Na foto duas tábuas de madeira com pós e grãos de café e uma xícara com café dentro.
Ultima atualização: 2 de junho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo! Que o café é uma paixão mundial todo mundo sabe. Justamente por isso os produtores desses grãos investem cada vez mais tecnologias para criar opções diferenciadas e com sabores únicos. O melhor exemplo disso é o café gourmet e é sobre ele que vamos falar hoje.

O que constitui um café gourmet não é somente o seu gosto e existem diversas exigências para que um grão ou pó receba essa classificação. Logo, se você é um apaixonado por essa bebida e quer saber mais sobre esse tipo de café, continue lendo!




Primeiro, o mais importante

  • O café gourmet é feito somente com grãos 100% arábica e apresenta a mais alta qualidade.
  • Esse produto pode ser encontrado para comprar em versões em grãos, pó ou cápsulas.
  • O preparo do café gourmet é muito parecido ao do café comum, mas seu sabor e aroma são diferenciados.

Melhores cafés gourmet: as escolhas da redação

O café gourmet apresenta características muito diferenciadas e tem um sabor sem igual. Porém, existem muitas versões desse produto, o que torna difícil de saber quais realmente valem a pena. No entanto, estamos aqui para te ajudar e abaixo selecionamos os melhores.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o café gourmet

Por mais que todo bom apreciador de café já tenha ouvido falar sobre os cafés gourmet, esse é um produto que ainda gera muitas dúvidas. Por isso criamos esse guia de compra e nele vamos responder as perguntas mais comuns sobre esse tipo de café.

Na foto uma xícara de café em cima de uma mesa com uma mulher ao fundo.

O café gourmet tem um sabor e aroma diferenciados, sendo muito intenso e acentuado. (engin akyurt / Unsplash)

O que é um café gourmet?

Por mais que algumas pessoas pensem que o termo gourmet é apenas uma "graça", quando se fala em café essa classificação é levada a sério.

Dessa forma, um café gourmet por regra deve ser produzido com grãos 100% arábica, que possui um sabor mais acentuado e intenso e apresenta aroma muito agradável.

A embalagem do café gourmet também é diferenciada. Ela apresenta fechamento a vácuo e pode conter válvulas aromáticas ou uma atmosfera protetora. Graças a isso, todo o sabor e aroma do grão ou pó é preservado.

Quais são os tipos de café gourmet que existem?

O café gourmet está disponível em três tipos e por conta disso pode ser preparado de diferentes maneiras. Com isso, é possível encontrar esse produto em versões em grãos, pó e cápsulas.

O café gourmet em grãos é o que mais consegue manter as suas propriedades intactas, pois logo depois de ser torrado já é armazenado nas embalagens. Ele é ideal para uso em cafeterias ou para quem tem um moedor de café em casa.

A versão em pó é a mais comum e prática de todas e seu preço é mais acessível. A grande vantagem é que o preparo desse tipo de café é muito simples, sendo possível colocá-lo em cafeteiras ou coá-lo em filtros de papel.

A desvantagem é que por já ser moído antes do armazenamento o café acaba perdendo um pouco das suas propriedades.

Outra opção um pouco mais moderna e também muito prática é a do café gourmet em cápsulas. Nesse caso os grãos são torrados, moídos e encapsulados de maneira individual. Com isso, a sua qualidade é mantida por bastante tempo.

Qual a diferença entre café gourmet, café especial e tradicional?

Já te explicamos que o café gourmet realmente é um produto único, mas o que diferencia ele dos cafés especiais ou tradicionais?

Na realidade a classificação dos cafés é determinada pelo Programa de Qualidade do Café, criado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).

Nele são determinadas três categorias de café com relação a sua qualidade: tradicional, superior ou especial e gourmet. Para que um grão ou pó seja enquadrado em uma dessas classificações são utilizadas notas, que vão do 0 ao 10.

Deste modo, um café é considerado tradicional quando ele recebe uma nota igual ou maior que 4,5 e inferior a 6.

Os superiores ou especiais têm nota igual ou maior a 6 e no máximo 7,2. Já os cafés gourmets recebem nota igual ou superior a 7,3, podendo chegar ao 10.

Para receber essa nota cada café passar por diversas análises, que irão avaliar fragrância, acidez, uniformidade, doçura e muito mais.

Na prática as diferenças entre esses cafés são:

Café gourmet Café especial Café tradicional
É feito com grãos 100% arábica, tem uma alta qualidade, é produzido com menor tempo de torra e apresenta uma borra muito escura Também é produzido com grãos 100% arábica, mas possui sabores e aromas diferentes, que podem ser doces, frutados e herbais, por exemplo É o mais comum e produzido em larga escala. Seus grãos costumam ser de uma mistura entre Robusta e Arábica, mas não há uma seleção rigorosa para escolhê-los. Apresenta moagem bem fina e passa por um processo de torra escura.

Como fazer um café gourmet?

Por ser chamado de gourmet muitas pessoas pensam que o processo de preparar esse café é diferente, mas na verdade não é.

O café gourmet, assim como qualquer outro, pode ser feito de diversas maneiras.

No caso dos grãos, é preciso realizar primeiramente a sua moagem. Para isso existem os moedores e algumas cafeteiras que fazem sozinhas esse processo. Com os grãos moídos pode-se fazer o café normalmente.

Já o café gourmet comprado em pó é um pouco mais simples de ser preparado, já que não irá passar pela moagem. Com isso, basta colocá-lo em cafeteiras ou coadores.

E as cápsulas são as mais práticas e para preparar o café gourmet é só colocá-las nas cafeteiras de cápsulas e deixar que a máquina faça o seu trabalho.

Na foto uma pessoa passando café em um filtro de papel.

O café gourmet pode ser preparado de diversas maneiras, inclusive em filtros de papel. (Fonte: Karl Fredrickson / Unsplash)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar as opções de café gourmet

Muitas são as opções de café gourmet disponíveis para compra. Por isso, para fazer uma escolha certeira é preciso analisar alguns fatores sobre esse tipo de café. A seguir te explicamos tudo sobre eles.

Local de cultivo dos grãos

O local de cultivo dos grãos de café gourmet faz toda a diferença no resultado final desse produto, principalmente quando se fala em sabor e aroma.

No Brasil é muito comum que o café seja produzido em Minas Gerais, mas nem todo café feito por lá é igual.

Com isso, nas regiões do Cerrado consegue-se criar um café arábica mais doce e com sabor intenso.

Já se formos para o sul de Minas teremos um café mais encorpado, de baixa acidez e com um gosto muito característico.

Intensidade do café

A intensidade do café gourmet é bastante variável. Enquanto que existem opções mais fortes e com um certo amargor, há também cafés mais leves e ideais para quem não gosta de uma bebida tão intensa.

Com isso, é importante sempre analisar na descrição qual a intensidade do produto que está adquirindo.

Nível de moagem

Se a escolha for por comprar um café gourmet moído é interessante checar qual é o nível de moagem dos grãos.

Esse detalhe é fundamental principalmente para quem irá preparar o café usando cafeteiras.

Dessa forma, saiba que existem pós de moagem fina, média e grossa. Para cafeteiras expresso, por exemplo, pode-se optar pelos pós finos. No entanto, para uma cafeteira italiana, o ideal é que o grão seja moído grosso ou médio.

Então, entenda o que melhor se adapta a sua máquina para fazer o café corretamente e ter um bom resultado.

Na foto uma xícara com café, alguns grãos de café espalhados e um pote com pó de café.

O café gourmet moído pode apresentar diferentes níveis de moagem. (Fonte: 🇸🇮 Janko Ferlič / Unsplash)

Tamanho da embalagem

Por fim, pensando em custo, não deixe de avaliar o tamanho da embalagem do café gourmet que está adquirindo.

Conforme te dissemos, esse é o café mais caro, então o seu investimento costuma ser alto.

Porém, muitas vezes vale mais a pena adquirir um pacote maior do que um menor, pensando em custo por gramas.

Todavia, quem pretende consumir lentamente esse café deve dar preferência para os pacotes menores, pois eles serão usados em menos tempo e as suas características serão preservadas.

Resumo

O café é uma paixão dos brasileiros e por aqui já são encontradas muitas versões desses grãos, inclusive o café gourmet.

Considerado de mais alta qualidade, nesse artigo reunimos todas as informações do café gourmet e ainda demos todas as dicas para você escolher o ideal de acordo com o seu gosto.

Esperamos que tenha gostado e agradecemos pela visita!

(Fonte da imagem destacada: Nathan Dumlao / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas