Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

86Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home. Sua presença por aqui é sempre uma boa notícia. Caso você esteja decorando o seu lar, vai gostar de saber que hoje iremos conversar sobre as vantagens de um belo centro de mesa.

Apesar de frequentemente ser considerado um mero item de decoração, o centro de mesa pode ir muito além. Pode-se usá-lo para guardar chaves e pequenos objetos, além das suas versões que permitem plantas.

Se você ainda não sabe como deixar sua mesa mais decorada e menos vazia, o nosso Guia vai te ajudar. Logo abaixo iremos te apontar todos os benefícios, dicas e sugestões sobre desse produto.

Primeiro, o mais importante

  • Assim como o próprio nome já diz, o centro de mesa foi idealizado para se localizar no centro de uma mesa, como um objeto de decoração para situações entre as refeições.
  • Ele pode possuir diversas cores, formatos e estilos, que devem sempre combinar com a mesa e com a decoração escolhida para o ambiente.
  • De maneira geral, o centro de mesa não está entre os artigos de decoração mais caros, apesar de existir uma boa variação de acordo com a marca, o modelo e o material que ele é produzido.

Melhores centros de mesa: Nossos favoritos

Escolher um centro de mesa interessante tem muito a ver com o gosto de cada um, no entanto, existem algumas opções que não devem passar despercebidas. Para te ajudar nessa escolha, selecionamos modelos bonitos e de boa qualidade:

Guia de Compra

Entre uma refeição e outra, a mesa vazia não tem graça nenhuma. Por isso, usa-se o centro de mesa para destacar o móvel, decorar o ambiente e ainda dar aquele arzinho de aconchego, sabe?

No Guia abaixo vamos te apontar todas as vantagens desse produto, e revelar algumas dicas que podem fazer toda diferença na sua compra.

Foto de uma mulher montando uma mesa para uma refeição, com um vaso de flores rosas no centro. A tolha e os pratos são brancos.

O centro de mesa pode ser retirado durantes as refeições ou mantido, de acordo com o gosto de cada um. (Fonte: Kaboompics.com / Pexels)

O que é um centro de mesa?

Quem gosta de decoração sabe que por mais bonita que uma mesa seja, ela não abre mão de um acessório especial. O centro de mesa é um objeto que, assim como o nome já diz, fica localizado no centro da mesa quando ela não está posta.

Entre uma refeição e outra, ele é o responsável por decorar e dar beleza para um dos locais mais usados da casa.

Normalmente, os centros de mesa lembram uma espécie de travessa, sendo que muitas pessoas costumam até mesmo guardar objetos simples dentro deles, como as chaves.

Eles podem ser feitos em diversos materiais: cerâmica, louça, cristal, vidro e tantos outros, assim como podem ter diferentes formatos: redondos, quadrados, irregulares e muito mais.

Quais as vantagens e desvantagens de ter um centro de mesa?

Os centros de mesa não são essenciais, no entanto, dão um ar de aconchego ao lar e agregam bastante à decoração. Eles também podem ser usados em outros locais como em balcões e até mesmo aparadores.

Entre outras vantagens, podemos destacar que ele é útil para guardar pequenos objetos. Quanto ao preço, há variações, sendo importante citar que alguns são um pouco caros.

Vantagens
  • Decoram a mesa
  • Podem ser usados em outras superfícies como balcões e aparadores
  • Algumas pessoas os utilizam para guardar objetos pequenos
Desvantagens
  • Não são essenciais
  • Alguns modelos podem ser um pouco caros

Qual o centro de mesa ideal para a minha casa?

Escolher o centro de mesa ideal para o seu lar tem muito a ver com a decoração e o estilo do ambiente, sendo assim, opte por modelos que combinem e sigam o estilo da sua sala de jantar.

A variedade de cores e formatos é imensa, por isso é importante que você sempre escolha um estilo específico na hora da decoração.

Caso sua sala de jantar seja mais moderna, prefira centros de mesa nessa mesma linha, com estilo minimalista, geométrico, e numa paleta de cores mais neutra.

Ambiente rústicos pedem objetos de madeira, em tons terrosos e com design que lembre a vida na fazenda. Por fim, se a sua casa segue a linha retrô, não abra mão dos centros de mesas coloridos, com texturas e ar vintage.

É possível usar um centro de mesa com plantas?

Não só é possível unir o centro de mesa com uma planta, como é uma ótima ideia. Ter plantas dentro do seu lar é altamente benéfico. Elas possuem energia relaxante e nos transmitem bem-estar, além de serem excelentes escolhas estéticas.

Quem ainda busca um espacinho especial para uma flor ou uma planta, pode começar a pensar na possibilidade de uni-las aos centros de mesa.

Muitos desses artigos são especialmente pensados para serem preenchidos com plantas, e outros, já são vendidos dessa forma, o que é o caso dos vasos de plantas.

A vantagem de comprar um vaso, é que você pode utilizá-lo em diferentes espaços da sua casa, e até mesmo em outros cômodos. Basta escolher a planta ou flor de sua preferência e agregá-la na decoração.

Foto de uma sala de jantar arejada, com paredes em tom de bege, uma janela com cortinas, um lustre, uma cristaleira branca e uma mesa oval com quatro cadeiras estofadas. Em cima da mesa, um vaso com duas flores.

Os vasos de plantas são uma ótima escolha de centro de mesa. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Quanto custa um centro de mesa?

Os valores dos itens de decoração costumam variar bastante de acordo com o modelo e a marca. No caso dos centros de mesa, a boa notícia é que eles não são tão caros.

Um centro de mesa de boa qualidade custa entre R$ 60 e R$ 200, no entanto, caso seja do seu interesse, existem opções mais baratas que isso, porém elas são feitas de materiais mais frágeis e são as menos recomendadas em questões de durabilidade.

Como sempre gostamos de frisar, é comum achar uma grande variedade de preços em quase todo tipo artigo para casa. A questão do valor é muito pessoal e você sempre analisar o que te oferece qualidade e cabe no seu bolso.

26 de abril de 2020

Onde comprar um centro de mesa?

Encontrar centros de mesa para compra é uma tarefa muito fácil pois esse é um produto bastante tradicional nas residências brasileiras, sendo muito bem aceito pelos consumidores.

De maneira geral, se você pretende comprar um utensílio desses, você deverá ir até lojas de decoração ou lojas de eletrodomésticos, além de ter a opção de acessar a internet.

Com relação às lojas de decoração, podemos citar algumas que são bem conhecidas como a Camicado, Etna, Tok Stok e até mesmo outras menores, que não fazem parte das grandes redes.

No caso das lojas de eletrodomésticos, podemos te indicar a Magazine Luiza, o Ponto Frio e as Casas Bahia. Mas se você prefere comprar pela internet, tem a opção de entrar na versão online de todas essas lojas que já citamos, além da Amazon, do Submarino e do Shoptime.

Imagem de mesa de jantar com centro de mesa de abacaxi.

O centro de mesa é um item muito comum nas residencias brasileiras e pode ser encontrado facilmente. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de centro de mesa

O centro de mesa é, de fato, um artigo simples. No entanto, isso não significa que você não deva observar alguns detalhes antes de escolher o seu:

  • Material
  • Tamanho
  • Cor
  • Design

Para não te restar nenhuma dúvida, iremos explicar com um pouco mais de detalhes o que deve ser analisado em casa um desses pontos:

Material

Nem todo artigo de decoração é feito de material de boa qualidade, e por isso, você deve ficar atento na escolha do seu centro de mesa.

Opte, sempre, por opções durabilidade satisfatória como a porcelana, o vidro e a cerâmica. No caso do cristal, saiba que apesar de ser mais frágil ao toque, é também um material de alta qualidade.

Já os centros de mesa de plástico devem ser evitados, pois não são resistentes e também não costumam ser os mais bonitos esteticamente.

Foto de uma sala de jantar com mesa de madeira, seis cadeiras, parede branca com algumas molduras penduradas, ventilador de teto, janela com persiana, e porta branca. Em cima da mesa, três diferentes centros de mesa.

A escolha do material do seu centro de mesa influencia na durabilidade. (Fonte: Milly Eaton / Pexels)

Tamanho

O seu centro de mesa deve ornar com a sua mesa, e por isso é importante que ele seja do tamanho ideal. Se sua mesa for bem comprida, por exemplo, compre um centro de mesa que acompanhe este formato. Mas caso se trate de uma mesa redonda, opte pelos artigos arredondados ou ovais.

Mesas grandes pendem centros de mesas maiores, da mesma forma que não há necessidade de um objeto enorme em uma mesa pequena. Saiba dosar as proporções e procure seguir mais ou menos o formato da mesa, que não tem como errar.

Cor

A cor escolhida para o seu centro de mesa é bastante pessoal, no entanto, recomendamos que ela combine com o ambiente em que está inserida.

Evite também, opções monocromáticas demais, como um centro de mesa inteiro branco, em uma mesa branca. Dessa forma, você não conseguirá destacar sua decoração.

Design

Como já dissemos, existem opções em diferentes estilos, sendo que os principais são os modernos, os retrôs e os rústicos.

Foto de uma sala de jantar com decoração moderna, com quatro cadeiras diferentes ao redor da mesa.

O design do centro de mesa deve conversar com o resto do ambiente. (Fonte: Katarzyna Białasiewicz / 123RF)

Procure escolher seu centro de mesa com base no design do cômodo. Caso se trate de uma mesa em um ambiente externo, opções em madeira são super bem-vindas.

Mas se estivermos falando de uma sala de reuniões formal, pode ser interessante optar por um modelo minimalista, com estilo mais moderno.

(Fonte da imagem destacada: Engin Akyurt / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Carla Balta Jornalista
Jornalista, Carla escreve sobre produtos cujas características lhe interessam muito. Os artigos para casa e cozinha são seus favoritos. Ama pesquisar a fundo as novidades no mercado e tem a chance de compartilhá-las com mais pessoas interessadas nesse universo aqui no Sweetest Home.