Na foto o dedo de um homem apertando uma campainha instalada em uma parede cinza.
Ultima atualização: 9 de julho de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

83Comentários coletados

Seja bem-vindo! Há muitos anos as campainhas são utilizadas para anunciar que chegou alguma visita em casas, apartamentos e até mesmo empresas e comércios. Justamente por isso, esse produto é produzido em inúmeros modelos e hoje vamos falar sobre a campainha sem fio.

Muito prática, versátil e fácil de instalar, a campainha sem fio é um aparelho pequeno e repleto de diferenciais, que a tornam uma excelente escolha para quem quer por um produto desse tipo. Ela pode ser usada em inúmeros lugares e, se você quer saber tudo sobre esse item, basta continuar lendo.




Primeiro, o mais importante

  • A campainha sem fio pode ser utilizada de variadas maneiras, sendo boa para instalação em casas, apartamentos, escritórios, comércios e muitos outros locais.
  • Esse produto existe em diversos modelos, havendo opções que emitem avisos sonoros, luminosos, vibram e têm até mesmo câmeras embutidas para aumentar a segurança.
  • A instalação da campainha sem fio é um dos seus principais diferenciais, sendo muito fácil de colocá-la nos locais. Além disso, há opções que são alimentadas na tomada ou por pilhas.

Melhores campainhas sem fio: nossas escolhas

A campainha sem fio existe em inúmeros modelos, que apresentam funcionamento muito parecido, mas características bastante distintas. Por isso, abaixo fizemos uma seleção com as melhores opções disponíveis para compra, confira quais são elas.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a campainha sem fio

A campainha sem fio é um produto muito prático, que pode ser utilizado em inúmeros locais. No entanto, é comum que os consumidores ainda tenham algumas dúvidas sobre ela. Pensando nisso, criamos esse guia de compra, e nele vamos responder as perguntas mais recorrentes a respeito desse aparelho.

Na foto uma mulher olhando para a foto tocando uma campainha em uma porta de vidro.

A campainha sem fio pode ser instalada em diversos lugares e é muito fácil de usar. (Fonte: Auremar / 123RF)

Como funciona a campainha sem fio?

A campainha sem fio é um produto que oferece alta praticidade e eficiência e ainda conta com um funcionamento bastante simples.

Ela é composta por duas partes principais, sendo um módulo externo e um módulo interno. O módulo externo é instalado do lado de fora do local e é por meio dele que o visitante tocará a campainha. Já o módulo interno reproduz o toque na parte de dentro do ambiente.

Dessa forma, quando a campainha é acionada, ela dispara um som no módulo interno, sendo que isso pode ocorrer através de WI-FI ou radiofrequência. Assim, quem está no interior da residência ou empresa sabe que chegou visita.

Quais as vantagens e desvantagens da campainha sem fio?

Não é à toa que a campainha sem fio existe há tantos anos e é tão utilizada. Isso se deve ao fato de que esse produto reúne uma série de vantagens.

Além de ser muito útil, ele é fácil de instalar e pode ser colocado em inúmeros lugares, o que comprova a sua versatilidade.

A campainha sem fio é prática e muito fácil de instalar.

O aparelho também oferece um bom alcance e conta com diversos toques e volumes diferentes, para que seja personalizado de acordo com os seus gostos e necessidades.

Vale a pena destacar ainda que esse tipo de campainha apresenta como outras vantagens seu ótimo preço e alta praticidade.

Inclusive, a única desvantagem que podemos citar sobre a campainha sem fio é que alguns modelos possuem uma estrutura mais frágil, o que prejudica a sua durabilidade.

Vantagens
  • É fácil de instalar
  • Tem alta praticidade
  • Pode ser colocada em diversos lugares
  • Oferece muito toques e volumes diferentes
  • Possui bom alcance
  • Tem ótimo custo-benefício
Desvantagens
  • Alguns modelos possuem estrutura mais frágil

Onde instalar a campainha sem fio?

A campainha sem fio pode ser instalada em diversos locais, o que garante a sua ampla possibilidade de uso.

Com isso, é bastante comum ver esse produto sendo usado em casas, comércios, empresas e escritórios.

No entanto, ele também pode ser colocado próximo de pessoas doentes caso elas precisem de ajuda e em qualquer outro lugar onde o aparelho possa ser útil.

Na foto uma campainha sem fio com câmera instalada em uma porta de metal.

A campainha sem fio pode ser instalada em inúmeros lugares, estando presente principalmente próximo a porta das residências. (Fonte: brandonkleinvideo / 123RF)

Quais são os tipos de campainha sem fio?

Todas as campainhas sem fio apresentam o mesmo funcionamento e função, porém existem diferentes modelos desse produto que podem oferecer recursos diferenciados.

Deste modo, é comum dividir esse aparelho em três tipos, são eles:

  • Campainha sem fio com sinal sonoro: Esse é o modelo de campainha sem fio mais tradicional e simples de todos. Quando é acionado ele toca uma melodia para que a pessoa saiba que chegou alguém no local.
  • Campainha sem fio com sinal luminoso: Um pouco mais diferente, essa opção emite um sinal luminoso quando é tocada. Algumas campainhas apenas oferecem a luz, mas outras podem reproduzir avisos sonoros e luminosos ao mesmo tempo.
  • Campainha sem fio com vibração: Ideais para quem está sempre se movimentando, esse tipo de campainha sem fio possui um receptor móvel que vibra quando é acionado. Esse receptor pode ser levado no bolso e é muito prático.
Tipo de campainha sem fio O que faz
Campainha sem fio com sinal sonoro Emite um alarme sonoro quando é tocada
Campainha sem fio com sinal luminoso Acende quando é acionada
Campainha sem fio com vibração Seu receptor vibra sempre que é tocada

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de campainha sem fio

Para escolher a campainha sem fio ideal para você é preciso prestar atenção em algumas características que fazem toda a diferença nesse produto. A seguir te explicamos mais sobre elas.

Alcance

O alcance da campainha sem fio diz respeito a distância em que os seus módulos podem ficar localizados sem comprometer o seu funcionamento.

Com isso, existem modelos com alcance a partir de 30 metros e outros que podem chegar a até 100 metros. Porém, vale destacar que essa distância é contabilizada sem obstáculos, ou seja, paredes, móveis e afins.

Dessa forma, o ideal é checar a distância em que as duas partes desse aparelho serão colocadas para não ter problemas com o seu funcionamento depois da instalação.

Alimentação

A campainha sem fio pode funcionar através de pilhas e baterias ou ter um de seus módulos conectados na tomada. Esse deve ser um ponto de atenção a respeito desse produto porque faz toda a diferença na sua instalação.

Os modelos que são alimentados na tomada têm como vantagens normalmente serem bivolt, são mais robustos e resistente e oferecem uma maior potência e qualidade sonora. Porém, caso a energia acabe ficarão sem funcionar.

Já as campainhas sem fio alimentadas por pilha ou bateria são uma ótima escolha para locais sem tomadas por perto. Elas podem ser instaladas em qualquer ambiente e altura e são muito práticas.

A desvantagem é que essas opções costumam ser mais frágeis e não contam com uma potência tão boa. Além disso, é preciso ter sempre pilhas por perto para o caso de acabar a carga da que está sendo utilizada.

Na foto uma campainha sem fio cinza.

As campainhas sem fio alimentadas por pilha são as mais práticas e podem ser instaladas até mesmo longe das tomadas. (Fonte: Klootwijk / 123RF)

Volume e melodias

Mais acima te dissemos que as campainhas sem fio oferecem diversos volumes e melodias que permitem as personalizar de acordo com o seu gosto e necessidade.

No entanto, existem variações nessas duas características de acordo com o modelo escolhido.

Quanto mais volumes e melodias a campainha sem fio tiver, melhor.

Falando em volume, saiba que há opções que oferecem até cinco níveis diferentes, sendo possível ajustá-las tanto para locais mais barulhentos, quanto para os mais silenciosos.

No caso das melodias, encontra-se uma ampla variedade, existindo toques mais suaves e outros que são bastante chamativos.

Com relação a isso, quanto mais toques disponíveis, melhor.

Com ou sem câmera

Por fim, é interessante saber que existem campainhas sem fio que possuem uma câmera integrada, sendo bastante parecidas com os vídeo porteiros.

Essas oferecem um recurso de segurança maior, pois quando alguém chega no local, além de enviarem um alarme sonoro, ainda mostram no receptor ou em celulares e tablets a imagem de quem está na porta ou portão.

Por mais que esses modelos custem mais caro, eles podem ser muito interessantes se você deseja se sentir ainda mais seguro em sua casa ou empresa.

Resumo

A campainha sem fio é um produto extremamente prático, que pode ser utilizado em inúmeros locais.

Nesse artigo explicamos tudo sobre ele e ainda demos todas as dicas para que você consiga escolher a melhor.

Agradecemos pela visita e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Nandeenopparit / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas