
Como escolhemos
Seja bem-vindo ao Sweetest Home. Sua presença por aqui é sempre uma boa notícia. Caso você esteja decorando o seu lar, vai gostar de saber que hoje iremos conversar sobre as vantagens de um belo centro de mesa.
Apesar de frequentemente ser considerado um mero item de decoração, o centro de mesa pode ir muito além. Pode-se usá-lo para guardar chaves e pequenos objetos, além das suas versões que permitem plantas.
Se você ainda não sabe como deixar sua mesa mais decorada e menos vazia, o nosso Guia vai te ajudar. Logo abaixo iremos te apontar todos os benefícios, dicas e sugestões sobre desse produto.
Índice
Primeiro, o mais importante
- Assim como o próprio nome já diz, o centro de mesa foi idealizado para se localizar no centro de uma mesa, como um objeto de decoração para situações entre as refeições.
- Ele pode possuir diversas cores, formatos e estilos, que devem sempre combinar com a mesa e com a decoração escolhida para o ambiente.
- De maneira geral, o centro de mesa não está entre os artigos de decoração mais caros, apesar de existir uma boa variação de acordo com a marca, o modelo e o material que ele é produzido.
Melhores centros de mesa: Nossos favoritos
Escolher um centro de mesa interessante tem muito a ver com o gosto de cada um, no entanto, existem algumas opções que não devem passar despercebidas. Para te ajudar nessa escolha, selecionamos modelos bonitos e de boa qualidade:
Guia de Compra
Entre uma refeição e outra, a mesa vazia não tem graça nenhuma. Por isso, usa-se o centro de mesa para destacar o móvel, decorar o ambiente e ainda dar aquele arzinho de aconchego, sabe?
No Guia abaixo vamos te apontar todas as vantagens desse produto, e revelar algumas dicas que podem fazer toda diferença na sua compra.
O centro de mesa pode ser retirado durantes as refeições ou mantido, de acordo com o gosto de cada um. (Fonte: Kaboompics.com / Pexels)
O que é um centro de mesa?
Entre uma refeição e outra, ele é o responsável por decorar e dar beleza para um dos locais mais usados da casa.
Normalmente, os centros de mesa lembram uma espécie de travessa, sendo que muitas pessoas costumam até mesmo guardar objetos simples dentro deles, como as chaves.
Eles podem ser feitos em diversos materiais: cerâmica, louça, cristal, vidro e tantos outros, assim como podem ter diferentes formatos: redondos, quadrados, irregulares e muito mais.
Quais as vantagens e desvantagens de ter um centro de mesa?
Entre outras vantagens, podemos destacar que ele é útil para guardar pequenos objetos. Quanto ao preço, há variações, sendo importante citar que alguns são um pouco caros.
Qual o centro de mesa ideal para a minha casa?
A variedade de cores e formatos é imensa, por isso é importante que você sempre escolha um estilo específico na hora da decoração.
Caso sua sala de jantar seja mais moderna, prefira centros de mesa nessa mesma linha, com estilo minimalista, geométrico, e numa paleta de cores mais neutra.
Ambiente rústicos pedem objetos de madeira, em tons terrosos e com design que lembre a vida na fazenda. Por fim, se a sua casa segue a linha retrô, não abra mão dos centros de mesas coloridos, com texturas e ar vintage.
É possível usar um centro de mesa com plantas?
Quem ainda busca um espacinho especial para uma flor ou uma planta, pode começar a pensar na possibilidade de uni-las aos centros de mesa.
Muitos desses artigos são especialmente pensados para serem preenchidos com plantas, e outros, já são vendidos dessa forma, o que é o caso dos vasos de plantas.
A vantagem de comprar um vaso, é que você pode utilizá-lo em diferentes espaços da sua casa, e até mesmo em outros cômodos. Basta escolher a planta ou flor de sua preferência e agregá-la na decoração.
Os vasos de plantas são uma ótima escolha de centro de mesa. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)
Quanto custa um centro de mesa?
Um centro de mesa de boa qualidade custa entre R$ 60 e R$ 200, no entanto, caso seja do seu interesse, existem opções mais baratas que isso, porém elas são feitas de materiais mais frágeis e são as menos recomendadas em questões de durabilidade.
Como sempre gostamos de frisar, é comum achar uma grande variedade de preços em quase todo tipo artigo para casa. A questão do valor é muito pessoal e você sempre analisar o que te oferece qualidade e cabe no seu bolso.
Onde comprar um centro de mesa?
De maneira geral, se você pretende comprar um utensílio desses, você deverá ir até lojas de decoração ou lojas de eletrodomésticos, além de ter a opção de acessar a internet.
Com relação às lojas de decoração, podemos citar algumas que são bem conhecidas como a Camicado, Etna, Tok Stok e até mesmo outras menores, que não fazem parte das grandes redes.
No caso das lojas de eletrodomésticos, podemos te indicar a Magazine Luiza, o Ponto Frio e as Casas Bahia. Mas se você prefere comprar pela internet, tem a opção de entrar na versão online de todas essas lojas que já citamos, além da Amazon, do Submarino e do Shoptime.
O centro de mesa é um item muito comum nas residencias brasileiras e pode ser encontrado facilmente. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)
Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de centro de mesa
O centro de mesa é, de fato, um artigo simples. No entanto, isso não significa que você não deva observar alguns detalhes antes de escolher o seu:
- Material
- Tamanho
- Cor
- Design
Para não te restar nenhuma dúvida, iremos explicar com um pouco mais de detalhes o que deve ser analisado em casa um desses pontos:
Material
Nem todo artigo de decoração é feito de material de boa qualidade, e por isso, você deve ficar atento na escolha do seu centro de mesa.
Opte, sempre, por opções durabilidade satisfatória como a porcelana, o vidro e a cerâmica. No caso do cristal, saiba que apesar de ser mais frágil ao toque, é também um material de alta qualidade.
Já os centros de mesa de plástico devem ser evitados, pois não são resistentes e também não costumam ser os mais bonitos esteticamente.
A escolha do material do seu centro de mesa influencia na durabilidade. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)
Tamanho
O seu centro de mesa deve ornar com a sua mesa, e por isso é importante que ele seja do tamanho ideal. Se sua mesa for bem comprida, por exemplo, compre um centro de mesa que acompanhe este formato. Mas caso se trate de uma mesa redonda, opte pelos artigos arredondados ou ovais.
Mesas grandes pendem centros de mesas maiores, da mesma forma que não há necessidade de um objeto enorme em uma mesa pequena. Saiba dosar as proporções e procure seguir mais ou menos o formato da mesa, que não tem como errar.
Cor
A cor escolhida para o seu centro de mesa é bastante pessoal, no entanto, recomendamos que ela combine com o ambiente em que está inserida.
Evite também, opções monocromáticas demais, como um centro de mesa inteiro branco, em uma mesa branca. Dessa forma, você não conseguirá destacar sua decoração.
Design
Como já dissemos, existem opções em diferentes estilos, sendo que os principais são os modernos, os retrôs e os rústicos.
O design do centro de mesa deve conversar com o resto do ambiente. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz / 123RF)
Procure escolher seu centro de mesa com base no design do cômodo. Caso se trate de uma mesa em um ambiente externo, opções em madeira são super bem-vindas.
Mas se estivermos falando de uma sala de reuniões formal, pode ser interessante optar por um modelo minimalista, com estilo mais moderno.
(Fonte da imagem destacada: Engin Akyurt / Pexels)