Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

23Horas investidas

2Estudos avaliados

121Comentários coletados

Você consegue imaginar uma noite de inverno? Você chega do trabalho com mãos e pés frios e você só quer algo quente, e o que melhor do que um chá ou uma infusão para aquecer seu corpo?

Uma de chá é o produto ideal para o que você está pensando, não só você terá um sabor melhor, mas também é pequeno, mantém a temperatura da água e é muito fácil de usar. Então qual bule é o melhor para o meu chá favorito, qual material é o ideal, como você o limpa? Descubra tudo o que você precisa saber neste artigo.




O mais importante

  • Uma Chaleira pode ser usado para preparar um bom chá ou uma infusão. Alguns bules são bules de cerâmica, mas muitos outros podem ser colocados diretamente em fontes de calor como indução e fogões a gás, entre outros. É uma maneira segura de lidar com água quente sem risco.
  • As próprias chaleiras mantêm o calor por um tempo, no entanto, podemos encontrar acessórios como o aquecedor de velas que ajuda a manter a temperatura por mais tempo. Como este acessório, podemos encontrar outros que melhoram as funções de um bule de chá.
  • Ao preparar o chá você deve levar em conta não apenas o tipo de chá ou a quantidade de água, mas também que tipo de bule você está usando, quanto calor você aplica à água, quanto tempo ela deve ficar de pé. Estes são todos os aspectos que você deve considerar ao fazer um ótimo chá de degustação.

Chaleiras: nossas recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre chaleiras

té

Um bule é tão bom para fazer um bom chá quanto para fazer uma infusão. (Fonte: Zssp: 111010956/ 123rf.com)

Por que se chama chaleira e quem o inventou?

O nome bule vem do prefixo te-, uma palavra chinesa, e do sufixo -era, que forma substantivos femininos que significam objeto, entre outros. Foi inventado na China no início do século 16, porque antes do século 16 as folhas eram fervidas em água em recipientes descobertos, à medida que a cultura evoluiu, começaram a fazer infusões em água quente, o que tornou necessário ter um recipiente coberto.

Como pode ser chamado um bule de chá?

Devido à rápida disseminação do bule pelo mundo, diferentes sinônimos foram adotados:

Pava Caldera Tacho
Pava é um recipiente metálico com cabo, tampa e um tubo para saída de líquidos, que é usado para aquecer água. Ele vem do argentino, já que o bico de vazamento tem uma forma que lembra o bico e o apêndice carnoso dos perus. O nome caldera e pava têm a mesma definição, a diferença está na origem. Caldera vem do latim caldaria, quente. É um utensílio de cozinha, usado para cozinhar alimentos ou aquecer água. Neste caso, estamos falando de origem portuguesa. "Tacho" e esta talvez seja a forma de metátese do "chato", pois o tacho português é mais largo que profundo, assim como o objeto.

Como você usa uma chaleira?

Um bule é muito simples de usar desde que você queira um chá simples, sem levar em conta cerimônias e rituais antigos

  1. Primeiramente, é aconselhável lavar e secar a chaleira com um pano macio se ela estiver sendo usada pela primeira vez.
  2. Encha a panela com água, levando em conta a proporção entre água e chá, normalmente 12 a 15 gramas de chá por litro de água.
  3. Seja uma chaleira elétrica, a vapor ou a pressão, o calor deve ser ajustado para o meio de modo que a água aqueça sem ferver, a temperatura depende do chá. Por exemplo, se for chá preto, a água deve estar entre 90 e 95 ºC, para chás verdes a temperatura ideal está entre 85 e 90 ºC.
  4. Quando a água estiver quente, adicione o chá, ou em um sachê (coloque o sachê na xícara e despeje a água), ou com um filtro, deixando-o mergulhar na água quente por 2 a 3 minutos
  5. Agora tudo que você tem que fazer é aproveitar!

Como você limpa uma chaleira?

Há muitos métodos para limpar uma chaleira, especialmente quando se trata do material. Mas existe um método universal, independentemente do material ou da forma do bule

  1. Para começar, adicione água à sua chaleira até três terços cheia.
  2. Adicione 5 colheres de sopa de vinagre branco ou suco de limão por litro de água.
  3. Mexa bem o conteúdo e leve a mistura a ferver por 2 minutos.
  4. Uma vez terminado, remova a água e limpe com uma esponja para remover possíveis manchas.
  5. Finalmente, enxágüe e seque o bule com um pano macio.

A arte do chá é mais fácil do que parece, aprenda a fazer chá em 5 etapas.
(Fonte: Lucasgeorgewendt: 5458820/ Pixabay.com)

Que tipos de chaleiras existem?

Graças à evolução da tecnologia, diferentes tipos de bules foram projetados para torná-los mais fáceis de usar. Por exemplo

  • Chaleiras pressurizadas: este bule difere dos outros porque as ervas são filtradas usando pressão. Uma vez que a água esteja quente e as ervas tenham sido adicionadas, a pressão é aplicada com um êmbolo que prende as ervas no fundo do bule.
  • Chaleiras elétricas: este tipo de bule é ideal para pessoas que querem desfrutar de um chá em pouco tempo, já que a transferência de calor para a água é mais rápida e mais eficiente.
  • Chaleiras a gás: os bules a gás são específicos para fogões a gás. Eles geralmente têm uma base mais ampla e arredondada, graças à qual o calor é distribuído uniformemente.
  • Yixing: originários da China. Caracterizado pela simplicidade, naturalismo, material e forma, ele representa os artesãos chineses, que expressam a vida cotidiana em seus projetos.

Que acessórios um chaleira pode ter?

Como vimos, há uma infinidade de bules, mas também podemos completá-los com diferentes acessórios, cada um mais interessante que o anterior

  • Filtro ou infusor: este acessório não é essencial, pois muitos chás vêm em pequenas sacolas, mas se você usar chá de folhas soltas, você vai precisar dele. Ele permite que você colete as pequenas folhas de chá em uma malha onde a água pode entrar, mas as folhas não saem, isto permite que a água esteja limpa quando você bebe o chá.
  • Assobio: nada mais é do que um pedaço de metal ou estreitamento, que vibra quando recebe a pressão do vapor de água enquanto ele aquece. Quando o apito sopra, está indicando que a água está prestes a ferver, o momento perfeito para tirar a chaleira do fogo.
  • Aquecedor de velas: este acessório não é muito comum, ele é normalmente usado uma vez que a infusão tenha sido feita para manter a água quente por um período de tempo maior.
  • Pistão: esta peça é usada em bules de pressão, ela permite que as ervas soltas sejam coletadas no fundo do bule da mesma forma que o filtro ou infusor, a diferença é que o pistão usa pressão para separar a água das ervas.

Quais alternativas existem?

Os bules são perfeitos se você quiser obter o melhor sabor para o seu chá ou se você planeja servir mais de uma xícara, entretanto existem algumas alternativas:

Alternativa Use
Saquinhos de chá Usando saquinhos de chá você obtém uma infusão rápida, sem êmbolo ou filtros. Ele permite que você aqueça a água no microondas
Maceração Este método consiste em infundir as ervas com água de vez em quando, sem a necessidade de aquecê-la, no entanto, o tempo que leva para infundir é maior.
Microwave Permite que você aqueça a água em apenas alguns minutos. Entretanto, embora seja rápido e conveniente, você deve ter em mente que com este método não podemos medir com precisão a temperatura da água.
Cazo Este método consiste em aquecer a água em uma panela com um fogão a gás ou vitrocerâmica. O mecanismo é o mesmo de uma chaleira.

Critérios de compra

Se o seu objetivo é fazer um chá perfeito, você deve ter a chaleira perfeita. Aspectos tais como capacidade ou material são muito importantes, você não deve deixá-los ao acaso. Analise cada um dos aspectos que apresentamos a você para encontrar o bule perfeito.

Capacidade

Um chá com amigos, quantas pessoas, o chá é só para você? Estas são perguntas a se fazer antes de decidir sobre o tamanho do seu bule. Uma chaleira grande leva mais tempo para esquentar, mas com uma única infusão você ganha várias xícaras de chá, mas um bule menor aquece mais rápido, mas e se você quiser mais de uma ou duas xícaras?

Existem chaleiras em vários tamanhos, mas você deve levar em conta o tamanho da xícara de chá que você gosta de usar (250ml ou 150ml) e o número de xícaras de chá que você bebe. Há chaleiras de 7 litros a 0,3 litros, há muitos para escolher.

agua hirviendo

Os bules são mais complexos do que parecem, não se deixe enganar e descubra tudo sobre eles. (Fonte: Ngamnithiporn: 89054138/ 123rf.com)

Materiais

Os materiais usados para fazer bules são muitos: cerâmica, vidro e metal, entre outros. Mas é óbvio que o material tem um efeito sobre o resultado do nosso chá. Com alguns materiais nós aqueceremos a água mais rápido, com outros o calor será retido por mais tempo. Os materiais mais usados são: vidro, cerâmica, metal, porcelana, aço inoxidável, vidro e faiança.

Advantagea Disadvantage
Metal Alta retenção de calor, baixa manutenção, fácil de limpar e leve Eles não mantêm os designs tradicionais, os cabos geralmente não são bem isolados para que quando a chaleira ficar quente você possa se queimar.
Ceramic Fácil de limpar, grande variedade de desenhos e mantém o calor muito bem São frágeis, podem reter o sabor devido à natureza de seu material, não podem ser colocados diretamente sobre o fogo, por isso estão descansando bules.
Glass Pode ser visto o avanço do chá de Necesita uma limpeza mais meticulosa
Porcelana Maintainso design e estilo tradicional, é um bom isolante, que permite manter o calor Exige um tratamento mais delicado
Barro Tem uma alta retenção de temperatura, geralmente são normalmente feitos a mão, o que os torna únicos e diferentes. Os aromas e sabores das lojas, geralmente têm um preço alto, são mais pesados devido à natureza do material.

Origem

Os bules evoluíram de maneiras muito diferentes dependendo do país em que foram encontrados, por exemplo, um bule japonês não se parece com um bule marroquino. Isto pode ser porque cada país usou ervas indígenas e redesenhou os bules para fazer melhor uso de cada erva

  • Chaleiras chinesas: eles foram os primeiros a serem criados, inicialmente feitos de argila pura, mas conforme o ritual evoluía, eles eram feitos de outros materiais. Hoje eles são conhecidos por serem feitos de cerâmica e por terem uma forma muito característica.
  • Chaleiras japonesas: estes têm uma longa tradição, são geralmente feitos de ferro fundido, e são conhecidos como "Tetsubin". Eles são característicos por seu cabo, relevo e durabilidade.
  • Chaleiras árabes: Eles são característicos por seu design extravagante, mas a realidade é que eles pertencem a um antigo ritual que ajuda a mitigar as altas temperaturas da área.
  • Chaleira inglês: Conhecido por suas cores claras e desenhos orgânicos. Normalmente é feito de porcelana, o que aumenta sua fragilidade.

Manutenção e limpeza

Se nós temos um bule, significa que fazer um bom chá é importante para nós, então é igualmente importante cuidar e limpar nosso bule. Cada bule tem características diferentes e nós devemos conhecê-las, por exemplo, um bule de porcelana uma vez limpo é bom mantê-lo em sua caixa original para protegê-lo de pancadas.

Uma chaleira de chá de ferro é muito mais resistente e o material evita o aparecimento de manchas. Os bules de faiança são mais pesados e devido à natureza do material, eles retêm o sabor. Aqui estão alguns bules que são fáceis de limpar e manter:

Bules de ferro: é resistente a golpes e a boca é larga o suficiente para colocar a mão e limpá-la facilmente.

Bules de vidro: este bules, sendo feito de vidro, permite que você veja melhor a sujeira e a limpe completamente, além de ter um filtro removível.

Você também pode levar em conta produtos como vinagre ou limão que ajudam a remover impurezas do interior ou elementos como escovas que permitem que você alcance os recantos do seu bule.

piezas de tetera

Os buleiros mantêm o calor por um tempo, no entanto, podemos encontrar acessórios como o aquecedor de velas que ajuda a manter a temperatura por mais tempo. (Fonte: Capra: 24255430/ 123rf.com)

Valor pelo dinheiro

Como vimos, os bules são úteis, duráveis e seguros. Dependendo do material ou tipo de bule que estamos procurando, vamos nos aproximar de um preço ou outro, no entanto, existem alguns bule que se destacam em termos de custo-benefício:

Material Image Product Description
Ferro Tetera Hierro fundido Chaleira de ferro fundido Bote de ferro fundido com interior esmaltado para economizar calor, contém um filtro de aço inoxidável no seu interior. Capacidade 0,30 litros e pode ser usado em fogões elétricos/gás, vitrocerâmicos e de indução
Cerâmica Tetera cerámica Cerâmica Has um acabamento brilhante, apresenta um design arredondado para evitar o entupimento dos sacos de chá e um bico anti-gota.
Copo Tetera vidreo Copo E qualquer fonte de calor. Possui dois filtros de alta qualidade e tem uma capacidade de 1,5 l. É seguro na máquina de lavar louça e livre de químicos, o que evita alterar o sabor.
Porcelana Tetera porcelana Porcelana é um bule de 500ml para um com cabo de bambu e um desenho de ondas Seigaiha, é perfeito para um chá tranquilo com os amigos. Você pode emparelhar o bule com mais itens da coleção

Resumo

Como você já viu, os buleiros são muito mais do que parecem, eles têm uma longa história por trás deles. Não se engane, há muitos tipos de bules que permitem que você faça chá com pouco esforço. No entanto, não se esqueça de manter e cuidar do seu bule ou o sabor do chá não será o mesmo.

Qualquer bebida preparada em um bule, seja uma infusão ou chá, contém uma infinidade de propriedades que podem ajudá-lo a dormir, relaxar ou você pode simplesmente apreciar o sabor. Cada chá precisa de um bule específico, sua decisão influenciará o sabor do chá, portanto, considere todos os critérios, o tamanho, o material, os acessórios incluídos. Qual é o bule perfeito para você?

(Fonte da imagem em destaque: Zwerver: 11645085/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas