
Como escolhemos
Seja bem-vindo! O café é uma das paixões dos brasileiros e há quem não comece sem o dia sem antes saborear um delicioso cafezinho. No entanto, existem inúmeras maneiras de preparar essa bebida e uma delas é através da cafeteira italiana, produto sobre o qual vamos falar hoje!
Como o próprio nome diz, a cafeteira italiana tem origem na Itália, apresenta um funcionamento diferente do que estamos acostumados e cria um café parecido com o expresso. Portanto, se quiser saber mais sobre esse modelo continue lendo!
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores conselhos sobre finanças pessoais
- 2 O mais importante
- 3 Cafeteiras italianas: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compra: o que você precisa saber sobre cafeteiras italianas
- 5 Critérios de compra: Como comparar os modelos de cafeteira italiana
- 6 Resumo
O mais importante
- A cafeteira italiana é capaz de preparar um café parecido com o expresso, que conta com um sabor ressaltado e é bastante encorpado.
- O pó utilizado nesse produto deve ter uma moagem média ou grossa.
- Existem modelos elétricos ou a gás, sendo que as opções de cafeteira italiana a gás são as mais tradicionais.
Cafeteiras italianas: nossa recomendação dos melhores produtos
Por ser um produto relativamente diferente, não é fácil de escolher uma cafeteira italiana. Porém, não se preocupe, pois abaixo fizemos uma lista com os melhores modelos, confira.
Guia de compra: o que você precisa saber sobre cafeteiras italianas
Para conseguir usar a cafeteira italiana para fazer deliciosos cafés é preciso entender a fundo todos os detalhes sobre ela. Por isso, reunimos nesse guia de compra as perguntas mais comuns a respeito desse produto.
Como funciona uma cafeteira italiana?
Esse modelo surgiu em 1933, quando foi produzido em alumínio com um design octagonal que se mantém até hoje e é a sua marca registrada.
O grande diferencial da cafeteira italiana é que ela extrai o café através da pressão gerada pelo vapor da água. Para isso nela encontram-se dois compartimentos e o pó de café fica entre eles em uma peça de metal cheia de furos pequenos.
No compartimento debaixo é colocada a água, que irá entrar em contato direto com o calor do fogo, e no de cima há um pequeno tubo com dois orifícios.
Dessa forma, quando a água ferve ela sobe e entra em contato com o pó extraindo o café. No entanto, o pó não conseguirá passar para o compartimento superior, somente a água misturada com o café.
A partir disso, consegue-se criar um café que lembra o expresso, muito forte, encorpado e saboroso.
Qual tipo de pó usar na cafeteira italiana?
Os pós com moagem grossa ou média são os mais indicados para esse produto, pois fazem com que a água passe sobre eles com maior facilidade. Inclusive, deve-se evitar os pós finos porque podem entupir o filtro.
Também é interessante utilizar café especiais ou 100% arábica, que irão ficar com um sabor muito diferenciado.
Porém, não é somente o pó que será responsável pela qualidade da bebida feita na cafeteira italiana. A água também faz toda a diferença e o ideal é utilizar água mineral ou filtrada, que consegue ressaltar o sabor do café.
Como fazer um bom café na cafeteira italiana?
O primeiro passo consiste em montar o produto corretamente. Com isso, deve-se colocar a água na sua base, sempre deixando abaixo da válvula de segurança. Em seguida, deve-se encaixar o filtro, colocar o pó no filtro e rosquear a parte superior.
Na hora de inserir o pó uma sugestão é a de usar 7 gramas de café para cada 100 ml de água e no momento de colocá-lo na cafeteira não deve-se amassá-lo sobre o filtro.
Depois de estar com a cafeteira montada basta levá-la ao fogo baixo até que a água ferva e através do vapor consiga subir até o pó.
Nesse momento deve-se sempre ficar supervisionando até que o café apareça na parte superior do produto. Quando ele aparecer significa que está pronto para consumo.
Quais são as vantagens da cafeteira italiana?
Outro ponto positivo é que a bebida feita nela sai muito quente e com uma apresentação bastante parecida a dos café expressos feitos em máquinas.
Vale a pena destacar também que graças ao seu funcionamento a cafeteira italiana realça o sabor do pó. Deste modo, se tem um café encorpado e com gosto diferenciado.
Além disso, para usar essa cafeteira não é preciso investir em cápsulas e nem filtros, o que gera uma economia a longo prazo.
Critérios de compra: Como comparar os modelos de cafeteira italiana
Se você está interessado em adquirir uma cafeteira italiana, mas não sabe qual escolher, saiba que chegou o momento de te ajudarmos com isso. Portanto, conheça abaixo todos os critérios de compra que devem ser analisados sobre esse produto.
Capacidade
A cafeteira italiana é produzida em diferentes tamanhos, o que faz com que apresente variadas capacidades. Isso quer dizer que existem opções que conseguem preparar mais ou menos café de uma vez só.
Dessa forma, saiba que é possível encontrar modelos que preparam a partir de 100 ml de café e outros que podem chegar a até 1.500 ml, em média.
Para pessoas que moram sozinhas ou casais indicam os produtos menores, com capacidade de até 200 ml. Esses preparam o café mais rápido e dificilmente será feita uma quantidade maior de bebida do que o necessário.
No entanto, para locais onde há um número maior de pessoas deve-se investir nas cafeteiras maiores.
Elétrica ou a gás
Por mais que a cafeteira italiana a gás seja a mais tradicional, já existem modelos elétricos desse produto.
As opções a gás são as mais comuns e criam uma experiência de uso totalmente diferenciada. Elas têm a vantagem de poderem ser usadas até em locais onde não tem energia elétrica e há quem diga que o sabor do café feito nelas é diferente.
Já os modelos elétricos são mais fáceis de usar, pois neles não há risco do café queimar e nem é preciso fiscalizar todo o processo de preparação da bebida.
Outro diferencial é que algumas cafeteiras italianas elétricas conseguem manter o café quente por mais tempo se a sua base ficar ligada na tomada. O ponto negativo é que elas não poderão ser utilizadas caso não tenha energia.
Material
O material utilizado na produção da cafeteira italiana faz toda a diferença na sua durabilidade e qualidade.
O primeiro modelo inventado foi feito em alumínio, que é uma matéria-prima de ótima qualidade, que não enferruja e apresenta ótimo custo benefício.
Por outro lado, existem também opções feitas em aço inox, que é um material considerado superior. O inox apresenta uma excelente durabilidade, boa aparência e dificilmente ficará manchado ou estragará. Porém, as cafeteira italianas feitas com ele são mais caras.
Recursos de segurança
Para evitar acidentes durante o preparo de café na cafeteira italiana é preciso verificar quais são os recursos de segurança presentes nos modelos disponíveis.
Sobre isso, vale saber que existem opções que contam com puxados antitérmico, que não esquentam e evitam queimaduras. Outras apresentam uma válvula que mantém a tampa fechada evitando derramamentos e assim por diante.
Então, sempre dê prioridade para as cafeteira que prezam por maior segurança.
Resumo
A cafeteira italiana não somente consegue preparar um café saboroso, como também é capaz de proporcionar uma experiência toda diferenciada durante o seu uso.
Por isso, nesse artigo reunimos as informações mais importantes para quem está buscando por uma dessas e ainda te ajudamos a escolher o modelo ideal.
Obrigado pela visita e até a próxima!
(Fonte da imagem destacada: kaboompics/ Pixabay)