Ultima atualização: 27 de julho de 2021

Como escolhemos

24Produtos analisados

48Horas investidas

10Estudos avaliados

100Comentários coletados

Todas as manhãs, em todo o mundo, milhões de pessoas se preparam para um longo dia da mesma maneira, tomando um café. Muitas dessas pessoas provavelmente irão beber um pouco mais até o final do dia. Com o tempo, nós criamos uma cultura do café, baseada em diferentes costumes e tradições sociais que às vezes são incorporados à nossa rotina diária.

No entanto, alguns aspectos importantes desta bebida popular são frequentemente negligenciados. Estes incluem os diferentes tipos e variedades de café que existem e a importância da torrefação e moagem. Além disso, há muitas perguntas sobre o preparo e a qualidade do café. Neste artigo nós incluímos tudo o que você precisa saber sobre este produto e você descobrirá "o segredo" para obter o café perfeito.




O mais importante

  • O café é uma bebida que tem inúmeros efeitos positivos à saúde, pois aumenta o desempenho físico e mental, é um antioxidante, melhora a circulação e pode ajudar na prevenção de doenças.
  • É de grande importância econômica e social, devido à sua popularidade, e é a principal fonte de renda para muitos países produtores.
  • Ao contrário de outras bebidas, ela pode ser preparada de muitas maneiras diferentes e por muitos métodos diferentes.

Café: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre café

Hoje, o café faz parte de nossa sociedade e é de grande importância econômica e social. Além disso, muitas pessoas consideram isso como um elemento essencial em suas vidas diárias.

Entretanto, ao comprar café, é necessário levar em conta todos os tipos e variedades de café que existem e os diferentes métodos de preparo. Neste guia nós vamos responder as dúvidas mais comuns que os usuários têm sobre este produto.

Imagen de amigos brindando con café

O café é uma das bebidas mais populares do mundo e é de grande importância social e econômica. (Fonte: Dumlao: 6VhPY27jdps/ unsplah.com)

O que é exatamente café?

O café é uma bebida feita do solo e grãos torrados de um tipo de arbusto chamado de cafeeiro. É altamente estimulante devido ao seu alto conteúdo de cafeína, que tem um efeito direto sobre o sistema nervoso central.

Suas origens remontam ao século XIII e se espalhou da Etiópia, chegando mais tarde aos países árabes até se tornar conhecida em todo o mundo. Além disso, a primeira pessoa a escrever sobre café foi um botânico alemão, em 1583.

Na verdade, a palavra café vem da palavra árabe "qahwah" que significa "estimulante".

Hoje ela é uma das bebidas mais consumidas diariamente em todo o mundo (junto com chá e água). Devido a sua grande popularidade, pode-se pensar que todos sabem tudo sobre esta bebida. Entretanto, alguns aspectos, como o processo de produção/consumo e os diferentes tipos e variedades de café, ainda são desconhecidos para algumas pessoas.

Quais são as vantagens e desvantagens do café?

Outro aspecto importante a conhecer são suas vantagens e desvantagens. O café é de grande importância econômica, pois sua exportação traz muitos benefícios aos países produtores, a maioria dos quais são países em desenvolvimento.

Entretanto, a maioria de suas vantagens está principalmente relacionada aos benefícios à saúde devido à sua origem natural.

  1. O café melhora o desempenho físico, pois a cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue.
  2. Ele também ajuda na concentração e alerta mental, contém muitos antioxidantes, é diurético, ajuda a queimar gordura, melhora a circulação e pode estimular o fígado, protegendo-o.
  3. Também pode ajudar na prevenção de algumas doenças como o câncer ou doenças neurodegenerativas.
  4. Ele também ajuda a eliminar fortes dores de cabeça, como enxaquecas.

Além disso, você sabia que as borras de café são um excelente fertilizante para as plantas? No entanto, ele também tem aspectos negativos, pois o consumo excessivo pode causar problemas digestivos como náuseas ou diarréia, e pode alterar o humor e aumentar a ansiedade.

Ela também pode causar insônia e não é recomendada para crianças. Abaixo está um resumo gráfico das vantagens e desvantagens do café:

Vantagens
  • Aumenta o desempenho físico
  • Ajuda na concentração e alerta mental
  • Fonte de antioxidantes
  • É diurético
  • Ajuda na queima de gordura
  • Melhora a circulação
  • Estimula o fígado
  • Previne algumas doenças
  • Ajuda a eliminar a enxaqueca
  • As borras de café são um bom fertilizante
  • Sua produção gera emprego e desenvolvimento econômico em áreas rurais
Desvantagens
  • O consumo excessivo pode causar problemas digestivos
  • Alteração do humor
  • Aumento da ansiedade
  • Pode causar insônia
  • Não deve ser consumido por crianças

Beber café é bom ou ruim para a sua saúde?

Como já vimos, o café tem muitos benefícios para a saúde. Mas, como a maioria dos alimentos, muito disso é ruim para você. O consumo excessivo de café pode levar às desvantagens e riscos que discutimos, tais como distúrbios e insônia devido ao seu alto teor de cafeína. Portanto, a resposta a esta pergunta é muito simples:

  • Um consumo moderado desta bebida (não mais que 4 xícaras) proporciona muitos benefícios à saúde.
  • O consumo excessivo significa um excesso de cafeína no organismo, que pode ser prejudicial.

Quais são os tipos de café que existem?

O café é dividido principalmente em duas variedades, o café Robusta e o café Arábica. O café Robusta é nativo da África Central e é cultivado principalmente no Sudeste Asiático e no Brasil. Caracteriza-se pelo seu sabor áspero e amargo, pois é cultivado em áreas secas.

Tem o dobro da cafeína do café Arábica e hoje responde por apenas 25% da produção de café.

O café arábica é cultivado principalmente na América Latina, África Central, Índia e Indonésia e é caracterizado por seu aroma variado e nuances de sabor e acidez equilibrada. Ele tem metade do teor de cafeína do café Robusta e é atualmente o café mais produzido e exportado, representando 75% da produção de café.

Robusta Arábica
Origem África Central Etiópia
Produção Representa 25% da produção mundial de café Representa 75% da produção mundial de café
Sabor Aromático, doce e ligeiramente ácido Muito amargo e intenso
Cafeína O grão de café tem 2,7% de cafeína O grão de café tem 1,5% de cafeína

Outra classificação comum de café é de acordo com o tipo de torra que resulta em café natural e torrado. Uma mistura de ambos também pode ser encontrada no mercado e é em sua maioria torrada. No café torrado, adiciona-se açúcar, que carameliza e reveste os grãos, resultando em uma bebida de café mais escura e amarga.

Na torrefação natural, os feijões são secos e torrados separadamente de acordo com sua origem, dando origem ao sabor ou sabor desejado, geralmente um sabor mais suave, caramelizado e aromático.

Natural Torrado
Açúcar Sem aditivos ou adição de açúcar Pode conter até 15% de açúcar adicionado
Sabor Mais suave, caramelizado e aromático Mais amargo e forte
Cor Claro Muito escuro, quase preto

O que é café especial e como ele é classificado?

O café especial não é uma especialidade ou um café gourmet como muitas pessoas podem pensar. Café especial é o novo nome para o uso do café natural. Normalmente uma variedade específica de café é escolhida e cultivada em uma região específica previamente escolhida principalmente por suas condições climáticas. O principal objetivo é obter um café de qualidade, com nuances e bom gosto.

Origem, seleção e plantio são fatores importantes para este café.

Este café é o oposto completo do café comercial ou industrial, pois este último presta pouca atenção à origem e processamento do café e está menos preocupado com a qualidade do café e mais com os preços e margens econômicas. O café arábica é geralmente usado para produzir cafés especiais.

Além disso, ele é vendido e comercializado principalmente por cafeterias que só utilizam este tipo de café. O café especial é classificado principalmente pelo local e região onde foi produzido (por exemplo, Copán, Honduras) e pelo sabor e nuances que possui (por exemplo, frutado, com tons de caramelo).

Imagen de barista en cocina

O café especial dá importância a todas as etapas da produção de café para se obter o melhor sabor e aroma. (Fonte: Hoffman: bChKBMrOW7o/ unsplash.com)

Como o café é preparado e que formas de preparo existem?

A preparação básica é feita de café moído e água e é necessária uma cafeteira para produzir esta mistura. A cafeteira ideal vai depender do tipo de café que você quer preparar. Hoje em dia, existem diferentes maneiras de preparar café que dão origem a diferentes receitas. As preparações de café mais populares são:

  • Expresso: Este preparado de café é de origem italiana e normalmente é preparado com uma máquina de café expresso especializada. É levemente cremado, concentrado e intenso, e nenhum leite ou outros aditivos são adicionados.
  • Americano: Este é um café expresso ao qual é adicionada uma grande quantidade de água.
  • Cortado: É normalmente chamado de "Machiato" em italiano. Uma pequena quantidade de leite é normalmente adicionada a ele.
  • Cappuccino: Esta é uma mistura de partes iguais de café expresso e leite, geralmente com a adição de espuma de leite.
  • Café gelado: Esta é a versão fria de qualquer café, pois o gelo é adicionado.
  • Café Moka: Um café com leite ao qual é adicionado cacau.
  • Café Bombón: Café ao qual são adicionados um pouco de leite comum e um pouco de leite condensado.
  • Café filtrado: É feito com máquinas de café especializadas para filtrar o café. Com um filtro e muita água quente, um café semelhante a uma infusão é obtido.
  • Café turco: Este é um café preto muito amargo que normalmente é feito em uma panela de cobre. É geralmente da Turquia e das regiões balcânicas.
  • Café em cápsula: Para seu preparo, é necessária uma máquina de café especializada na qual uma cápsula de café é inserida. Nós podemos encontrar cápsulas de espresso, café com leite e outras variedades.

Entretanto, mais e mais experiências com café estão ocorrendo e muitas receitas novas, geralmente comerciais estão surgindo, como "Caramel Macciato", "Frapuccino" ou "Café Dalgona".

Onde eu posso comprar café?

Hoje em dia, o café pode ser encontrado em todos os supermercados. Muitos supermercados até mesmo têm sua própria marca privada. Eles normalmente vendem todas as marcas comerciais de café, tanto superiores quanto inferiores.

No entanto, se você estiver procurando por cafés especiais, você não o encontrará aqui, pois ele é vendido principalmente em cafeterias que vendem e usam somente este tipo de café. A maioria deles já oferece a possibilidade de comprar este café online, através de seus sites.

Você também pode comprar este produto em lojas físicas especializadas em café ou também em lojas online que distribuem e vendem café ou de torrefadores de café nacionais. Se, por outro lado, você está procurando por café pronto para beber, onde quer que você esteja, você pode encontrar muitas cafeterias onde você pode apreciá-lo lá e levar seu café para ir.

Quais são as alternativas para o café?

As principais alternativas ao café são a chicória, o chá e o cacau. A chicória está se tornando cada vez mais popular como um substituto do café. Sua bebida é produzida a partir de uma planta nativa da Ásia e da África. Tradicionalmente, era usada como planta medicinal para limpar o fígado. Hoje ele é considerado um produto muito benéfico devido aos seus componentes nutricionais.

O chá é para muitos o principal substituto do café, pois ele também contém cafeína (teína), mas menos da metade do que o café, de modo que ele pode ser consumido em maiores quantidades.

Também tem inúmeros benefícios para a saúde. O cacau também é considerado um bom substituto para o café devido aos seus bons componentes nutricionais e geralmente tem um sabor muito agradável, no entanto é preciso ter cuidado com essa bebida, pois ela é frequentemente misturada com açúcares e pode ser prejudicial se consumida em excesso.

Café Chicória Chá Cacau
Cafeína Muita cafeína Sem cafeína Pouca cafeína Pouca cafeína
Benefícios Antioxidante, aumenta o desempenho físico e mental, previne doenças Antioxidante, rico em vitaminas A, B e minerais, alto teor de fibras, previne a obesidade Antioxidante, protege o sistema imunológico, Hidratos, sem calorias Antioxidante, ajuda o sistema cardiovascular, baixa a pressão arterial
Desvantagens Consumo excessivo pode causar distúrbios do sono e ansiedade Não recomendado para pessoas intolerantes ao glúten Consumo excessivo pode reduzir a absorção de ferro e promover anemia Alto em gordura e carboidratos

Critérios de compra

Embora à primeira vista seja relativamente complicado diferenciar um café de qualidade, há uma série de aspectos que você deve considerar para tomar uma boa decisão de compra e escolher o produto certo.

Nós compilamos os aspectos mais importantes a serem considerados a fim de obter um café de qualidade que se adapte aos seus gostos e preferências. Nós os mostramos abaixo:

Quantidade

Saber como medir a quantidade de café é importante, isto assegurará que a proporção de café e água esteja correta. Isto lhe dará um café com bom sabor e você será capaz de ajustar a medida a todas as receitas de café que você quiser fazer. Por exemplo, a medida diretriz é de 16ml de água por grama de café.

Portanto, se usarmos 7,5 gramas de café para fazer um latte (a medida recomendada é entre 7 e 8 gramas), usaremos cerca de 120 ml de água.

Além disso, levando isso em consideração, você poderá saber a quantidade certa de café que você precisa comprar. Esta quantidade varia de acordo com o número de cafés que você normalmente consome em média por dia/semana/mês. Desta forma você saberá se sua melhor opção é comprar mais ou menos café, por exemplo, comprando 1kg versus comprar 250 gramas.

Torrefação

A torrefação é o processo pelo qual o café muda de sua cor verde natural ou bruta para a cor marrom que estamos tão acostumados a ver. Como já vimos, existem dois tipos de assado, assado e assado natural.

É importante entender esta diferença porque conhecer suas características nos ajudará a saber se estamos realmente interessados em comprar café torrado, já que não é uma opção altamente recomendada.

Joven tomando café en la cama

O café tem muitos efeitos benéficos sobre a saúde, tais como o aumento do desempenho físico e mental. (Fonte: Gades: RJl-ZYWCs7M/ Unsplash.com)

Moagem

A maneira como o café é moído é muito mais importante do que às vezes é percebido. A moagem do café tem um papel fundamental no sabor final da xícara, devido ao tempo de extração. Além disso, se o café for moído recentemente, ele terá muito mais aroma do que o café que já foi moído.

A moagem pode ser fina, média ou grossa e a escolha certa dependerá do tipo de café e da máquina de café utilizada.

Por exemplo, as máquinas italianas de café têm um tempo de extração de pouco mais de dois minutos, portanto a moagem deve ser de média a fina. Em máquinas de espresso a moagem deve ser boa, pois o café é feito em segundos.

A regra é que quanto mais longo for o tempo de extração do café, mais grosseiro deve ser o tempo de moagem. Levando tudo isso em consideração, poderemos saber em que tipo de moagem estamos interessados de acordo com a maneira como vamos preparar nosso café e se preferimos comprá-lo como grãos para moê-lo nós mesmos ou para comprá-lo já moído.

Origem

Conhecer a distinção entre as diferentes origens do café é um critério importante a ser levado em conta antes de comprar o produto. O café é produzido em diferentes países e continentes ao redor do mundo.

Especialmente na América Latina, África e Ásia. Atualmente os "três primeiros" dos principais países produtores de café são Brasil, Vietnã e Colômbia. Entretanto, quando falamos sobre a origem do café, nós vamos um pouco mais longe.

Atualmente, como já mencionado, podemos diferenciar entre duas variedades dependendo de sua origem, o café Arábica e o café Robusta. Conhecer suas diferenças nos ajudará a fazer uma melhor escolha do nosso produto.

Cafeína

Hoje em dia normalmente associamos café com cafeína e isto é correto, pois o café é a maior fonte de cafeína na dieta. A cafeína é um estimulante que influencia o coração, os músculos e o sistema nervoso. Entretanto, o consumo moderado não representa nenhum risco à saúde.

Muitas pessoas hoje em dia dão mais prioridade à cafeína do que ao próprio café. Afinal de contas, quem não tomou um café "para ficar acordado"?

A quantidade máxima recomendada é de 400 mg por dia.

A quantidade de cafeína em uma xícara de café não será sempre a mesma, pois depende de vários fatores, incluindo o tipo de café. Nem todos os cafés têm o mesmo teor de cafeína, então saber quais cafés têm uma quantidade maior ou menor nos ajudará a escolher o café que melhor se adapta às nossas necessidades.

Máquinas de café

Também é importante não esquecer as máquinas de café, pois elas são um elemento essencial para o preparo do café. Atualmente encontramos uma grande variedade de diferentes estilos de máquinas de café (espresso, italiano, cápsula, goteira, filtro, prensa francesa...).

Cada máquina de café envolve um método diferente de preparação. Além disso, um tipo específico de café e moagem é necessário em cada máquina de café para obter o melhor sabor.

Levando isso em consideração, poderemos saber qual café é mais adequado para a máquina de café que temos ou o método de preparo que usamos. Também vai ajudar em uma possível decisão de compra de uma cafeteira.

Imagen de dos clases de café

As duas variedades de café que existem são o Arábica e o Robusta e são muito diferentes em origem, sabor e aroma. (Fonte: Zhenina: XmTMizj1mvA /unsplash.com)

Resumo

Em conclusão, o café é uma bebida que tem muitos benefícios para a saúde, desde que seja consumido com moderação. Consumi-lo em excesso pode ter efeitos adversos devido ao seu alto teor de cafeína, que afeta diretamente o sistema nervoso.

Ao mesmo tempo, podemos encontrar diferentes tipos e variedades de café de acordo com sua origem e existem inúmeros métodos para sua preparação, o que nos permite escolher aquele que melhor se adapta aos nossos gostos e necessidades. Embora seja um produto muito popular, muitos aspectos do mesmo muitas vezes não recebem a importância que deveriam ter.

Entretanto, mais e mais pessoas estão se interessando em descobrir o vasto mundo do café, porque ao saber o que você precisa saber sobre este produto você pode obter o café que realmente gostaria de obter. Como você gosta do seu café?

(Fonte da imagem em destaque: Vasin Leenananuruksa: 113383888/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas