Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

16Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

69Comentários coletados

Acordar a apreciar um delicioso café é o hábito de muitos brasileiros. Porém, a correria do dia a dia faz com que acabem optando por opções cada vez mais práticas. As cápsulas Dolce Gusto, de variados sabores, são ótimas para que você não deixe de tomar seu café mesmo nos dias mais agitados. Vamos conversar sobre elas? Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home.

Não importa se você prefere café, chá, achocolatados ou todas essas bebidas, a variedade de cápsulas Dolce Gusto é imensa e você não vai enjoar de usar sua máquina. Siga conosco para saber mais.

Primeiro, o mais importante

  • As cápsulas da Dolce Gusto são produzidas pela Nestlé para as máquinas da marca. Porém, existem outras fabricantes que fazem cápsulas compatíveis.
  • São diversos sabores para os mais variados paladares. Inclusive, a Nestlé tem uma parceria com a Starbucks e possui seis tipos de café com o carimbo da marca.
  • Uma caixa de 16 cápsulas custa entre R$ 22 e R$ 30. Você também pode comprar em combos, assim as unidades acabam saindo mais barato.

As melhores cápsulas Dolce Gusto: Para todos os gostos

Você prefere o sabor de um forte espresso ou um café mais suave com leite? Independente do seu paladar, selecionamos diferentes tipos de café para você usar cápsulas Dolce Gusto. Confira:

Para os apreciadores de café espresso

Essas cápsulas Dolce Gusto são para o preparo de café espresso. A caixa possui 16 cápsulas. Esse é um tipo de café mais forte, que deve ser preparado com 50 ml de água. É um café encorpado e com uma crema única, feito com grãos 100% Arábica. Sua torrefação é média e tem aroma aveludado, frutado e equilibrado.

Um café intenso para despertar

A cápsula Lungo da Dolce Gusto é um café de intensidade 6 e deve ser preparado com 150 ml de água. Ele possui grãos 100% Arábica com torrefação média, aroma frutado e torrado. O Lungo possui um intenso sabor aromático, ligeiramente picante, com notas persistentes no paladar mesmo após degustação.

Latte para quem gosta de uma torrefação suave

Prepare seu Latte Macchiato com 220 ml de água e saboreie um espresso 100% Arábica com a cremosidade do leite. Ele possui uma crema densa e aveludada e corpo equilibrado. É um café mais suave que agrada diversos paladares. Essa oferta possui três caixas, totalizando 48 cápsulas.

Kit de cápsulas variadas compatível com Dolce Gusto

Essa marca é 100 % compatível com as máquinas Dolce Gusto. A oferta conta com cinco caixas, totalizando 80 cápsulas. Você leva duas caixas de cappuccino, uma caixa de chocolate, um de café com leite (Café Au Lait) e uma de espresso macchiato.

Guia de Compra

As cápsulas Dolce Gusto são opções práticas para quem não abre mão do seu delicioso café em casa, mesmo nos dias mais corridos. Com uma máquina, uma cápsula e poucos segundos você tem sua bebida pronta para começar seu dia.

Siga conosco nesse Guia de Compra para aprender tudo sobre os diferentes sabores da marca.

Mulher bebendo café e lendo livro na mesa.

Usar cápsulas Dolce Gusto pode deixar você com tempo mais livre para outras atividades no seu ritual matinal. (Fonte: Anna Bizoń/ 123rf.com)

Como usar as cápsulas Dolce Gusto corretamente?

O uso correto da cápsula vai depender do tipo de bebida e também da máquina Dolce Gusto que você possui, isso porque cada bebida exige uma quantidade certa de água. Por isso vale a pena sempre ler e conferir as indicações dadas pela própria marca.

O Espresso por exemplo, deve ser feito com apenas 50 ml, já o café Latte Macchiato precisa de 220 ml. Essa quantidade exata vai garantir o melhor sabor do seu café, chá ou achocolatado.

Mas saiba que é muito simples usar uma máquina e cápsulas Dolce Gusto. Resumidamente, basta colocar água no reservatório da máquina, inserir a cápsula no compartimento, apertar um botão e pronto. Anote essas dicas gerais para usar sua máquina e cápsulas corretamente:

  1. Coloque água no recipiente. Esse é o primeiro passo. Toda máquina de café de cápsulas vai possuir um reservatório de água, e essencial que ele possua água suficiente para o preparo. E claro, sempre utilize água filtrada.
  2. Ligue a máquina. E então aguarde alguns segundos para que ela possa funcionar corretamente. É normal que os botões luminosos pisquem enquanto ela está ligando, assim que parar de piscar e o botão assumir a cor verde significa que está pronta para uso.
  3. Coloque a cápsula no compartimento. Como dissemos, isso vai variar de cada máquina. É comum que elas possuam uma alavanca que deve ser levantada. Então, coloque a cápsula da bebida que você deseja tomar e abaixe a alavanca.
  4. Escolha a temperatura ideal. Em alguns modelos você pode escolher entre uma bebida quente e fria. Faça o ajuste de acordo com sua preferência e tipo de bebida escolhida.
  5. Não esqueça da xícara. Coloque a xícara abaixo do orifício por onde a bebida vai sair antes de ligar apertar o botão para o início do preparo.
  6. Aperte o botão de funcionamento e não esqueça de desligar. Algumas máquinas param automaticamente, mas é bem comum que você mesmo precise desligar o botão de acordo com a quantidade de água que deseja. Portanto, ligue e espere em frente a máquina, desligando quanto chegar na medida ideal.

Prontinho! Embora esse processo esteja dividido em seis passos, não levará mais do que cinco minutos. Uma forma rápida de ter seu café quentinho assim que despertar.

Quais os diferentes sabores de cápsulas Dolce Gusto?

As cápsulas originais para as máquinas Dolce Gusto são de diversos sabores. A Nestlé oferece mais de 20 opções entre café com ou sem leite, chá e chocolate. Abaixo separamos em seções para que você possa encontrar aquela – ou aquelas - que mais te agrada.

Café puro

Tipo de café Caraterística
Café Caseiro Bebida suave com sabor de café coado e passado
Café Caseiro Intenso Bebida intensa encorpada para começar o dia
Café Espresso Barista Café com aroma aveludado, em estilo italiano. Rico e equilibrado com notas de chocolate e sabor requintado
Café Espresso Bebida encorpada e com uma crema única com aroma aveludado, frutado e equilibrado
Café Espresso Decaffeinato Bebida semelhante Café Espresso mas cuidadosamente descafeinado
Café Espresso Barista Altamente intenso, com torrefação alta, aroma aveludado com notas de chocolate
Café Ristretto Altamente intenso com sabor marcante, revelando um mix de aromas, como castanha, maçã e finalizando com notas de limão
Café Ristretto Ardenza O mais intenso de todos os cafés com notas de alcaçuz e leve toque picante
Café Lungo Torrefação e intensidade média, com aroma frutado e ligeiramente picante
Café Matinal Perfeito para toda manhã, de sabor intenso e picante do tradicional cafezinho brasileiro

Café com leite

Tipo de café Caraterística
Café Au Lait Combinação perfeita de café com leite
Café Au Lait com leite desnatado Bebida semelhante anterior, mas com leite desnatado e 0% de gordura
Café Cortado Encorpado e intenso com um toque de leite, inspirado na cultura espanhola
Café Cappuccino Café espresso com a cremosidade do leite, possui crema densa e aveludada e corpo equilibrado
Café Mocacchino Canela Café com leite e o chocolate, porém com um toque de canela
Café Latte Macchiato Café espresso com leite, de torrefação média e crema densa e aveludada e corpo equilibrado
Café Vanilla Latte Macchiato Semelhante ao café anterior, mas com sabor de baunilha
Café Caramel Latte Macchiato Café tradicional Latte Macchiato com um toque de caramelo

Chá

Tipo de bebida Caraterística
Nestea Limão Chá refrescante com sabor limão e uma camada de espuma
Nestea Pêssego Chá refrescante com sabor pêssego e uma camada de espuma
Chai Tea Latte Combinação do chá preto, leite cremoso e uma combinação de canela, gengibre, cardamomo e cravo
Marrakesh Style Tea Mistura de chá verde e menta com uma espuma cremosa

Chocolate

Tipo de bebida Caraterística
Chococino Caramel Chocolate, com a cremosidade do leite e um irresistível toque de caramelo
Chococino Chocolate quente cremoso feito com os melhores grãos de cacau e cremosidade do leite
Mocha Combinação de chocolate e leite com um toque suave de café
Nescau O famoso achocolatado em cápsula

O que é e como usar as cápsulas Dolce Gusto reutilizáveis?

Durante sua pesquisa por cápsulas Dolce Gusto pode ser que você tenha encontrado as opções reutilizáveis. Em uma época onde se fala cada vez mais de sustentabilidade, resolvemos esclarecer o que elas são e como funcionam.

As cápsulas Dolce Gusto reutilizáveis são pequenos componentes, do tamanho de uma cápsula, que encaixam perfeitamente nas máquinas da Nestlé. Elas são laváveis e reutilizáveis.

Máquina de café em cápsula com xícara de café preto.

Com a cápsula reutilizável você pode montar seu café como desejar. (Fonte: Kaspars Grinvalds/ 123rf.com)

Essas cápsulas podem ser de plástico ou alumínio e contam com uma tampa. Você mesmo monta seu café dentro dela da forma como quiser. Você pode usar os ingredientes em pó, como o café, chocolate e leite para encontrar sua bebida ideal. Elas costumam ser vendidas em kit e acompanha acessórios como medidor.

Vantagens
  • Mais sustentáveis
  • Mais econômicas
  • Flexibilidade para montar sua bebida como preferir
Desvantagens
  • Pode ser difícil chegar na receita ideal

Cápsulas da Dolce Gusto podem ser usadas em outras cafeteiras?

As cápsulas da Dolce Gusto são projetadas para caber perfeitamente nas máquinas da marca. Sendo assim, elas não encaixam em outras máquinas de café em cápsula, não sendo recomendado o uso, já que podem até mesmo danificar outros aparelhos.

Porém, o contrário é possível de acontecer. Existem outras empresas que fabricam cápsulas compatíveis com as máquinas Dolce Gusto. Apenas alertamos para que você leia bem a descrição desses produtos para ter certeza de que também foram projetadas especificamente para uso nas máquinas de Nestlé.

Como reciclar cápsulas Dolce Gusto?

Todos os componentes das cápsulas Dolce Gusto são recicláveis. Mas para que possam ser recicladas, alguns cuidados devem ser tomados.

Após o uso, você precisa abrir a cápsula e separar os materiais em três: plástico, alumínio e orgânico. O café você pode descartar no seu lixo orgânico e então deve lavar tanto a parte plástica como a parte de alumínio. Feito isso, deixe secar.

As cápsulas devem ser levadas a algum posto de coleta. Infelizmente ainda são poucas unidades espalhadas pelo Brasil. Os postos oficias da marca estão presentes nos supermercados da rede Pão de Açúcar em poucas cidades do Brasil. Você pode consultar os pontos no site da Dolce Gusto.

Caso você não more em São Paulo, Rio de Janeiro ou Curitiba, o destino certo é a coleta seletiva da sua cidade. As cápsulas não serão reutilizadas pela marca, mas serão recicladas para outras finalidades.

foco

Você sabia que é possível fazer mini vasinhos de suculentas com as cápsulas usadas? Assim você reaproveita os pequenos potinhos e cria um lindo jardim em miniatura.

Critérios de Compra: Fatores para escolher suas cápsulas Dolce Gusto

Qual seu sabor favorito? Esse é um fato importante, mas não o único. Quer fazer a melhor compra? Veja os critérios que selecionamos para te ajudar:

Agora leia cada um dos tópicos mencionados.

Combos

Você pode comprar uma caixa ou então escolher por combos. Esses kits podem ter caixas do mesmo sabor ou ainda possuir diferentes tipos de bebida.

Primeiro você precisa entender quem vai usar a máquina. Se é apenas você e seu paladar é somente para determinado tipo de café, foque em combos que vendam sua bebida favorita em quantidade. Mas fique de olho no seu consumo e na validade da caixa, para não exagerar na quantidade.

Agora se a família toda vai usar, seria interessante investir em um combo bem variado e maior.

Tipo de bebida

Ainda pensando em quem vai consumir essas cápsulas Dolce Gusto, isso também altera no tipo de bebida escolhido. A Nestlé tem cafés com ou sem leite, chá e chocolates.

Não invista apenas naquele tipo de café que você gosta. Se você tem filhos em casa, é interessante ter opções também para as crianças e os chocolates fazem sucesso. Ou ainda se você também costuma receber bastante visita, vale a pena ter diferentes tipos de café.

Máquina de café em cápsulas preparando xícara de café preto.

O café sem leite é um dos preferidos, mas tente variar nos tipos de bebidas se você vai dividir a máquina com sua família ou costuma receber visitas. (Fonte: Kaspars Grinvalds/ 123rf.com)

Marca

Você pode optar por cápsulas Dolce Gusto na Nestlé, original para as máquinas da marca ou investir em outras fabricantes que fazem cápsulas compatíveis.

Confira se as cápsulas são feitas especificamente para a marca.

Isso fica por conta do gosto pessoal e orçamento disponível. É comum que marcas compatíveis tenham preços melhores.

Apenas certifique-se de que as cápsulas são mesmo projetadas especificamente para a marca Dolce Gusto.

Linha Starbucks

Além de todos os sabores já mencionados, se você é um fã dos cafés da Starbucks não poder deixar de conhecer a linha especial da Dolce Gusto em parceria com a cafeteria mais famosa do mundo.

São seis opções para você escolher: Cappuccino, Caramel Macchiato, Latte Macchiato, Americano House Blend, Blonde Espresso Roast e Espresso Roast.

(Fonte da imagem destacada: Daniela Staerk/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.
Paola Vieira Personal Cook
Ir à casa das pessoas e preparar um jantar especial é algo que Paola ama - e sabe muito bem - fazer. Formada em gastronomia, ela ganha a vida preparando menus especiais para ocasiões mais especiais ainda. E não pense que ela tem qualquer tipo de "preconceito gastronômico". Paola sabe cozinhar de tudo, e uma de suas especialidades é um bom churrasco.