo de chave hexagonal dará muita praticidade ao trabalho.

A única questão especial é escolher o tipo certo de chave hexagonal. Afinal, com opções como formato em L e formato em T, sempre haverá uma ferramenta capaz de facilitar mais o trabalho e garantir que você tenha grande praticidade ao realizá-lo.

Ao usarmos chaves de fenda, às vezes temos o costume de martelar os parafusos para que entrem com mais facilidade no espaço correspondente. Porém, isso jamais deve ser feito com chaves Allen e seus acessórios!

Também lembre-se de ter as mãos limpas e secas ao manusear os parafusos e de conferir se tanto a chave, quanto os parafusos e a superfície também estão livres de sujeiras!

Quanto custa e onde comprar um kit de chaves Allen?

Chaves Allen são sempre vendidas em kits que contém na maioria das vezes entre cinco e quinze ferramentas. Esse é um dos fatores de variação de preços, bem como a marca e a qualidade do material. Encontramos valores que vão desde módicos R$ 5 até aproximadamente R$ 50.

Lojas de casa e construção, ferramentas e artigos gerais para o dia a dia devem oferecer bons kits de chaves hexagonais. Você pode também fazer a sua compra pela internet: Recomendamos a Amazon brasileira, mas Amazon internacional e Mercado Livre não deixam de ser ótimas opções.

Critérios de compra: O que levar em consideração ao escolher suas chaves Allen

Você já sabe que ter um bom kit de chaves Allen pode te ajudar em certos momentos da vida. Porém, quais critérios técnicos são fundamentais para fazer a melhor aquisição possível? Selecionamos quatro para discutir:

Abaixo, maiores explicações sobre cada um!

Quantidade de peças no kit

A quantidade de chaves hexagonais em um kit influencia diretamente não só na flexibilidade que você tem para escolher a correta para cada serviço, como também no custo-benefício da aquisição.

Ter peças de todos os tipos mais usados é necessário para que você sempre escolha a ferramenta ideal para a situação. Conhecendo a função de cada chave Allen, poderá facilitar muito o seu trabalho ao apertar um parafuso com a que te dá mais praticidade de acordo com local e posição.

E ao dividir o preço total pela quantidade de chaves, chega ao valor por peça, que deve ser extremamente importante para a escolha do kit perfeito.

Imagem mostra uma caixa de ferramentas com algumas chaves Allen.

É importante contar com uma boa quantidade de chaves Allen. (Fonte: kalhh/ Pixabay.com)

Tamanhos

Assim como acontece com parafusos comuns, há parafusos hexagonais de diversos tamanhos. Para apertá-los, você precisa também da mesma variação nas chaves. Esse é mais um fator pelo qual ter um bom kit é importante!

Também há variações nos comprimentos das chaves: Quanto maior, provavelmente mais o diâmetro da ponta também crescerá, mas ainda mais importante é que haverá maior facilidade para manusear a ferramenta em locais difíceis.

Escolha um kit que tenha boa variação nos tamanhos das chaves!

Materiais

Chaves Allen precisam ser bastante duráveis. Se você adquire uma ferramenta como essa, que não é usada todos os dias, deseja que ela esteja disponível por anos e anos, não é mesmo?

O aço cromo vanádio é o material mais comum em chaves hexagonais.

Felizmente, a maior parte dos kits conta com ferramentas fabricadas com excelentes materiais. O mais comum é o aço cromo vanádio, mas outros metais similares também podem ser encontrados.

A proteção contra ferrugem também é fundamental: Marcas de qualidade finalizam as ferramentas com pintura eletrostática, que garante uma resistência maior à oxidação. Confira se essas características estão presentes no kit escolhido!

Armazenamento

A maior parte das chaves Allen é bastante pequena. Caso não exista nenhuma facilidade de armazenamento no kit escolhido, é possível que você acabe perdendo as peças, ou ao menos não consiga encontrá-las quando o uso for necessário.

Por isso, você deve optar por um kit que facilite no armazenamento. Estojos ou pequenas maletas devem acompanhar as chaves. Como essas ferramentas não são caras, a variação de preço não deve ser significativa por causa de um acessório que garanta que elas não serão perdidas!

(Fonte da imagem destacada: ???????? ????????? / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?