Ultima atualização: 23 de setembro de 2021

A madeira é um componente essencial no mobiliário de muitos lares na Alemanha. (1) A madeira de cedro é um tipo único e antigo de madeira, que, no entanto, nem sempre é vendida de cedros, mas muitas vezes também de outras plantas de ciprestes.

No entanto, a madeira de cedro é caracterizada por sua agradável fragrância e ingredientes especiais.

Em nosso artigo sobre madeira de cedro, nós mostramos tudo sobre os aspectos e propriedades mais importantes deste tipo de madeira. Além disso, você terá todas as respostas às perguntas mais frequentes sobre a madeira de cedro, os diferentes tipos e as vantagens de usar esta madeira.




O mais importante

  • Como uma espécie conhecida de cedro, a madeira já era utilizada no passado como madeira de construção para aplicações exteriores e interiores devido às suas propriedades positivas. A verdadeira madeira de cedro vem do cedro do Atlas, cedro do Chipre, cedro do Líbano ou cedro do Himalaia e deve ser distinguida das plantas de cipreste que muitas vezes têm o mesmo nome.
  • As propriedades básicas da madeira de cedro são seu efeito preventivo contra pragas e seu óleo de cedro particularmente perfumado, sua facilidade de processamento e sua longa vida útil. Entretanto, o efeito venenoso do óleo em grandes quantidades deve ser levado em conta.
  • Seja usado como tábua para churrascos, para remoção de traças ou para remover o cheiro de suor dos sapatos - a madeira de cedro funciona de várias maneiras e encontra uma aplicação útil em todas as áreas.
    Informação

De fundo: O que você deve saber sobre a madeira de cedro

Em nosso guia você encontrará as informações mais importantes sobre a madeira de cedro. Antes de você decidir comprar um produto feito de madeira de cedro, há algumas coisas que você deve saber. Portanto, nas seções seguintes, explicaremos tudo o essencial a fim de apoiá-lo em sua decisão.

O que é madeira de cedro?

A madeira de cedro e seu efeito especial são conhecidos há séculos e utilizados em várias áreas. O cedro sempre verde pertence à família das coníferas e precisa de muita luz do sol devido à sua ampla coroa.

Como ele só cresce lentamente e é extremamente raro de ser encontrado, ele também está sob grande proteção.

A madeira do cedro é uma madeira eficaz e durável e de construção.

Por esta razão, a madeira do cedro é muito valiosa e só pode ser encontrada em muito poucas montanhas altas como os Alpes ou os Himalaias.

Dizem que Noé construiu sua arca com madeira de cedro e que muitos outros navios também foram construídos com madeira de cedro muito resistente por causa de sua boa tolerância à água. (2)

A madeira é particularmente popular como uma madeira de construção para uso interno e externo.

Além de serem fáceis de trabalhar para portas ou persianas, os óleos essenciais contidos na madeira a protegem de insetos ou pragas (3) e também são adequados para uso em cosméticos como um agradável perfume de madeira de cedro.

Entretanto, não é apenas o cheiro único da madeira de cedro que se destaca, a madeira também tem outras propriedades que são populares na medicina natural ou para a construção de casas nos Alpes de hoje.

Que tipos de madeira de cedro existem e como posso reconhecer a madeira de cedro real?

Nem toda madeira de cedro é a mesma, já que a madeira de cipreste e outras árvores decíduas é frequentemente oferecida como madeira de cedro.

O Cedro pertence à família dos pinheiros. Se agora falamos de madeira de cedro real, então a madeira vem do cedro do Atlas, do cedro do Chipre, do cedro do Líbano ou do cedro do Himalaia.

Duas das três espécies de cedro, portanto, vêm da região do Mediterrâneo e uma do Himalaia Ocidental (4), como listaremos abaixo:

  • Cedro do Atlas: Cedrus atlantica, é originário das montanhas do Atlas na Argélia e Marrocos e cresce lá em vários lugares isolados em altitudes entre 1000 e 2000 metros
  • Cedro do Himalaia: Cedrus deodara, é encontrado em várias partes do Himalaia: no Hindu Kush do leste do Afeganistão, no Paquistão e no noroeste da Índia (Gharval Himalaya)
  • Líbano cedro: Cedrus libani, é uma espécie da Ásia Menor que cresce ao longo da costa mediterrânea turca no Líbano (5). Há espécies individuais na Turquia perto do Mar Negro e no Chipre
  • Cedro do Chipre: Cedrus libani var. brevifolia, só ocorre no Chipre e cresce lá em duas pequenas sub-áreas

Torna-se claro que os cedros reais só muito raramente são usados, pois os cedros reais não cresceriam corretamente em nosso clima. Seja o óleo de cedro em oferta ou a madeira utilizada para a construção de úmidos - a maioria não provém de cedros reais.

Basicamente, pode-se dizer que qualquer madeira muito aromática e de cheiro forte não vem de cedros reais, mas de plantas de ciprestes. Isto porque as plantas de ciprestes, por outro lado, ocorrem com relativa freqüência.

As duas espécies mais conhecidas que se parecem com a madeira real dos cedros e pertencem à família dos ciprestes são o Cedro Vermelho Ocidental e o Cedro Espanhol:

Cedro Vermelho

O provavelmente difundido "Cedro Vermelho Ocidental" americano não pertence a nenhuma espécie de cedro real, apesar de seu forte cheiro. Esta espécie é uma árvore gigante da vida, que também pode ser chamada Thuja.

A madeira marrom-amarela-vermelha-marrom-acastanhada é encontrada principalmente na costa oeste da América do Norte e marca pontos tanto em ambientes internos quanto externos com sua aparência e resistência a fungos.

Cedro Espanhol

O "Cedro Espanhol" é encontrado nas Índias Ocidentais, África Ocidental e América do Sul e pertence à família do mogno. Assim como o cedro vermelho, ele não pode ser descrito como um verdadeiro cedro.

Como o cedro real, a madeira de cedro espanhol tem um cheiro reprimido e não pode ser atacada por pragas devido à sua composição.

Apesar de ser frequentemente usado junto com o Cedro Vermelho Ocidental para a construção de úmidos, as propriedades do Cedro Espanhol levaram a um declínio mais significativo nos últimos anos.

Quais são as características do cedro?

O cedro é particularmente valioso e único devido à sua rara ocorrência e muitas características marcantes.

Cheiro

O Cedro tem um cheiro único de cedro, que é percebido como bastante tênue, mas agradável em comparação com as plantas de cipreste.

A madeira do cedro também é descrita como muito aromática e odorífera, o que pode ser reconhecido pela nota lenhosa e resinosa. O cedro do Líbano, no entanto, tem o cheiro menos odorífero das quatro espécies de cedro.

Aparência

A madeira de cedro genuíno é caracterizada por sua coloração única entre a madeira primitiva e a madeira tardia. Enquanto o alburno varia de um marrom claro a uma cor avermelhada, o alburno da madeira é claro e quase branco.

Esta diferença de cor é visível na seção transversal por meio dos anéis finos anuais. O grão da madeira de cedro pode, portanto, ser descrito como fino, uniforme e harmonioso.

Zedernholz

A madeira de cedro não é monocromática, mas pode variar desde um alburno quase branco até um cerne marrom claro. (Fonte de imagem: Alex Chernenko / Unsplash)

Enquanto o cedro do Himalaia tem um grão muito reto que também é bastante regular, outras espécies como o cedro do Líbano tipicamente também têm um grão muito irregular.

Durabilidade

A madeira do cedro é conhecida por sua textura bastante leve, não muito dura. É virtualmente indestrutível e pode ser descrito como tendo uma dureza elástica média. Entretanto, o alburno é apenas moderadamente resistente às intempéries e o alburno é suscetível a ataques de insetos.

Apesar de tudo isso, a madeira de cedro é muito durável, pois também é muito resistente e durável na água, onde também aumenta em dureza. Ele encolhe moderadamente, seca fácil e rapidamente e se destaca por sua muito boa funcionalidade.

Efeito e uso

A madeira do cedro real marca pontos por suas propriedades expectorantes e antissépticas. É por isso que ele é usado principalmente para doenças respiratórias e outras infecções.

Seja contra traças e piolhos ou como palmilha para prevenir o odor dos pés, ele é usado de várias maneiras eficazes.

Já que o cheiro também pode afastar insetos e parasitas, móveis de jardim ou outras coberturas de casa feitas de cedro foram entretanto criadas.

O cedro espanhol é particularmente popular para a construção de úmidos, pois ele tem apenas um baixo teor de umidade na madeira e cheira fortemente aromático.

Como o cheiro do cedro espanhol também combina com o dos charutos, a madeira é usada tanto para as caixas quanto para bater nos úmidos. Isto porque os odores na madeira fornecem proteção suficiente para os charutos armazenados contra possíveis minhocas e besouros do tabaco.

Em resumo, a madeira de cedro tem as seguintes características:

  • Alta resistência e um peso leve
  • Muito resistente a insetos e pragas
  • Efeito desinfetante no trato respiratório
  • Prevenção de mofo, Fungos e podridão
  • O cheiro tem um efeito relaxante e elevador de humor
  • Fácil de trabalhar e duradouro

As propriedades do cedro fazem dele um objeto ideal para o dia-a-dia, como uma caixa de cigarros ou uma árvore de sapatos, assim como a escolha perfeita para pisos de parquet, móveis ou construção de casas.

Quais alternativas existem para o cedro?

Seja como piso ou para móveis de varanda - a madeira tem um toque muito especial, especialmente na Alemanha. Ao mesmo tempo, cada tipo de madeira tem um efeito completamente diferente e individual.

Embora os cedros pertençam à família das coníferas, eles tendem a crescer na região do Mediterrâneo e podem ser classificados como coníferas exóticas.

As coníferas domésticas são alternativas aqui, sendo as mais importantes na Europa o abeto, o larício e o pinheiro. A seguir, nós compilamos uma visão geral dos tipos de madeira.

Espécies de madeira Cor Propriedades Dureza Uso
Madeira de abeto leve, amarelada boa resistência, não resistente às intempéries, barata macia madeira, madeira de construção, madeira de tonalidade para instrumentos musicais, mobiliário
Madeira de larício vermelha resinosa, resistente às intempéries, durável, resistente aos fungos/insectos macia janelas, portas, pavimentos, madeira de construção, mobiliário
Madeira de pinho leve, ligeiramente amarelada resinosa, moderadamente resistente à água, encolhe macia caixas/embalagens, mobiliário, janelas, acabamento interior, madeira de construção (6)

Enquanto a madeira de abeto é usada como uma madeira de coníferas universal de várias maneiras em quase todas as áreas e é particularmente barata, a madeira de larício marca pontos como uma madeira de construção e mobiliário particularmente resistente à água.

A madeira de pinho, por outro lado, é adequada para acabamentos interiores rústicos e, como o abeto, pode ser envernizada e corada sem qualquer problema.

A madeira de cedro é tóxica?

O óleo de cedro é extraído da madeira de cedro por destilação a vapor e agora é usado de várias maneiras como um óleo essencial. Isto porque o óleo extraído da madeira contém inúmeros ingredientes valiosos que podem ter efeitos positivos em nosso corpo.

Uma vez que o cedro real se tornou muito raro nesse meio tempo, outros óleos, por exemplo de plantas de cipreste, são freqüentemente vendidos como óleo de cedro. Eles freqüentemente contêm uma proporção maior de tujona. (7)

Se consumida com moderação, esta substância tem um efeito anti-inflamatório. Muito disso, por outro lado, pode ser tóxico e ter um efeito abortivo. Tais óleos devem ser evitados e nunca devem ser usados internamente.

Madeira de cedro: uso prático e vantagens

Enquanto em tempos passados os pergaminhos sagrados eram guardados em arcas feitas de madeira de cedro, o cedro perdeu muito de sua importância hoje em dia.

Entretanto, as propriedades da madeira de cedro oferecem inúmeras vantagens, de modo que a madeira é usada como proteção contra traças, sapateiras, caixas de charutos ou tabuleiros para fumantes.

Nós mostramos a você em que áreas você pode efetivamente usar madeira de cedro.

Grelhando

Ao invés de simplesmente cozinhar os alimentos sobre a grelha, a tábua de madeira é muito procurada como base para churrasco como uma verdadeira mudança.

Isto porque grelhar na tábua para fumar é um método ideal para resultados particularmente saborosos que são infundidos com um delicioso aroma de fumo.

Zedernholz

A grelha em tábuas de fumo foi inventada pelos índios americanos e ainda hoje é um método amplamente utilizado. (Fonte da imagem: hoeldino / Pixabay)

O suave processo de grelhar assegura que o alimento grelhado seja tenro e suculento, assim como protege particularmente delicadas iguarias como o peixe, já que a tábua defumadora os protege do intenso calor das chamas.

Aqui, dependendo do tipo de madeira, pode ser criado um sabor muito único do alimento grelhado.

A madeira de cedro doce e intensa vai super com: peixes, como salmão ou camarão e vegetais. Entretanto, os seguintes pontos devem ser observados

  • A tábua de churrasco deve ser embebida com antecedência, por pelo menos duas a três horas
  • A prancha vem sobre as brasas brilhantes até começar a fumar. Então mova a tábua sobre a zona indireta e feche a tampa
  • Baixa temperatura e 10 centímetros de distância entre as brasas ou calor indireto e a tábua
  • Limpeza somente com água quente e uma escova dura
  • As tábuas de cedro podem ser usadas várias vezes

Não importa se você tem uma grelha a carvão, a gás ou elétrica - não é um pré-requisito para grelhar com uma tábua de fumar. Entretanto, é importante apenas que o churrasco tenha uma tampa.

Traças

Como um produto muito natural e não tratado, a madeira do cedro pode proteger contra traças em roupas. Ao invés de combater as pragas com repelentes químicos de traças, o cheiro, que é agradável para os humanos, pode ser usado efetivamente contra várias pragas.

A razão para isso são os óleos essenciais contidos na madeira de cedro. Isto porque o cedro os usa para se proteger de insetos e parasitas, mesmo na natureza.

O efeito repelente de insetos no óleo permanece na madeira mesmo após o corte, de modo que ele possa ser gradualmente liberado no ar.

Há várias maneiras de combater as traças de forma eficaz.

  • anéis finos de traça pendurados sobre os cabides
  • Bolas de madeira de cedro ou cabides de madeira de cedro inteiro
  • Importante: A madeira deve ser lixada regularmente e refrescada com água para que os óleos essenciais durem ainda mais tempo

Madeira de cedro pode ter um efeito preventivo nas traças de roupa. Se as traças de roupa já se estabeleceram, todos os itens de roupa devem ser limpos e o guarda-roupa deve ser bem lavado.

Óleo

O óleo essencial de cedro, que é obtido por destilação a vapor de vários tipos de madeira de cedro, é conhecido por seus vários efeitos positivos.

Contém inúmeros ingredientes valiosos, tais como vitaminas dos grupos A, B, D, E e F, potássio, ferro, magnésio e muitos outros. (8) Portanto, os múltiplos efeitos do óleo de cedro são usados para diferentes problemas:

  • Antibacteriano e antiinflamatório: inflamações externas podem ser combatidas, ele pode soltar muco em caso de resfriados e irritação forte da tosse
  • Sistema imunológico: ele fortalece as defesas naturais e ajuda a prevenir doenças
  • Infecções: ele pode ser usado tanto para infecções externas quanto internas, por exemplo,cistite. Por exemplo, infecções na bexiga
  • Cuidados corporais e cosméticos: fortalece a circulação sanguínea e tem um efeito de aperto na pele. O óleo de cedro pode estimular o crescimento do cabelo ou combater a celulite e o inchaço
  • Alma e psique: promove concentração e receptividade, acalma ansiedade e nervosismo, promove força e autoconfiança. (9)

O óleo de cedro tem um efeito preventivo e promete alívio para muitas reclamações físicas em qualquer caso.

Shoetrees

Shoetrees são usados não apenas para manter o sapato visualmente em forma, mas acima de tudo para absorver a umidade que ocorre. (10) As versões em madeira são mais adequadas para este propósito.

Enquanto os sapatos de plástico são incapazes de absorver umidade, a madeira de cedro é ideal para este propósito devido à sua textura macia e superfície de poros abertos.

As árvores de sapatos de cedro são ideais para prevenir pés suados e odores desagradáveis. É melhor inserir a árvore de sapatos nos sapatos imediatamente após usá-los.

Apesar do uso regular, a árvore do sapato de madeira deve ser removida dos sapatos por um curto período de tempo para secar.

Conclusão

Cedro e sua madeira são certamente algo muito especial. A madeira, que pertence à família das coníferas e é muito valiosa, é encontrada em muito poucas regiões de alta montanha, como os Alpes ou os Himalaias.

Mas os ingredientes repelentes de insetos, assim como outros efeitos conhecidos da madeira, garantem seu uso extensivo nas mais diversas áreas.

O aroma agradável da madeira de cedro, o efeito expectorante e a durabilidade fazem dela um produto prático e adequado para o uso diário, além de muitas outras vantagens.

No entanto, um pouco mais de dinheiro deve ser gasto com isso e, acima de tudo, deve ser dada atenção à autenticidade ao comprar, pois muitas vezes pode ser uma alternativa mais barata. Se você quiser usar alternativas, você pode considerar madeiras macias domésticas, como abeto, larício ou pinheiro.

Foto da capa: Popov / 123rf

Referências (10)

1. Statista: Anzahl der in Deutschland produzierten Möbel nach Produktgruppen in den Jahren 2018 und 2019. Abgerufen am: 15.04.2021
Fonte

2. Müller-Römer, F. (2011). Transporte auf dem Nil mit Booten und Schiffen im Alten Ägypten. Abgerufen am 15.04.2021
Fonte

3. B. M. Grohs, H-W. Wegen, B. Kunz (1999). Pilzhemmende Wirkung von Zedernholzextrakt und Hibaöl auf holzständige Schimmelpilze. In: Holz als Roh- und Werkstoff, 57, S. 277-281
Fonte

4. Huber, G. & Storz, C. (2014). Zedern und Riesenlebensbaum – welche Herkünfte sind bei uns geeignet? In: LWF Wissen 57, S.63-71
Fonte

5. Christopher J. Earle (2000). Informationen zur Gattung Cedrus bei The Gymnosperm Database. Abgerufen am: 16.04.2021
Fonte

6. Schade, F. & Jockusch, H. (2018). Scheinzypresse, In: Betörend, berauschend, tödlich - Giftpflanzen in unserer Umgebung, S. 235-237
Fonte

7. Grosser, D. (2007). Das Holz der Kiefer - Eigenschaften und Verwendung. In: LWF Wissen 57, S. 67-72
Fonte

8. Kloß, J. (2018). Zedernöl: Wirkung und Anwendung des vielseitigen Öls. Abgerufen am: 16.04.2021
Fonte

9. Samel, G. & Krähmer, B. (2005). Heilende Energie der ätherischen Öle. S.8. Abgerufen am: 16.04.2021
Fonte

10. Lenius, O. (2006). Kleines Soer-Brevier der Kleiderpflege. S.37, Lit: Berlin
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Statistik
Statista: Anzahl der in Deutschland produzierten Möbel nach Produktgruppen in den Jahren 2018 und 2019. Abgerufen am: 15.04.2021
Ir para a fonte
Artikel
Müller-Römer, F. (2011). Transporte auf dem Nil mit Booten und Schiffen im Alten Ägypten. Abgerufen am 15.04.2021
Ir para a fonte
Artikel
B. M. Grohs, H-W. Wegen, B. Kunz (1999). Pilzhemmende Wirkung von Zedernholzextrakt und Hibaöl auf holzständige Schimmelpilze. In: Holz als Roh- und Werkstoff, 57, S. 277-281
Ir para a fonte
Artikel
Huber, G. & Storz, C. (2014). Zedern und Riesenlebensbaum – welche Herkünfte sind bei uns geeignet? In: LWF Wissen 57, S.63-71
Ir para a fonte
Artikel
Christopher J. Earle (2000). Informationen zur Gattung Cedrus bei The Gymnosperm Database. Abgerufen am: 16.04.2021
Ir para a fonte
Artikel
Schade, F. & Jockusch, H. (2018). Scheinzypresse, In: Betörend, berauschend, tödlich - Giftpflanzen in unserer Umgebung, S. 235-237
Ir para a fonte
Artikel
Grosser, D. (2007). Das Holz der Kiefer - Eigenschaften und Verwendung. In: LWF Wissen 57, S. 67-72
Ir para a fonte
Artikel
Kloß, J. (2018). Zedernöl: Wirkung und Anwendung des vielseitigen Öls. Abgerufen am: 16.04.2021
Ir para a fonte
Artikel
Samel, G. & Krähmer, B. (2005). Heilende Energie der ätherischen Öle. S.8. Abgerufen am: 16.04.2021
Ir para a fonte
Artikel
Lenius, O. (2006). Kleines Soer-Brevier der Kleiderpflege. S.37, Lit: Berlin
Ir para a fonte
Resenhas