Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

7Produtos analisados

17Horas investidas

2Estudos avaliados

48Comentários coletados

Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home, o site onde você encontra as melhores análises sobre produto para o seu lar. Hoje nós vamos falar sobre a capa para máquina de lavar e todos os seus benefícios.

Desenvolvidas para proteger as máquinas de lavar, que muitas vezes ficam em áreas externas, essas capas são uma ótima opção para aumentar a durabilidade do produto. Veja nosso artigo completo com mais informações.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de realizar a compra, verifique o tamanho para que a capa se encaixe perfeitamente na máquina de lavar.
  • Caso você queira proteger, mas valorizar o design e estilo da máquina, opte por capas transparentes.
  • Vale lembrar, que dependendo do tipo de material utilizado na capa, é necessária uma forma de lavagem específica para não danificar o produto.

As melhores capas para máquina de lavar: Nossas recomendações

Além de proteger, as capas para máquina de lavar são uma ótima forma de decorar sua lavanderia. Dê uma olhada nesses modelos que separamos para você.

Guia de Compra

Vamos combinar, as máquinas de lavar roupas não são baratas, então é importante procurar formas de protegê-la, e claro, sem abrir mão da beleza do eletrodoméstico.

Em nosso Guia de Compras você vai encontrar mais informações sobre o produto, dicas de utilização e até mesmo como conservá-la para que, tanto a capa quanto a máquina de lavar durem muito mais tempo.

Filha ajudando pai a lavar roupas.

As capas transparentes são uma ótima forma de proteger a máquina sem escondê-la, valorizando o design do eletrodoméstico. (Fonte: Evgeny Atamanenko / 123RF)

Como utilizar a capa para máquina de lavar?

Utilizar a capa para máquina de lavar é muito simples. Em primeiro lugar, é preciso ficar atento ao tamanho e modelo. Então, basta colocar a capa por cima e ajustá-la, já que muitos modelos possuem zíper.

Outra vantagem é que muitas capas são feitas em um material impermeável, permitindo que ela seja utilizada mesmo quando a máquina está em funcionamento, principalmente se ela contar com uma abertura para a tampa da máquina.

Caso ela seja um modelo sem aberturas, você pode guardá-las em um armário em sua lavanderia e recolocar sobre a máquina de lavar após a utilização.

foco

Você sabia que é importante lavar regularmente o interior da máquina de lavar entre algumas lavagens para que não haja o risco de transferir sujeira para as roupas?

Quais as vantagens e desvantagens da capa para máquina de lavar?

As capas para máquina de lavar possuem várias vantagens, já que protegem as máquinas contra riscos e sujeira. Muitos modelos contam com aberturas com zíper e você pode encontrar capas com cores e estampas diferenciadas para valorizar sua área de serviço.

Porém, é preciso estar atento a algumas desvantagens. Alguns modelos são inteiriços, ou seja, não possuem aberturas. Dependendo do material, não é recomendado lavá-la na própria máquina. E, como elas abrangem vários tamanhos, a capa pode acabar ficando um pouco folgada.

Vantagens
  • Elas protegem as máquinas contra riscos e sujeira
  • Muitos modelos contam com aberturas com zíper
  • Você pode encontrar modelos com cores e estampas para decoração
Desvantagens
  • Alguns modelos são inteiriços e não possuem aberturas
  • Dependendo do material, ela não pode ser lavada na máquina
  • Como elas abrangem vários tamanhos, a capa pode ficar folgada

Eu posso lavar a capa na própria máquina?

Isso depende muito do material da capa e de sua máquina de lavar. No caso dos tecidos plastificados, a recomendação é que a máquina seja programada para um ciclo de tecidos delicados.

Para ajudar a remover a sujeira, você pode usar sabão em pó e uma xícara de bicarbonato de sódio. Depois disso, basta pendurá-la no varal, deixando para secar preferencialmente na sombra, para evitar que as cores se desbotem.

Posso comprar uma capa para máquina de lavar que agregue em minha decoração?

Sim. Muitas capas para máquina de lavar possuem cores e estampas variadas, de forma que você pode combiná-las com a decoração de sua lavanderia ou área de serviço.

Além disso, muitas capas para máquina de lavar também podem ser usadas em secadoras, desde que elas possuam o mesmo tamanho e tipo de abertura. Dessa forma os dois utensílios vão combinar muito bem entre si.

Critérios de Compra: Como comparar as capas para máquina de lavar

Ao longo de nosso artigo você pôde ver algumas vantagens e benefícios que uma boa capa para máquina de lavar pode proporcionar, protegendo, garantindo uma maior vida útil para a pintura e até mesmo servindo como uma peça decorativa, deixando o eletrodoméstico ainda mais bonito.

No entanto, antes de realizar a compra, é importante ficar atento a alguns fatores para ter certeza que você está fazendo a melhor escolha. Veja abaixo alguns tópicos para sua consideração.

  • Material
  • Tamanho
  • Compatibilidade
  • Cores e estampas

Após ler com atenção cada um desses pontos, você estará mais do que pronto para escolher o melhor modelo e dar aquele destaque a sua máquina de lavar, deixando sua lavanderia ainda mais bonita.

Material

Em primeiro lugar, para garantir a durabilidade e resistência da capa, é muito importante estar atento ao material. Como há risco de molhar, tecidos normais não são os mais recomendados.

A invés disso, opte pelos modelos com materiais plastificados, que podem ser feitos em PVC, por exemplo, ou misturados com poliéster, que as deixam mais maleáveis.

Para maior eficácia, opte pelos modelos impermeáveis, dessa forma não há problema caso a capa se molhe durante a utilização da máquina de lavar.

Imagem de capa para máquina de lavar decorada.

As capas decoradas são uma ótima opção para máquinas mais velhas ou que sofreram danos na pintura. (Fonte: Divulgação / Amazon)

Tamanho

[sc_pullquote]Verifique as especificações da capa para encontrar um modelo que se encaixe perfeitamente.[/sc_pullquote]Quando se trata do tamanho, você deve estar atento a algumas especificações. Em primeiro lugar, a capacidade de sua máquina. As capas costumam abranger alguns tamanhos, então compre de acordo para evitar que ela fique muito folgada ou não se encaixe perfeitamente.

Caso você tenha dúvidas, verifique as especificações da máquina de lavar, como altura, largura e profundidade. Então, verifique as especificações da capa para encontrar um modelo que se encaixe perfeitamente.

Compatibilidade

Embora sejam desenvolvidas para as máquinas de lavar, muitas capas também são compatíveis com secadoras de roupas. Então, caso você possua uma em sua casa, ou mais de uma máquina de lavar, a compatibilidade pode ser um fator determinante.

Como dissemos no tópico anterior, basta conferir com atenção o tamanho e a capacidade. Isso pode até mesmo ser um fator determinante quando você já tiver uma capa em casa e estiver buscando por uma nova máquina de lavar.

Cores e estampas

Por último, muitas capas possuem diferentes cores e até mesmo estampas. As capas transparentes, por exemplo, protegem sem deixar de valorizar sua máquina de lavar, principalmente se ela for um modelo novo.

Mas, caso você tenha uma máquina de lavar mais antiga e que já sofreu com o tempo, as capas coloridas são uma ótima forma de ocultar riscos, valorizando a máquina de uma forma diferente e até mesmo mais divertida.

Não há regras aqui, basta escolher uma cor ou estampa de sua preferência ou que combine com sua lavanderia ou área de serviço.

(Fonte da imagem destacada: choreograph / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.